A Comissão da Verdade, que será instalada hoje, colocou em contradição
dois ex-ministros que participaram das negociações para a criação do
órgão. A missão do grupo é investigar violações de direitos humanos cometidas
entre 1946 e 1988 e seu foco inicial serão eventos ocorridos durante a
ditadura militar (1964-1985). O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que deixou o cargo em 2011, disse
que o acordo que viabilizou a criação da comissão previa que ações da
esquerda armada também seriam investigadas.
"Esse foi o objeto do acerto na época da redação do texto da lei [que criou a comissão]", disse à Folha. Ele afirma que discutiu o tema com o então ministro da Secretaria de
Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, e que ficou acertado
que seriam apuradas violações de direitos humanos "em todos os
aspectos". "A comissão não tem o objetivo de punir ninguém", afirmou Jobim. "É um levantamento da memória, então tem que ouvir todo mundo."
Vannuchi negou ter feito acordo com Jobim para que a comissão
investigasse ações da esquerda também. "Reajo com indignação à
declaração dele", disse. "Em 2010, eu chamava a ideia de bilateralidade
sugerida por Jobim de monstrengo jurídico."(Folha de São Paulo)
9 comentários
Eles estão mostrando a verdadeira cara.
ReplyO Jobin não é muito confiavel, né mesmo? Mas o Vanucci é petista, em quem a mentira está entranhada até a alma...
ReplyJá viu algum petista ter palavra?
ReplyVanuchi é como todos, que mentem e prometem na hora que ganhar a causa e deita e rola na hora de cumprir acordos. Nunca foi diferente.
Que essa desonesta comissão da verdade não seja criada e ponto. Quem aí é homem capaz de virar a mesa e acabar com essa palhaçada?
Aliás é de admirar os escolhidos para levar essa idéia avante. Um acinte! Mais da metade deles faz parte da quadrilha de guerriheiros que está no poder e os outros talvez tenham sido escolhidos por estar participando de algum novo mensalão para se prestar a isso.
Sabemos que o dinheiro público tem sido gasto apenas para atender interesses de petralha.
Se houver alguem honesto e confiável nesse grupinho escolhido para compor a comissão, inda dá tempo de voltarem atrás. Não crie essa comissão baseado em dúvidas e quebra de acordos. Que se defina melhor as regras e volte ao assunto no futuro, de preferência depois de 2014 quando os petralhas tiverem sido apeados do governo.
ReplyCriar uma Comissão com esse propósito em pleno governo do pt, está claro que é de má fé, com segundas intenções. Petralha não dá ponto sem nó. Frustados por não trem conseguido instalar a ditadura comuno/socialista na época da guerrilha, farão qualquer coisa para conseguir isso agora. Juizes que não fiquem de bobeira, porque hoje os guerrilheiros querem ir a forra com os milicos, a curto prazo os perseguidos serão os togados.
A voz do povo (honesto) é a voz de Deus.
Esses monstros só têm lado B !!!
ReplyPara petralha a única alternativa é a porta do inferno, mais que isso é dar vantagem para quem não merece.
ReplyCoronel,
Replyeu. Eu estou mentindo. Quando digo que a Dilma foi terrorista e não perdeu o ranço; quando digo que o Zé Dirceu foi terrorista e mudou para chefe de organização criminosa; quando digo que o Genuíno, o genérico, também foi terrorista e dedo duro; quando digo que esses vagabundos assumiram o poder para saquear os cofres públicos. Sim, sou um grande mentiroso.
É um legítimo petralha cara de pau,...
ReplyAs Forças Armadas deste país, foram, são e continuarão sendo a última reserva moral da Nação, pese a quem pese, e além de situações conjunturais e de silêncios austeros, seu grande capital é o amor à Pátria e a permanente lembrança dos que morreram por defendê-la. Isso não se negocia, tenha-o presente.
Reply