PMDB quer impedir depoimento de Cabral, amigão e patrocinador da Delta, na CPI.

Tranquilos até poucos dias atrás com o tiroteio entre PT e oposição, que mantinha o PMDB distante do alvo central da CPI do caso Cachoeira, integrantes da cúpula do partido começaram a se mobilizar no fim de semana para tentar blindar o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e evitar que seja aprovada sua convocação para depor logo no início dos trabalhos. Dirigentes peemedebistas não escondiam nesta segunda-feira o desconforto e a preocupação com a superexposição das relações de Cabral com o dono da Delta, Fernando Cavendish, em fotos divulgadas pelo ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ).

A avaliação feita em conversas reservadas era de que a CPI começa a caminhar com as próprias pernas, e que a cúpula do PMDB terá que rever sua estratégia inicial de se manter à margem da CPI que nunca quis. Por isso, apesar do feriado de hoje, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), chega a Brasília para uma reunião com o presidente licenciado do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), para discutir como conduzir o caso e não deixar que o foco da CPI extrapole o objeto de sua criação: o esquema Carlinhos Cachoeira, Delta e o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

A preocupação é com o descontrole das investigações além dos limites dos negócios da Delta no Centro-Oeste — que podem atingir os governadores Marconi Perillo (GO) e Agnelo Queiroz (DF). O governador do Distrito Federal é o único que já tem pedido de inquérito aberto pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sob a alegação de que assessores receberam propina para facilitar contratos em seu governo. Marconi Perillo é acusado de relações estreitas com o grupo de Cachoeira e Demóstenes, que teriam indicado servidores em postos de alto escalão em seu governo. Mas não há ainda inquérito ou gravações que o incriminem diretamente.

Um dos representantes do PMDB na CPI, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse, num primeiro momento, que seria inevitável a convocação de Cabral. — Será uma oportunidade para ele se explicar sobre as denúncias de que privilegiou a Delta por ser amigo do Fernando Cavendish. Não faria sentido chamarmos outros governadores acusados de envolvimento na teia da CPI, como o Perillo e o Agnelo, e deixarmos o Cabral de fora só porque pertence ao PMDB ou porque governa o Rio — declarou Ferraço no domingo ao site IG.

Nesta segunda-feira, depois da mobilização da cúpula peemedebista, Ferraço estava mais cauteloso, alegando que Garotinho estava fazendo disputa política: — O Renan me deu liberdade para agir de acordo com minhas convicções. E minha convicção é que não vou ser instrumento de lutas regionais. Pode tirar o Garotinho da chuva! — disse Ferraço, ontem, ao GLOBO.

Preferindo manter-se no anonimato, um deputado do PMDB faz a mesma avaliação que Ferraço: — A CPI começa a ganhar rumo próprio. Quem é que vai convocar o Perillo e o Agnelo e depois botar a cara lá para defender o Cabral? Quem defender Cabral vira alvo. Como que o Renan, que quer ser presidente do Senado, vai defender isso? Só por baixo dos panos. Nas conversas de bastidores, peemedebistas avaliaram que a situação de Cabral se complicou muito no final de semana com a divulgação dos vídeos e fotos. Mas a ordem interna é não alimentar essa polêmica.

A CPI é para investigar o Cachoeira e as investigações das operações da Polícia Federal. Se tem outras ramificações, lá na frente a CPI terá que investigar. Temos que aguardar o plano de trabalho da comissão para ver onde e o que tem de ligação com Cachoeira — disse ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ressaltando que não é da CPI. Cabral, que não tem relação estreita com seus partidários no Congresso, está procurando aproximação maior e sondou pessoas do partido para refutar suspeitas de que privilegiou a Delta.(O Globo)

14 comentários

Suspeita:Aécio deve algo ao governo.

O senador Aécio Neves tem sido uma frustração para seus colegas da bancada do PSDB e toda a oposição no Senado, que esperava que ele ocupasse um lugar destacado sob os holofotes.

Porém, o lider tucano mineiro se esquiva de suas responsabilidades ao se dedicar a projetos temáticos em que procura envolver a Federação no ano em que o debate político se transfere para a malha municipal.

Terá esquecido a velha lição de Ulysses Guimarães -enndossada por seu avô Tancredo Neves - de que não moramos no país nem no estado,mas no município? E é lá que se fere o primeiro combate do projeto de retomada de poder - princípio maior da luta política?

Nada mais estratégico para o PSDB tentar iniciar em 2012 a campanha para a recuperação do poder federal depois de 12 anos, no mínimo, que ocupar do flanco municipal com o peso de suas lideranças, para denunciar as falhas do governo petista.

Entretanto, o senador se aplica a uma agenda de reformas estruturais,nacionalizando a discussão,pois só medrarão a longo prazo.Mais:se vale de uma retórica caduca, com termos empolados, de difícil compreensão pelo povão.

Apenas coincidência? Propósito maior de uma vocação de estadista genuína? Seria válido brandir esses argumentos não fosse o extremo cudado com que o senador Aécio se comporta no âmbito das comissões que examinam projetos de impacto para o governo, e lhe acarretariam danos se aprovados.

Em mais de uma ocasião,observou-se o senador fazer nitidamente o jogo da conciliação com o governo,como nos debates em que a politica econômica está em jogo, e mais do que isto, a estabilização do ministro da Fazenda, Guido Mantega.Foi visto tentando impedir uma ou duas vezes a convocação de Mantega para prestar informações sobre o caso da Casa da Moeda.

Sabe Aécio que o governo detém alguma arma secreta contra ele,e a mantém sobrestada?

Reply

Coronel,
o PMDB não poupa o próprio PMDB. As facções são várias. Agora é que o PMDB vai infernizar o PT. Chegou a hora de cobrar a fatura que o PT lhe tirou dos cargos.

Reply

Precisamos divulgar as imagens da gastança de Cabral e asseclas em Paris e em Monaco. Bebado, dançando a dança da boquinha da garrafa. Todo romantico, assistindo ao U2. As mulheres, nova-ricas deslumbradas, exibindo os solados de seus sapatos de 10000 reais o par. Tomando vinhos carissimos. Paris é uma festa.

Reply

Cel
No Rio corre a boca pequena que os reais donos da Delta são o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão. O empreiteiro Fernando Cavendish, ex-concunhado de Cabral, é apenas um dos laranjas.

O povo aumenta mas não inventa.

Átila

Reply

Cel
No Rio corre a boca pequena que os reais donos da Delta são o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão. O empreiteiro Fernando Cavendish, ex-concunhado de Cabral, é apenas um dos laranjas.

O povo aumenta mas não inventa.

Átila

Reply

Pois é né.

E o PSD do Kassab vai apoiar essa turma no RJ ao invés de fazer oposição como o PSDB e o DEM.

Indio da Costa é o mais hipócrita de todos. Nasceu no berço do Maia e agora está nos braços do Cabral.

O $$ e o poder corrompe muita gente.

Reply

BOA ESTA, E TEM FUNDAMENTO, O CABRAL É O DONO DA DELTA, POR ISTO TODOS OS CONTRATOS DO PAC,POC CAIRAM EM SUAS MÃOS, O CABRAL É UM SAFADO, TEM LARANJA NA JOGADA DA DELTA, CABRAL E A DELTA SÃO FARINHA DO MESMO SACO, COM UM MONTE DE LARANJAS PODRES EM VOLTA

Reply

Caro CN. A CPI deve ir ao Rio de Janeiro investigar o caso Delta/Cabral, tomar a ponte aérea descer em Congonhas e rumar até São Bernardo do Campo, que é bem próximo. E não adiante querer proteger o Agnelo,o Brasil está de olho. O herói de Gabriel Chalita e Fernando Haddad está afundando no Rio.Abs.Vales.

Reply

Esses bandidos engravatados agem como verdadeiras FACÇÕES CRIMINOSAS, protegendo seus comparsas com unhas e dentes.
Qual a diferença entre um PT/PMDB e um CV/PCC??

Reply

A mídia “chapa-branca”, a todo custo, tenta desviar o foco da população dos principais questionamentos, que são:
1- Em qualquer viagem “Oficial” os recibos das despesas devem ser, OBRIGATORIAMENTE, apresentados a um órgão fiscalizador do Estado. Onde eles estão??
2- Nas viagens particulares das “Otoridades”, onde todos aparecem desfrutando de hotéis, restaurantes e eventos CARÍSSIMOS, isto, ACOMPANHADOS POR FAMILIARES… as despesas foram pagas EM DINHEIRO VIVO?????
3- Se pagas em cartões bancários e/ou de crédito/débito, as administradoras dos respectivos cartões são obrigadas, por lei, a guardá-los por no mínimo 5 anos. PORQUE, ALEGAM NÃO PODER APRESENTÁ-LOS?????
4- Porque os órgãos responsáveis se negam a atender ao “pedido Oficial de informações”, feito pelo Deputado Garotinho, sobre as viagens efetuadas por Cabral ao exterior durante o seu mandato???
5- Qual a origem de tanta grana, gasta NABABESCAMENTE por essas “Otoridades”????
Por derradeiro, pergunto: diante dessa - e várias outras - denúncias, quais as condições morais de continuarem à frente do DESgoverno do Estado do Rio de Janeiro?? Será preciso a população ir para as ruas EXIGIR o IMPEACHMENT??????

Reply

Convocar o Cabral incomoda os PMDB petralhas e pode dar motivos para novas CPI objetivando devassar todos os laços de empreiteiras, banqueiros, políticos com a barra mais suja do que PAU DE GALINHEIRO, esta CPI não pode investigar políticos que não tenham ligação direta com Cachoeira.
Quando o novelo se desenrola e novas pontas aparecem para investigar, cabe ao MP fazer a investigação para não postergar as punições aos petralhas pegos com a "boca no queijo" da corrupção.
Os ratos petralhas ouvem miados quando ouvem seus nomes convocados para depor,. Quem não tem culpa que vá e fale tudo sem medo.
Cabral, Demóstenes, Eduardo Paes e outros nomes ainda não revelados ficam gelados se convocados pois poderiam cair em contradição e até perder o mandato e 2 tentativas para voltar à vida pública.
"Rato perseguido por gato tem medo até de novelos de lã".

Reply

Tem que descobrir as contas que o sr. Sergio Cabral, família e secretários, possuem nos "Paraisos Fiscais", que estão recheadas com muitos milhões de dólares!!!

Reply

Como o AN defedeu, teria que ter uma CPI do DELTA. Com certeza, existiriam nesta nova CPI outras pessoas sem ligação direta ao Cachoeira. A não ser que descubram que um dos sócios da Delta é o próprio Cachoeira.. daí, tá tudo em casa!

É esperar para ver.... acredito ainda que desta CPI ainda teremos a participação (do lado dos réus) de Traécio, Lula, Dirceu & cia. E quem sabe, Calheiros, pois o que este cara tá se mexendo nos bastidores para blindar o Cabral não está no gibi.

Reply

O PMDB é um partido de crápulas e sem vergonhas ,desde o tempo da morte de ULISSES , este partido passou a ser o maior corrupto do BRASIL junmto com o PT , os dois estão assaltando a nação. Está em todos os governos e sempre mamando nas tetas cheias de dinheiro público , e o TSE o que faz , nada ,pois os ministros são nomeados pela corja de politikos, ora vão servir aos politikos,
Diga-me com quem andas e saberia quem és. Ladrão que nomeia ladrão são iguais.

Reply