PIB abaixo dos 3%, investimentos em queda e lá vai a Dilma descendo a ladeira.

Em um cenário de desaceleração econômica, o governo federal reduziu o ritmo dos seus investimentos e trava, por falta de decisão, obras que podem ser realizadas pelo setor privado. O primeiro quadrimestre registrou queda de 5,5% nos gastos com novas obras públicas, compras de equipamentos e bens permanentes em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia sido considerado fraco. O valor caiu de R$ 11,1 bilhões em 2011 para R$ 10,5 bilhões. No governo, as previsões são pessimistas. Interlocutores da presidente Dilma Rousseff temem que as reduções de juros e as medidas para alavancar o crédito não deem conta, sozinhas, de impulsionar o crescimento.

Reservadamente, já se fala em um PIB abaixo dos 3% em 2012 -semelhante ao projetado pelos Estados Unidos, um dos países mais atingidos pela crise internacional. 

A depender dos números até dezembro, Dilma chegará ao terceiro ano de mandato com taxa de crescimento semelhante à média do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), de 2,3%. A performance do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) também segue aquém do desejado. Os investimentos caíram 24% no quadrimestre -R$ 5,5 bilhões contra R$ 4,2 bilhões em 2011. Os principais responsáveis pela redução nos gastos federais são órgãos ligados ao Ministério dos Transportes, onde a queda nos pagamentos de obras chegou a 55%. 

A queda sofre efeitos da "faxina" na pasta. Os dois órgãos que mais gastam em obras, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e Valec (estatal de ferrovias), mudaram os ritos de contratação após o escândalo que derrubou o ex-ministro Alfredo Nascimento. O ministério reforçou os mecanismos de controle, mas não fez nenhuma licitação importante desde a posse dos novos gestores. Outro fator para a redução dos investimentos é o fato de o Executivo ter reforçado a contenção dos gastos públicos para atingir as metas de superavit primário.

O financiamento de obras de infraestrutura de mobilidade urbana também vai mal. Em 2010, a previsão para este ano era ter R$ 43 bilhões em investimentos em transportes, sendo R$ 28 bilhões financiados pelo governo. No entanto, devido a atrasos de governos estaduais, municipais e do próprio governo federal, apenas R$ 400 milhões foram desembolsados até o mês passado pelos bancos financiadores. O ritmo das obras também sofre efeito do atraso nos anúncios de marcos regulatórios e decisões prometidos pelo atual governo em praticamente todos os setores da infraestrutura concedidos à iniciativa privada. Por isso, decisões de novos investimentos por concessionários do setor elétrico, portos, estradas, ferrovias e aeroportos estão engavetadas. Em alguns casos, a falta de decisão já afeta o financiamento das empresas, que enfrentam dificuldades para conseguir empréstimos necessários a seus projetos. (Folha de São Paulo)


15 comentários

Coronel,

Pode apostar!!!

Eu já estou com esta aposta feita desde final JAN 2012! Já viu quanto o dolar subiu??? hehehehehe

JulioK

Reply

Podem esperar, agora os nazipetistas compram pela enésima vez os institutos de pesquisas e a Anta vem com um índice recorde de aprovação de 92%. Alguém quer apostar comigo?!

Reply

cel,

É muito dinheiro jogado pelo ralo. É um poço sem fundo. Não há dinheiro que suporte tamanho da roubalheira e mau uso do dinheiro.

Reply

Sabe o que eu quero?
que a ladeira seja ingrime ,e curta e que ela se estoure no chão e mate os dois neurônio respectivamente tico e teco e não volte nunca mais ,do inferno é claro.

Reply

A fórmula de crescimento via gasto/investimento público tem prazo de validade, pois o endividamento público e das pessaos tem limites. Bem, como nada de dever de casa foi feito (reformas para diminuição do custo Brasil), a máquina começou a parar. Agora que não tem mais graça culpar o FHC ou o FMI, a comissão da verdade começará a demonizar os militares, ou seja, sempre temos que ter um culpado, essa é a lógica.

Reply

Cel,

Quem segura o Brasil é o agronegócio. O PAC e a mãe dele não passam de uma grande mentira.

Os americanos estão dando a volta por cima, "não é à toa que eles são a primeira potência do mundo - Delfim Neto, 2009". A farsa chinesa também já está indo "pro saco", basta ver as cidades-fantasmas recém construídas.

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência, fora porcos comunistas.

Índio Tonto/SP

Reply

É A HERANÇA MALDITA E VAMOS VER ATÉ QUANDO ELA VAI SEGURAR O PEPINO SEM DETONAR O MORIBUNDO.....

Reply

Dilma tem em mãos números que assustam. E ela não terá, como teve seu antecessor, acesso ao mercado chinês, que é a bolsa da vez e enfrenetará limitações de fianciamento do mercado interno.

Reply

"...semelhante ao projetado pelos Estados Unidos, um dos países mais atingidos pela crise internacional"

os petralhas nem precisarão arranjar a desculpa esfarrapada da vez...

o jornaleco da Bolha já deu o caminho das pedras...

Reply

Dilma and her ministers are a bunch of braindead robots, guided by Lulla and Dirceu.

Hereticus

Reply

O CORRETO É 3% EM MÓDULO.
Ou seja 3% do governo pode ser na verdade -3%, em abril caiu -0,3% e acelerando a queda com a aceleração da inflação ( OVO DA ESTAGFLAÇÃO OU DA HIPERINFLAÇÃO, buraco negrao da economia onde as leis econômicas não têm valor e funcionam ao contrário ). Eu chuto o valor de -5% para este ano e se a hiperinflação vier, em dólares vai para -99,99% e ficará abaixo do PIB do Nepal, Burundi, Somália e Haiti.

Reply

Testemunho das obras dos Militares e da paz que eles nos proporcionaram durante 20 anos. Estou sentindo omissão da parte das Forças Armadas, agora pela demora em dar direção a este País. Eu já estou um velho, mais temo pelos meus filhos netos. Não desejo que eles sejam escravos desta corja de ladrões. A violência toma conta do País. Quem não sabe quais os políticos que aprovaram as leis que abriram as portas para sequestradores, assaltante e etc.,? Infra-estrutura no Brasil, nós ainda disfrutamos delas, feitas pelos Milirares e governos de direita. Agora não temos mais nada, Tudo é só coversa.

Reply

Quando o TSUNAMI financeiro chegar ao BRASIL , o PTESES pede ajuda para os trouxas dos consumidores brasileiros, vá te coçar em outro lugar Safado do Mantega,

SE O GOVERNO TAXASSE MENOS IMPOSTO DE RENDA SOBRE SALÁRIO ( QUE NÃO É RENDA), E DESSE UM SALÁRIO DIGNO DE 1º MUNDO PARA OS ASSALARIADOS DO BRASIL , NÃO PRECISARIA INVENTAR SUBTERFUGIOS PARA ENGANAR OS TROUXAS DO BRASIL,

A SOLUÇÃO É SIMPLES MAIS SALÁRIO E MENOS IMPOSTOS ,,CAMBADA VAGABUNDA DO PETE , TODOS SÃO SINDICALISTAS SAFADOS, QWUE MATAVAM A HOREA TOMANDO PINGA, EM VEZ DE DDEFENDEREM OS TRABAALHADORES , TODOS ESSES QUE ESTÃO NO GOVERNO DO PTE SÃO UNS PINGUÇOS.




Entre elas, está a redução do
Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros, além da diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano. A redução do IPI vale até o fim de agosto, e do IOF não tem prazo definido.

Reply

O Brasil esta 300 % preparado! Pra que Sra: presidanta?

Reply

E a semelhança fica nos 3%. Os EUA podem estar em crise ainda, mas vale ressaltar que o americano médio é beeeeeem menos endividado que o brasileiro médio, que parcela até o almoço no cartão.

Por conta do baixo endividamnto, o americano médio está pronto para comprar... já o brasileiro...

De resto sabe como é né... havia uma Delta no meio do caminho... no meio do Caminho havia uma Delta.

Reply