Vem aí Copa do Mundo do engarrafamento. De cerveja e de trânsito.

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou apenas 4% da verba para obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo até março deste ano, informou ontem o Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU espera que a Caixa invista R$ 7,6 bilhões em mobilidade urbana. O tribunal levantou com o banco que apenas sete das 54 operações de empréstimo tiveram a liberação efetiva de dinheiro. Além disso, cinco empreendimentos que visam os jogos de 2014 ainda não têm contratos de financiamento com a instituição financeira.No total, os investimentos no setor para a Copa devem somar R$ 11,48 bilhões, se considerados financiamentos da Caixa e do Banco de Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além das contrapartidas de Estados e municípios.

Diante desse cenário, o ministro do TCU Valmir Campelo, que é o relator das obras da Copa no tribunal, afirmou após audiência na Câmara ontem que a mobilidade urbana é o setor que mais preocupa nas obras da Copa. Campelo disse também que a lentidão para liberar os empréstimos algumas vezes se deve a problemas nos projetos. "Temos alertado que o problema não é às vezes do governo federal, são dos projetos executivos que a própria Caixa exige. Claro, isso é financiamento. Não é dinheiro dado, é emprestado", afirmou.

"A Caixa tem solicitado dos governos dos Estados, pelo que estou sendo informado, e a partir de agora eles vão adiantar o fluxo disso [da entrega dos projetos]. E a Caixa vai encaminhar para o TCU para que a gente possa fazer as liberações devidas", completou. Campelo também alertou as obras em atraso podem significar prejuízos para os cofres públicos. "O medo também é de uma improvisação maior. À medida que o tempo passa e os projetos não iniciam, ficamos preocupados com possíveis aditamentos e projetos mal elaborados", declarou. (Valor Econômico)

11 comentários

O porco bêbado jogou o Brasil nessa aventura louca, agora ele tira o time de campo e a Coisa tem que descascar o abacaxi, acontece que ele deixou um porrilhão de contas a pagar e sua pau mandado não consegue equilibrar as contas, está tentando tirar leite de pedra, vai passar 4 anos tapando o buraco que o velhaco deixou.
Quero ver a hora que não tiver dinheiro nem para pagar os bolsa-esmola, ai sim o bicho pega.
Para quem não sabe, o SINE está tentando colocar no trabalho a turma do salário-desemprego, na marra.
O INSS está mandando de volta para o trabalho até neguinho com muleta, para esvaziar o acidente de trabalho.
Esse bêbado canalha acabou com o Brasil, vai levar alguns anos para voltar-mos ao patamar de 2000.

Reply

Prezado Sr. Cel:

Como na Capital Mundial das Placas e Trânsito - SP, a MST - Máfia da Sinalização de Trânsito vai atuar, através de pelo menos um braço arrecadador e gastador que são as empresas de economia mista, travestidas de órgão publicos chamados eufemisticamente de Companhias de Engenharia, e que independente do partido governante, atuam com planos mirabolantes, entupindo as cidade com o triplo das placas necessárias, criando campanhas efêmeras e falaciosas,
arrecadando e gastando dinheiro publico de forma dirigida, com essas ações, supostamente para aumentar a segurança e melhorar o trânsito. SP - a Capital Mundial das Placas de Trânsito e de outros desatinos semelhantes serve, na maioria dos casos, de cobaia e modelo para implantação de esquemas nacionais.
São Paulo - pobre cidade rica, vive de ilusões, loteada e refém de mafias, como nosso país.

Reply

Coronel,
está tudo combinado. As obras superfaturadas, e bote super nisto, não sairão do papel ou ficarão inacabadas para aumentar os engarrafamentos. A população para não se estressar vai encher a cara e, logicamente, as vendas de cerveja aumentarão absurdamente. Só pensando assim para explicar tamanha incompetência.

Reply

Copa do mundo = prejuízo para os cofres públicos.

Já não basta? Todos os dias rezo para que essa Copa vá para a Inglaterra, ainda há tempo.

Mariana

Reply

Esta será acopa da picaretagem.

Reply

Coronel,
Por falar em cerveja, será que a CBF não poderia colocar na camiseta da seleção uma fotografia do produto de seu patrocinador: uma latinha de cerveja antártica?
Será que a ambev vai retirar o patrocínio da seleção, já que a cerveja "oficial" da copa é de outra marca? Ou será que a ambev já comprou a tal marca americana?

Reply

A bandidagem está esfregando as patas. Estão contando os dias para meterem a mão na grana.

Gosto de uma cerva, mas sou totalmente contrário a permissão de venda dentro dos estádios de futebol, mesmo porque, são proíbidas por Lei.

Quem vai aos estádios é para assistir o espetaculo. Beba em casa ou no bar próximo de sua residencia, e evite usar o carro.

Reply

Coronel,

A Copa vai ter os estádios(onde os 10% já estão rolando), os feriados e os meio-fios pintados de verde-amarelo com a sarjeta bem varrida!!

Para o resto(metro, aeroportos, etc), nosso "jeitinho brasileiro" e umas caipirinhas vão resolver.

O pessoal estrangeiro vai gostar do nosso jeito meio indio de ser e o turismo sexual vai acalmar a turma.

Não dá nada!!! É nois na fita!!!

JulioK

Reply

A Caixa do Economica do PT

Vai pagar para engarrafar até peido se for pra promover esse time de vagabundos e vagabundas que estão ai

Reply

Esta copa terá uns legados interessantes.
1) Dinheiro desviado
2) Vergonha nacional
3) Fim da soberania do BR em nome das FARC... digo FIFA

Tá feia a coisa!

Reply

PARA QUEM QUISER ACISSTIR( PELO VOCABULÁRIO DO haddad ,ACISSTIR É CORRETO) JOGOS DA COPA DO MUNDO SÓ SE TIVER UM FOGUETE NO RABO OU UM HELICOPETERO( CORRETO TAMBÉM) POIS AS CIDADES SEDES DA COPA SÃO UM FIASCO SÓ. TUDO TRANCADO , NÃSO SE CONSEGUE DESLOCAR-SE DE UM LADO PARA OUTRO EM MENOS DE 2 HORAS. ha!ha! ha! VAI SER A pior copa do mundo, NUNCA DANTES COMO DIZIA deus , ISTO ACONTECEU.

E VIVA O LULLA E A DILAM DOIS MENTIROSOS , QUE LOGO LO GO SE ENCONTRARÃO LA NO QUINTO DOS I..>>>

Reply