PSDB vai com tudo contra PSD no TSE e rompe com aliados históricos.

Um partido com 55 deputados federais, que apóia um tucano de forma ampla e irrestrita na maior cidade do país, mereceria mais habilidade por parte do PSDB. No mínimo, neutralidade. Trata-se aqui do pedido ao TSE, por parte da legenda presidida por Kassab, de que, tendo sido fundado, passe a ter direito ao fundo partidário e ao tempo de TV, baseado no tamanho da sua bancada. O PSDB, encoleirado pelo DEM, decidiu fazer um documento com pesadas críticas a esta possibilidade, enviado ao tribunal. Kátia Abreu, que além de senadora e presidente da poderosa CNA, assumiu a campanha derrotada do PSDB do Tocantins, elegendo um governador tucano, já afirmou que não há mais aliança nacional com o PSDB. O fato marcou tão fundo em aliados históricos dos tucanos, que a senadora não poupou críticas nem mesmo a Kassab, presidente da legenda da qual ela é vice-presidente. Já o PT fez o óbvio: deixou a decisão para o TSE. "Se os partidos forem contra, o tribunal vai tomar sua decisão a partir da manifestação deles ou da legislação?" afirmou Rui Falcão, seu presidente.

O PSDB, apesar de ter sofrido poucas baixas - 3% de sua bancada, enquanto o maior prejudicado, o DEM, perdeu quase 40% - se manifestou contra o pedido de redivisão, o que foi considerado como uma declaração de guerra pelos pessedistas. Sobre a posição dos petistas, o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, afirma que "ela pode contar a nosso favor". "O PT chamou apenas para o cumprimento da lei, e tudo o que defendemos é o que está na lei. É diferente do que fez o DEM, que, por exemplo, foi atrás de parecerista", diz.

A tese do PSD é a de que o critério de distribuição do fundo partidário e do tempo de TV, baseado no tamanho da última bancada eleita à Câmara, teria sido suplantado pela resolução do TSE de 2007 que estabeleceu a fidelidade partidária e as exceções que preveem justa causa, como a fundação de um novo partido. Diante da expectativa de que a maioria dos 20 partidos tenham se manifestado contra o pedido da legenda, o advogado do PSD, Admar Gonzaga, afirma que "tem muita gente comemorando antes do tempo". "Se todos disserem que não concordam em perder dinheiro, só tenho a entender. É natural. No entanto, é mais um desejo do que um argumento jurídico. Seria o mesmo que dizer que o aspecto político vai se sobrepujar ao jurídico. O tribunal não age assim". (Com informações do Valor Econômico)

13 comentários

Coronel,
quando falamos que o PSDB é um PT melhorado, os "filiados" ficam nervosinhos.

Reply

Coronel,

Criaram uns "10-15 novos partidos" políticos no Brasil e ninguém deu um pio, apesar de terem perdido alguma coisa.

Agora, com a criação do PSD, abriram-se as portas do inferno??

Porque tanto incomodo??

JulioK

Reply

a leitura eh obvia dessa frente tucana contra os PSDistas...

estão cagados de medo de perder a condição de segundo maior (ou terceiro, ja quem tem o PMDB?) partido do pais...

estão se tornando obsoletos, uma força praticamente irrelevante...

e isso esta apavorando a tucanada...

Reply

Tem hora que fico imaginando que o PSDB só tem malucos e idiotas o que será que eles querem com isso?
Jogar o PSD no colo do PT?
Bando de incompetentes e idiotas!!!!!

Reply

É um absurdo a atitude contra o PSD.
Isto é ganância.
O pior inimigo do PSDB é o proprio PSDB.
Há um principio em direito que estabele:
"O ACESSÓRIO ACOMPANHA O PRINCIPAL."
Se os deputados sairam das siglas, e formaram um novo partido, com eles foi o tempo e as contribuições proporcionais que geravam.
SE OS AUTOMÓVEIS SE FORAM, COM ELES FORAM-SE AS RODAS.
O que estão fazendo com o PSD é tentativa de extorção.

Reply

Coronel!
Tiradentes morreu em, 21 de abril, feriado nacional.
Nos já estamos no dia 07 do mês de março.
Será que se o LULA…DRÃO morrer vão congelar ele como fizeram com Tancredo para enterra como herói nacional.

Reply

Cel
Permita-me completar o que disse ontem sobre a administração Kassab no Parque Ibirapuera.
Me esqueci de dizer que sempre houve um policiamento muito forte dentro do Parque, com carros da PM circulando em tempo integral e PMs de bicicleta.
O que lá vi no domingo foi um grupo de adolescentes fumando tranquilamente maconha, sem nem disfarçar e nenhum policiamento.
Esther

Reply

Verdade:
"Ao principal, acompanham os acessórios."

O PT está implantando, com o dinheiro e cargos publicos, a ditadura da corrupção.

Reply

""Se os partidos forem contra, o tribunal vai tomar sua decisão a partir da manifestação deles ou da legislação?""

Coronel, tá tudo aí, o PSDB ser contra a mudança para influenciar alguma coisa?

Se influenciar então o TSE é uma piada. Acho normal o presidente de um partido fingir que se importa com isso já que não vai mudar nada, não é o Kassabonete que adora jogar pra torcida mesmo?

Reply

Uma vez que foi reconhecido como partido, caso a legislação permita, que receba o que a legislação permite.
Como partido de ideário liberal, até segunda ordem, deveria pensar e agir dessa forma.

Reply
a mão que embala o perço mod

O psdb esta fazendo isso para botar no c# do Serra isso é coisa do picolé de xuxu esse c@g@ p@u, que prefere entregar SP para os petralhas em detrimento do Serra.

Reply

Caro Coronel, com José serra na corrida a prefeitura de sampa e , os verdes até agora não dizerem para que vieram, sugiro um verde de vice na chapa do tucano, São Paulo merece.

Reply

O posicionamento do pt é identico ao posicionamento PSDB nesta questão. O PSDB mostra a sua cara, o pt utiliza a artimanha do macaco para tirar as castanhas das brasas, as mãos "pata" do gato.

O PSDB pede justiça, o pt aguarda a justiça. Qualquer que seja o resultado, de uma maneira ou outra, ele será beneficiado.

Covardes são aqueles que se escondem e não procuram as Leis.

Reply