Procurou sarna para se coçar. Achou.

Não será fácil para os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica resolverem o imbróglio criado pela presidente Dilma Rousseff por ter decidido punir com advertência todos os militares que assinaram o manifesto "alerta à nação - eles que vem, por aqui não passarão", que endossa as críticas a ela por não ter censurado suas ministras que pediram a revogação da lei de anistia.
A presidente já havia se irritado com o manifesto dos Clubes Militares, lançado às vésperas do Carnaval, e depois retirado do site, e ficou mais irritada ainda com o novo documento, no qual eles reiteram as críticas e ainda dizem não reconhecer a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim, para intervir no Clube Militar.

Inicialmente, o manifesto tinha 98 assinaturas. Na manhã da quinta-feira, após terem tomado conhecimento da decisão de puni-los, o número de seguidores subiu para 235 e no início da tarde de sexta-feira chegou a 386 adesões, entre eles 42 oficiais-generais, sendo dois deles ex-ministros do Superior Tribunal Militar. A presença de ex-ministros do STM adiciona um ingrediente político à lista, não só pelo posto que ocuparam, mas também porque, como ex-integrantes da Corte Militar, eles têm pleno conhecimento de como seus pares julgam neste caso.

O Ministério da Defesa e os comandos militares ainda estão discutindo internamente com que base legal os militares podem ser punidos. Várias reuniões foram convocadas pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes militares nos últimos dias para discutir o assunto. Mas há divergências de como aplicar as punições. A Defesa entende que houve "ofensa à autoridade da cadeia de comando", incluindo aí a presidente Dilma e o ministro da Defesa. Amorim tem endossado esta tese e alimentado a presidente com estas informações. O ministro entende que os militares não estão emitindo opiniões na nota, mas sim atacando e criticando seus superiores hierárquicos, em um claro desrespeito ao Estatuto do Militar.

Só que, nos comandos, há diferentes pontos de vista sobre a lei 7.524, de 17 de julho de 1986, assinada pelo ex-presidente José Sarney, que diz que os militares da reserva podem se manifestar politicamente e não estão sujeitos a reprimendas. No artigo primeiro da lei está escrito que "respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público". Esta legislação acabou dando origem a Súmula 56 do Supremo Tribunal Federal.

Esta zona cinzenta entre as legislações, de acordo com informações obtidas junto a militares, poderá levar os comandantes a serem processados por danos morais e abuso de autoridade, quando aplicarem a punição de repreensão, determinada por Dilma. Nos comandos, há a preocupação, ainda, com o fato de que a lista de adeptos do manifesto só cresce, o que faria com que este tema virasse uma bola da neve, já que as adesões são cada vez mais consistentes. (Do Estadão)

38 comentários

Serra foi hostiizado por um miitante do PSDB em Ermelindo Matarazzo.

E ai, ~vai ficar por isso mesmo?

Reply

A tendência é de crescimento.

São 44 milhões de pessoas que tem nojo do pt, e partidos ajoelhados ao comunismo.

vai mandar prender os 44 milhões ou mandar fuzilar?

Reply

Coronel,
Para aqueles que não conhecem, aproveito para divulgar o
livro do Coronel BRILHANTE USTRA - “A VERDADE SUFOCADA” contando a verdade que a esquerda esconde com de suas infinitas mentiras.

Reply

A questão aqui é saber até onde existe "interesse público" naquilo que os militares da reserva estão se manifestando. Porque se for sobre eles próprios, o tal interesse público vai pras cucuias.
E daí fica claro que há sim a contravenção do Estatuto dos Militares e para o bem da disciplina, devem mesmo ser punidos. E todos os omilitares sabem que se houver a quebra da hierarquia e da disciplina as forças armadas viram bagunça. Resumo da ópera: o pau vai comer nos velhinhos de pijama. E sabe o que mais, os canalhas também envelhecem.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

O problema do PT é a falta de caráter. Melhor dizendo: o problema é ser um grupamento formado exclusivamente por maus caráter.

Durante os ditos "Anos de Chumbo" teve gente do PT que matou, sequestrou, torturou.

Perly Cypriano, por exemplo, assassinou um guarda de banco desarmado num assalto cometido em Pernambuco.

Pelo assassinato, foi premiado com o cargo de Secretário Nacional de Direitos Humanos do desgoverno Lulla Pinguço da Silva.

O gangster Franklim Martins pegou em armas, assaltou bancos, praticou sequestro, tortura e sua índole pode ser conferida em seu depoimento em http://www.youtube.com/watch?v=bI5lLXwgGWw .

Dilma Vanda Roussef pasticipou do atentado ao Quartel General do II Exército, em 1968, que resultou no covarde assassinato do soldado Mário Kosel Filho, vítima da organização terrorista Valguarda Popular Revolucionária.

Dilma Vanda Estela Roussef, também, assaltou a casa do ex-governador Ademar de Barros, roubou um cofre e nunca prestou conta aos "cumpanheiros" dos US$ 5 millhoes surrupiados.

Com os poucos exemplos citados, fica fácil entender porque o PT sempre persegue os homens de farda e apóiam assassinos como Cesari Batistti.

É canalha defendendo canalha!

Bandido defendendo bandido!

Assassino dando cobertura para homicida!

No fundo, o PT é o Crime Organizado no poder!

Reply

Isso é o que da o elemento achar que é comandante/anta, quando para o exercício deste cargo deve o interessado trilhar varias forjas na busca da qualificação para tal, conhecer o que é o espirito de corpo, conhecer a alma da tropa, respirar a disciplina e a hierarquia como pilares de sustentação do organograma de comando.
Deve o comandante vivenciar o dia a dia e a labuta da caserna em sua plenitude, deve acima de tudo ser um exímio conhecedor dos problemas logísticos, bélicos e sociais e políticos de sua Pátria.
Com todos esses atributos e muito mais é que o elemento Comandante, ainda por cima, Supremo das FFAA deve fazer as análises correspondentes para a excelente condução das Legiões que estarão sob seu comando.
Os centuriões serão fieis ao comandante que lhes trata com o respeito previsto na legislação, principalmente no que prever a Constituição Vigente, que lhes pague, também de acordo com o previsto nas Leis, que promove sua substancial alimentação, que prover o reequipamento bélico atualizado, se preocupa com a formação e higidez, em condição de prontas para qualquer coisa dentro do seu escopo de ação.
Um Comandante deve, também, acima de tudo dar o exemplo no que tange ao cumprimento e de fazer cumprir as Leis e Regulamentos, pois o ato de atropela-los enseja abuso de poder etc.
Um Comandante de verdade não permite que seus assessores da linha de comando, portanto subordinados venham a público e achincalhe as diretrizes paltadas pelo seu programa de Comando, e se isso vier a ocorrer, de pronto deve o comandante sanar o problema o mais rápido possível, pois assim não deixará dúvidas sobre a sua legitimidade no comando e com isso a tropa irá identificar de fato quem manda.
E por aí vai, são tantos as virtudes e deveres de um Comandante de verdade que ficaríamos horas pontuando de como deve ser o seu proceder.
O Comandante deve ser de fato e de direito para que sua permanência à frente da tropa seja gratificante ao final de seu exercício.
No que tange a aplicação de punições, no universo castrense, há procedimentos e uma liturgia própria daquele mister, deve haver um comunicado, oficial, ao possível praticante do fato de indisciplina, previsto no Regulamento afetos à Força a que pertença o elemento praticante da indisciplina, é marcado o dia para a devida audiência, na audiência há o exercício do contraditório, ao final será proferida uma sentença onde de acordo com o circulo a que pertença o Militar deve ser gerado um documento próprio e pessoal com as considerações necessárias, não é assim ao livre arbítrio e ao alvedrio de quem quer que seja ou se ache no direito de tratar com banalidade um tema agasalhado pela formalidade.
Portanto um caso de indisciplina tem que ser tratado com o rigor que o caso exige um procedimento e um processo a seguir. Ficar apregoando que vai punir com isso e aquilo não é de fato papel de um Comandante de verdade.
Um forte abraço.
Carlos Bonasser

Reply

Imperdível!!! a charge de Sponholz:

Amorim cabeça de papel
http://www.sponholz.arq.br/charges/grd/charge_grd_790.jpg

Reply

3ª atualização (02/03 22:30)
Total 486 adesões, sendo:
44 generais, 210 coronéis , 43 ten coronéis, 9 majores, 12 capitães, 17 tenentes, 14 subtenentes, 11 sargentos, 1 cabo, 1sd e 124 civis

Reply

Comunistas, corruptos, terroristas, assaltantes, ELES QUE VENHAM, POR AQUI NÃO PASSARÃO!
MANDA BRASA, MILITARES!
O BRASIL ESTÁ COM VOCES.

Reply

a jornalista Leitoa esta inconformada com o General que duvidou da búlgara que disse ter sido torturada...

a jornalista Leitoa acharia permitido duvidar ate da existencia de Deus ou Jesus Cristo, mas parece que a búlgara carrega a verdade absoluta...

quando irão baixar uma lei classificando como crime o individuo que colocar em duvida as palavras da presidente, agora santificada pela jornalista Leitoa?

por que diabos essa senhora entrevistou o General sobre esse tema, já que eh notoriamente conhecida por assuntos relacionados a economia (???)

vá dormir, jornalista!

e coloquem um manifesto online que eu também assino essa merda!

Reply

meus colegas, só os militares podem tirar o pais desse buraco corrupto em que os petistas e seus aliados o enfiaram...

esqueçam o eleitorado...

esse eh interesseiro, oportunista (igualzinho aos políticos), desinformado e de raciocínio curto e binário...

esqueçam os políticos...

Lula montou uma rede praticamente indestrutível de corruptos e interesseiros tanto no campo politico como no setor privado...

todas as manifestações de descontentamento com o governo são apenas atos de chantagem para conseguir algo ($$) mais...

e para acalmar as hienas o governo que se deixa corromper gostosamente libera a grana ou os cargos e o circulo vicioso não tem fim...

mas a solução obviamente nao esta em golpes...

mas sim nesse tipo legitimo de manifestação democrática, com as FFAA (que tem altíssima credibilidade diante da população), demonstrando com notas como essa onde esta o câncer do pais...

o povaréu eh preguiçoso para pensar...

eh preciso que alguém pense por eles e coloque a verdades dos fatos a sua frente para, confortavelmente, essa gente conseguir enxergar o obvio...

Reply

Os melancias estão preocupados, pois terão que sair de cima do muro e tomar uma decisão.
Ser ou não ser, eis a questão.

Reply

Coronel, posso assinar a lista de adesão? Militar da reserva têm os mesmos direitos do civil. Podem se manifestar, e a canalha quer cassar seus direitos de se expressar. O pardal do planalto e a anta estão caçando sarna pra se coçar. Idiotas e incompetentes.

Reply

Atitude corajosa dos militares da reserva, é preciso fazer o pessoal do pt entender que existe sim resistencia aos seus delirios ideologicos.

Reply

Louvavel a atitude dos militares da reserva, o pessoal do pt precisa saber que existe uma resistencia aos seus delirios ideologicos.

Reply

Pode até ser as forças armadas inteiras que assinem isso que vou continuar achando demonstração de fraqueza essa importância que os militares estão dando para essa comissão da verdade. Daqui há pouco eles deixam na cara do povo que não tem esse poder todo que querem dar a entenderem que tem,aí pode ser pior pra eles. Os caras ficam dando bandeira com mesquinharias! Já é mal sinal,não se esqueçam que um dia um dos seus críticos disse: Quem sabe faz a hora,não espera acontecer. Eles não estão fazendo a hora com esses recadinhos infantis pra o governo e o que eles NÃO esperam acontecer é exatamente o que mais tem acontecido na última década. O mundo mudou militares,o que valia antes,não vale mais,os erros cometidos por eles e pelos "terroristas" a vida "espera coragem" e grandeza dos que os cometeram pra decidir o que cabe a cada qual. Se eles não estão contente com o que está aí hoje,talvez tenha-lhes faltado coragem pra evitar,ou grandeza pra vida fazer com que fosse diferente. Menos mal que não são todos os descontentes,logo,alguém deve ter mais acertos que erros entre eles.

Reply

Anônimo de 3 de março de 2012 00:31


não o posso chamar de Coturneiro...

Espero que quando se refere "os canalhas tambeem envelhecem" esteja falando do Celso Amorim Petralha e Dilmassassina!

Coronel - esse aí das 00:31hs tem cara, cheiro e jeito de PETRALHA!

Flor Lilás

Reply

Coturneiro de 3 de março de 2012 04:04,

onde se encontra esse documento para aderir como civil?

Não seria oportuno assinarmos?
Precisamos salvaguardar os homens de honra que tem a coragem de assumir essa posição e não reconhecer a autoridade desses bandidos vermelhos que tomaram o poder!

Flor Lilás

Reply

Retorno com meu comentário anterior.

A história lembra e faz justiça aos "18 heróis do Forte de Copacabana".

Da mesma forma, a história também lembrará o grito de descontentamento dos "150 militares que assinaram o manifesto" (número inicial).

Eu considero esses dois episódios de nossa história como tendo a mesma importância histórica - um chamamento à Nação Brasileira -, principalmente se considerarmos que, nos dois casos, ocorreu a posterior adesão de cidadãos civis.

Espero que essa luta pela liberdade do Brasil continue, e que o grito não seja de somente 150, mas de 44 milhões ou mais de brasileiros que desejam um país livre e democrático.

E a lista está aumentando...

Reply

Coronel, ao clicar em compartilhar sempre dá mensagem de "página não encontrada".. Como fazer para compartilhar, comentar ou "curtir" seu Blog no Facebook?

Reply

NO BLOG GENTE DECENTE TEM ENDEREÇO DE ASSINATURA PARA APOIAR O CLUBE MILITAR.

Reply
Paulo Henrique mod

Pra quem desejar assinar o manifesto, entre no site "A verdade sufocada".

http://www.averdadesufocada.com/index.php

Reply
Observadordepirata mod

Que peçam a cabeça do comuna, defensor de ditadores e guerrilheiros, Celso Amorin. Esse homem não tem estatura, literalmente, para ser o comandante das FA no Brasil. Quem tem que escolher e decidir o nome para o cargo de ministro da defesa são os militares. Ponto final.

Reply

Já liguei para o Clube Militar dando o meu apôio. Quero assinar o manifesto mas não consigo acessar a lista. Quem souber. por favor informe.

Reply

Bem feito para o poste ! Deu ouvidos ao megalonanico do Amorim, ficou lascada.

Dilma tem de se conformar com as regras do estado democrático e de direito. É o triunfo da LEI que vale!

Chris/SP

Reply

OS PETRALHAS TEM QUE SER EXPULSOS DO COMANDO DO PAÍS POIS ATÉ AS CÔRES DA BANDEIRA ÊLES MUDARAM,VEJAM NOS PRONUNCIAMENTOS DO POSTE SEM LUZ,SUBSTITUÍRAM O LOZANGO AMARELO POR UM VERMELHO,FORA CORJA DE CORRÚPTOS.

Reply

ESTES MALDITOS PETRALHAS ATÉ AS CÔRES DA BANDEIRA NACIONAL ESTÃO DETURPANDO,VEJAM NAS REPORTAGENS DO POSTE SEM LUZ,NO FUNDO APAREÇE UM PAINEL COM UM LOZANGO ABÓBORA (EM VÊZ DE AMARELO)FORA CORJA DE CORRÚPTOS.

Reply

OS PETRALHAS TEM QUE SER EXPULSOS DO COMANDO DO PAÍS POIS ATÉ AS CÔRES DA BANDEIRA ÊLES MUDARAM,VEJAM NOS PRONUNCIAMENTOS DO POSTE SEM LUZ,SUBSTITUÍRAM O LOZANGO AMARELO POR UM VERMELHO,FORA CORJA DE CORRÚPTOS.

Reply

Ainda bem que a turminha do pijama....verde-oliva, diga-se... não está dormindo não.
A tese de que todos , mas todos mesmo, crimes cometidos e anistiados pela lei sejam novamente julgados é o que basta pra acabar com essa gente.
Todos os que eram já adultos naquela ocasião sabem que os militares eram sérios e, se houvesse algum desvio dentro da força, era imediata e severamente punido.
Ainda não começaram a pipocar os escandalos sexuais dessa turminha da esquerda.
Esperem só.
O Ziraldo foi o unico que falou algo até agora.

Reply

Nesse caso, não há nenhum embasamento legal para aplicar qualquer punição. O que está mais claro do que nunca , é a vil e conhecida tentativa de intimidação do governo, alimentada pelo temor de que o pessoal da ativa seja “contaminado” pela reserva, porque nesse caso, ela, a dama de vermelho, sabe muito bem, que estaria em maus lençóis. Mas ela que fique tranquila, ninguém pretende “dar golpe”, esses militares da reserva, alguns deles que heroicamente defenderam o país de uma investida totalitária, e em cujos corações só circula sangue verde-amarelo, estão apenas reagindo a atos covardes e ilegais de revanchismo, promovidos por essa corja de canalhas corruptos desse governo , a maioria constituída de ex-terroristas de Estado, que sequestraram, torturaram, assaltaram, assassinaram e arrastaram centenas de brasileiros inocentes para essa insana aventura de tentar implantar uma ditadura comunista no Brasil. Outra coisa, essas vergonhosas indenizações pagas a ex-terroristas, tão logo seja eleito um governo sério, deverão ser revistas, anuladas e devolvidas aos cofres da União. Não é possível que pessoas que cometeram crimes de Estado, sejam indenizados. Isso não existe em nenhuma parte do mundo.

Reply

corona,
Petralha as 00:31
PAX

Reply

Coturneiro de 3 de março de 2012 09:15


grata pelo endereço!

Flor Lilás

Reply

o petralha asqueroso das 00:31 deve estar bem velho como canalha que é.
avante militares, os honestos e decentes deste país estão com vcs,

Flor Lilás um dos endereços para a adesão é:

averdadesufocada@terra.com.br

Reply

Corona,
atualização :
2ª atualização do dia 03/03 - ás 18:20 h
Total 647 adesões , sendo:
61 generais, 1 desembargador TJ/RJ, 258 coronéis , 55 ten coronéis, 11 majores, 17 capitães, 20 tenentes, 15 subtenentes, 1 5 sargentos, 2 cabo, 1sd e 191 civis
"ELES QUE VENHAM. POR AQUI NÃO PASSARÃO!”

PAXZ

Reply

Ate que enfim se ve alguem se levantar contra as merdas que eles estao fazendo no poder, pobre Brasil, mas ainda bem que temos pessoas que amam este Pais e nao aceitam o que o pt quer fazer ahi no Brasil uma nova cuba, se nao temos politicos capaz de denunciar os demandos e os roubos, apoio totalmente este manifesto e se precisar assino junto.

Reply

Mande a lisra, que eu também quero aderir. Precisamos mudar este estado de coisa,temos que manter a ética, transparencia, não corrupção, honestidade, disciplina, patriotismo por favor....!, amor á esta Pátria querida, que está na mão de um go0verno desinteresado no progresso moral, na esducação, falta de segurança em todas as estâncias. Ou modificamos estas anomalias políticas, congrecistas, republicanas, ou iremos afundar lamentalvelmente. Se for preciso novamente que as forças militares, junta com as associações sérias, religiosas, Ongs, e a socedade em geral, façamos um movimento nacional, dentro do regime demográfico, que até o momento, ainda patinamos. Que Deus nos ajuda nesta nova empreitada. Viva o nosso Brasil querido, este gigante que ainda não acordou plenamentge....!. Alfredo J. de Souza. Bal.Camboriú, 04/03/2012.

Reply

Os Ptralhas estão conseguindo o que eles achavam impossível, ou seja, criar discórdia entre os militares, mas com certeza isso é por pouco tempo, porque os militares já sabem há muito tempo, qual é o objetivo deles, se não criar no Brasil uma ditadura para o PT se perpetuar no poder.
Mas, o povo também já acordou para esse fato, não vai adiantar as bolsas miséria deles.

Reply

O que mais me incomoda é que Dilma não puniu nenhum dos ministros que "cairam", não é?

Reply