Primeira revelação da Comissão da Verdade: o Brasil já tem 110 cineastas. Onde andarão os filmes?

Como uma resposta ao que consideram uma ofensiva de setores militares contra a Comissão da Verdade, cineastas brasileiros decidiram lançar um abaixo-assinado em defesa dos trabalhos do órgão.O manifesto, com a assinatura de 110 cineastas, afirma que "todos os cidadãos brasileiros têm o direito de conhecer o que foram os 21 anos de ditadura militar instaurada com o golpe de 1964". "É preciso que a Comissão da Verdade, instituída para esclarecer fatos obscuros daquele período, em que foram cometidas graves violências institucionais, perseguições, torturas e assassinatos, tenha plenas condições e apoio da sociedade brasileira para realizar essa tarefa histórica", afirma o texto. 

Entre os profissionais que assinam o manifesto a favor da comissão estão Laís Bodansky, Walter Carvalho e Luiz Carlos Barreto. Os cineastas dizem repudiar ainda "os ataques desses setores minoritários das Forças Armadas brasileiras, que de forma alguma irão obstruir as investigações que devem ser iniciadas o quanto antes". Em nota divulgada recentemente, militares afirmaram que a Comissão da Verdade é um "ato inconsequente de revanchismo explícito e de afronta à Lei da Anistia com o beneplácito, inaceitável, do atual governo".(Da Folha de São Paulo)

26 comentários

Cel.
Os brasileiros têm igual direito a conhecer o que acontecde nos bastidores do poder central nos últimos nove anos.
Mensalão? Quem recebeu e quem pagou? Prefeitos assassinados? Por ordem de quem?
Sigilos de pessoas simples violados? Por inspiração e para puxar o saco de quem?
Afronta frontal à Lei (constituição) no caso dos manifesto dos militares da reserva? Vai ficar por isso mesmo?
Onde a Ordem, onde o Progresso?

Reply

cinestas chatíssimos do chatola cinema nacional. tédio! mil vezes os militares.

Reply

Também vão investigar os atos obscuros da esquerdalha, Coronel? Os atentados, assaltos a bancos e lojas, roubo de armas, bombas explodindo recrutas de serviço? Claro que não vão querer isso, vai macular a imagem de "guerrilheiro romântico". Para mim não passam de terroristas, meliantes e assassinos. Se insistem em investigar um lado, também devem investigar o outro.

-MELHOR MORTO DO QUE VERMELHO!

-BRASIL ACIMA DE TUDO!

Reply

Pela ordem, é preciso respeitar prioridades. "Todos os cidadãos brasileiros têm o direito" de ter serviços públicos de qualidade,nas áreas da saúde, da educação, da segurança do transporte e da justiça. Serviços minimamente compatíveis com o nível da tributação que lhes é imposta e que afetam diretamente suas vidas no presente são prioritários em relação ao conhecimento de fatos históricos ocorridos em qualquer época no passado. Nenhum outro direito pode sobrepor-se a esse direito básico que o cidadão brasileiro ainda não tem.qualquer iniciativa que não se refira a essa verdade elementar é má-fé, burrice ou ambas.

Reply

e quantos desses dependem das tetas do governo para produzir as suas escatologias cinematográficas?

uns 111 deles?

Reply

O Brasil já anda farto desses "intelectuais" de fancaria. Todos eles parasitas que se acomodaram nos financiamentos oficiais, agora, mais do que nunca, direcionados para o Mal de Marx, virus epidêmico desde o início do século XX. Cagliostro

Reply

Cineastas?

É um bando de vigaristas inúteis que só produzem lixo do tipo "LULLA, FILHO DO BRASIL".

Reply

!_PARA SABER TODA VERDADE SOBRE A REDENTORA DEMOCRACIA_MILITAR CLIQUE :
www.verdadeescondida.com !!! SIMPLES ASSIM_!

Reply

Essa é apenas uma tropinha de "intelectulóides" cineantas querendo defender sua teta, sem a qual não existem.
Essa "Começão" da Verdade vai desvendar apenas os crimes políticos da época do governo militar, ou vai desvendar também os crimes da ditadura lula, tipo Celso Daniel, Toninho do PT, etc. etc.
Essa "Começão" vai ser impacial e praticar justiça fazendo muitos safados devolverem as "vergonhosas indenizações" que afanaram dos cofres públicos, assim como indiciará os crimes e culpados da ditadura Lula, tipo mandar embora o criminoso Cesare Battisti, punir o petralha que matou Celso Daniel,punir ex integrantes da VAL, VAR e outros grupo terroristas que praticaram crimes contra a sociedade provocando a morte do soldado Kozel,de Cardênio Jaime Dolce-Delegado, Silvânio Amâncio dos Santos, Demerval Ferreira dos Santos, Gentil Procópio, José Getúlio Borba, João Guilherme Brito, Eduardo Custódio de Souza, Bertonino Ferreira da Silva, etc
Ou se faça justiça completa ou vamos deixar todos anistiados como estão. Cinismos e práticas tendenciosas é o que não poderá acontecer.

Reply
a mão que embala o berço mod

Onde anda o Gal que escondeu a ficha corrida da ex-guerrilheira?
Que tal alguém ou uma instituição entra com um pedido junto a PGR, para que o que estipula a lei seja cumprido, ou se ponha os responsáveis pelo não cumprimento na cadeia ate sanado o problema.
1- Saúde.
2- Educação.
3- Transportes.
4- Segurança.
Vamos meter no mínimo 2 dos 4 na corda bamba para ver como fica o resto.

Reply

Graves violências institucionais foram as greves e as bagunças provocadas pelos sindicatos infiltrados de ratos vermelhos que felizmente foram contidas em 1964 pelos militares.Aquilo sim é que foi violência contra a população ordeira e trabalhadora. Depois disso se eles quiseram partir para a luta armada foi problema deles, como diz o outro, "passarinho que come pedra sabe o cú que tem".A lamentar só o serviço malfeito pelos militares que não tratou de expurgar de vez os adoradores de Stalin.O que querem agora esses mamadores das tetas governamentais que nada de util produzem? Mais dinheiro? Patifes.....

Reply

Bando de sanguessugas. Fazem filminhos de merda, com dinheiro público, pagando a conta com defesa a politica desse bando de bandidos e vagabundos que governam o Brasil.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Me desculpem as senhoras...

Mas esses MERDAS desses "cineastas" quando fazem algum filme - evidentemente financiado com dinheiro público - (já viram o que tem de agradecimento quando começam os filmes "brazucas"?), então voltando... esses merdas só fazem filme sobre DITADURA, NORDESTE e FAVELA.

E pronto acabou, não têm talento para outro abordar outro tema.

Então têm mesmo é que babar o ovo do governo PTralha que COM O DINHEIRO PÚBLICO, assegura a sua fidelidade canina.

Reply

É evidente que a eles interessam as benesses do poder, para poderem cooptar patrocínios e filmarem "obras imortais" como "O filho do Brasil", não pagarem o financiamento dos seus filmes, usufruírem dos benefícios da Lei Rouanet etc.. Mas, se quiserem
encher as salas de exibição com temas realistas, procurem filmar "O mensalão", Os 7 ministros e os malfeitos".
"Venham! Por aqui não passarão".

Reply

Ih! Coronel. Não pergunta não que daqui ha pouco aparecem 110 filmes demonizando as forças armadas,mostrando estórias onde os mocinhos são os esquerdas que lutam contra alas...

Reply

CORONEL, na verdade esses dizeres poderiam ser mudados para, o Brasil já tem 110 representantes do JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governamental), e, eu gostaria de comentar aqui tudo aquilo que vejo e com certeza é a visão de milhões de Brasileiros, mas que por diversos motivos e desculpas geralmente sem amparo não o fazem, mas esquecem eles que esse tipo de atitude está custando caro e deverá custar muito mais caso não acordem para a realidade futura, e depois não irá adiantar se perguntar o porque chegou a tal ponto, e muito menos porque eu não ouvi e fiz a minha parte quando os outros me alertavam.

Reply

Em complemento, segue excelente post escrito por RA sobre o assunto.

OS CINEASTAS, A COMISSÃO DA VERDADE, A ENTREVISTA DE UM GENERAL E UMA LISTA DE MORTOS QUE ALGUNS QUEREM ESQUECER

(...)
Todos os signatários, eu sei, são pessoas honestíssimas. Falarei em tese. É preciso tomar cuidado com o binômio “cinema-verdade”. Vai que alguém decida algum dia investigar quanto o estado brasileiro já repassou a nossos cineastas para que pudessem nos premiar com suas obras-primas — inclusive e muito especialmente, durante a ditadura. Chegaríamos à conclusão de que foi o setor que mais concentrou renda na história do país. Os filmes podiam ser uma porcaria, mas os apartamentos na orla de Ipanema e Copacabana sempre foram uma beleza!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-cineastas-a-comissao-da-verdade-a-entrevista-de-um-general-e-uma-lista-de-mortos-que-querem-esquecer/

Chris/SP

Reply

Primeira revelação da Comissão da Verdade: o Brasil já tem 110 cineastas. Onde andarão os filmes?

Os filmes estão engavetados, Coronel, esperando a antacine conseguir obrigar as tvs pagas a exibi-los a preço de ouro para quem não pagaria para ir vê-los nos cinemas.

Reply

Cineastas esquerdóides, da mesma maneira que “romancistas” esquerdóides (vide Chico Jabuti) jamais produziram ou produzirão obra de qualidade. Ora, porque se “indignam” por causas erradas. Se obra de cinema é como obra literária, ou seja, se se precisa suar muito pra obter qualidade, estão suando a toa. Simplesmente porque os esquerdóides não tem o “start” necessário. O “start” é a “indignação”. Se “indignam” por causas erradas, só produzem bobagens (como está constatado para toda a posteridade).

Reply

Não sei por que! Nesse paizinho todo cineasta de lixos , cantores de m..., são alçados a categoria de "intelequituais". Alguém pode me explicar?

Reply

Coronel, parabéns, os títulos dos posts estão cada dia melhores, mais precisos e irônicos do que nunca, capazes de liquidar o assunto numa tirada, hehe. Esse então dos cineastas é simplesmente impagável, hehehe...

Reply

Vou ser delicado.

Em primeiro lugar, os militares não ficaram fazendo manifestações. É mentira.
Eles apenas reagiram às falas agressivas de duas ministras e pediram providências de Dilma.
Os cineastas do Brasil, sempre tão chegados a financiamento públicos não estão falando a verdade em seu manifesto.

Mas com isso conseguem mais alguma grana no BNDES ou no MINC.

Reply

Que todo mundo tenha juízo e deixem de criar instabilidades.
Não há necessidade alguma disso.
A Lei de Anistia está em vigor.
|E ninguém está desobrigado de buscar saber o que ocorreu com os seus, através da Justiça, que livre no Brasil.
Assim, em locais desenvolvidos, as coisas ocorrem dentro da normalidade.
Em terras atrasadas, há provocações de revanches e ameaças sem sentido.
Pena que os atrasos insistem em aparecer.

Reply

ESTA ATÉ PARECENDO A COLOMBIA, VEJAM:
Como pode ser possível que o general Jesús Armando Arias Cabrales seja condenado hoje a 35 anos, enquanto o terrorista Antonio Navarro Wolf seja Governador de Nariño e eventual aspirante à presidência em 2014?


A condenação a 35 anos de prisão contra o general Jesús Armando Arias Cabrales, comandante das tropas que salvaram a república e a institucionalidade durante as funestas horas do dias 6 e 7 de novembro de 1985, quando uma frente do grupo terrorista M-19 penetrou a sangue e fogo no Palácio da Justiça e assassinou vários reféns a sangue frio, tem fundo político, propagandístico dos comunistas e cínica atitude cúmplice com os terroristas que agora são governadores, ex-ministros, ex-candidatos presidenciais, ex-diplomatas e até ex-assessores de altos funcionários do Estado.

É incrível que hoje sejam julgados e condenados os que expuseram até suas vidas e as de seus soldados para expulsar os terroristas do Palácio da Justiça, que por ordem de Pablo Escobar pretendiam fazer desaparecer os processos com investigações contra os capos do cartel de Medellín e, por extensão, dos dirigentes políticos corruptos que obedeciam ordens deste criminoso.

Enquanto isso, os verdadeiros criminosos, os terroristas que mancharam as mãos com o sangue de camponeses, de operários, de soldados, de policiais e de magistrados no Palácio, andam soltos e se auto-denominam moralistas. E a "justiça injusta" acredita em suas fantasiosas versões, enquanto avaliza testemunhas falsas e condena os militares com provas turvas, como o ressarciu mil vezes o coronel Plazas Vega

Reply

Pelo título da Folha, dá a impressão de que TODOS os cineastas brasileiros querem a tal Comissão da Verdade.Achei estranho. Como assim, TODOS? Fui ver a lista. Comédia.Tudo carrapato pendurado no saco da Petrobrás. Tudo parasita que não quer perder a boquinha,né?

Reply

CINEASTA DA PUTARIA E CONSUMO DE COCAINA É SÓ O QUE SABEM FILMAR.
SEMPRE COM DINHEIRO PÚBLICO.

TROPA DE VAGABUNDOS SÓ VIVEM DO DINHEIRO DO POVO.

SEUS FILMES SÃO UM VERDADEIRO LIXO, LIXO....

Reply