A verdade, nada mais do que a verdade, sobre o Pinheirinho.

O Pinheirinho evidenciou a submissão de moradores a interesses ideológicos menos nobres do que o justo direito ao lar. A Constituição prevê o direito à moradia e também o direito à propriedade. O imóvel, em um Estado democrático de Direito, só pode ser desapropriado mediante indenização prévia e justa, observado o devido processo legal. Ele não pode ser arrancado do proprietário, seja quem for, para se transformar em moradia para terceiros. Ele deve cumprir a sua função social, mas, com a falência, o falido perde a sua administração. 

Em 2004, quando a área foi invadida por pessoas ligadas ao PSTU, o juízo da falência (18ª Vara Cível de São Paulo) ordenou a desocupação. Um juiz de São José dos Campos suspendeu a ordem sem ter poderes e solicitou ao presidente da República, ao governador e ao prefeito a desapropriação. Desde 2004, nada foi feito. A possessória foi remetida em definitivo a São José dos Campos e, após recursos, em outubro de 2011, foi ordenada a desocupação.

O Pinheirinho vale R$ 500 milhões. Fora gastos com infraestrutura e moradias. Como é muito caro, União, Estado e município não o desapropriaram. Ninguém quis pagar a conta. Só discursar. A União não interveio no processo nem indicou recursos. Foi apresentado um protocolo de intenções do Ministério das Cidades para regularizar a área. Intenções fluidas, não interesse jurídico. Nada se regulariza sem verba. A juíza tentou acordos. A empresa construiria imóveis em outro local. Os líderes recusaram. Queriam confronto: tinham os próprios interesses a defender. 

A Justiça Federal, com base em inepto pedido de associação (a União jazia inerte), pretendeu paralisar a reintegração. Só o Superior Tribunal de Justiça poderia fazê-lo. O Tribunal de Justiça não reconheceu a teratológica ordem federal. Seu presidente, o desembargador Ivan Sartori, recebeu parlamentares do PT e PSOL para buscar solução. Conversamos longamente. Nada de concreto apresentaram. O juiz da falência, no dia 18 de janeiro, não suspendeu a desocupação. Nem poderia: falência e possessória são processos distintos. Sugeriu à magistrada que o fizesse, sem êxito. O que se faria em 15 dias, sem desapropriação? 

Alertei o senador Eduardo Suplicy e o deputado Ivan Valente, que preferiram acreditar no que lhes era conveniente. O planejamento evitou mortos e feridos graves pela PM. Frustrou quem pretendia explorar politicamente cadáveres. Diante do confronto estimulado pelos líderes, foi preciso retirar os ocupantes, que voltaram para reaver pertences, e encaminhá-los para abrigos e programas sociais. Encaminhar quem precisava. Havia invasor com cinco alqueires de área e outros que só exploravam, mediante taxa e aluguel, pobres moradores. Havia um ponto de drogas na região, cracolândia. 

Ninguém compactua com abuso policial. Nem com a cobrança de taxas pelos líderes, incitação à violência ou falsas notícias de mortos para desqualificar a ação. O caso nos sensibilizou. Nós, juízes, lidamos com os mais profundos dramas. Em um despejo por falta de pagamento, porque é direito do locador reaver seu imóvel, o locatário não terá para onde ir. Ao condenarmos alguém à prisão, sua família ficará ao desamparo. Podemos descumprir a lei por esses motivos? 

Dias antes da operação, sugeri ao juiz da falência que parte do Pinheirinho fosse usada para quitar créditos federais contra a falida. Falava-se em dezenas de milhões. Checamos: só havia um crédito de R$ 311 mil. Não assentaria ninguém. Esse processo estava parado há cinco anos por inércia da União! Pedi ao senador Suplicy que o advogado-geral da União levantasse todos os créditos federais e me ligasse com urgência. Até hoje aguardo a ligação. 

RODRIGO CAPEZ, 43, é juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Artigo publicado na Folha de São Paulo.

12 comentários

Gente impecil é claro que uma coisa não incalida a outra. Existe vice para que? A equipoe será de quem? Ninguem governa sozinho. O Serra pode sim se candidatar a Presidente mesmo sendo prefeito de Sâo Paulo.Quem criou edsta regra imbecil.

Reply

Coronel
Fazer rodar esse texto esclarecedor pelos meios de comunicação, incluindo os virtuais, seria uma ótima medida.
Começaríamos a neutralizar ataques petralhas, como já acontece com o destemperado Senador Suplicy (contra Aloisio Nunes).
Sabemos que no vale-tudo à moda do PT, Pinheirinho será aperitivo da eleição em Sampa.
Aliás, pensando bem, vou encaminhar o texto para o Senador Suplicy e vamos ver o que acontece.
Saudações,
M. Rosa - S. Paulo-SP

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Suplicy, só me lembro de ter feito tres coisas em sua vida "parlamentar":

1- Ser um CORNO INCORRIGÍVEL;
2- Vestir cuecas vermelhas sobre o terno;
3- Das chiliques e pitis em plenário.

No resto não passa de mais um PTralha safado e ladrão.

Reply

" ...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (Jo 8.32).
Contra essa canalha toda, vive e quer lançar o país nas trevas, nada melhor que o clarão da verdade e da justiça.

Reply

" ...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (Jo 8.32).
Contra essa canalha toda, vive e quer lançar o país nas trevas, nada melhor que o clarão da verdade e da justiça.

Reply

O suplicy tem problemas ,não consegue formar frases ,que dirá resolver problemas à êle enviado ,é um asno ,que viveu sempre às custas do governo ,aliás a flia toda ,pois qdo a martaxa foi prefita sanoyu as dividas da flia de uma empresa de tecido se não me falha a memória.
que saco esses petralhas.

Reply
a mão que embala o berço mod

O suplício é um petralha e como tal não tem ética, moral e nem responsabilidade com a verdade, para elle só interessa a verdade achada na pocilga onde chafurdar a vontade.

Reply

Coturneiros de São Paulo - capital,

sugiro que façam uma cópia deste texto!

Mandem para todos os conhecidos por e-mail.
Acho até que vale a pena imprimir e ter à mão para dar e acabar com essa corja petista de vez.

Se elles convencem as pessoas com mentiras deslavadas, por que nós não as convencemos com verdades??
Por que somos uns acomodados, ingênuos e até burros!
Nosso silêncio constante é que permitiu e prossegue permitindo que a canalha esteja livre fazendo o que faz:

roubando
enganando
usurpando
abusando do poder e da nossa paciência!

FORA PT!

Flor Lilás

Reply

"Pedi ao senador Suplicy que o advogado-geral da União levantasse todos os créditos federais e me ligasse com urgência. Até hoje aguardo a ligação. "
________________________________

o Juiz acabou com a credibilidade do Suplicy. Quero ver o petralha sair desse corner...
Agora se um vagabundo liderando a ocupação pedisse ao Suplicy um discurso inflamado no plenário seria prontamente atendido.

Reply

Incrivel alguem ainda dar ouvidos ao Suplicy depois do episódio da morte do cumpanhero Celso Daniel que ele investigou direitinho...

Reply

RESUMINDO... ESTA É MAIS UMA SACANAGEM ABSURDA, TOTALMENTE ANTI DEMOCRÁTICA, ANTI PATRIÓTICA E DE IDEOLOGIA GUERRILHEIRA, QUE OS PTRALHAS E SEUS ALIADOS ABESTADOS COMETEM CONTRA O POVO BRASILEIRO.

ATÉ QUANDO NO BRASIL, TEREMOS QUE SUPORTAR ESTA CORJA DE CORRUPTOS SAFADOS?

Reply

Sr Coronel


Gostaria de registrar um fato cientifico,o senador suplicy contraria a lei da evolução de Chales Darwin.Como sabemos o sr Darwin acreditava que os homens tinham evoluído de antigos primatas.
HOJE TENHO A CERTEZA QUE O SENADOR SUPLICY É UM HOMEM QUE ESTÁ SE TORNANDO UM VERME.
Proponho ainda a UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO um curso de ORATÓRIA ministrado por SENADOR SUPLICY.
Seria o máximo,o senador entrando em aula com uma calcinha vermelha, que graça.
UM HOMEM SE TORNANDO VERME.

Saudações

Ps Temos juízes,parabéns pelo texto
sr juiz,o sr colocou as coisas nos devidos lugares.

Reply