Aproveitando a nova máxima do governo Dilma Rousseff, que prega a melhoria da gestão dos ministérios, o PSDB enviou ontem à presidente uma proposta de "reengenharia da administração direta federal". Elaborado pela bancada do PSDB na Câmara, o documento sugere a extinção de sete ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Agrário, criado por Fernando Henrique Cardoso em 1999. Trata- se de uma proposta de reforma administrativa no primeiro escalão do governo — que chegou a ser aventada no governo no início das discussões sobre a primeira reforma ministerial de Dilma.
A proposta dos tucanos é que os atuais 38 ministérios sejam reduzidos para 31 e que as despesas de custeio tenham um corte de 20%, mesmo percentual sugerido para ser cortado no número de funcionários comissionados, hoje batendo a casa dos 22 mil. Essas medidas trariam, segundo a proposta, uma economia de R$ 3,348 bilhões ao ano. "O atual governo conta com uma máquina administrativa pesada que vem desde o governo anterior e também turbinada neste governo para permitir uma acomodação dos apadrinhados políticos", diz o texto dos tucanos, patrocinado pelo novo líder da bancada de deputados do PSDB, Bruno Araújo (PE).
O PSDB recomenda que a atual Secretaria de Portos seja incorporada pelo Ministério dos Transportes; que o Ministério da Pesca seja absorvido pelo da Agricultura; e o do Esporte, pelo do Turismo, como era no governo FH. Esta última pasta tinha, em 2002 (último ano da gestão tucana),156 cargos de confiança. Hoje, diz o documento, os dois ministérios somam 352 cargos dessa natureza. O documento afirma que a saúde pública passa por uma crise, e argumenta que para solucionar os problemas mais recursos são necessários. Outro tema abordado é a crise econômica mundial e os possíveis impactos que pode causar no Brasil. O documento foi protocolado no Planalto, que não se manifestou.(O Globo)
4 comentários
Cel
ReplyHoje falar em DEM e PSDB é o mesmo que falar de peça de museu. Coisas do passado.
Como sempre faltando quase seis meses para às eleições eles continuam sem um candidato que possa enfrentar, em São Paulo, a Tartaruga que Lula colocou no Poste.
Cada fez que FHC, Serra, Alckmim e outros dão entrevistas na mídia é só para piorar a situação.
Ainda não escolheram o candidato para 2014 e Aécio, Alckmim, Serra, Estelita, FHC e outros seguem a mesma linha do passado. Parecem mulas e não sabem que o mundo gira e muda de comportamento, necessidades e objetivos.
Meu ponto de vista é que DEM e PSDB estão mortos devido a INCOMPETÊNCIA de seus lideres.
A bem da verdade o PT com suas alianças esta se comportando igual ao PRI, Partido Revolucionário Institucional do México.
PRI é um dos principais partidos políticos do México que teve o poder hegemônico sobre este país entre 1929 até 2000. Todos os presidentes do México foram deste partido, até que foi derrotado nas eleições do ano de 2000 pelo candidato do Partido da Ação Nacional do México, Vicente Fox Quesada.
Resumindo TAMU FÚ...
Átila
Eu sugiro a FgagáC que feche a cloaca. A cloaca dele.
ReplyCoronel,
ReplyQuanta ingenuidade e perda de tempo do PSDB. Querendo ajudar o PT a governar(qua, qua, qua,..).
São tão burrinhos.....
JulioK
Cada vez que FHC abre a boca, ou usa a pena para escrever, saem estas coisas! Alguém pediu a opinião dele????
ReplyAo invés de tentarem (PSDB) organizar a sua casa, que anda uma desordem, ficam querendo solucionar os problemas do PT.
É o fim da picada!!!