Estas são as duas chapas que vão se enfrentar, ao que tudo indica, em São Paulo. A chapa Alckmin-Maluf indicando um candidato que vai usar a máquina estadual. A chapa Kassab-Haddad usando as máquinas municipal e federal. Os tempos de TV se equivalem e haverá, com toda a certeza, uma polarização. Nem esquerda, nem direita, nem centro vão estar satisfeitos com estas duas composições. O eleitor vai estar em último lugar.
A chapa Kassab-Alckmin, com o melhor candidato, é a única que expressa a lógica da política paulistana, paulista e brasileira, é a única que não dá um nó na cabeça do eleitor. É imprescindível que esta aliança seja mantida para que a oposição tenha pelo menos uma tênue chance de enfrentar o PT em 2014. O que está pegando em São Paulo? O PSDB tem o governo do estado, com um vice do PSD. O PSD tem a prefeitura da capital e, por isso, quer indicar a cabeça-de-chapa nas eleições de 2012, mantendo o acordo: estado para o PSDB, capital para o PSD. A negociação é que, com esta aliança, o PSD estará ao lado do PSDB para a reeleição de Alckmin. O que o PSDB está fazendo? O PSDB quer acabar com José Serra, acabando com Gilberto Kassab. É Alckmin, com o apoio velado de Aécio, querendo enquadrar José Serra. Como o PSD ainda não tem tempo de televisão, o PSDB não quer ser vice na eleição municipal. É uma chantagem momentânea, que pode dar certo, mas que vai criar um fosso entre as duas legendas. Em resposta à chantagem momentânea, Kassab buscou uma aproximação oportunista com o PT. Olho por olho, dente por dente. Espertamente, Lula vai incentivar esta aproximação, pois ela fere o PSDB de morte em São Paulo e, por conseqüência, no Brasil. A pergunta que fica é: quem não quer esta aliança do PSD com o PSDB em São Paulo? A única coisa que todos os eleitores da oposição têm certeza é que ninguém quer o Kassab com o Haddad, assim como ninguém quer o Alckmin com o Maluf. As posições estão ficando cada vez mais radicalizadas ao ponto de que em pouco tempo não haverá mais condições de recompor a aliança vitoriosa que comanda o estado e a capital de São Paulo. Nestas horas é que se pergunta: onde está aquele fenômeno chamado Fernando Henrique Cardoso para manter o PSDB unido? Eu respondo: está lá no seu instituto, cuidando do seu legado, dando entrevistas espirituosas, pedalando e andando para estas miudezas da política do Brasil.
21 comentários
Aqui em Curitiba, outro tradicional reduto da oposição ao PT, o PSDB será dizimado na eleição municipal e entrará muito mais fraco em 2014.
ReplyEm SP está em curso algo parecido, a diferença talvez esteja em que o governo paulista apresenta alguma eficiência, enquanto a administração Beto Richa tem se mostrado um zero a esquerda.
Eu só queria entender,porque o kassab quer ter um vice no PT e não quer ter um vice no PSDB
Replycom o PSDB tem que ser a cabeça de chapa.
se eu fosse ele seria mais humilde
colocaria o henrique meirelis como vice.ate porque ele não é de são paulo seria um forma da população começa a avaliar ele.
mais não ele preferi ser vice do PT
eu vou ser sincera o kassab não ganhar em 2014 todos que votaram nele já estão arrependido incluindo eu. para me ele é um grande traidor e tudo que elefaz é para acaba com o PSDB o que ele quer mesmo é O PT, a população de SP reprovou o kassab.olhar que eu fui um defensoura do kassab na eleição passada.mais não voto mais nele nem em seu partido.
Paulo Maluf é um santo em comparação com os petralhas. Acho q o intransigente não é o alckimin, mas o próprio kassab que fundou um partido para barganhar e tá metendo os pés pelas mãos. Do pt ele só vai levar o pé na bunda. Tá no dna do Pt trair. E opsdb parece q não tá querendo ser figuração do kassab, o espertalhão atrapalhado. Do jeito que tá indo, kassab vai acabar tendo só o tiririca pra fazer acordo.
ReplySou muito mais Maluf, apesar de tudo.
ReplyO que Maluf e o Color fizeram, foi chá de senhoras.
M..%^^&((((#### por m.&**((****, fico com a m...^&*((^%%, que menos fede...
E viva o Brasil!!!
Mande os 4 "turcos" de volta para o Líbano, nenhum presta.
ReplyFaltou completar, Coronel: "...e falando de maconha."
ReplyCel
ReplyEstas fotos mais parecem de reunião de conraventores!
Enquanto isso as dividas dos governos federal, estadual e federal só aumentam. No final quem vai pagar é o ferrado do aposentado.
Você viu o FHCannabis por aí?
Átila
Já passou do ponto:
ReplySerra tem de criar uma nova legenda e picar a mula do PSDB.
O Alckmin é um cara vingativo ao extremo, a ponto de fuder a população, as pessoas de bem, entregando de vez o governo municipal e estadual aos petralhas.
O Alckimin é o Aécio dos bandeirantes.
Fora, xuxu! Canalha!
Coronel,
Replye o José Serra, que continua neste partido de traíras que também o relegou ao esgoto, onde anda?
É o que dá as brigas internas do partido. Serra e Alkmin nunca se deram bem, pois um sempre puxou o tapete do outro. Como é que um partido pode ser forte de dentro dele os egos são tão inflados?
ReplyE depois falam mal de oposição. Quem se junta ao Maluff é porque já não tem amis por onde sair.Essa é de fato a verdadeira quadrilha. O PT de fato não presta, mas onde é que está amoral dos outros partidos para cobrar isso?
Na verdade, Coronel, acho que o PSDB considera o seu, o meu, o nosso discurso de oposição uma coisa muito desagradável, quer distância mesmo. Nossa voz nunca foi tão órfã no Brasil
ReplyBasta entrar o tal Observador Político para ver que os reais oposicionistas são criticados pela própria "cúpula" do site.
Realmente, conforme um dos comentaristas disse, Maluf e Collor comparados com a probidade petista, sao duas senhoras do seculo dezenove.
ReplyEstão dando São Paulo de mão beijada pro Lula. Bando de covardes, idiotas. Não há oposição no Brasil.
ReplyMaluf significa votos,zona leste é malufista ,e perto dos petralhas é ladrão de chinelo,pq fez a fortuna dele em 30 anos de politica ,pior é o que fez com 8 anos de politica,simplesmente assaltaram o cofre público.
ReplyQuem é pallocci ,e zé dirceu ,e genuino,pelo menos o maluf ers dono da eucatex tinhauma certa herança de flis,pior que êle eu acho o suplicy ,esse cara nunca trabalhou só foi politico tomou umas pancadas em luta de box e ficou daquele jeito , a marta tinha uma empresa da fli de tecidos falida qdo prefeita consertou o problema .
Vamos ficar na espera ,não escuto ninguém falar nada ,talvez seja estratégia.
Sendo Paulistano, o que sei e' que estou cheio do mesmo troca-troca enquanto a cidade vai pra cucuia. Meu voto desta vez vai pro Russomano (20% das intencoes de votos). De acordo com pesquisas recentes ele so' fica em segundo se o Serra fosse candidato (18% x 16%, e mesmo assim, dentro da margem de erro), o qual ja' abandonou seu mandato tanto de Prefeito como de Governador, gerando para si 35% de rejeicao dos entrevistados devido a isso, o que praticamente garante Russomano como uma forte opcao contra a petralhada.
ReplyCel.
ReplyEsta dupla Kassab e PT está fora de cogitação para São Paulo. O que ele está pensando, só porque é o atual prefeito, já quer ser cabeça de chave??? Acobou de formar um partido e já está com o ego superdimensionado????
Eu não voto em PSD junto com o PT!
Chris/SP
Cacetear os garraios vermelhos do PT deveria ser tudo de bom para todo mundo! A prioridade absoluta de todos quantos têm alguma compreensão do risco que o Brasil corre por conta da ação antidemocrática, nefasta e corrupta das tralhas da estrelinha vermelha, deveria ser o combate sem tréguas ao petismo. Combater as cracas vermelhas do PT deveria ser o norte moral de todos quantos botam o cérebro à frente do rúmen. Em modos, fineza, educação e ética, creiam, quando se toma os petralhas por parâmetro de comparação, Paulo Maluf é de fato uma lady do século XIX servindo o chá das cinco às damas da corte do rei Ricardo. Portanto, se Geraldo Alckmin buscar aliança com Paulo Maluf já é um saco, Gilberto Kassab insinuar-se para um acordo com o PT é muito mais grave, mais abominável e incompreensível. Torçamos, pois, para que tudo não esteja passando da ação de atirar o verde para colher o maduro...
ReplySó pila !!!!
ReplyNEM QUE A VACA TUSSA EU PENSARIA EM VOTAR EM PAULO SALIM LADRUF,O o líder petralha do PP e mesmo como o vice do picolé de chuchu em 2014 para o governo paulista, melhor votar em nomes como a Soninha Francine que mesmo sendo socialista e que use de modo esporádico a maconha, sabemos que ela não é petralha, é idealista de um socialismo dentro das regras da democracia (isto não é comunismo).
ReplyComunistas de verdade rejeitam a participação em um governo burguês ou com democracia pois o projeto para o comunismo ( impossível ) é perpétuo e o máximo do socialismo é a tirania comum como na China onde o partido comunista chefia o estado
e os burgueses ou capitalistas têm o capitalismo selvagem para agir, desde que não possam pensar e o povo seja composto 100% de ovelhas mansinhas obedientes ao "pastor" ou líder comunista, a saída do atraso para o "socialismo avançado" se passa pelo capitalismo dirigido pelo PC. Aqui e na Venezuela, os governantes queriam pular a etapa da ditadura com miséria e ir direto para o socialismo avançado, seria como se nos EUA o partido democrata mudasse de nome para Partido Comunista Norte-americano e banisse o Partido Republicano e os outros e mantivesse a exata mesma política, exceto o primata neandertal Obama que seria o "eterno pastor" e ao morrer fizessem um mausoléu como na Coréia (Norte) para deixar o corpo e os capitalistas tivessem total liberdade e os sindicatos extintos ou transformados em oficiais pelo partido lá no Tio Sam.
**Este quadro é muito improvável ou impossível, pois o povo e militares odeiam tirania com liberdade apenas para os capitalistas ganharem mais e o governo roubar.
Depois que o quadrilheiro chegou ao poder, as fotos mostram onde chegamos. O Brasil que se lasque Coronel. Leio as notícias políticas com nojo, irritado, com a sacanagem que a tal oposição faz com seus eleitores.
ReplyO que merecem de elogios pelas ações nas ruas do Centro de São Paulo, onde estão desmanchando o tráfico e cuidando das pessoas viciadas, ambos merecem severas críticas pela forma como estão conduzindo os preparativos para as eleições municipais.
ReplySupostamente estaria em um ponto em que não teriam candidatos conjuntos.
O que é um verdadeiro absurdo e um desrespeito com os eleitores que os apoiaram fortemente em 2010, bem como ao candidato das oposições à presidente.
Dois políticos experientes como são, jamais poderiam deixar as coisas chegarem a tal ponto.
As eleições estão, praticamente, perdidas. Ainda, em tese, daria tempo de resolverem tudo isso. Pois, então, que o façam.