PSDB: o partido sem rumo.


Leia abaixo o artigo do historiador Marco Antonio Villa, publicado no Estadão com o título "Oposição sem Rumo": 

Nesta semana fomos surpreendidos por uma entrevista de Fernando Henrique Cardoso. Não pela entrevista, claro, mas pela análise absolutamente equivocada da conjuntura brasileira. Esse tipo de reflexão nunca foi seu forte. Basta recordar alguns fatos. 

Em 1985 iniciou a campanha para a Prefeitura paulistana tendo como aliados o governador Franco Montoro e o governo central, que era controlado pelo PMDB, além da própria Prefeitura, sob o comando de Mário Covas. Enfrentava Jânio Quadros, um candidato sem estrutura partidária, sem programa e que entrou na campanha como livre atirador. Fernando Henrique achou que ganharia fácil. Perdeu. No ano seguinte, três meses após a eleição municipal, propôs, em entrevista, que o PMDB abandonasse o governo, dias antes da implementação do Plano Cruzado, que permitiu aos candidatos da Aliança Democrática vencer as eleições em todos os Estados. Ele, aliás, só foi eleito senador graças ao Cruzado.

Passados seis anos, lutou para que o PSDB fizesse parte do governo Fernando Collor. Ele seria o ministro das Relações Exteriores (e o PSDB receberia mais duas pastas). Graças à intransigência de Covas, o partido não aderiu. Meses depois, foi aprovado o impeachment de Collor. Em 1993, contra a sua vontade, foi nomeado ministro da Fazenda por Itamar Franco. Não queria, de forma alguma, aceitar o cargo. Só concordou quando soube que a nomeação havia sido publicada no Diário Oficial (estava no exterior quando da designação). E chegou à Presidência justamente por esse fato - e por causa do Plano Real, claro.

Em 2005, no auge da crise do mensalão, capitaneou o movimento que impediu a abertura de processo de impeachment contra o então presidente Lula. Espalhou aos quatro ventos que Lula já era página virada na nossa História e que o PSDB deveria levá-lo, sangrando, às cordas, para vencê-lo facilmente no ano seguinte. Deu no que deu, como sabemos. Agora resolveu defender a tese de que a oposição tenha um candidato presidencial, com uma antecedência de dois anos e meio do início efetivo do processo eleitoral. É caso único na nossa História. Nem sequer na República Velha alguém chegou a propor tal antecipação. É uma espécie de dedazo, como ocorria no México sob o domínio do PRI. Apontou o dedo e determinou que o candidato tem de ser Aécio Neves. Não apresentou nenhuma ideia, uma proposta de governo, nada. Disse, singelamente, que Aécio estaria mais de acordo com a tradição política brasileira. Convenhamos que é um argumento pobre. Ao menos deveria ter apresentado alguma proposta defendida por Aécio para poder justificar a escolha.

A ação intempestiva e equivocada de Fernando Henrique demonstra que o principal partido da oposição, o PSDB, está perdido, sem direção, não sabendo para onde ir. O partido está órfão de um ideário, de ao menos um conjunto de propostas sobre questões fundamentais do País. Projeto para o País? Bem, aí seria exigir demais. Em suma, o partido não é um partido, na acepção do termo.

Fernando Henrique falou da necessidade de alianças políticas. Está correto. Nenhum partido sobrevive sem elas. O PSDB é um bom exemplo. Está nacionalmente isolado. Por ser o maior partido oposicionista e não ter definido um rumo para a oposição, acabou estimulando um movimento de adesão ao governo. Para qualquer político fica sempre a pergunta: ser oposição para quê? Oposição precisa ter programa e perspectiva real de poder. Caso contrário, não passa de um ajuntamento de vozes proclamando críticas, como um agrupamento milenarista.

Sem apresentar nenhuma proposta ideológica, a "estratégia" apresentada por Fernando Henrique é de buscar alianças. Presume-se que seja ao estilo petista, tendo a máquina estatal como prêmio. Pois se não são apresentadas ideias, ainda que vagas, sobre o País, a aliança vai se dar com base em qual programa? E com quais partidos? Diz que pretende dividir a base parlamentar oficialista. Como? Quem pretende sair do governo? Não será mais uma das suas análises de conjuntura fadadas ao fracasso?

O medo de assumir uma postura oposicionista tem levado o partido à paralisia. É uma oposição medrosa, envergonhada. Como se a presidente Dilma Rousseff tivesse sido eleita com uma votação consagradora. E no primeiro turno. Ou porque a administração petista estivesse realizando um governo eficiente e moralizador. Nem uma coisa nem outra. As realizações administrativas são pífias e não passa uma semana sem uma acusação de corrupção nos altos escalões.

O silêncio, a incompetência política e a falta de combatividade estão levando à petrificação de um bloco que vai perpetuar-se no poder. É uma cruel associação do grande capital - apoiado pelo governo e dependente dele - com os setores miseráveis sustentados pelos programas assistencialistas. Ou seja, o grande capital se fortalece com o apoio financeiro do Estado, que o brinda com generosos empréstimos, concessões e obras públicas. É a privatização em larga escala dos recursos e bens públicos. Já na base da pirâmide a estratégia é manter milhões de famílias como dependentes de programas que eternizam a disparidade social. Deixam de ser miseráveis. Passam para a categoria da extrema pobreza, para gáudio de alguns pesquisadores. E tudo temperado pelo sufrágio universal sem política.

Em meio a este triste panorama, não temos o contradiscurso, que existe em qualquer democracia. Ao contrário, a omissão e a falta de rumo caracterizam o PSDB. Para romper este impasse é necessário discutir abertamente uma proposta para o País, não temer o debate, o questionamento interno, a polêmica, além de buscar alianças programáticas. É preciso saber o que pensam as principais lideranças. Numa democracia ninguém é líder por imposição superior. Tem de apresentar suas ideias.   
MARCO ANTONIO VILLA, HISTORIADOR, É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)

52 comentários

A inseguraça do José Serra de falar como oposição em 2012 foi uma das causas de sua derrota.Tratou com cortesia uma gang, ladrões, assaltantes, assassinos.
Se o PT ganhar a Prefeitura de São Paulo neste 2012, estará proclamada a RPB - Republica Popular Brasileira.

Reply

Cel

Primeira pergunta: Quem dentro do PSDB é Oposição a Dilma e ao PT?

Todos parecem cão amestrado que obedece a governANTA esperando receber seu Premio por boa atuação no Palco.

INFELIZMENTE NÃO TEMOS OPOSIÇÃO.

E assim, em pouco tempo, teremos um regime nazi facista administrado por estes terroristas.

Átila

Reply

Amigos,
Não se enganem com nenhum desses canalhas que estão em evidencia para governar nossos municípios, estados e união.
Não esqueçam ao comparecerem às respectivas seções para votarem, votem em "000 + Tecla Verde". Vamos mostrar a cambada quem apita o jogo. Vamos desempregar esses desordeiros que só nos sugam, estão vampirizando nossas últimas gotas de sangue. Trabalhamos dia após dia para pagar impostos para sustentar o luxo dessa bandalha que ai está. Vamos anular nossos votos, será uma lição nesses nojentos. Repito: "000 + Tecla Verde" - Divulguem.

Reply

Enquanto os tucanos paulistas perdem o rumo, o pt achou de vez o seu no aparelho de Estado.

Mais um petralha pego com a mão na cumbuca...

O marido da Prefeita Sandra Kennedy do PT Registro/SP, Ronaldo Ribeiro, primeiro-damo que é Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro e Presidente do PT-Registro, é funcionário fantasma da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, contratado pelo gabinete do Deputado Simão Pedro, também do PT. A população e os políticos da região do Vale do Ribeira não sabiam que Ronaldo Ribeiro é assessor, pois ele nunca se apresentou como tal e nunca fez gestão política para os Prefeitos do Vale do Ribeira. É "funcionário fantasma", aquele que recebe dinheiro público e não trabalha. No gabinete do deputado Simão Pedro ninguém o conhece.

Aqui o link do Diário Oficial, com a publicação da contratação de Ronaldo Ribeiro: http://www.al.sp.gov.br/web/portal/destaque/Tabelas_Vencimentos_2011_03_01.pdf

A publicação o exonera do cargo de AUXILIAR PARLAMENTAR e o nomeia ASSISTENTE PARLAMENTAR V, com salário de quase R$ 8.000,00 (oito mil reais) mês.

Pg. 38. Legislativo. Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 21/09/2011:
EXONERANDO , nos termos da 1ª parte do item 2 do parágrafo 1º do artigo 58 da Lei Complementar nº 180, de 12 de maio de 1978:
RONALDO JOSE RIBEIRO, RG nº 30805836, do cargo que vem exercendo, em comissão, de AUXILIAR PARLAMENTAR, do SQC-I do Quadro da Secretaria da Assembleia Legislativa (QSAL), com vencimento fixado no Anexo IX - Escala de Classes e Vencimentos - de que trata o artigo 68 da Resolução 776/96, a partir de 21/09/2011. (Decisão nº5180/2011);

NOMEANDO , nos termos do inciso I do artigo 20 da Lei Complementar nº 1.136, de 25 de abril de 2011:
RONALDO JOSÉ RIBEIRO , RG nº 3080583-6, para exercer, em comissão, o cargo de ASSISTENTE PARLAMENTAR V, do SQC-I do Quadro da Secretaria da Assembleia Legislativa (QSAL), com vencimento fixado no Anexo III, da Lei Complementar nº 1136/2011, em vaga criada pela referida Lei. (Decisão nº5184/2011).

Reply

Mensalão do DEM

Segundo Veja, o PT ajudou a preparar a denúnica, como também um tal de Tufoli.

Reply

É nisso que dá apostar na incompetência do Serra, do FHC e do Aécio.
Esse pessoal sempre apostou que o molusco faria um péssimo governo e que seria fácil retomar o poder. Deram com os burros na água. Novamente, pregaram aos quatro ventos que a Dilma é um poste, e ela tem a melhor avaliação na história do Brasil.
E assim, de erro em erro vamos vendo a oposição se esvair lentamente.
E o fato é que seja como for, precisamos de uma oposição em qualquer regime político. Mas de uma oposição firme e responsável, que, ou apresente novas propostas de governo se o atual não for bom, e, que tenha boas idéias de governança se o atual governo for ruim. No entanto, os erros do PSDB são muito fáceis de apontar: Partiram para o neoliberalismo e o desmantelamento do Estado, sucatendo tudo o que puderam enquanto estavam no poder. O discurso de que estatais são cabides de emprego sempre foi falso, apenas para esconder a ingerência dos políticos de sempre. E tanto isso é verdade que basta olhar no panorama atual, pois olhando sem paixão política para o país, qualquer um pode perceber que os acertos são maiores do que os erros no atual governo. E isso em plena crise global. As grandes obras de infra-estrutura deverão ser concluídas e o país continuará crescendo, desde que o consumo interno seja estimulado adequadamente, e que os consumidores (o povo) tenham poder aquisitivo para consumir. Tão simples como somar dois e dois. E se alguém achar que estou errado, olhem para os governos passados e vejam o que era feito quando havia uma crise, por menor que fosse.

Reply

"que Aécio estaria mais de acordo com a tradição política brasileira"

nisso eu concordo..

a tradição da politica brasileira eh essa merda que conhecemos ha anos..

portanto, Traecius realmente estaria mais de acordo com isso ai...

Reply

Aos decepcionados com os tucanos,

O PSDB foi tomado pelos esquerdopatas bajuladores do Lulopetismo mas ainda existe gente boa na política brasileira que mantém a nossa esperança acessa.

Roberto Freire, presidente do PPS, cobra "oposição de verdade" do PSDB ao governo Dilma.

Ele critica também o "isolamento" que está sendo imposto ao Serra e diz que o PPS estará sempre de portas abertas para ele, caso queira uma alternativa ao PSDB

http://www.robertofreire.org.br/site/noticias/item/599-freire-cobra-oposi%C3%A7%C3%A3o-de-verdade-do-psdb-ao-governo-dilma

Reply

TENHO CERTEZA , POR ESSA SEUS ELEITORES E O BRASIL NÃO ESPERAVA !!!
Reclamação!!!!!
ALCKMIN, VIRANDO UM HIPÓCRITA TAMBÉM !!
ALCKMIN , UM TRAIRA , POUSANDO AO LADO DE LULA NAS FOTOS !!!!!!!
Caro governador Alckmin, pousar na foto ao lado de Lula, é decepcionante, é um chute na B..... de seus eleitores .
Hoje o senhor provou por A + B, que se comparou a Lula na arte da hipocrisia e demagogia , um homem sem caráter e traíra .
Caro governador, saiba que hoje o senhor perdeu e muiiito com seus eleitores.
Pousar em fotos ao lado de Dilma , é aceitável, mas sair ao Lado de Lula, é inaceitável , é falta de caráter . É hipocrisia de sua parte onde passou a se comprar a ele .
Sua atitude é Lamentável governador !!!!
Um verdadeiro traíra !!!

Reply

Nem tipiti e nem tapatá, é Augusto Heleno presidente e Kátia Abreu vice. E não se discute mais!!!

Reply

e outra coisa...

puta que o pariu, que analise mais clara e certeira...

e o pior de tudo, eh tao obvia, descreve tao bem o que se passa nesse cenário politico nacional, que acho que ate o Villa deve se envergonhar de ser obrigado a escrever tamanha obviedade...

eu realmente não sei aonde a tal oposição quer chegar...

santodeos, o governador do maior estado do pais se presta a tirar fotos dentro de um hospital com O Chefe da turma que tenta desestabilizar seu governo e tomar o poder no seu estado...

eh algo assim indescritível que não tem registro nos anais do grande livro dos asnos mundiais...

Reply

1) Nada de voto nulo.
2) O que eles querem, os adesistas, governistas, é isso: rendição.
3) Voto nulo não os derrotará.
4) Não acreditem que a política está falida.
5) Isso eles próprios vendem, desde tempos.
6) Assim, não discute-se política. 7) Podem observar que apenas é xingada a política, é descaracterizada a política...
8) Só que eles, só fazem política o tempo inteiro.
Não votem nulo. Nunca.

Reply

Só não concordo com isto:
"(...) Agora resolveu defender a tese de que a oposição tenha um candidato presidencial, com uma antecedência de dois anos e meio do início efetivo do processo eleitoral. (...)"

Lula foi candidato com 4 anos de antecedência hehehe...

Reply

Perfeito esse artigo vai para o meu arquivo.
Este artigo também poderia ser esfregado na cara de todos os tucanos!!!!

Reply

PSDB MORREU por COVARDIA.
Sem mais.
Ponto final.

Reply

Sr. anônimo das 19:12, em que planeta vc vive.
esse desgoverno não fêz absolutamente nada, não tem ninguém capaz de realizar alguma coisa, a não ser enriquecer a cumpanheirada, e fazer os idiotas consumirem além do que podem e ficarem inadiplentes.
pegaram um herança otima e um momento excelente na economia mundial, a apesar de estar tudo favoravel tivemos nos ultimos 9 anos um crescimento pifio, o menor dos brics.
vc vai a incompetência dessa cambada a hora que a crise bater por aqui.aliás sem crise a inflação já é o triplo do pib.
não se iluda, estão afundando o país e breve muito breve as conseguências chegarão.

Reply

EM PARTES CONCORDO COM MARCO ANTONIO.
OQUE VOU NARRAR É HOSTORICO.

1- A derrota de FHC em SP foi a maior ZEBRA.
2- FHC que na época era Fernando Henrique Cardoso, tinha a favor dele o fato de Covas ser prefeto,Franco Montouro governador, ele FHC senador(,pqe Montoro assumiu o governo de SP e, ele ficou no lugar no senado) e Sarney o que Marco Antonio não disse, era o presidente.
3- Os 3 poderes mais importantes do Brasil com Fernando Henrique/ federal/estadual/municipal.
4- Esses 3 poderes puseram sua maquinas a favor de FHC. Janio tinha razão qdo dizia que nunca tinha se visto uma campanha com todo dinheiro e com as 3 esferas a favor de um politico.
5- Um dia antes o ibope que fazia pesquisa dava como certa a eleição de FHC, ele sentou-se na cadeira e posou p/ a revista Veja.
6- No dia 15/11/85, apenas um radio, dava a vitoria de Janio. Jovem Pan.Tos davam com certa a vitoria de FHC.
7- Tinha em SP um jornalista chamado Ferreira Neto que dizia, gente vcs estão comemorando, as urnas não abiram, a Jovem Pan está dando que quem ganhou foi Janio
8-As urnas se abrem, dá Janio. Carlos Nascimento que fazia o jornal local, acompanhou á apuração pelo SPTV não acreditava.
9-Janio estava eleito prefeito.

1 9 8 6/ FHC sai candidato a senador, por pouco não ganha em 2º vagap p/ Helio BicudoPT.
Mario Covas teve um vitoria com V maisculo, que depois só foi ultrapassada por Mercadante em 2002

Como bem disse Marco Antonio, FHC ganhou por conta de um plano. Lula não perdeu p/ FHC, perdeu p/ um plano.

Qto ao impedimento do Lula,está na cara que FHC não ia concordar, sabe por que, coronel?. Gratidão.
Se FHC chegou ao senado como suplente em 1978, foi graças ao Lula, que não queria que ganhasse um candidato da Arena,depois PDS.fez campanha p/ FHC, tanto é que ganharam ele e Franco montouro.
Lula colocou a CUT,os metalurgico todos p/ ajudar a derrotar o partido da direita,Arenea, candidato dos militares.
Marco Antonio poderia ter dito isso e, não ficar criticando sem falar toda a verdade.
Qto a escolher com 2 anos de antecendencia, não sou contra. Lula fez o mesmo com Dilma.Ela ganhou.

O que sou contra é não haver previas. Alvaro dias quer entrar nas previas.

Reply

Anônimo (20:09), pode ser uma utopia que 51% dos eleitores votem nulo, porém farei o que puder para convencer àqueles com os quais me relaciono para assim proceder. Caso isso ocorra, (51% dos votos nulos) o pleito realizado será anulado e os candidatos eliminados. Sendo portanto necessário outros candidatarem para outra eleição. Meu ponto de vista: A corja de sempre pensarão mil vezes quando forem nos sacanear, alias é só para isso que servem. Caso haja a segunda eleição ai veremos se são os de sempre que nunca largam o osso (a chave do cofre). Nesse caso teremos outras opções, pois os ladrões de sempre serão pouco a pouco alijados do poder.
Por que não voto nulo???

Reply

O PSDB acabou junto com Mário Covas.

Reply

PSDB TRAIU os 44 milhões de votos que recebeu.

Suicidou-se e faz q não sabe, embora já esteja até fedendo.

C'est fini oposicinha ridícula. Deu pra ti!

#EndireitaBrasil

Reply

Quanto à anamnese e ao diagnóstico, o professor está de parabéns, pois descreveu perfeitamente o perfil de FHC. O enquadramento histórico, no entanto, fica prejudicado por um erro de origem: FHC e PSDB nunca foram oposição ao PT. O PFL ao se travestir de DEM, desapareceu. Portanto, não existe oposição no Brasil.

Reply

Coronel,

Dê uma olhada na matéria da Revista IstoÉ.

É de impressionar como alguém conseguiu distorcer tanto o que aconteceu no pinheirinho.

http://www.istoe.com.br/reportagens/188341_OS+ERROS+DE+ALCKMIN?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Reply

Coronel

É de matar saber que FHC já faz merda desde 85/86, e vem piorando...onde vai parar? - SE VAI. Eu pensava que as sandices tinham começado com a blindagem de Lula no mensalão, ledo engano.

Posso fazer uma propaganda? Sobre o assunto oposição no Brasil, o Prof. Marco Villa publicou também "O INCÔMODO SILÊNCIO DA OPOSIÇÃO", que escreveu para o Globo em 24/01 e está no blog dele www.marcovilla.com.br :

http://www.marcovilla.com.br/2012/01/o-incomodo-silencio-da-oposicao.html

Mariana

Reply

Canalhas.

Reply

Os indignados6% estão sozinhos! O PSDB não arregimentou a oposição em torno de si PORQUE NÃO QUIS!!!!

Não faltaram cobaiais para um projeto social de impacto, dado o fato de que o partido tem 8 governos estaduais sob sua batuta. Não há propostas, não há nada. Sobraram as cinzas.

A oposição está morta. A foto com Apedeutácio apenas confirma que ela foi pro inferno.

No fim das contas, talvez seja melhor viver em países islâmicas do que ser escravo no Brasil, como narra a reportagem no link
http://www.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5123

Reply

Urgem providências na troca do nome do pais


de Brasil, para Apedeutaland.
Povão de merda

fiquem esperando pela Luiza chegar do Canadá, Copa do Mundo e BigBostaBrasil, vocês merecem.


Fuck all of you!!!!!!!

Reply

Digam o que quiserem, mas o Brasil tem 40% dos eleitores, os mais preparados intelectualmente, e que não suporta o governo petista. Essa quantidade é suficiente pra fazer massificar valores políticos povão afora, por ser capaz de explicar alguma coisa.

Creiam que uma mudança é possível. Inclusive o maior camelô da situação pode ficar até mudo. E o tempo corre contra a corrupção, o engodo e a farsa desse teatro imundo sarneysista/petista.

Essa análise do Villas sobre as dubeidades de FHC é excelente. Mas nós aqui já criticamos também o ex-presidente por falhas politicoadministrativas. Talvez nem ele saiba o que foi seu governo. É como se as coisas no Brasil acontecesse fortuitamente.

É como reza o ditado Budista: "entre o céu e a terra existe mais coisas do que se pode imaginar".Dias atrás ouvi em um bar argumentos desferidos no Blog do Noblat em 2005. A história anda, meu irmão. Vamos ver.

Reply

Coronel,
este é o verdadeiro FHC. Aquele que elegeu o velhaco e nos proporcionou toda essa vergonha que aí está.

Reply

Fantástico artigo, parabens, enquanto os acomodados do PSDB brincam de fazer politica o Lulla a faz até durante uma tomografia. Sem duvida o PSDB tem mt a aprender em termos de politica com o maior bravateiro que este PAIS ja viu!!!

Reply

A oposição está é refém de um bando de idiotas, a começar por FHC, o idiota-mor. Além de idiota é autoritário como todo esquerdola. Quer impor candidato. Que babaca!

Reply

Análise Coerente e Robusta (como sempre) do Professor Villa.
Apenas quero opinar que o 'Pai' do Plano Real não é o FHC!, mas o então Presidente do Bacen e posterior Ministro da Fazenda, sr. Pedro Malan, com o suporte dos think tankers da PUC-RJ e FGV-RJ.
Bom domingo Coronel !!!...

Reply

PSDB é a oposição yorkshire que mesmo mansa apanha prá cachorro!

Reply

Graças a ele quem ficou sem rumo fomos nós!

Reply

pdavida, SUBLIME, onde assino ??????????

Reply

O anônimo @ 28 de janeiro de 2012 20:38 tem toda razão. O das 19:12... sei lá, não parece Ptralha irônico vindo aqui tirar onda com a nossa cara ?

Reply

Anônimo 28 de janeiro de 2012 20:41 disse tudo com cronologia exata e pertinemente lembrou a eleição de FHC como suplente em 1978 que eu nem me lembrava mais...

Reply

Parece, Coronel, que o FHC está coerente com o que sempre fez, ou seja, foi ele quem colocou o PT onde está e o mantém lá, sempre escalando para a disputa quem não tem a menor condição ou quem só entra para perder.

Reply

sempre quis saber quem foi o cretino que bolou aquela tese do "deixar sangrar" ate as próximas eleições...

agora já sei...

e o melhor de tudo eh saber que quem deveria ter sido impichado, reuniu mais força ainda e passou a atacar, como de costume, o seu salvador...

ha otário pra tudo na politica...

e esse senhor das três letras eh um deles...

Reply

Pinheirinho foi uma armação de Gilberto Carvalho e do MST :

Os soldados do Pinheirinho

http://youtu.be/sWg77XhW2rU

http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/migrantes-encabecam-pelot-o-do-pinheirinho-1.206891

http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/mst-treina-exercito-para-a-luta-1.206518

tudo armação para queimar os tukanos, que caíram feito patinhos.
Aliás, os tukanos adoram apanhar.
Tipo, me engana que eu gosto.
Ah, vão todos se catar...

Reply

Caro J Brasil,

concordo plenamente com seus comentários, inclusive sobre a mudez do "outro".
Seus escritos até me deram um pouco de esperança.
Acredito muito na palavra diária contra o PT e suas ações espúrias.

No entanto, pelo que sei, foi Shakespeare que disse em Hamlet:
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia"

Saudações verde-amarelo!

Flor Lilás

Reply

Tudo bem coronel,li atentamente o artigo e pincei alguns tópicos que dão o que pensar: ..."A cruel associação do grande capital-apoiado pelo governo e dependente dele-com miseráveis sustentados pelos programas sociais." O que exatamente tem de cruel nisso eu não sei. Programa social virou palavrão pra quem? Pra mim não. Depois: "O grande capital se fortalece com apoio financeiro do estado que o brinda com empréstimos. É a privatização...Mas,daí concluo eu: Queriam que o governo trancasse o dinheiro em cofres , ficasse contando e recontando? Outra: "Nesse triste panorama,não existe o contradiscurso,que existe em qualquer democracia." Como não existe!? E o que estamos fazendo aqui neste blog? A verdade coronel,é que pra mim está difícil fazer oposição num quadro desses,não por culpa dos políticos da oposição,não pela imprensa... Mas,"exatamente tudo isso que ele disse estar trazendo benefícios pra maioria". E a maioria tem sabido defender o seu sistema atual em cada eleição. Democracia é isso. Eu até não concordo com uma porção de coisas do governo e,principalmente,do pt,mas,NUNCA DEIXO DE RECONHECER QUE ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA PLENA. Dizer que estamos numa ditadura é choro de menino derrotado no jogo de bola,que acha mais fácil dizer que o outro trapaça do que se esforçar pra vencer. Reconheço que vencer o pt não será fácil nesse sistema de coisas,mas,nem por isso me revolto,como se o derrotado fosse eu. Não vou deixar de viver a minha vida plenamente,não vou me deixar intoxicar de ódio por que a cada eleição a maioria resolve que quer pra governante alguém que eu não quis,que por mim,seria outro. Daí vem um artigo desses e eu caio em mim: Então é por isso que o pt tem vencido;A maioria,de alto a baixo na escala social está se beneficiando.

Reply

O único argumento que leio aqui contra esse sistema é medo de totalitarismo,fascismo... Isso é muito pouco pra tirar um governante em uma eleição sequer,tomara antes dela!! " Ah! tu tens que sair ( ou não podes ganhar a eleição),pois,eu SUSPEITO que tu é fascista,totalitarista.". Ninguém nasceu hoje dos que aqui se manifestam,eu,por exemplo,não tive NENHUM direito suprimido desde 2003. Então que coisa é essa de ter medo? Acho que fazer oposição é natural,ter medo ,ou incitar que se tenha do governo que não fez nada que prejudique os diretos dos cidadãos é ser imaturo. Eu não tenho mais medo de bicho papão faz anos e não sou trouxa de acreditar em quem diz que tenha. Talvez os políticos de oposição entendam assim: Perdemos a eleição,vamos pra oposição,mas,sem desespero,afinal,o país não está em perigo nenhum.

Reply

Flor Lilás, o budismo fala coisa semelhante. O verso seria atribuído ao próprio Buda, e rola nos escritos Teosóficos, Esotéricos; entrei nesses temas quando estudava Filosofia. É claro que dei um resumo para apresentar a idéia.

Outra expressão poderia ser: "AS COISAS OCULTAS SÃO A MAIORIA". Ou: " O INVISÍVER É MAIS EXTENSO QUE O VISÍVEL". Etc..

Abraços

Reply

o colega das 8:24 acredita em saci perere e mula sem cabeça também?

eh desses tipos ai, ingênuos ate o osso, que os esquerdistas mais gostam...

de uma passada em um desses botecos onde petralhas costumam se reunir e tente, democraticamente, criticar o Lula ou o governo petista pra ver onde eles irão enfiar os teus "direitos não suprimidos desde 2003"...

Reply

Flor, do autor de Hamlet, só li a biografia. E nem tenho tempo de lê-lo mais; não nessa vida.

Abraços

Reply

J Brasil,

sempre há tempo! Há traduções simplificadas.
Vale a pena.

Adorei aprender sobre o Buda!

Mas terá tempo de ler, se já não leu: Sidarta - de Hermann Hesse.
Lindíssimo.

Abraço fraterno.

FLor Lilás

Reply

Anônimo-28 de janeiro de 2012 20:53.

Porque o voto nulo nada resolve. Nem o voto cacareco. Nem as abstenções.
Além de ser praticamente impossível atingir 51% de votos nulos, não é assim tão simples ser anulada uma eleição.
Veja o que ocorreu a chamada Lei da Ficha Limpa. Tão elogiada por todos e de repente, todos têm ficha limpa estão assumindo ou reassumindo os cargos.
Por quê? Porque, pelo açodamento, contrariaram o preceito constitucional de uma norma eleitoral só valer para o período seguinte, para a eleição posterior à nova norma.
Assim, o voto nulo pode gerar armadilhas mais difíceis de serem desarmadas e não atingir o objetivo pretendido.
Melhor seria lutar pelo voto distrital e pelo voto facultativo.

Reply

Flor, Sidarta eu li quando tinha 15anos. Mas duvido da vantagem de ler novos clássicos com 60 anos. É de melhor resultado relê-los; então estou mais para Césare Cantú, Bíblia, ou outros já conhecidos.

O ideal da leitura acumulativa, como formadora da cultura, é até aos 40 anos ( a leitura profissional é outra coisa); é claro que a coisa pode variar conforme a força anímica, profissão, lugar, etc.. Depois viveremos de suas lembranças; é claro que elas devem ser reforçadas com releitura. Novidades não servirão muito conorme a idade.

"Há tempo certo para tudo"!

Reply

Prezado Coronel, me desculpe o comentário grande par responder algumas coisas ao Anônimo 8:11 h

-------------------------------

Caro Anônimo 8:11

Algumas coisas do seu comentário não fazem sentido, então comento abaixo. Para não ficar embolado:
- texto do Prof. Villa entre aspas, com comentário seu em seguida
- resposta minha em maiúscula
------------------------------

1."É uma cruel associação do grande capital - apoiado pelo governo e dependente dele - com miseráveis sustentados pelos programas sociais."
O que exatamente tem de cruel nisso eu não sei. Programa social virou palavrão pra quem? Pra mim não.
É CRUEL, SIM, E NÃO VIROU PALAVRÃO PRA NINGUÉM. PORÉM, É UMA SUBSTITUIÇÃO INDEVIDA DO TERMO PROGRAMA DE DEPENDÊNCIA ETERNA PELO TERMO PROGRAMA SOCIAL, OU SEJA, UMA MENTIRA, UM ENGODO.
-------------------------------
2. "O grande capital se fortalece com apoio financeiro do estado, que o brinda com empréstimos, concessões e obras públicas. É a privatização em larga escala dos recursos e bens públicos"
Mas,daí concluo eu: Queriam que o governo trancasse o dinheiro em cofres, ficasse contando e recontando?
NÃO, NÃO QUERÍAMOS. DEU PARA ENTENDER, PELO DITO, QUE O GOVERNO PETISTA FAZ PRIVATIZAÇÕES DISFARÇADAS, USANDO VERBAS PÚBLICAS, MAS ONDE "apenas o grande capital se fortalece", ENQUANTO A CLASSE MÉDIA PAGA IMPOSTOS PARA SUSTENTAR TUDO ISSO E MAIS: A CORRUPÇÃO E AS BOLSAS QUALQUER COISA, O APARELHAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA, A PROPAGRANDA OFICIAL ENGANOSA, ETC, ETC..
-------------------------------
3. "Em meio a esse triste panorama, não temos o contradiscurso, que existe em qualquer democracia."
Como não existe!? E o que estamos fazendo aqui neste blog?
O CONTRADISCURSO A QUE O AUTOR SE REFERE É O DO DISCURSO CONTRADITÓRIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS (SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO), QUE É INDISPENSÁVEL PARA QUE HAJA DEMOCRACIA. O QUE FAZEMOS AQUI NO BLOG É DE TOTAL RELEVÂNCIA, MAS NÃO É FEITO PELA VIA POLÍTICA LEGITIMADA PELO SUFRÁGIO UNIVERSAL, ONDE ELEGEMOS REPRESENTANTES PARA FAZER OFICIALMENTE O QUE NÃO TEMOS ALCANCE (NEM PODER LEGAL, DADO PELO VOTO DA MAIORIA) PARA FAZER.
--------------------------------
4. ...a maioria tem sabido defender o seu sistema atual em cada eleição. Democracia é isso. Eu até não concordo com uma porção de coisas do governo e, principalmente, do pt, mas, NUNCA DEIXO DE RECONHECER QUE ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA PLENA. Dizer que estamos numa ditadura é choro de menino derrotado(...)
NUNCA ESTIVEMOS NUMA DEMOCRACIA PLENA, MESMO DEPOIS QUE O BRASIL FOI DESCOBERTO POR LULA/PT. NELA, É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL QUE OS TRES PODERES SEJAM INDEPENDENTES E HARMÔNICOS ENTRE SI. É SÓ PENSAR PARA VER QUE ISSO NÃO EXISTE POR AQUI. LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SÃO SUBMETIDOS AOS DESMANDOS DO EXECUTIVO, COM A DISTRIBUIÇÃO DE CARGOS E DINHEIRO (PÚBLICO) EM TROCA DE APOIO INTOLERÁVEL. CERTO, DITADURA NÃO É, MAS É O QUE A TURMA DO PT GOSTARIA QUE FOSSE: A AMÉRICA LATINA SE TRANSFORMANDO NUMA IMENSA DITADURA BOLIVARIANA, POIS PARA ISSO LUTARAM CONTRA A DITADURA MILITAR - E CONTINUAM LUTANDO...
-------------------------------
5. ...não vou me deixar intoxicar de ódio por que a cada eleição a maioria resolve que quer pra governante alguém que eu não quis,que por mim,seria outro.
NÃO É SÓ POR VOCÊ QUE SERIA OUTRO ALGUÉM A GOVERNAR. SE NÃO HOUVESSE FALCATRUAS ELEITORAIS , ACOBERTADAS PELO JUDICIÁRIO (TSE E TRE’s + STF) E A REBOQUE DE MUITA MENTIRA DEPLORÁVEL E DE MUITA IGNORÂNCIA, A GRANDE MAIORIA “RESOLVERIA” OUTRA COISA.
-------------------------------
6. Daí vem um artigo desses e eu caio em mim: Então é por isso que o pt tem vencido;A maioria,de alto a baixo na escala social está se beneficiando.
VOCÊ ACHA MESMO? SE ALGUÉM ESTÁ GANHANDO, ALGUÉM ESTÁ PERDENDO. NÃO HÁ GERAÇÃO EXPONTÂNEA. POR EXEMPLO: AQUI É O PAÍS DO IMPOSTO EXORBITANTE, COM RETORNO, MUITO ABAIXO AINDA, DO INSUFICIENTE.
--------------------------------

Mariana

Reply

Caro J Brasil e amigos Coturneiros,

os estudos científicos dizem que temos que ler regularmente, (fazer palavras cruzadas, sodoku), treinar movimentos com a mão oposta à que se escreve, enfim, ofertar novidades ao cérebro diariamente para evitar o Alzheimer!

J Brasil - perdoe-me, mas discordo, 60 anos é super jovem na atualidade e tem muito o que ler, aprender, viver!

Além do mais, temos que ser fortes na mente e no corpo Coturneiros, pois muita água suja ainda rolará sob essa ponte nefasta do PT!
Portanto - exercício físico e mental para o exército do Coronel do Coturno!

PARA O ALTO E AVANTE!

Abraço fraterno,

Flor Lilás

Reply

Cara Flor Lilas:

concordo com seu comentario das 22:16.

A cada dez anos releio o D. Quixote de Cervantes. Iniciei aos 20 anos e li ao todo 5 vezes.

Delenda PT.

Hereticus

PS: Meu computador nao tem nenhum signo ortografico da lingua portuguesa.

Reply