82% apóiam ação da Cracolândia. Está explicado porque o terrorismo da esquerda mudou para o Pinheirinho?

O bate-boca entre pré-candidatos do PT e do PSDB à Prefeitura de São Paulo sobre a operação da Polícia Militar na cracolândia não encontra eco entre os eleitores. Ouvidos pelo Datafolha na quinta e na sexta, 82% dos paulistanos concordam com a ação da PM para tentar desbaratar o tráfico e o consumo de crack na região central de São Paulo. Quando questionados que nota atribuem à operação, 72% dão seis ou mais. A nota dez foi citada por 28%. Entre as pessoas que têm o PT como partido de preferência, 83% concordam com a operação policial. A nota média foi 7,4. Os tucanos são ainda mais entusiastas: 90% concordam com a forma como a PM agiu e dão uma nota média de 7,9.

Segundo estudiosos, isso reflete a demanda da população por uma polícia mais forte e atuante. "O paulistano gosta desse tipo de polícia que impõe mais rigor. Mas é necessário que ela seja controlada e transparente, para evitar abusos", afirma o sociólogo Renato Sérgio de Lima, secretário-geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A ação na cracolândia paulistana, conduzida pelos governos municipal (PSD) e estadual (PSDB), começou no dia 3, menos de um mês depois de o governo federal (PT) lançar seu plano nacional de combate ao crack. Houve denúncias de que tanto a PM colocada nas ruas de forma apressada quanto o plano federal tinham motivação eleitoral -PT e PSDB, principalmente, gostariam de usar na campanha a bandeira de combate à droga. Imediatamente, o tema mobilizou os pré-candidatos.

Entre os tucanos, Andrea Matarazzo, secretário estadual de Cultura, afirmou que "o governo do PT consolidou o crack na região central [da cidade]", numa alusão à gestão municipal de Marta Suplicy (2001-2004). Já Fernando Haddad, pré-candidato petista, disse que a ação da PM foi "desarticulada", "desastrada" e "marcada pela repressão". Ao menos por enquanto, a cracolândia parece não ter afetado a intenção de votos na cidade. A questão é saber se o tema continuará na agenda eleitoral. 

"O uso político da ação na cracolândia vai exigir muito cuidado", afirma o cientista político Fernando Abrucio. Segundo ele, é claro que num primeiro momento ela favorece o governo estadual. "A classe média vai aplaudir, porque considera que o problema está sendo enfrentado. Mas quanto tempo dura esse efeito midiático, de uma cracolândia limpa? Além disso, é preciso ver se os viciados não vão se espalhar, o que provocaria um efeito negativo", diz Abrucio.
Os paulistanos estão certos de que irão se espalhar. Para 82% dos ouvidos, os usuários buscarão a droga em outra região da cidade. Os entrevistados são também céticos com relação a uma solução definitiva para o problema -57% afirmam que não é possível acabar com o tráfico e o uso de crack na cidade de São Paulo.Nesse ponto, os tucanos são mais pessimistas: 68% são descrentes. Mas a maioria, independentemente do partido de preferência, isenta os poderes públicos pelo problema. Para 24%, os culpados são os próprios usuários. Os traficantes vêm em segundo lugar (22%). Depois aparecem o governo estadual (16%), o federal (14%) e a prefeitura (6%).(Da Folha de São Paulo)

13 comentários

E se fizerem a mesma pergunta sobre o tal Pinheirinho vai dar aprovação igual. Se for só em São José dos Campos, dá maior. É preciso não ser frouxo e enfrentar a máquina de mentiras de petralhas e associados, pois o povo não é imbecil, mas não suporta covardia da parte de quem deve dar o exemplo.

Reply

Exato coronel. E o psdb paulista foi tão burro que deu essa deixa pra eles deitarem e rolarem. O aparato que li no Globo que foi mandado pra lá era óbvio que daria merda,helicópteros,2000 policiais,não sei quanto cães... Ninguém arma um campo de guerra sem querer gurra coronel,essa é que é a verdade: O psdb é partido de BURRO. Se não for denunciado e ter a denúncia aceita na ONU,OEA e o escambau,não terá sido nada. Terá ficado barato e mais coronel: Não permitiram cobertura da imprensa. Me diz: É ou não é coisa de ASNO,BURROS,QUADRÚPEDES? E justamente quando poderiam estar colhendo os louros pela cracolândia,que mesmo sem planejamento do que fazer com aquele povo depois,foi um trabalho minimamente convincente. A parte não planejada pode ser feita ainda.

Reply

Níquel Náusea

Se a pesquisa indica o contrário, esse jornalista petista moralmente vagabundo ia encher a bola dos lulistas. É por isso que não compro o jornal Folha e, quando por acaso insistem (fornecendo-o algumas semanas de graça) , pego e leio apenas a tirinha do Fernando Gonsales (Níquel Náusea) – a única coisa aproveitável no jornal impresso Folha de São Paulo.

Reply

Demóstenes Torres apresentou em 2003 um projeto de internação compulsória que foi rejeitado pelo PT por causa de seu convênio com as Farc colombiana que troca armas por drogas com traficantes brasileiros.Se esta lei estivesse em vigor a cracolândia não existiria.

Reply

Sr Coronel:

O caso Pinheirinho,mostra o quanto é COVARDE O GOVERNADOR DE SÃO PAULO.
Já passou da hora de acionar o ministério público e processar aquele advogado porta de ong e o secretário da presidência o sr gilbertinho CELSO DANIEL carvalho.
Os grandes homens se mostram grandes nessas horas,hora de definição,hora da verdade.
Comento hoje com neus amigos o quanto covarde é esse governador. Por sua atitude de covarde perdeu o meu voto de minha família e de amigos.
SÃO PAULO TEM UM GOVERNADOR COVARDE.
Saudações

Reply

SP às 8:35 falou tudo..

Reply

Se o Alkmin quisesse calar de vez o Gilbertinho Caralho, teria dito:
- Já que V.Excia (argh)é um paladino da Justiça, porque não fica igualmente raivoso, e usa seu prestigio para acelerar o esclarecimento da morte de Celso Daniel...garanto que ele ficava quietinho...

Reply

Essa pesquisa pode mostrar, ao menos, que não é preciso adular o ex-presidente e nem a presidente atual, em casos de fazer o que tem de ser feito.
Muito menos aderir ao projeto político de ambos para São Paulo e para a Capital.
E mostra que não tem procedência o governo federal falar em precipitação e repressão, no caso das ruas onde os traficantes exploravam o vício. Mais de 80% de entrevistados apoiadores do PT apoiam as ações do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Capital.
Se fizerem sobre a reintegração de posse, termos como "barbárie e terrorismo", poderão retornar para sua verdeira origem: a demagogia.
Mesmo assim, colunistas e editorialistas, continuam falando em repressão e violência policial. Mesmo quando os fatos os desmentem, parecem insistir em não reconhecer a realidade.

Reply

Em tempo: a operação no Pinheirinho foi feita com COMPETÊNCIA e INTELIGÊNCIA por parte da PM de São Paulo. Aparecessem por lá com meia dúzia de soldadinhos e o pau ia comer pra cima deles, pois os filhotes brasileiros das FARC teriam ido pra cima. O aparato que os petralhas, Gilberto Coveiro à frente, acusam de "exagerado" é o que garantiu que não corresse sangue, pois inibiu qualquer reação violenta de parte da bandidagem. "Si vis pacem para bellum", "se queres a paz prepara-te para a guerra", é ditado que todo mundo conhece, e que a PM vem aplicando com maestria e êxito - foi assim também na reitoria da USP e na Cracolândia. Já o PSDB tem é que seguir o exemplo do Alberto Goldman e não se deixar intimidar pela gritaria canalha de quem, na verdade, está louco por um cadáver para explorar. Reage, PSDB. Conta, explica a verdade! Nenhum morto, pouquíssimos feridos (nenhum com gravidade) numa operação de enorme envergadura e complexidade, que restaurou a ordem democrática numa terra de ninguém! Fora petralhas! A verdade é nossa melhor arma!

Reply

tem um vagabundo rato petralha disfarçado as 8:58.
racumin e democracia nele.

Reply

Fernando Haddad, o reprovado no ENEM, acha que a ação da PM na crcolândia foi desarticulada e desastrada.

Acredito em pesquisas com um pé atrás, mas pela pesquisa, o pessoal de SP que depende do ENEM não acha, embora ache isso do Haddad.

É só o datafolha fazer uma pesquisa que vai ser batata: a maioria acha que Haddad é um desastrado.

Mariana

Reply

Reinaldo Azevedo faz uma interessantge análise dessa reportagem vagabunda da Folha.

Mas eu não posso deixar de destacar o Eco. Considerando que o PT é contra e o PSDB a favor da ação da polícia, e fica claro que 82% dos entrevistados apoiam a ação na cracolândia, ou seja, eles apoiam o que o PSDB fez nesse caso... como assim não houve eco do "bate-boca" na população???
-
Bela tentativa essa da Folha de colocar PT e PSDB no mesmo saco (nã que os dirigentes do próprio PSDB não estejam tentando o mesmo).

Reply

PT é o partido a favor da droga porque é a droga que o financia via FAREC. A gritaria da petezada è obvia, é a reaç]ão contra o impedimento de entrada de dinheiro sujo no cofre do PT. Os comunas sempre se financiaram com om dinheiro sujo do submundo do crime. É assim em todo o mundo socialista. Não sabemos que o Chaves protege as Farc?Podem conferir, em todad e qualquer ação de combate da polícia a resposta dos comuna vem acompanhada de críticas à ação da polícia,que é ptrabalha pela segurança e combate ao crime. Nos anos FHC, Genoino era o combatente mais ferrenho contra a PM paulista e um certo padre Lancellot que vivia a criticar a ação da PM paulista. O PT é isso um patido aliado ao crime.. É amarca, somente brasileiros com visãop defeituosa não vê isso. Não se enganem, a "distribuição de renda " herdada do governo FHC e ampliada malandramente pelo PT significa perpetuação no poder, e isso cala e cega a multidão de gente alienada e sem noção. O poder petista se perpetua graças ao crime organizado e na onda do crescimento chinês. Não se enganem corremos sérios riscos. A nossa sobrevida está firmada no agronegócio,no minério e no preço do petróleo e nas comodites da exploração mineradora. A estagnação economica já est´às portas, se a China parar o Brasil vai pro beleleu.Abra os olhos Brasil, o PT não está nem aí, está flanando no dinheiro fácil, no populismo irresponsável...

Reply