Nada de novo sob a chuva paulistana. Apenas política, traição e burrice.

Manchete da matéria da Folha: Kassab eleva pressão para PSDB apoiar Afif. Abaixo o texto:

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), elevou ontem a pressão para o PSDB abrir mão de candidatura própria e apoiar o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) na eleição municipal. Ele disse que não manterá a aliança com um tucano na cabeça de chapa e avisou que avançará nas negociações para indicar o vice de Fernando Haddad (PT) caso o PSDB não aceite logo a sua proposta. "Esta é a relação que a gente quer ter com o PSDB: o apoio à candidatura do Afif", disse o prefeito. "A conversa está encerrada e nós aguardamos a posição do PSDB." 

Kassab afirmou que não vai parar as conversas com o PT à espera de uma resposta dos tucanos. "As coisas podem acontecer em paralelo. Não tem por que [esperar]." Segundo ele, não há "nenhum sentido" em negociar se o PSDB lançar candidato, como deseja o governador tucano Geraldo Alckmin. Os dois são virtuais adversários na eleição estadual de 2014. Kassab definiu o lançamento de Afif como "prioridade" e um eventual apoio a Haddad como "alternativa". "Mas não é um leilão", disse. O prefeito descartou a hipótese de o ex-governador José Serra (PSDB) concorrer. "Ele não será candidato." Nos bastidores, aliados de Kassab acusam Alckmin de recusar apoio a Afif para enfraquecer o prefeito, mesmo que o PSDB não tenha um candidato forte. E sugerem que, neste caso, o governador pode apoiar veladamente Gabriel Chalita (PMDB).
.........................................................................
Título da matéria do Estadão: Kassab dá conversas por encerradas com o PSDB e faz proposta formal com o PT. Agora vejam o texto produzido para a mesma entrevista, dada na mesma hora.

Ao falar em conversas “encerradas” com o PSDB, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), declarou nesta segunda-feira, 30, que fará uma proposta formal de aliança com o PT na eleição para a Prefeitura de São Paulo. A oferta de coligação com os petistas foi chancelada por Henrique Meirelles (PSD), ex-presidente do Banco Central no governo Lula. “A partir de hoje, iniciamos formalmente as propostas ao PT, caso o PT queira”, disse Kassab ao Estado, após se reunir com os dirigentes do PSD na capital. “Eu sempre manifestei que tenho simpatia pelo candidato do presidente Lula e do PT”, declarou Meirelles ao sair do encontro. 

Apesar da sinalização ao PT e de integrantes do PSD apontarem a aliança com os petistas como o foco principal na eleição, Kassab afirmou ainda ser “prioridade” lançar a candidatura própria, com o vice-governador Guilherme Afif Domingos na cabeça de chapa. Na segunda-feira ele disse que Afif deu “sinal verde” para a sua candidatura - ele resistia entrar na disputa sem o apoio do PSDB. “Guilherme tem motivação para ser (candidato). Não postula, mas aceita a missão. Deu sinal verde”, afirmou o prefeito. 

Reação tucana. O anúncio de que Kassab formalizaria uma proposta de aliança com o PT, antecipado pelo Estado, provocou a reação do Palácio dos Bandeirantes. Preocupado com a possibilidade de o prefeito migrar para o polo petista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) convocou tucanos e pediu total empenho para mantê-lo na atual aliança. Alckmin gostaria que o ex-governador José Serra fosse o candidato do partido, trazendo, assim, o PSD. “Nessas eleições, ele não será candidato. Assim ele definiu”, sentenciou na segunda-feira Kassab sobre a entrada de José Serra na disputa. “Com o PSDB já conversamos, e eles já sabem da nossa posição. Essa conversa está encerrada e aguardamos a manifestação do PSDB”, disse o prefeito, que logo contemporizou: “As coisas (as conversas com os tucanos) podem correr em paralelo”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, encontrou-se com o prefeito no final da semana passada para manifestar a intenção do PSDB de mantê-lo como aliado. Na conversa, Kassab disse que as portas continuavam abertas. PSDB e PSD encontram-se num impasse. Kassab só aceita a composição com os tucanos se a cabeça de chapa ficar com Afif. Alckmin quer que seu partido tenha candidato próprio. “Ficou claro que independentemente do trabalho que existe de manutenção da aliança com o PSDB e no sentido de sensibilizá-los para que possam apoiar Afif, também temos que examinar outras alternativas”, completou Kassab, numa referência indireta ao PT.

O prefeito voltou a elogiar Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e candidato do PT. “A cidade ganha com o PT tendo Haddad como candidato. Se estivermos ao seu lado, saberemos compor um programa de governo que seja o ideal”, disse o prefeito. “Se não estivermos, ganha a democracia, estando o nosso candidato, Afif, de um lado, Haddad de outro, e outros candidatos, que vão somar para realizar um bom debate.”
..........................................................................
Desde o primeiro momento, o prefeito Gilberto Kassab apresenta as mesmíssimas posições, que inclusive são perfeitamente entendidas pelo próprio PT, que as têm repetido exaustivamente: 

Alternativa 1: Kassab dá apoio incondicional para José Serra como candidato à prefeitura, abrindo mão da cabeça de chapa e mantendo apoio à reeleição de Geraldo Alckmin. 

Alternativa 2:  Kassab quer manter aliança com os tucanos, mas com o vice-governador Afif como candidato,  o mesmo formato da aliança vitoriosa que governa a cidade. Mantém apoio à reeleição de Alckmin em 2014.


Alternativa 3: Em caso de negativa do PSDB, aliança com outros partidos, preferencialmente com o PT, cedendo a cabeça de chapa e ficando livre para buscar a sua candidatura ao governo do estado em 2014, em oposição ao PSDB de Geral Alckmin. 

Desde o início das negociações, há um conluio entre a imprensa paulistana, setores do PSDB ligados a Alckmin e Aécio Neves, com remanescentes do DEM, para colocar o PSD de joelhos diante dos tucanos. E, ao mesmo tempo, destruir José Serra para 2014. Só não enxerga quem não quer ler. Se isto acontecer, o partido de Kassab acaba. Vira DEM. Kassab está apenas dando um ultimato ao PSDB. Kassab continua sendo fiel e agradecido a José Serra, fazendo valer a palavra empenhada.

17 comentários

Vamos gente fazer um abaixo assinado para o José Serra aceitar ser o candidato para a Prefeitura, 2014 é outra conversa.
Os inimigos, a PÊTÊRRÉIAMistura de PT com gonorreia Moral),está agressivo. Vamos Serra, esta luta é do Brasil. 2014 é outra historia!

Reply

Ficar de joelhos diante do PT, recebendo cusparadas na cara, não é uma boa alternativa.

Reply

Me desculpe Coronel

Mas acho que por poder Kassab, vai trair o Serra, e vai cair no colo dos petralhas. Vai ajudar a eleger o haddad para garantir ajuda para governador em 2014. Não confio no Kassab

Reply

Pobrezinho do kassab, os tucanos o tratam tão mal que ele não teve alternativa que não fosse procurar o PT.
Como são malvados esses tucanos.

Reply

Prefere ser lacaio do PT, cedendo a cabeça da chapa para o incompetente do Haddad e não aceita ser vice de um candidato como o Matarazzo... aí fica difícil. PT NUNCA!

Reply

Para mim, o Kassab morreu. Jaz ao lado da sepultura de Aécio Neves (e, não, o fato dos dois estarem se estrananhdo não muda nada) e de milhares de outros vira casacas.

Reply

Alternativa 3: José Serra sai candidato abrindo o jogo que poderá deixar a prefeitura em 2014 para concorrer à presidência, partindo para a briga aberta contra o PT e governo.

Acho que seus eleitores preferem essa alternativa do que ver o PT novamente na prefeitura de São Paulo.

Mago

Reply

Nunca é demais lembrar que Kassab venceu o PT de lavada em 2008. E agora, aproxima-se do PT, em São Paulo, como se fossem velhos aliados.

No plano federal, hipotecou claro apoio à presidente, cujo governo critica sua ação de prender traficantes e tratar de viciados do centro da Capital, em ação conjunta com o Governo do Estado.

E ainda a nota fala em ultimato ao PSDB? O ultimato devia ser ao PT, para deixarem São Paulo em paz. Não é o que está fazendo. Mesmo sendo hostilizado no dia 25 de janeiro, que ele mesmo chamou de violência. E o PT e Haddad e a presidente, não manifestaram solidariedade a ele.
Assim, dessa vez, perderá por antecipação.

Observando essas coisas, realmente dá saudades de Mario Covas.

Falar em curvas, dizer desdizendo, negativas de aceitação, aceitações negadas...Covas não fazia isso.

O pessoal não fala nada claro, nada é definitivo. Covas falava claro e dava as coisas como definitivas.

Dessa forma, como prenuncia, todos perderão.
E não haverá discurso que justifique tamanha rendição política.

Reply

O kassab não tem o diereito de quere obrigar o PSDB a ser vice dele.ele começou com esse partido agora e já quer mandar no PSDB.
o PSDB não tem quer aceita as chantagem do Kassab,quer obrigar o Serra a ser candidato o Serra já falou que não quer. agora que obrigar o PSDB a ser vice dele
o kassab se perdeu e vai se ferrar
pois que ele faça aliança com PT
e deixe o PSDB em paz.
seu traidor.
PSDB estou com vcs fora kassab e PT

Reply

Essa tucanada tem uma sede de poder tão grande que vai levá-los à ruína. Sem Serra, o PSDB não tem um candidato forte para a prefeitura (nem para o governo do estado). A melhor saída seria apoiar Afif, tendo um tucano de segundo escalão (Bruno Covas, por exemplo) como vice e alguns secretários. Agora, com essa intransigência vão eleger o petista. Contra o meu voto, é claro.
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Coronel, vc tá perdendo a mão com esse seu xiitismo pelo Kassab e pelo PSD. Reinaldo Azevedo tocou no cerne da questão: Kassab impõe a cabeça de chapa para se aliar ao PSDB mas abre as pernas para o PT, aceitando a vice? Que sentido faz isso? Afif não pode ser vice de Andrea Matarazzo mas pode ser do Haddad? Kra... sem palavras...!

Reply

Reitero (petralhas grotescos falam "reintero"): que os tucanos botem juízo acima, abaixo, dos lados do bicão e celebrem o devido acordo com Gilberto Kassab e seu PSD. Os termos propostos são justos e lúcidos. Do contrário, a civilização não vai levar só mais uma pá de barro... Vai levar um caminhão de entulhos e lixo vermelho. Juízo, senhores!

Reply

Cel
Bem que eu disse que não voltaria no Meirelles porque ele é PT e foi para o PSD na última hora a pedido do Lula.Como é que pode um homem esclarecido como ele dizer que admira o Fernando Haddad e estar disposto a ser seu vice?
Esther

Reply

0 PT não vai ceder a candidatura de Luís Marinho ao governo em 2014, ou você acha que todo esse investimento em turbulências e "intifadas" contra o governo seriam em benefício de quê?

Você acha que o PT faz esse trabalho todo pra favorecer Kassab, um "direitista"?

0 PT quer fazer com Kassab o mesmo que já fez com Ciro Gomes, USAR, apenas para desgastar o PSDB, e alavancar as chances de ganhar em 2014.

Mas de forma alguma ele faria todo esse esforço por e para Kassab, trata-se de um (com todo respeito) idiota útil, como Ciro Gomes fora em 2010.

Já a intransigência de Alckmin deixa claro a intenção de abraçar Gabriel Chalita mais tarde. Vai indicar um candidato fraco pra projetar o "pensador", especialmente no 2º turno.

Kassab tem que botar banca e fazer uma aliança com o centrão pra levar pro 2º turno, mas negociar com o PT é demais, no máximo o PT lhe cederia a cadeira de Senador de Suplicy, ou uma vice de Luís Marinho.

Como Kassab vai ser candidato em 2014, com o PT na Presidência e no Município?

- Com a faca e o queijo na mão, você acha que ele (o PT)vai desperdiçar a chance?
- Acreditas em Palavra de Petista?

O PSD tem que ir com a cara e a coragem, porque vai para o segundo turno, e aí leva o PSDB e o PMDB junto, é o caminho.

Abraço

Reply

Kassab não aceita ser vice do PSDB mas aceita ser vice do PT??? Que seja então vice do PT e amargue o destino de todos aqueles que se uniram ao PT: a cova (figurativamente falando, é claro).

Reply

Desculpe, Coronel.

Não acredito no que vejo, a que ponto chegamos. Não há mais saída nesse país, é o fim.

Qualquer coisa é melhor do que o PT em São Paulo. Apoiar o PT, uma agremiação delinquente, uma seita criminosa, não tem justificativa possível. É falta de vergonha na cara, é falta de respeito à população de São Paulo e do Brasil.
É entregar de vez o Brasil a uma gente que faz politicalha da pior espécie.

Mariana

Reply

prezado Coronel, tudo na vida tem limites, e acho que o limite da ação política no Brasil é o PT, uma organização comprovadamente criminosa. O Kassab não poderia nem cogitar essa aliança, que dirá ameaçar os outros com ela. Isso é um tapa na cara dos seus eleitores. Se o psdb ou qualquer outro partido aceitar esse tipo de chantagem (se você não me deixar mandar na cidade, eu me alio aos bandidos só pra me vingar) não haverá mais nenhuma esperança para os brasileiros decentes.

Reply