Datafolha mostra que apoio de Kassab elegerá o prefeito de São Paulo.

Mesmo com avaliação em baixa, devido a guerra movida contra a sua gestão pela imprensa de São Paulo, 22% dos paulistanos votariam no candidato a prefeito indicado por Gilberto Kassab. É o que informa a pesquisa Datafolha. 32% são indiferentes. E 46% não votariam em candidato indicado por ele.

Com a propaganda eleitoral no rádio e na TV, o peso da imprensa é reduzido sensivelmente, pois o prefeito em exercício pode mostrar as obras e as realizações da gestão. Isso vale para qualquer prefeito de capital, não apenas para Kassab. E a aprovação tende a subir, ate porque as obras e realizações de último ano tem um peso enorme na decisão dos eleitores. Asfalta rua, entrega casa, inaugura escola, etc.

O caso de Kassab é especial. Com cerca de um quarto dos paulistanos dispostos a votar em candidato por ele indicado, além de ter boas chances de colocar o seu preferido no segundo turno em uma eleição pulverizada, nem PT, nem PSDB, nem PRB vão bater na sua gestão, para, em eventual segundo turno, caso o candidato do PSD não esteja lá,  não perderem o seu apoio.

É bom lembrar de que em julho de 2007, Kassab, também debaixo da ofensiva da imprensa paulistana, estava com 16% de aprovação. Um ano depois, ao final do primeiro turno, 61% avaliavam o seu governo como bom ou ótimo e ele se reelegeu prefeito da cidade. Em julho de 2010, ele tinha 42%, hoje tem, segundo o Datafolha, 22%. Ao que tudo indica, basta que cesse a guerra da imprensa e comece a propaganda eleitoral para que as avaliações mudem.

Para ter uma dimensão correta do peso de 22%, sempre é bom lembrar os resultados do primeiro turno das eleições de 2008. Kassab, 33%. Marta Suplicy, 32%. Geraldo Alckmin, 22%. 

Conclusão: este Blog sempre afirmou que o novo prefeito de São Paulo será eleito por Kassab. Não se sabe se ele será do PSD, do PSDB ou do PT. As cartas estão nas mãos do prefeito da maior cidade do país. O futuro dela depende de Geraldo Alckmin e de meia dúzia de tucanos. Se quiserem entregar a cidade para Lula, que segundo o Datafolha tem força de fazer o seu candidato ser votado por 47% dos paulistanos, a soma já vai para 71%. Sobram 29%, que é um pouco mais do que Alckmin conseguiu em 2008, quando foi fragorosamente derrotado pelo mesmo Kassab. Imaginem a catástrofe que será com um Bruno Covas., preferido do governador.  (Com informações do Datafolha)

25 comentários

Pelo amor de Deus Coronel, pare de fazer chicana para defender Gil e o PSD. Segundo paulistanos que tiram férias aqui na nossa SC, Gilberto disputa com Erundina, Marta e Pitta o título de pior prefeito dos últimos tempos da desvairada paulicéia. Kassab enquanto brincava de fundar partido esqueceu de administrar a mais complexa metrópole da América Latina, São Paulo não é para amadores. Não é a toa que o Gil está pedindo penico para o luLLa e tentando encaixar um vice na chapa de Haddad.

Reply

Caro Amigo CN. Concordo inteiramente com sua opinião. A omissão e perseguição da imprensa encima do Prefeito é terrível, e ele sempre atendendo amigos, adversários e a população de maneira simples e educada.Acredito também que os monotrilhos por ele sugeridos e iniciados trarão mais tranquilidade aos Paulistanos.Abs.Vales.

Reply

O Kassab só foi eleito em 2008 porque tinha o apoio do Serra e os paulistanos queriam o Alckmin para governador.

Reply

Coronel,
não sou paulista nem paulistano mas, ver a maior cidade do país ser entregue aos petralhas não me conformo. Assim como o FHC entregou o Brasil ao velhaco e a essa gangue, o picolé de chuchu com seus traíras querem fazer com São Paulo. Acredito na força e na consciência do eleitorado paulistano para evitar essa tragédia.

Reply

Olha que barbariEdade, Coronel. Que barbariEdade!

http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/20120129_vigilia_album.htm#fotoNav=10

Reply

Mais um frcasso:

Projeto "Um computador por aluno" não funciona porque falta infraestrutura.
---

Bons eram o tempos em que aluno para aprender tinha de estudar.

Reply

Só não entendo porque Kassab está flertando com aqueles que queriam acabar com a raça do padrinho dele.
Melhor ir com candidato próprio e no segundo turno compor mas o ideal seria manter a aliança com os teimosinhos do PSDB agora.

Mago

Reply

Cel
Acho que o Kassab não está com essa bola toda.
Agora, Deus me livre do Bruno Covas ser o candidato. Não voto nele de jeito nenhum. Se o PSDB optar por esse candidato até eu entrego a prefeitura p/ o PT, já que anulo meu voto mas nele não voto. De outra parte, o PSDB pode preparar o seu velório com enterro cheio de pompa.
Só voto no PSDB se o candidato for o Andrea Matarazzo. Este sim, é o único elemento do PSDB que faz oposição, não tem medo de dar nome aos bois e colocar as coisas no seu devido lugar, com dedo em riste e tudo!, além de ser muito competente e amar S. Paulo.
Esther

Reply

Quem deve estar importando cimento de Cuba deve ser a própria indústria cimenteira.

A indústria cimenteira brasileira é uma das maiores máfias que se tem notícia. E o governo que deveria fiscalizar, se faz de "num sabia".

Um grupo tentou trazer cimento da África do Sul: com despesas portuarias, frete, impostos de importação e tudo o mais, o cimento custava 1/3 do custava aqui.

Reply

O que eu realmente espero é que o bom senso prevaleça e Kassab saiba escolher entre os menos ruins candidatos à prefeitura de São Paulo. Se ele apoiar o petralha Haddad estará enterrado, pelo menos para mim e minha família.

Reply

Ao analfabeto que já teve três comentários deletados:

1. Leia o título;
2. Leia o post;

Você vai ter que engolir o Kassab, goste ou não. Com 22% dos votos ele pode não eleger o candidato dele, mas elege quem apoiar. Entendeu o post, imbecil?

Agora vaza e vai lamber chuchu!

Coronel

Reply

22% votariam até Serra entrar na disputa e virar cabo eleitoral de Andrea Matarazzo,aí vamos ver com quem o paulistano vai ficar.

Treino é treino,jogo é jogo.

Reply

Para o imbecil que foi deletado porque disse que "achava de eram precisos mais de 50%, e não 22% para eleger um prefeito":

1. Leia o título, imbecil
2. Leia o post, imbecil

Se um candidato tiver 49% de votos seus e o adversário tiver 29% de votos seus + 22% de apoio do Kassab, quem é ganha a eleição, energúmeno?

Ainda bem que 99% dos comentaristas deste blog são pessoas esclarecidas. Mas este 1% de imbecis é dose pra aturar.

Coronel

Reply

É isso aí, Coronel.. Pau nessa corja!

Reply

Isso é teoria coronel,teoria é teoria,realidade é realidade.

Lula não tinha 87% de popularidade?Pela lógica Dilma era para ser eleita no primeiro turno e não foi.

Pesquisa é subjetivo,ainda mais no Brasil onde sempre "corre um por fora".Ademais eleitor muda de opinião,o pleito ainda nem começou.

Será que no final das contas estes 22% vão votar no Matarazzo apoiado por Serra ou no que o Kassab indicar?.

Reply

Se o prefeito fosse do PT, com essa pesquisa, com certeza vc não diria isso.

Estava dizendo que o prefeito não elegeria nem um vereador.

Coronel, não subestime a inteligencia das pessoas.

Erundina com o dobro da aprovação do Kassab, não fez o sucessor,Só quem fez até hj foi Maluf.

Nem MARIO COVAS, com as maquinas da prefeitura,do estado e da presidencia conseguiu eleger Fernando Henrique prefeito.

Imagina se o Kassab vai conseguir.

Reply

Que pena Cel. que o sr, deletou o energumeno analfabeto, seria divertido,ler suas colocações.


Izabel/SP

Reply

Sou eleitor de Kassab, e votaria em quem ele indicasse, exceto no PT.
Ai temos um ponto chave a analisar: eu sou de São Paulo, Kassab é excelente prefeito, aqui a coisa é difícil mesmo, a cidade é maior que um pais.
Todas as pessoas sérias de São Paulo sabem que não dá pra entregar a cidade a aventureiros, por isso Kassab pode eleger seu sucessor, porém.........
Se Kassab apoiar o PT, mesmo o PT ganhando, Kassab morre politicamente na cidade e no estado. Ele sabe disso.

Reply

Gosto do Kassab, mas se ele apoiar Haddad, JÁ ERA.

Reply

Bom, ai cabem considerações.
O prefeito não bate o ex-presidente em termos de intenções de votos em quem ele indicar.
O governador também não.
Já em um cenário, não avaliado e que não seria uma soma linear, ambos apoiando o mesmo candidato as coisas passam a ser mais reais.
Contudo, a maior lembrança é de que o prefeito derrotou fragorosamente o PT em 2008 e que apoiou Serra fortemente em 2010.
Caso ele consiga deixar ambiguidades de lado, pode ter peso significativo na campanha e na eleição.
A popularidade dele está sendo corroída pelo apoio que dá ao governo federal, em parte.
Outra parte, vem de ter procurado o ex-presidente.
O mesmo pode ser dito do governador.
Ambos estão desmerecendo os votos que receberam: batem o PT e depois quase que aliam-se ao PT.
O eleitor deles não é massa de manobra.

Reply

Os 22% que dizem que votariam em quem Kassab indicasse pensam provavelmente que este alguém seria Serra,se fosse Haddad ou Chalita a coisa muda de figura.

Serra liderou as pesquisas antes das eleições de 2010 e no final perdeu.

Pesquisa antes não significa muita coisa,até porque o PSDB ainda não tem candidato oficial,Rodrigo Garcia também ainda não oficializou sua candidatura,por isso,Celso Russomano lidera,mas creio que não será por muito tempo.

Reply

Esses tucanos estão mais para burros! Se prestassem atenção no q vc escreve (e é de graça, só abrir
na net), teríamos oposição e futuro para ela. Lamento, mas só vejo piora e ainda maior domínio petista até onde o olhar alcança.

marco loss

Reply

Diretor do datafolha disse que não são 22% não. São 16%.
Disse isso hj no tema quente redeTV.

Reply

Caro Amigo CN. Acabo de ler no DC de São Paulo que Afif é o candidato do PSD à Prefeitura.Abs.

Reply

Coronel, você pisou na maionese quado assumiu ser o datafolha um instituto de pesquisa, eles têm sempre os mesmos 2002 entrevistados em vários lugares, como a folha de são paulo é hoje um papelzinho para fazer os sustentáveis saquinhos de papel para o lixinho da cozinha, poderão os marinistas a circulação do pasquim chapa-branca. ESQUEÇA ESTE PASQUIM E O PRETENSO INSTITUTO DE PESQUISA petralha, são vermelhos ou melancias podres.

Reply