E agora, STF? Onde termina a liberdade de expressão e começa o crime?

De Zero Hora, Porto Alegre:

Trabalhos produzidos por um aluno do curso de História vêm provocando perplexidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao defender ideias consideradas racistas por colegas e professores. Em um manifesto distribuído em sala de aula, esta semana, o estudante chama filhos de casais multirraciais de “híbridos” e compara a miscigenação populacional a uma forma de “exterminação racial ou genocídio”. As declarações já motivaram um processo disciplinar e o registro de uma ocorrência policial.

As aulas do primeiro semestre de História começaram a ficar tumultuadas em abril, quando um trabalho de tema livre foi considerado inadequado pelo professor Cesar Guazzelli por conter tons antissemitas. Conforme uma testemunha que estava presente à aula, Guazzelli alertou os alunos de que não aceitaria esse tipo de argumentação. O autor do ensaio, José Francisco Alff, 50 anos, não admitiu a reprimenda e teve início uma série de manifestações. Guazzelli informa que, como foi aberto um processo disciplinar, nem ele ou qualquer outro servidor da universidade podem se manifestar. – Foi formada uma comissão que está averiguando o assunto – diz.

Em outro estudo, Alff teria defendido a superioridade intelectual de algumas etnias, como brancos e orientais, sobre outras. O episódio mais recente, porém, chegou a interromper uma aula. Segunda-feira, Alff colocou sobre as mesas de todos os colegas cópias assinadas de um texto de três páginas nas quais discorre sobre temas como a superioridade cultural de brancos sobre negros africanos e casamentos inter-raciais. Em um dos trechos, lê-se que “só uma mulher Branca é capaz de gerar um filho Branco para um Homem Branco – a Negra originaria um híbrido, ou mestiço ou mulato, como queiram (...), e o interracialismo é tb uma forma de exterminação racial ou genocídio – a pior forma de violência racial.” Em seguida, cogita que, teoricamente, esse tipo de união “poderia até vir a ser proibido”.

O estudante Adriano da Silva Nunes, 30 anos, filho de mãe branca e pai negro, revoltou-se. – Me senti muito ofendido ao ser chamado de híbrido, como se fosse uma aberração. Disse que ele procurasse um advogado, porque iria processá-lo por racismo – conta. O clima entre os estudantes ficou tão pesado que muitos começaram a ir embora, e a aula foi encerrada. No dia seguinte, foi registrada na 11ª Delegacia da Polícia Civil a ocorrência 4807/2011 – que deverá ser investigada pela 15ª DP. Entre as evidências incluídas na ocorrência policial e no processo administrativo está o texto distribuído esta semana. Em outro ponto, sugerindo uma defasagem intelectual entre etnias, o estudante compara as sociedades dos “eurasianos”, brancos, e dos negros africanos.

Lê-se: “que sociedade e/ou cultura da África Subsaariana ou África Negra, de per si, ao grau mínimo mas essencial de desenvolvimento cultural da concepção de um alfabeto ou sistema numérico (...) Nenhuma! (...) O que seria da humanidade hoje sem essa criação dos eurasianos?” Ele ainda aponta que o Rio Grande do Sul jamais teria o nível de vida que tem sem a “expressiva imigração europeia livre e não-portuguesa”. Alff cita reportagem de ZH que destacou a cidade de Feliz, de origem germânica, como exemplo de qualidade de vida. Diz que isso seria uma prova da supremacia europeia – o que obviamente não é abordado no texto jornalístico.

Clique sobre a imagem para ampliar e ler a reprodução da carta:

Este post não vai aceitar posicionamentos contra ou a favor da tese defendida pelo aluno. O que está sendo proposto é discutir até onde vai a liberdade de expressão no país, tendo em vista a recente decisão do STF sobre a Marcha da Maconha. O aluno tem direito a expressar a sua tese ou não?

128 comentários

A cada dia mais conflitos vão surgindo,pouco a pouco o Brasil esta se dividindo,afinal brasileiro é raça em extinção.
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!

Reply

Pois é. Apesar de ser um trabalho acadêmico, É SIM apologia a um crime, o que IGUALMENTE acontece com a Marcha da Maconha que o STF liberou. Seguindo a linha de raciocínio dos ilustres ministros, se pode a Marcha da Maconha, porquê não pode a Marcha do Racismo? Livre manifestação do pensamento né?
Uns acham que Maconha faz bem, outros acham que brancos são superiores. A lei repudia ambos os casos.
Ambos são crimes.
E, aí STF???

Reply

Se é legítimo defender o uso de drogas, tudo é igualmente legítimo. Proibir seria hipocrisia nessa terra onde a constituição só vale de vez em quando, geralmente contra quem não tem influência ou não está ligado ao partido da sofisitcada organização criminosa.
Mas como contra o consumidor cada juizeco é senhor imperial para dizerr que o código de defesa do consumidor NÃO vale no caso em questão, especialmente contra bancos, aí não aparece um palhaço correndo para revogar a arbitrariedade do safado.
Então, em TERRA SEM LEI, vale tudo. Que surja um movimento defendendo a "eutanásia" dos políticos corruptos, a começar pelos da sofisticada.

Reply

Se tudo é permitido neste Brasil, o aluno tem direito sim, de expressar sua opinião. Não é isso que diz o stf? A expressão é livre.

Reply

Surpreende, em primeiro lugar, haver o autor ter sido classificado em processo vestibular. Ele ignora a língua pátria.
De resto, segundo a linha adotada pelo STF, ausente qualquer intenção ou fato enquadrável como delitivo, o cidadão escreve o que bem entender. É, assim, manifestação do seu livre arbítrio.

Reply

É como indagado pelo título do post: "E agora, STF?" Vamos ver o que dirão agora os aprendizes todos de feiticeiros dos tribunais superiores, tj's, promotores etc. Os moderninhos. Os reféns da "opinião pública", que na verdade não vai além da opinião de grupos militantes, de pressão organizada, emulados pelo partido da imprensa governista. E não será surpresa se aqui, neste caso do RS, for tudo declarado crime, claro, claro. Liberdade de expressão e opinião só para os mais iguais que os outros. Que nojo!

Reply

Não concordo e nem discordo do autor da tese. Tese é tese! E se tem bases sólidas, fundamento, etc..., pode ser que ele tenha razão. Não sei.
Mas o fato é que ele(autor) já deveria saber que isso iria gerar confusão! Se não sabia, era muito ingênuo! Talvez tenha feito de propósito, para levantar a discussão!
Mas o suposto ofendido, o tal de Adriano, é um GAIATO, um legítimo FANFARRÃO que já quer tirar proveito e LUCRO da situação!
NINGUÉM ficaria ofendido em ser chamado de "híbrido"!

Reply

Tem direito, pois o STF não definiu um limite para liberdade de expressão, ou seja, a partir de que ponto deixaria de ser liberdade de expressão e passaria a ser crime. Claro que o que eu disse é uma análise jurídica da coisa. Na prática o que vai valer é o grau de alinhamento da tese com o pensamento "progressista", ou seja, o conceito de liberdade de expressão será substituído por liberdade de expressão progressista.

Reply

Coronel

Curto e grosso: SIM!
Não pode é fazer apologia de racismo, tanto quanto os maconhistas não podem fazer analogia de maconha.

Reply

A tese tem cunho racista, e deveria em função disso, ser mais debatida e estudada ainda. Não é por ter cunho racista que ela não possa ser explicitada, divulgada estudada. No nível acadêmico é que devemos estudar, debater, discutir qualquer de tese ou conhecimento. Na realidade o epsódio mostrou que faltou conhecimento sobre o assunto por parte do professor da UFRGS, ainda mais num país onde um "Marco Aurélio Garcia Top-Top" é Emérito Acadêmico da USP. Pede pro Top-Top dismistificar a tese racista..

Reply

Apesar de eu ser mestiço e achar o texto racista e ofensivo, acredito que ele tem o direito de expressar-se. O que não cabe é dar toda essa atenção a um universitário que escreve "NAUM" num texto tão confuso que chega a parecer escrito por uma pessoa desequilibrada.

Reply

Não quero dizer que concorde com ele, mas de fato se for usado um só peso e medida, ele tem sim.

Reply

É apenas uma tese! Tem todo o direito do mundo democrático de cría-la, replicá-la e colocá-la em discussão. É um pensamento único; particular do aluno sobre outros individuos em sala de aula; palco de discussões academicas, que em nada altera nossa formação genética e/ou psicológica em razão disso. ~"Se o homen quer ser livre; deve aceitar as opiniões contrárias".

Reply

Tem o direito de se manifestar, sim! Liberdade de expressão não existe para assegurar o diteito de defender idéias que nós gostamos/ concordamos, mas aqueles que não suportamos! Se alguém se sentir incomodado, tem todo o direito de recorrer às instituições competentes!

Reply

O STF não tem o menor pudor em desrespeitar a constituição, portanto acredito que o aluno pode também se expressar da forma que quizer, mesmo sendo uma forma de racismo, hoje o STF autoriza qualquer pessoa a fazer isso.

Reply

COMO ESTA CLARO -Aula de História.
1-[“só uma mulher Branca é capaz de gerar um filho Branco para um Homem Branco – a Negra originaria um híbrido, ou mestiço ou mulato, como queiram (...), e o interracialismo é tb uma forma de exterminação racial ou genocídio – a pior forma de violência racial.”]

2-[que sociedade e/ou cultura da África Subsaariana ou África Negra, de per si, ao grau mínimo mas essencial de desenvolvimento cultural da concepção de um alfabeto ou sistema numérico (...) Nenhuma! (...)]

Isto é uma aula de História, portanto nada esta fora de ordem.(Santo Deus, as pessoas estão ficando loucas)

As duas colocações estão corretas, é a pura verdade. Mesmo que os agora modernos defensores de qualquer coisa , queiram reescrever a historia, ou a logica matematica .

Nestas duas colocações enão há ao meu ver inverdades.

O rapaz que diz ter se sentido prejudicado por racismo, a meu ver não há por que, pois se é filho de mãe branca e pai negro, ele é Mulato.

A mãe não poderia ter filho branco já que o parceiro é negro, nem filho negro,pois ela é branca.
Sentire ofendido por ser Mulato é ridiculo.

Chegamos ao cumulo do ridiculo. Que tempos vivemos.

Reply

A Lei deve valer para todos. Lembra do caso recente da ministra Barrios? Ela deu uma declaração racista na Folha e horas depois, a declaração sumiu, eu li apenas alguns textos no RA.

Reply

Se os apologistas da maconha tiveram esse direito, seguindo o mesmo raciocinio, se é que houve, por que o aluno também não teria? Cagliostro

Reply

Boa pergunta, coronel. Acho que ele está querendo criar uma polêmica, já que está distribuindo panfletos.

Enquanto ele não pregar o extermínio dos "inferiores" (acho que ele pode ser um "híbrido" de armário, que inconscientemente quer se destruir), no problem.

Reply

Olha... troque branco por índio e teremos um discurso próximo ao de muita gente. Inclusive um tratamento de mestiços quase da mesma forma. Se o rapaz pode falar as baboseiras? Por mim, tem o total direito de ser um babaca.

Reply

Coronel, algumas defesas do aborto têm implícita, a idéia de extermínio dos pobres. Ninguém foi processado.

Reply

Na mesma porteira em passa um boi passa uma boiada... se liberaram a marcha da maconha , não vai demorar muito para os usuários de cocaina ou crack inventarem de fazer a sua própria passeata, o que dirá o supremo??

E por aí vai, quanto a raça, somos uma só , a raça humana!!! com contribuições de todos os povos do planeta , de uma forma ou outra, como vacinas, tempeiros , alimentos , danças , cores e roupas , musicas, enfim somos um só, não podemos deixar nem permitir ódio entre os povos por suas diferenças culturais, de tons de pele, ou o que quer que seja, todos os povos ao seu modo e de alguma forma contribuem para o bem da humanidade, uns mais outros menos, de acordo com suas vivências.

Reply

Coronel, o senhor poderia reproduzir a argumentação do STF, quando da liberação da marcha da maconha?

Reply

Sr. Coronel:

Jamais abrirei mão do direito de expessar meus sentimentos; se eles forem socialmente inaceítáveis, que a sociedade exprima sua repulsa.
Assim entendo a manifestação do Sr.José Francisco Alff.

Reply

Tem alguma diferença ser chamado de híbrido ou mestiço?

Reply

Polícia Federal investiga ataques

A Polícia Federal começou a investigar a série de ataques de hackers a sites do governo nos últimos dias. Após o ataque aos sites da Presidência, do Senado, da Receita Federal e da Petrobras, os hackers derrubaram na madrugada desta sexta-feira a página na internet do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que segue fora do ar.

Hackers divulgam dados pessoais de funcionários da Petrobras

http://is.gd/mCVUQx

Reply

Diante da jurisprudência firmada pelo STF em que a marcha da maconha se trata apenas de liberdade de expressão, não havendo apologia implícita, penso que o aluno tem todo direito, baseado no entendimento do Supremo, de expressar sua opinião sobre miscigenação racial.
Claro que, nem de longe, concordo com a decisão do STF, muito menos com a do aluno em questão.

Reply

Tendo em vista a liberação das marchas a favor da maconha e a liberdade de expressão, é justo que o estudante nada sofra. Está apenas externando sua opinião.

Reply

Coronel e Amigos,
Com ou sem parecer do "stf do pt", entendo que TODAS AS PESSOAS têm direito a ter qualquer tipo de opinião sobre qualquer assunto, desde a forma como criar os filhos, até qual o melhor jogador de futebol de todos os tempos (Pelé preto ou Maradona branco), incluindo-se teses sobre superioridade ou inferioridade sexual, racial, étnica, nacional, etc. Opinião pessoal é algo (ora vejam?) muito pessoal e só pode ser considerada OPINIÃO na medida em que possa ser expressa a outras pessoas, daí vem a tal LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Agora, não dá para admitir preconceito contra outras pessoas, que tenha por base a opinião pessoal de cada um.
Por exemplo, eu posso não gostar de pessoas de pele branca ou clara, e tenho o direito de dizer isso a quem quer que esteja dispoto a ouvir minhas besteiras. Mas, a partir do momento em que passe a ofender quem tem pele clara, ou a proibir tais pessoas de entrar em meu estabelecimento comercial, ou a fazer apologia contra os brancos, entao estarei praticando algo social e legalmente inaceitável.
A diferença entre EXPRESSAR meu sentimento contrário aos brancos e PRATICAR preconceito pode ser muito sutil e mal-compreendida. Mas essa diferença existe e em nome dessa distinção é que tem que ser defendida a liberdade de expressão neste País.
Resumindo: Abaixo o "politicamente correto", o pobre-coitadismo e a hipersensibilidade boiola!

Reply

tô na área
sou absolutamente,totalmente e completamente Á FAVOR deste aluno expôr suas idéias.
Centros de estudos são EXATAMENTE para isto e não se implantar dogmas e ideologias.
Quem achar incorreções QUE APRESENTE e fim de papo.
Como dizia e PREVIA um grande filósofo de boteco:
"O negócio é ejacular à êsmo EM DETRIMENTO das gerações futuras".
Ele não disse em MELHORAR as gerações futuras.

fui....

Reply

... O próprio site da Petrobras esteve entre os alvos do grupo. Um suposto ataque de hackers tirou o site do ar na tarde desta quarta-feira. A queda foi reivindicada pelo grupo chamado LulzSecBrazil no Twitter, com mensagens como "Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e expotar a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!"...

http://is.gd/mCVUQx

Reply

Pela falação dos ministros, NÃO HÁ LIMITES. Qualquer um pode falar o que lhe der na telha, até defender o seu crime favorito. Pode defender racismo e eugenia, desde que não mate ou mande matar ninguém de forma explícita. Pode marchar pela descriminização do assassinato, desde que não haja menores na passeata ou que ninguém seja assassinado durante o evento.


Eles não querem ser chamados de reacionários ... votam como se fossem candidatos a alguma coisa, não como guardiães da Constituição e das leis.

Tem que existir limites sim. Nada de defesa de crimes.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stf-libera-marcha-da-maconha

Reply

sou filho híbrido defendo o autor ele tem direito a livre expressão sim, mesmo porque ele não insulta ninguém apenas coloca o que todo mundo pensa ao observar a civilização européia profundamente civilizada e a África um horror de civilização.

Reply

O Fail Shell tem que invadir o site do PT e descobrir o caixa 2 da petralhada fdp..

Reply

Toda linha de pensamento e manifestação/expressão deve ser respeitada, independente se desagrada o grupo a, b ou c, etc.
De outra forma ainda estariamos na idade média...
Ocorre que neste pais hibero americano( com tudo de ruim que isso representa em atraso ) pretensamente democratico, a "liberdade/direito de expressão" vale apenas par alguns grupos.
Em realidade somos o pais da hipocrisia.
No Brasil existe "liberdade" para mostrar a "bunda de fora no carnaval" se rebelar com Jogos de Futebol, mas não sobre leias, e direitos civis individuais.
Onde até agora só nos EUA os direitos civis( na prática ) são respeitados.

Reply

Uma prova disso foi Larry Flynt(Hustler inc) versus suprema corte.
Qualquer grupo lá pode emitir opnião e se manifestar, qualquer um.

Reply

Coronel.

Acredito que o aluno tem todo o direito de expressar seu pensamento justamente pelo que foi afirmado/permitido pelo "glorioso" STF.

Reply

Beijo entre uma cascavél e um porco:

http://www.tvvaletudo.com.br/aa273IDELIsarney.jpg

Reply

A liberdade de expressão não teria sentido se sempre houvesse um plantonista regulando-a. Consiste em permitir que se digam coisas que se repudiam e não apenas o que for do agrado. Fala-se muito em ditadura do politicamente correto. É a patrulha...

Reply

Segundo a última decisão do Supremo em relação à Liberdade de Expressão que viram embutida na Marcha da Machonha ou da LIBERDADE, como se auto-intitularam depois, sim, o aluno tem todo o direito de expressar sua opinião.

Eu avisei que tal decisão do Supremo criaria uma nova jurisprudência.
Agora, durmam com um barulho desses.

Lilyane

Reply

Se o stf garante aos maconheiros a liberdade de expressão, certamente a garantirá também ao sr. Alff. E terá que garantí-la apesar da lei Afonso Arinos e de outras a respeito (só me lembro de mais uma, de 89 ou 90) uma vez que apologia às drogas, e consequentemente ao crime, também é crime. Por outro lado, como o stf resolveu que leis e tratados (no caso battisti) podem ser desrespeitados quando lhes aprouver e que a constituição pode ser patrolada (no caso do "casamento" gay) quando o humor dos juizes assim determinar, é bem possível que, chegando o assunto ao "supremo", se resolva que assassino livre e comércio e consumo de maconha liberados pode, mas promover a "supremacia branca" não. Resumo da ópera: não há respeito às leis no Brasil e não há quem as faça respeitar.

Reply

Procurem pelo site do LulzSecurity e passem a saber o real objetivo dos ataques ao governo brasileiro que a grande mídia não está divulgando.

http://lulzsecurity.com/

Reply

Coronel,

O fim da ditadura do politicamente correto é uma necessidade para a evolução democrática. Está de parabéns o aluno. Com esse movimento poderemos chegar a questionar os dogmas que são aceitáveis em religiões, mas não numa sociedade democrática.

Abraços.

Reply

Bem amigo Coronel,

Assim funciona uma verdadeira democracia... Cada um emite livremente a opinião que melhor lhe aprouver sobre qualquer assunto, desde que sejam sempre mantidos o respeito ao próximo, a educação e civilidade.
Infelizmente, tais opiniões nem sempre são as melhores e nem as que gostaríamos de ler e ouvir, porem isso é a a tal liberdade democrática que tanto defendemos. Ou não é?
Eu vejo é que os valores humanos estão é completamente loucos e que as leis e a justiça brasileira estão perdidas no tempo e no espaço.
Assim, creio que se alguns podem emitir a sua posição favorável e até mesmo efusiva sobre assuntos como a discriminalização da maconha, o casamento gay e os direitos humanos preservados para bandidos perigosos, qualquer um pode emitir a opinião que bem quiser sobre qualquer assunto.
Caberá no final, ao conjunto da maioria da sociedade aceitar, e aprovar ou não, cada uma dessas posições e opiniões e a aos orgãos competentes também democraticamente legislar sobre tais.
Porem continuo afirmando que as leis e a justiça brasileiras, principalmente depois da subida do PT ao governo federal, passou a ter dois pesos e duas medidas.

Minha opinião pessoal maior:
A merda é que, em pleno século 21 e no meio da maior crise financeira mundial de todos os tempos, ainda tem gente querendo discutir a flexibilidade do rabo do cangurú como se isso fosse muito útli para todos.

FORA PT!

Reply

The Lulz Boat - twitter dos hackers:

http://twitter.com/#!/lulzsec

Reply

Tá bem. Respostas que dou, sem posição contra ou a favor

1. Até onde vai a liberdade de expressão no país? Resposta: Vai até onde a petralhada vagabunda entende que há benefício aos cumpanheros de fé, aos irmãos camaradas. O povo que se f*&%!@#oda!
2. O aluno tem direito a expressar sua tese? Resposta: Sim, todos devem tem. Epa! não tem, segundo resposta do item 1.

Reply

Não tem direito de expressar esse lixo moral, porém STF não pode decidir a favor de um crime e ser contra outro em nome da liberdade de expressão.

Se foi a favor de estímulo ao uso da maconha, não pode ser contra o racismo como tese universitária.

Graças ao STF destruído por Lullão Mensallão, agora temos legisladores no judiciário, legislando leis ridiculamente inconstitucionais.

Reply

Eu acho que nós deveríamos deixar de ser milindrosos. Eu sou pardo e não me senti nenhum pouco ofendido... Acredito queo melhor tipo de resposta a aessa situação é com argumentos baseados em fatos. Eu acho que desde que não haja violência física ou incite, acredito que a livre expressão deve ser respeitada. Vamos deixar de milindre gente, saiba que essa atitude é para os perdedores.
Vamos para o debate das idéias, daqui a pouco vai dar até medo de expressar opinião.

Reply

Reescrevo meu comentário, na esperança de que você não o confunda com um posicionamento sobre a tese em si.

Me parece que esse aluno não utilizou os fundamentos acadêmicos que regem a história do conhecimento sobre o assunto.

A opinião dele é livre em um botequim, com a patroa ou numa sala de visitas. Num ambiente acadêmico, não.

Não pela opinião em si, mas porque esse tipo de visão ficou no século XIX. Não acrescenta à academia, é um retrocesso. Por isso o professor barrou.

Reply

Acontece que vivemos na ditadura do politicamente correto.
A inquisição da minorias, ondes estas não admitem uma convivencia onde o contraditorio deve ser respeitado.
Respeito gay, Lesbicas, credos e raças de quaisquer tipo, mas não é justo hoje, o ser conservador ser perseguido por pensar e agir diferente.
Daqui a pouco terei de esconder que sou hetero, religioso, respeitador das leis e instituições, culturas e tradições, que valorizo a familia, etc...
Sou conservador, e não me envergonho ou tenha que esconder ou me sentir intimidado pelo patrulhamento.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

O estudante ou qualquer cidadão tem todo o direito de expressar suas idéia.

Defender uma tese não é crime.

Crime é colocá-la em prática se a mesma está fora da Lei.

Por exemplo: defender a tese da pena de morte para atos de corrupção não é crime.

Já sair por aí, no melhor estilo justiceiro, matando políticos corruptos é homicídio e dá cadeia.

O problema, é que - no mundinho petralha - ditadura é quando os petistas recebem ordens e democracia é quando eles querem controlar até os seus pensamentos.

Aí... não dá!

Reply

Direto de Drammen, Noruega.

Coronel: respondendo à sua pergunta: SIM, o aluno tem direito a expressar sua tese visto que o STF "liberou geral"!.

Reply

sim, tem direito. a liberdade pode ser ofensiva idiretamente, contanto que não cause dano físico.

Reply

Essa situação nasceu do proprio Molusco Cachaceiro e sua quadrilha.
Ele, em primeiro lugar sim, é que deveria responder criminalmente.





Barao de Itauna

Reply

Coronel, é óbvio que se fóssemos seguir o entendimento do STF em relação à marcha da maconha, o aluno citado tem todo o direito de publicar sua tese e discuti-la em público - independentemente de qualquer teor racista que ela eventualmente possua. É uma questão de liberdade de expressão, diriam os ministros do STF. Mas é claro que infelizmente existe essa coisa chata chamada realidade brasileira. O STF tornou-se um tribunal discricionário, só votará favoravelmente as teses propostas pela esquerda, pelos comunistas, pelos progressistas, pelos petistas, pelas ONGs estrangeiras, pela ONU etc. NÃO TEMOS MAIS UM SISTEMA JUDICIÁRIO FUNCIONANDO NO BRASIL. Nossa Justiça só existe formalmente e não abriga mais todos os cidadãos, só aqueles que compartilharem da ideologia que dominou o país. Para que voltemos á situação anterior á eleição de Lula em 2002 - com todos os defeitos que ela tinha - levaremos pelos menos uns 30 anos. Até lá o Brasil talvez nem exista mais mais como país soberano e tenha se tornando um mero posto avançado da ONU e de outros órgãos internacionais.
Fernando José - SP

Reply

Se condenarem este aluno porque sua tese tem cunho racista e o racismo é crime, então terão que condenar até o FHC que defende abertamente o uso de maconha que também é crime. Tem uma diferença muito grande entre expressar sua opinião e fazer apologia ao crime. Apologia ao crime é o que o s marchadores da maconha fizeram ao usar o entorpecente em público e usar refrões que incitam a sua utilização. Qualquer pessoa tem o direito de ter a opinião que quiser desde que respeite a dos outros, desde que não queira se impor como os gaysistas estão fazendo.

Reply

CORONEL,
essas "quadrilhas" do Zé ,do Lula e de outros "cumpanhêros" tem a vantagem de permitirem conhecer quem são os membros mais chegados dos chefetes.

Reply

enquanto isso...

Kackers divulgam nome do hacker brasileiro que atacou páginas do governo.

Já as autoridades... hã? quê? Raque? Onde?

Reply

O que o governo petista pregrava era o fim das diferenças, mas com essas atitudes está colcoando ricos contra pobres, classe média contra todos, brancos contra negros, urbano contra rural, paises democráticos contra o Brasil,...., xiii, Lula, o Mandela às avessas! É o aPTheid!

Reply

Outra coisa, e a letra desses rappers nacionais, a própria revista RAÇA (que não sei se está sendo veiculada), o Agnaldo Timóteo criticando os negros que quando ficam famosos se casam com uma loirona e o sistema de cotas raciais??? Isto também é racismo (ou liberdade de expressão, como pensa o STF).

Reply

ATENÇÃO!!! São exatamente esses conflitos o que a comunistaiada deseja. Eles querem dividir a sociedade para enfraquecê-la, opondo, com suas políticas espúrias, pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, religiosos e étnicos. O STF está a serviço disto. Que outro órgão mais falta o pt comprar? Parece que mais nenhum. O Brasil está perdido.

Reply

Por que, se pode um erro, pode tudo? Não, senhores! Suponho que assim como um juíz, numa partida de futebol, pode cometer um erro, e depois enxergar um lance com perfeição e aplicar a pena correta para o caso, por que não pode, então, nosso STF acertar uma vez na vida e aplicar a pena correta? Porque a autorização da "Marcha da Maconha", abre um precedente? Não acho, não vejo por que comparar. Vejo um caso simples de interpretação da Constituição Federal em vigor. De fácil solução.
Saudações,

Reply

O pensamento certo seria: dê liberdade a quem não tirará a sua.

Por isso que movmentos black e white power não devem existir.

Há um tempo atrás lembro-me de algumas camisetas: "100% Negro". Aí era bonitinho. Mas e se um cara colocasse "100% Branco"? Seria tachado de nazista, preconceituoso.

O mesmo se aplica à parada do orgulho gay, Se existisse a parada do orgulho hetero, a mesma seria tachada de fascista?

O PT (e aliados, diga-se também os três poderes) está criando a idéia de separação na cabeça de um povo que sempre viveu misturado.

Quantos aqui já não viverem um dia de "rei" e no dia seguinte estavam pegando um ônibus cheio para o trabalho? No futuro, as coisas serão bem segmentadas, ou se viverá no "grupo A" ou no "grupo B".

Reply

pela lógica do STF ele tem sim o direito de falar a besteira que quiser, até onde ví ele não pregou a morte de ninguem. Se uma merda como maconha pode, então racialismo também pode.

Reply

Mesmo desagradável aos ouvidos, e, ao coração, o aluno tem sim o direito de se expressar.
É muito dificultoso saber que tem gente que pensa assim, mas ele pensa. O que não dá é para o STF passar a dizer que pode ou não pode ser expressado. Isso sim é postura de país que se ainda não está totalmente megulhado na ditadura está a passos largos no caminho dela.

Reply

Se o lula que é o lula tem seu direito de expressão assegurado para as barbaridades que profere... e ainda arranca un$$$$$$$$$$$$$ , limpinhos e lavadinhos, a expressão é totalmente livre no país.
Se os ministros do STF igualmente se expressam e o fazem para valer para todos os brasileiros até afrontando a Constituição, como no caso gay, Raposa Serra do Sol, pelo menos o panfleteiro está no papel de cientista leigo na área jurídica, é de se supor.

Reply

É preciso consultar os petralhas. Só eles podem nos dizer se essa é uma tese do bem, que devemos apoiar, ou se é uma tese do mal, que devemos combater.
Se eles não souberem, com certeza o ÇÇÇ sabe, e se chamado virá nos orientar.
O Çumo Çacerdote da Çeita sabe tudo. Já nasceu assim.

Reply
Arestides Fronza mod

Gente....…todo babaca que falar uma babaquice terá a seu dispor uma multidão de outros babacas que o aplaudirão...

Reply

MAIS UMA PASSEATA...
MEU AVÔ SEMPRE ME DIZIA QDO ERA CRIANÇA:¨NAO CONFUNDA LIBERDADE COM LIBERTINAGEM¨¨.
NOSSO PAÍS ESTA ENTRANDO NUMA FASE CRÍTICA AONDE TUDO É PERMITIDO.AFINAL OS BANDIDOS ESTAO NO PODER .
FORA PT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

União estável entre gays deveria ser tratado pelo Legislativo como uma opção de comportamento social O STF atropelou o legislativo, distorceu a Constituição e criou no Direito Natural uma terceira categoria: "os homoafetivos." è bem mais grave do que parece, pois isso dá direito a q se registre uma criança como homoafetivo. é o terceiro sexo.
No caso, Battisti o STF corrobou ato ilegal do Executivo, pois jamais se poderá contrapor à extradição objeto de pedido escudado em Tratado de Extradição.
Dentro disso tudo liberar a marcha da maconha nem é tão grave. Espero que o Brasil não retroceda a época em que a escravidão era legal e legítima.

Reply

Acho que a liberdade de expressão permite o equilibrio e o amadurecimento de idéias. Os sentimentos, gostos, considerações e preferência podem e devem ser expressos livremente, é saudável para quem quer externar suas idéias, o que não pode é alguem se sentir ofendido porque o outro prefere o verde ao roxo, a luz ao escuro, baixo ao alto. Expressar pensamentos é saudável, colocar-se de vítima devido a expressões e considerações alheias é imaturidade .Se o trabalho de escola é expressão de pesquisas, verdades e história, deverá ser respeitado, aceito e NUNCA ser considerado motivo de preconceito por alguem que talvez queira colocar o umbigo como foco.

Reply

Meu coronel, se foi liberada a Marcha da Maconha como liberdade de expressão entao o rapaz pode dissertar sobre o tema que escolher, pois é tb liberdade de expressão.

Ou será que só vale para a liberdade para as drogas e afins????

Nessipaiz onde até o assassino Cezare Battisti, que matou 4 pessoas foi absolvido, qual o problema do rapaz escrever sobre o tema que bem entender??? Afinal ele nao matou ninguem né ????

Reply

Esse povo enlouqueceu de vez. É apenas uma tese de uma aula de historia. E o aluno pode entao defender a tese que bem entender.

Alguem se sentir ofendido por uma tese já é DEMAIS. E depois o STF liberou geral para a liberdade de expressão.

O aluno nao está ofendendo ninguem em especial, está apenas colocando o que pensa a respeito de alguma coisa.

É muita falta do que fazer ficarem se preocupando com o assunto da redação.

Reply

Sou conta qualquer censura e, portanto, sou de opinião que este tipo de atitude não deva ser crime.

Dito isto, lembro ao rapaz que a última vez as raças germânicas resolveram mostrar sua superioridade ao mundo terminaram com sua capital ocupada pelos eslavos, seu líder morto e seu país dividido por 50 anos.

Reply

Também sou a favor da liberdade de expressão no caso do aluno.

Tenho muito amigos negros, não entendo e desprezo o preconceito racial de todas formas...

mas, a marcha da maconha, dos gays e etc..me incomodam, e nem por isso levaram em questão e permitiram, logo, ou se permite TUDO ou se PROÍBE tudo.

Reply

O aluno simplesmente fez uso de sua liberdade de expressão.
Será que a liberdade de expressão só é válida quando em conformidade com essa merda de "politicamente correto"?
Infelizmente hoje em dia politicamente correto é permitir e apoiar marcha de maconheiros, putas, fumeiros e a toda a parentada do Bambi.
Estou de saco cheio dessas porcarias de marcha disso, marcha daquilo. São desocupados que só sabem atrapalhar o trânsito e fazer "beicinho" em frente a alguma cãmera de TV.
Vão trabalhar, vagabundos!

Maria, SP

Reply

quem foi que disse?
posso não concordar com uma só palavra sua, mas lutarei até o fim para voce ter o direito de falar.
nós somos um país ¨hibrido, se cada um consultar sua arvore genealogica verá a miscêlania de povos que formam o brasil.
portanto nos acalmemos, somos todos srd ( sem raça definida ) traduzindo vira latas.

Reply

Coronel,
agora, com toda certeza, o STF deverá julgar contra. O julgamento desse tribunal, infelizmente, segue o achismo dos seus pares e não o que determina a constituição. É uma vergonha o que os ministros fizeram no caso da marcha da maconha e, infelizmente neste caso, pelo que conhecemos, não faz nenhum sentido este tipo de comportamento, nos nossos tempos. Quem deveria ser o maior gardião da Constituição, vem rasga-la sem nenhum pudor.

Reply

Caro Coronel: O pt está acanalhando o país...

Reply

Creio que o acadêmico, como qualquer outro cidadão, tem total direito de expressar-se, por mais absurda e abjeto que seja o conteúdo de suas ideias. Por conta disso, apoio o STF em liberar a Marcha da Maconha. Por conta disso, apoio este sujeito especificamente. agredir ou insultar pessoas por motivos racistas são outros 500. Legalizar a maconha ou fumá-la durante as "marchas de protesto" é outra história.

Sou a favor da liberdade irrestrita de expressão. Acho racismo nojento e uma estupidez, mas racismo é que nem homofobia, uma manifestação da ditadura do politicamente correto.

Reply

SIM pode apresentar sua tese, é proibir apresentar a tese é como proibir a marcha da maconha e as diretas-já. Se o general João B. Figueiredo tivesse a lei da apologia, mandaria todos os car-pintadas e os defensores das eleições diretas para presidente para a prisão por 12 anos.
A CONSTITUIÇÃO E AS LEIS DO BRASIL DETERMINAVAM AO COLÉGIO ELEITORAL A AUTORIDADE PARA ELEGER O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E HOJE TERÍAMOS TALVEZ UM PRESIDENTE DO PMDB ELEITO PELA REGRA VIGENE.
pedir a assembléia constituinte era um crime pois não houve revolução e todos os peticionários de uma nova assembléia constituintes para o fundo de escura cela por 30 anos.

Reply

Cel.
Perigosíssima “zona cinzenta”.
Inicialmente, o STF não tem o poder legislativo.
A livre expressão, vedada o anonimato, veda também a apologia a atos criminosos.
Se formos admitir a palavra “híbrido”, teremos um dia que admitir também que alguém diga que a mulher (seja lá de que origem for), “deu cria” a uma ou mais “híbridos”, coisa absolutamente inadequado.
Estamos nos baseando no fato de que o STF exacerbou as suas atribuições (sem que ninguém do Legislativo reclamasse), e estamos aceitando passivamente que se cometa uma ILEGALIDADE.
Seria apropriado dizer que a senhora genitora do autor dessa tese deu cria no ato do nascimento?
Contra a maioria quase absoluta dos que comentaram no post. NÂO. Certo é certo, errado é errado, não importa o que o STF de modo equivocado enunciou.
Que se manifeste o Poder Legislativo.

Reply

Seguindo as últimas decisões do STF ficou instituído o "é proibido proibir". Então para manter a lógica do tribunal até uma parada nazista em plena avenida paulista seria aceitável porque seria apenas uma manifestação de uma opinião. Quem quiser concorda quem não quiser que não prestigie tal ato. Na verdade ficamos a beira de um vale tudo e até da possibilidade de não existir mais um STF. Para que juízes se não há regras para serem julgadas.

Reply

Bem, na minha opinião esse fato deve ser debitado na conta do velhaco, pois antes dele fazer a separação entre brancos e negros, índios e brancos, pobres e ricos e operários e patrões nada disso existia e só poderia dar nisso ai.
Então...O velhaco deve mais uma ao povo brasileiro.

Reply

E sejamos honestos, pois se for feita uma enquete no sul do país, SP inclusive para baixo, justo a região que foi colonizada por europeus, e outras origens, não vai ser encontrado resultado muito diverso disso aí.
Com algumas variantes e ajustes na opinião do estudante, é a pura realidade.
O problema é que nem se pode discutir isso.
A colonização branca pode ser criticada por todos os lados.
A questão negra não.
Estão entendendo?

Reply

segundo julgou o STF no caso dos maconheiros e dos homosexuais, Sim.
A liberdade de expressão é livre e defendida no Brasil. Eu por exemplo, acho o LULA um, um, um, tambem um,um e um um, um um.......

Reply

O Sr anonimo das 19:24 esta correto, não passa de subversão social.

ATENÇÃO!!! São exatamente esses conflitos o que a comunistaiada deseja. Eles querem dividir a sociedade para enfraquecê-la, opondo, com suas políticas espúrias, pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, religiosos e étnicos. O STF está a serviço disto. Que outro órgão mais falta o pt comprar? Parece que mais nenhum. O Brasil está perdido.
.................
como diz o coronel nascimento isso vai dar M...

Reply

Acredito no direito de livre expressão.Não se pode ter dois pesos e duas medidas.Este aluno estava defendendo uma tese, eu acho que isto não é crime.Lula pode falar o que bem entende e ninguem o acusa de nada, intocavel, poderoso.Está na hora de dar um basta a tanto cerceamento.

Reply

Independentemente de ser considerado crime ou não, a questão é que na República Companheira do Brasil existem dois pesos e duas medidas para essas coisas.

E cá entre nós, a verdade é que o atual regime - eu acho que já podemos chamar o atual governo de regime - está muito interessado em provocar divisões e conflitos sociais. Juntamente com o pão e o circo do bolsa família e copa do mundo, é a receita que precisam para se manter no poder.

Reply

STF? depois do caso Batistti não existe mais crime. Entretanto, usar caneta, teclas de computador, falar... ainda mais em uma universidade, isso é crime hediondo tchê!

Reply

Coronel,
Precisamos aprender a conviver com a Liberdade de expressão, desde que não se incentive o cometimento de um crime. Vale pra maconha, vadias, gays, raças, credos..., enfim tudo.

Reply

Gal. LEONIDAS (DE ESPARTA)
Coroca;
Se sou aluno dessa faculdade e estudasse na sala do "ariano" (autor da tese), só iria armado pra aula e não tiraria os olhos dele, tendo em vista que o "hittler dos pampas" é um propenso atirador em série..

Alguém salve o Brasil.

Reply

A anarquia impera nesse país.Quanto pior melhor para essa cambada de quadrilheiros. Está tudo dominado, salvo raríssimas excessões. Pobre país nas mãos de bandidos.

Maria Cristina SP

Reply

A questão levantada pelo referido aluno não abrange somente a referência a raças, mas o ponto fundamental é a diferença cultural que afeta o desenvolvimento de um país e que está provada pela história que mostra, por exemplo, que povos de origem anglo-saxônica sempre foram mais evoluídos, politicamente e cientificamente, do que os de língua latina.

Os que são contrários a esta tese me respondam : qual país de língua latina pode ser considerado primeiro mundo atualmente ?

Chile, onde um ditador teve que usar de extrema violência para aumentar o nível cultural do povo e levar o país ao desenvolvimento.

Itália, França, Portugal e Espanha que apresentam os piores níveis de desenvolvimento em comparação com os outros países de origem anglo-saxônica da Europa.

A união da cultura anglo-saxônica com as religiões cristãs e judaicas moldaram sociedades fortemente democráticas ao contrário de outros países, principalmente os de origem latina, que vivem até hoje em regimes totalitários disfarçados de democracias que tentam, a todo momento, estabelecer ditaduras comunistas e que estão conseguindo este objetivo em países como o nosso, pois, fazemos parte de um povo medíocre. Não somos honestos, não temos caráter e nem honra, desprezamos nossa história e nossos heróis, não sabemos viver em sociedade nem cultivar valores morais, nos vendemos facilmente, somos "prostitutas" de outros povos mais evoluídos.

Se estamos divididos, como alguns comentaristas disseram neste tópico, é porque nossa cultura é a cultura do individualismo e do coitadinho : sou gay, sou baixinho, sou híbrido, sou gordinho, sou magrelo, sou branquelo, sou um coitadinho que sofre bullying na escola, exigimos sempre nossos direitos e reclamamos, reclamamos, reclamamos, esperando que alguém nos ajude, não lutamos por nós todos, apenas por nós mesmos, apenas pelas nossas diferenças.

É esta mentalidade que nos enfraquece e que destrói uma nação.

Nos esquecemos que, antes de tudo, devemos ser unidos, corajosos e trabalhadores, devemos dar nosso suor pela bem de nossa família e por toda a sociedade, para que um dia nossos filhos e netos brancos, negros, mulatos, gays, heteros, pobres e ricos tenham orgulho de dizer a todo mundo : SOU BRASILEIRO !!!!

Reply

Sinal dos tempos. Nada sóbrios e a SERVIÇO DE UMA IDEOLOGIA ...

Reply

Ao amigo anônimo de 24 de junho de 2011 19:12...

O Carcará informa:

A divulgação do possível nome do hacker que está invadindo os orgãos federais é uma fraude, provavelmente causada por incompetentes do próprio governo federal que pensam que com isso alguém irá se denunciar, na real, não existe o número do apartamento no endereço divulgado e nem a pessoa.
Estes ataques de hackers, muito provavelmente passam por ou saem da Itália. Ou seja, como informei ontem, provavelmente a retaliação pela não extradição do assassino Cesare Batistti para a Itália, já começou... Pode acreditar!
E se prenderem algum hacker no Brasil por isto, será outra fraude.
Pode anotar ai!

Reply

A liberdade de expressao eh assegurada pela constituiçao, portanto, o estudante tem o direito de se expressar.

Reply

Eu sou indiodescendente, pelo-duro como se diz por aqui.Sangue de índio,portugues, italiano, e de negão tbm. Qual é o problema? Adoro macarrão, rede, azeite de oliva, e vou a centro de umbanda. Sou brasileira, gaúcha. Só não nasci analfabeta e banguela,rsrsrsrsr

Reply

Eu creio que sim. É menos crime do que a marcha da maconha, já que em princípio, pelas informações da matéria, o tal aluno não instiga ninguém a nada. Só defende suas idéias, que considero abomináveis, mas ainda assim a coisa está no campo da liberdade de expressão. Mas isso hoje no Brasil não pode, só as ideias abjetas dos comunistas tem liberdade de expressão. O fascismo (dissidência esquerdista) é tratado como inimigo, o que é hipocrisia dessa gente. Eles são todos iguais.

Reply

Se eu disser que não existe nenhum país negro bem sucedido estou sendo racista? Se eu não gostar que meu filho casasse com uma negra, e falasse isto, eu seria um criminoso? Se um negro falasse isto (e eles falam), seria criminoso? Os politicamente corretos estão a serviço de governos autoritários e da censura. O proximo passo deles sera proibir e/ou demonizar os gordos.

Reply

procurem no google DECALOGO DE LENIN. esta la. o governo esta incentivando a divisao da sociedade, e dai surgem malucos que defendem todo tipo de ideia.
e agora o stf vai dizer o que? qual a linha divisoria de liberdade de opiniao e crime?

Reply

Sr Coronel,acho razoavel que seja encaminhado ,estas dúvidas,para a SUPREMA CORTE norte americana,para.se não julgar, mas que pelo menos nos dê luz sobre este assunto.Lá ,tenho certeza,que saira uma decisão justa,dentro das leis,e sem simpatias aos comunistas do Brasil.

Reply

O STF errou, mas a questão não é essa!
O problema é que os brasileiros são hipócritas, pois a maioria cobra justiça, mas somente quando for interesse alheiro.
É fato, mas que ninguém quer reconhecer, o Brasil é racista, seja entre os brancos, seja entre os negros.

Reply

O estudante não tinha o direito de publicar estas asneiras.

Mas dai vão dizer , a liberdade de expressão é um direito fundamental.

Dai eu respondo que nenhum direito
fundamental é absoluto , e tão pouco são disponíveis , ou seja, não se pode utilizar a liberdade para fundamentar a prática do ilícito.

Racismo é um crime repudiável, injustificável e ponto final .

Reply

Na verdade, a tese é uma boçalidade, mas partindo do corolário estúpido, criado pelo governo, que transforma os negros em coitadinhos que precisam do amparo de leis para sobreviver, ela faz muito sentido, é oportuna e deve, sim, ter liberdade para ser exposta, até porque o seu autor merece ser exposto ao ridículo da fácil e óbvia contestação das suas ideias de jerico

Reply

O que deve sempre ser dito é que todo mundo está cansado de saber: o Congresso deveria ser o cabeça desses processos todos. Como está tudo invertido no Brasil, o Congresso fica inerte, acaba gerando essa bagunça. Negros, brancos, cafuzos, mamelucos, índios pretos, brancos indígenas etc. não têm nada a ver com isso. O governo também não tem de se meter criando castas e categorias diferenciadas no País. Porém, no caso, esse sujeito ai que escreveu essa matéria merece um elogio: grande jumento!!!

Reply

Pois é. Apesar das idéias dele serem claramente racistas, ele nem pode ser acusado de racismo, por ser uma simples expressão de pensamento. Não há um mísero incitamento ao combate interracial, ou seja... Sinuca de bico para o mais novo "tribunal discricionário" da toga, os "iluminados" nomeados pelo Lula.

Reply

Sala de aula deveria ser o local onde se discutem IDÉIAS. E - se não queremos voltar ao período escuro em que a Inquisição dominava - nenhuma idéia, por mais obscena, inescrupulosa ou abjeta que seja, pode ser excluída. Chamar a polícia para impedir a discussão de quaisquer idéias numa sala de aula é um ATO do mais absoluto autoritarismo e não deveria ser aceitável num regime democrático. Se aceitarmos a negação do fluxo livre de idéias numa sala de aula estaremos abrindo caminho para o pior tipo de despotismo, aquele que, baseado em crenças, quer impedir o próprio progresso humano, que tem sido criado por idéias e não por crenças (Galileu sirva de exemplo aqui). Quanto à propriedade do uso do termo HÍBRIDO: em muitos casos este termo significa ELOGIO e nunca poderia ser considerado tão ofensivo como a palavra MULATO, cuja etimologia é bem clara.

Reply

Boa tarde!
Não consegui perceber nada de racismo da parte dele. As ultimas palavras dele já provam que ele não é racista.

Reply

O aluno tem direito a expor suas teses. E se forem estapafúrdias, também tem o direito de tirar uma NOTA ZERO!

Reply

Coronel, biologicamente o ser humano tem apenas uma raça e mulatos e todos os frutos de casamentos inter-raciais não são híbridos, a cor da pele, dos olhos, o olho oriental, etc... são determinados por poucos pares de genes e os indivíduos não mesclados são membros não miscigenados de UMA ETNIA HUMANA, supondo-se a miscigenação por 25 gerações, todos os humanos teriam coloração marrom claro, olhos azuis ou negros na mesma proporção mendeliana e para as pessoas é vantagem a pele escura pois protege mais contra os raios UV do sol. Até os negros precisarão mais melanina para resistir aos raios UV do sol, pele clara será desvantagem evolutiva. " Não estou usando o termo raça e racismo, uso dados concretos e científicos, a melanina protege um pouco dos efeitos dos raios solares e Deus e a evolução podem levar a novos caminhos, como a pele prateada para refletir os raios solares entre eles o calor ( infra-vermelho ). Em um planeta mais quente com o fim da era glacial apressado pelo efeito-estufa que antecipará em mil anos o que naturalmente ocorreria, o degelo de todas as calotas polares e crescimento de florestas temperadas na Antártica ( a mesma do Chile e Argentina ) e o avanço dos desertos no nordeste do Brasil, o Saara na áfrica teria mais chuvas e floresta tropical até o Chade e temperada na Argélia, Líbia, Egito, chifre da áfrica e oriente médio. A China e o sudeste asiático voltariam a ser deserto exceto perto do oceano.

Reply

Se o STF pode rasgar a Constituição Federal, qualquer brasileiro pode rasgar o verbo. O padrão é a Constituição e não o STF. Se para o STF não existe o padrão, para o brasileiro não existe o STF.

Reply

Se os maconheiros tem direito a livre expressão, porque o aluno não??

É isso que o govêrno está conseguindo, dividir seu povo.


Izabel/SP

Reply

bom, se a genética fala mais alto, em termo de dominância e recessão, a natureza é, "de per si", racistas???

Reply

É tudo culpa do homem branco, loiro e de olhos azuis...

Reply

Estamos no Brasil e aqui cada um diz a besteira que quiser. Cabe ao Professor aprovar ou reprovar o aluno segundo seus critérios. A discussão do tema não leva a nada, já que a ciência não embasa as declarações racistas. Vale lembrar que as guerras mais ferozes aconteceram por motivos étnicos. Fomentar esse tipo de confronto é estagnar a evolução.

Reply

Coronel, diante da decisão do STF, que tem a competência para resolver questões constitucionais, em relação à liberação de manifestações favoráveis à liberação do uso da maconha, "em defesa da liberdade de expressão", creio que posso entender que nada mais é proibido como "liberdade de expressão". Mesmo que não gostemos do que o aluno escreveu, ele tem, sim, o direito de fazê-lo. Como não acredito que esse país mudará por meios pacíficos, sou adepto de um golpe armado para eliminar todos os corruptos, acabar com a impunidade, tomar de volta todos os bens surrupiados do povo, organizar a casa, e após retornar com eleições sem a participação de nenhum desses pilantras que por aí andam. VIVA A NOVA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

Reply

Pois é. Mesmo eu sendo um "híbrido", na visão desse cidadão "superior", jamais eu escreveria uma baboseira dessas.
Talvez só um "célebro superior"
para chegar a "supremas" conclusões!

Francamente, esse cara só quer IPOBE!!!!

Alexsandro.

Reply

Em cromossomos existe uma clara dominância do masculino, pois as mulheres precisam de dois cromossomos X (XX) para serem férteis, existem algumas com um X apenas e sem y , são as portadoras da síndrome de Turner.
São baixas, inférteis e com aparência infantil, mesmo aos 25 anos, não desenvolvem seios e ancas.
Quem tem um Y é homem e mesmo os casos de 3 cromossomos, XXY são homens com sintomas do fenótipo.
XYY são raros e normalmente são homens muito violentos e bandidos em 95% deles, são muito viris e têm mais probabilidade de estuprar mulheres ou se gay de atentado ao pudor contra outros homens.

Reply

Com relação aos escritos do estudante de história do RS e a "liberdade de expressão", considero que não pode haver nenhum tipo de limite para o livre pensamento.

Agora, devemos estar atentos para quando um pensamento ou opinião se torna objeto de ofensa pessoal, de agressão aos direitos e a dignidade de terceiros. Somente nestes casos, podemos dizer que o emissor de tal opinião deixou de expressar livremente um pensamento para fazer de sua opinião uma forma de agressão a uma pessoa ou grupo de pessoas.

No caso do aluno de história, ele expressa livremente seu pensamento e tentar fundamentá-lo, sem fazer de sua opinião uma forma de agressão dirigida a uma pessoa ou grupo de pessoa, ou seja, sem causar de fato algum tipo de dano ou prejuízo moral a quem quer que seja - talvez à ele mesmo, pois seus argumentos são ignoram muitos dados a respeito da cultura negra, forma de organização social de tribos africanas e seus idiomase linguagens, enfim, perde tempo com este senhor quem quer.

É isso que penso: não se trata de crime, e sim de livre expressar-se, e mal.

Antonio Bastos

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.