PT do X: como a privataria petista comandada por José Dirceu entregou o Pré-Sal para Eike Batista.

O professor Ildo Luís Sauer, diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEEUSP), se diz um “fruto do programa nuclear brasileiro”, pois, quando estudante, o regime militar — interessado em formar quadros para tocar as dezenas de usinas que pretendia construir no país após o acordo com a Alemanha — lhe concedeu bolsa de iniciação científica, “bolsa para fazer o mestrado e o doutorado em engenharia nuclear e outras coisas mais”. Ao longo de sua trajetória acadêmica, porém, Sauer convenceu-se de que a energia nuclear não convém ao Brasil, e passou a dedicar-se mais à energia elétrica e ao petróleo.

Foi diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2003 e 2007, período que cobriu o primeiro mandato do presidente Lula e o início do segundo, e no qual tinha a expectativa de amplas mudanças na área de energia e petróleo. Orgulha-se de haver participado das decisões que levaram à descoberta das jazidas do Pré-Sal. Mas frustrou-se ao constatar que, ao invés da reforma que ele e o físico Pinguelli Rosa propuseram a pedido do próprio Lula, o governo tomou medidas que fortaleciam os agentes privados, em detrimento das empresas públicas e da sociedade em geral.

Nas páginas a seguir Sauer desfecha contundentes ataques às políticas de energia do governo, com destaque para a continuidade do modelo do setor elétrico herdado de Fernando Henrique Cardoso e — em especial — para a realização do leilão de “áreas de risco” da franja do Pré-Sal que acabaram por ser arrematadas por Eike Batista e sua OGX, fazendo desse empresário um dos homens mais ricos do mundo. O diretor do IEE não mede palavras ao opinar sobre o que ocorreu: “O ato mais entreguista da história brasileira, em termos econômicos. Pior, foi dos processos de acumulação primitiva mais extraordinários da história do capitalismo mundial. Alguém sai do nada e em três anos tem uma fortuna de bilhões de dólares”.

Quanto à contestada Belo Monte, Sauer, diferentemente de uma parte dos críticos, considera que a usina preenche todos os requisitos técnicos de operação. O problema, afirma incisivamente, “não é técnico, não é econômico, o problema lá é simplesmente político”, porque, em função dos erros do governo e da falta de planejamento, “ressuscitou-se um projeto longamente gestado pelo governo militar”, e assim “de certa forma um governo democrático e popular se serve da espada criada pelos militares para cravá-la no peito dos índios e camponeses, com métodos que não deixam nada a dever à ditadura de então, em relação à forma como a usina foi feita, de repente”. Procuradas pela reportagem, as assessorias de comunicação da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula informaram que eles não comentariam as declarações do professor.

16 comentários

Achei que você era a favor das empresas privadas e contra a "petrossauro" ser monopolista na exploração do pré-sal.

Reply

Coronel,

Este é o Aldo Rebelo(Cód. Florestal) do setor energético!

O que ele fala sobre o Eike, Dirceu, Lulla e Dilma é a mais pura realidade.

Isso tudo parece com o mesmo processo que aconteceu na Rússia pós-perestroika com bilionários saindo do nada e encobrindo antigos funcionários do governo.

JulioK

Reply

Sei não, Coronel

Esse professor, pelo pouco que está publicado assume uma linha muito nacionalista e, ao mesmo tempo, quase marinista (a questão dos índios e camponeses e ribeirinhos de Belo Monte) . Ele bate no PT, mas por outras razões, mais à esquerda.

Reply

O mapa da Mina

Os POLÍTICOS CORRUPTOS, cientes do potencial do campo de petróleo de Tupi. continuaram com os leilões de conceção das áreas de exploração. O impacto de valorização patrimonial das empresas que adquiriram as reservas leiloadas pela ANP foram enormes, após o anúncio do potencial do campo de TUPI.

O lançamento da OGXP no mercado de ações foi um sucesso, suas reservas adquiridas se valorizaram porém para uma empresa que só existia no papel , sem uma infraestrutura, conseguir adesão de investidores interessados em um investimento que só terá prejuízo nos primeiros anos e ficará exposta as variações do petróleo para ter lucro é conciderado no mercado financeiro como dumb money, havendo uma variante no sucesso neste laçamento inicial de ações que não éra o futuro brilhante dessa nova empresa mas os conchavos feito antes dos leilões de concessão onde o tráfico de influência se extendeu também para as petrolíferas estrangeiras, os estrangeiros foram os maiores compradores nos laçamentos iniciais de ações da OGXP!!

Eike Batista é o JP Morgan Brasileiro. JP morgan era o homen mais rico da America na 1ª Guerra logo após a sua morte descobriu que ele só era dono de 1/3(um terço)das Cia JP Morgan que na verdade 2/3(dois terços) eram da familia familia Rothschild!!

Para se ter uma idéia do potencial de valorização das empresas que adquiriram as reservas concedidas em leilão antes da divulgaçãode TUPI: A Petrobras, que adquiriu reservas teve uma valorização de 49,9% do dia 20 de agosto de 2007 ate 07 de novembro de 2007 um dia antes da divulgação de TUPI e no dia da divulgação em 08 de novembro de 2007 PETROBRAS SE VALORIZOU 20% NO MESMO DIA,ou seja o valor patrimonial da Petrobras se valorizou 70% em dois meses mostrando uma movimentação atípica nas ações e derivativos!!

Quanto essa informação valia ao ponto de aumentar o valor patrimonial das empresas que adquiriram as reservas??

Todas petroliferas estrangeiras que adquiriram as reservas nos leilões sofreram valorização patrimonial igual a petrobras, no mesmo periodo!!

Não é atoa que Barack Obama fala que Lula é o Cara!! Você Já viu os Estados Unidos Fazer alguma critica do governo brasileiro!!

O caso Satiagraha também teve envolvimento com expeculação das ações da Petrobras e o Campo de TUPI onde descobriu que o Banqueiro Daniel Danta e o especulador Naji Nahas especulou com dinheiro estrangeiro oriundo de lavagem que saiu do Brasil e retornou como investimento no mercado de capitais Brasileiro, isento de imposto na época, de modo que sabendo da informação da divulgação do Campo de Tupi se posicionaram na parte compradora das ações e derivativos de compra, antes da divulgação, realizando lucro exorbitantes encima de incaltos despercebido. Para se ter uma idéia teve derivativo da petrobras que valia 0,01 R$ passando a valer 6,00 R$ no dia da divulgação no final do pregão!

Esse ato é crime contra a nação!! O PETRÓLEO É NOSSA SOBERANIA!! Expropriação da OGX PETROLEUM e PETROLIFERAS ESTRANGEIRAS PELO GOVERNO JÁ!! Está na hora de tomarmos DE VOLTA o que é nosso!! Com o dinheiro da corrupção eike batista está comprando o Rio de Janeiro Inteiro!!

Com o nosso dinheiro!!

Reply

Em falar de movimentação atípica, depois da movimentação financeira nos derivativos de juros na B&F Bovespa em agosto onde a CVM abriu procedimento administrativo contra quatro bancos entre eles o ITAU que fecharam posição vendida, na ordem de 20% do volume dos contratos em aberto um dia antes a reunião do copom houve outra movimentação estranha nos balanços do 3º trimestre das empresas que obtiveram dividas em dolar!!

Quase todas empresas que obtiveram dividas em dolar tiveram prejuizos recorrentes devido a variação de desvalorização de nossa moeda frente ao dolar no balanço do terceiro trimestre porém teve uma que se destacou na atividade financeira a ogx petroleo do Eike Batista, só resta saber se o hedge feito de sua divida em dolar foi utilizado derivativos de juros mostrando um saldo positivo de 138,8 milhões em seu balanço!!

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=24627

Reply

Ledo engano! o Zê chefe de quadrila Dirceu, não entregou o Pré Sal, ele VENDEU!!!

Reply

Pior do q o Disparate desse livro livro ja q temos dados oficiais do "TC e STF" sobre a privatizaçao e a forma como o Serra e o PSDB se comportam como se nada tivesse acontecendo.Vc nao ver uma nota no blog,no site do PSDB, a nao ser uma pobre nota do fhc.
Vai uma dica, Sera q o PSDB e o Serra se mobilizassem e fizesse um livro em resposta a esse em tempo recorde comprovando com dados oficiais sobre a lisura da privatizaçao,seria uma bela resposta,esse livro sendo verdade ou nao e muniçao pra os Petralhas, uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade,acorda PSDB,ate Mais.

Reply

BRASIL CUMPANHERO

O Irã, ao longo dos anos, tem ameaçado seus vizinhos e vem desenvolvendo, embora negue, armas nucleares. Por isso e por outras tem sofrido embargos econômicos, os quais o Brasil tem se mostrado contra.

Entretanto o Brasil se une a países vizinhos para levantar embargo contra as Ilhas Falklands/Malvinas, tudo por conta de que os habitantes locais preferem permanecer unidos à Comunidade Britânica do que se tornarem parte integrante da República Argentina, país que ao longo dos anos, além de nunca ter feito nada em benefício dos habitantes daquela ilha, adotam medidas para prejudicá-los.

Reply

A histeria é coletiva na Coréia do Norte por conta da morte do "Líder" local. Aquele povo não faz a mínima idéia do rídídulo a que se estão submetendo.

E por aqui, para aqueles idiotas que navegam pela internet defendendo a petralhada, também não fazem a menor idéia do memso rídiculo a que estão se submetendo.

Reply

CEl,

Muito oportunos os comentários de Prentice Franco às 12:45 e 12:46 h.

Índio Tonto/SP

Reply

Tudo o mais considerado, não deixa de ser incrível: petralha, até quando (parecendo) honesto, algo realmente raro, verdadeira mosca branca, é honesto por equívoco.

Quer dizer, então, que "frustrou-se ao constatar que, ao invés da reforma que ele e o físico Pinguelli Rosa propuseram a pedido do próprio Lula, o governo tomou medidas que fortaleciam os agentes privados, em detrimento das empresas públicas e da sociedade em geral"???!!!

Tá...

Reply

Qual é a surprêsa??? o sé, não é dono do Brasil???


Izabel/SP

Reply

"The human race divides politically into those who want people to be controlled and those who have no such desire."

"There is no worse tyranny than to force a man to pay for what he does not want merely because you think it would be good for him."

"Love your country, but never trust its government."

"I am free because I know that I alone am morally responsible for everything I do."

"Never underestimate the power of human stupidity."

Hereticus

Reply

Não custa perguntar.

Não foi a privataria PSDBista que ajudou o filho do ladrão mor a ficar milionário da noite para o dia...ou do zoológico para o congresso.

Reply

Oh, coitado! Se não for morto logo em seguida, vai ter que se exilar, pois acha que estamos numa democracia onde se pode dizer a verdade. Ora, quem não sabe que foi o Lula quem deu três refinarias para o Evo? Será que deu mesmo ou dividiu com ele? Quem não sabe que esse Eike não seria apenas um testa-de-ferro do Lula e seus asseclas? Parece que esse professor pensa que é verdade o que a propaganda fala do Lula e não o que ele é realmente, ou seja, o maior pelego que já conhecemos.

Reply

Sou a favor das privatisaçãoes ; porque nas empresas privatizadas comos vale não tem coruPTos roubando , como o silvinho land rover pt corruPTo na petobras. os petralhas detestam as privatsação, porque são carraPaTos de estatais.

Reply