NYT critica punição a "torturadores" no Brasil. Fala sério!

Os "fantasmas" do regime militar brasileiro mostram que, se o Brasil é um líder regional em termos econômicos, ele fica atrás de seus vizinhos quando se trata de punir autoridades responsáveis por torturas e assassinatos, afirma uma reportagem publicada nesta quarta-feira (21) no jornal "The New York Times". De acordo com o texto, desde que a presidente Dilma Rousseff sancionou a criação da Comissão da Verdade (que investigará crimes cometidos durante a ditadura) e a Lei de Acesso a Informações Públicas (que limita o sigilo de documentos oficiais), os céticos se perguntam se o país está preparado para "lidar com os crimes do passado". 

"O Brasil começou a encarar a possibilidade de que, no âmbito dos direitos humanos --diferentemente de assuntos econômicos e diplomáticos regionais--, o manto da liderança pode não vir tão facilmente, no fim das contas", diz a reportagem. "Fantasmas do período militar, de 1964 a 1985, começaram a se mexer, revelando como o Brasil, embora uma potência emergente da América Latina e a quarta maior democracia do mundo, ainda fica atrás de seus vizinhos no que diz respeito a processar autoridades por crimes que incluem assassinatos, desaparecimentos e tortura." 

O texto afirma que a Comissão da Verdade, que começa a trabalhar em janeiro, foi criticada tanto por militares --citando o caso de um oficial reformado que foi à Justiça contra a medida-- quanto das famílias das vítimas, que consideram o projeto "simbólico", já que os responsáveis por abusos continuam protegidos pela Lei da Anistia de 1979.Leia mais aqui.

E a Comissão da Verdade para Guantânamo, sai quando, hein New York Times?


11 comentários

parabéns pela postura e coragem! nós, a elite, não podemos tolerar que estes vagabundos roubem nosso dinheiro com estas pensões ridículas. Os pobres tentaram destruir o brasil e o regime militar nos salvou de uma avalanche de mau gosto e cafonice — imaginem um país em que todos fôssemos obrigados a beber em copos de requeijão?!! Agora estes pobres ladrões que tomaram o governo estão tentando acabar com nosso direito à concentração de renda!!

Reply
O GRAVATA VERMELHA mod

E AÍ!!!!

Fizeram a revolução de 64 e não adiantou nada!!!

Naqueles anos não tínhamos talento nenhum (nunca tivemos), não queríamos estudar, eramos (e ainda somos) um bando de VAGABUNDOS e ladrões que queriam vencer na vida às custas dos outros, implantando uma DITADURA DO PROLETARIADO onde NÓS é que iríamos "nos dar bem"...

Os milicos nos "exilaram" em Paris, Londres, Santiago, Montevidéu onde fumamos todo o tipo de erva as custas da internacional socialista...

Voltamos, recebemos indenizações MILIONÁRIAS pelos assaltos, assassinatos, atentados a bomba e sequestros que cometemos...

Até as MERDALHAS DOS MILICOS ESTAMOS RECEBENDO MALUCO!!!!

Estamos no poder, roubando como "nunca-antez-na-historia-deçe-paíz", nossas famíglias estão miliardárias com fazendas e propriedades que nunca são detectadas pela Receita Federal...

...Juizes de todas as instâncias e de todas as cortes estão em nossa folha de pagamentos...

Olha o Marquinho aí gente acabando com a festa da Eliana, grande garoto...e o quinzinho? o cézinha, e o carlinhos que é do STF mesmo levando bomba em concurso prá juiz...e a rosinha nem o tal "notório saber" possui...

...elegemos quem a gente quer, o que não falta é "verba não contabilizada"...

MENSALÃO porra! isso nunca existiu... quando comparado com a MINA DE OURO QUE SÃO AS ONGs...

Agora tão vendo??? até a "comunidatchi" internacional tá dizendo que essa "comissão da verdade" tem é que acabar de FU--R de vez com os Brasileiros que nos combateram...

Somos ou não somos os Bons???

Somos a maior quadrilha desde o descobrimento do Brasil...

...Nós somos os PTralhaS!!!

Reply

Tô na área
Se é para mexer na merda quem sabe perguntemos ao NYT:
E o PESSOAL PERSEGUIDO por serem SUPOSTOS COMUNISTAS nos EUA durante os anos 40/60?
Serão INDENIZADOS?..


fui...

Reply

A cada dia que passa os norte-americanos ficam mais sul-americanos.

Reply

Dois pesos, duas medidas.. EUA só defendem seus próprios interesses, mesmo no campo de Guantanamo.

Reply

E a parte que compete à eles nesses crimes,já que foram os mentores do golpe militar? Será que eles vão punirem? Será que vão investigarem sequer?

Reply

Goastei do comentário do anônimo das 11;15.
De fato, onde já se viu querer que pobres se equiparem a nós da elite?
Afinal, a democracia sempre foi feita para quem pode, e não para quem quer. Vamos detonar essa gtentalha, esses vagabundos que querem chegar a ser classe A.

Reply

E sobre a covarde matança que os EUA promoveram no Iraque com a deslavada mentira que o referido país possuía armas de destruição em massa, o NYT nem toca no assunto?

Reply

tô na área
EEEEEPAAAA!!!!!.
Anônimo 14:07
Existiam armas(químicas)sim...as mesmas que liquidaram curdos,inimigos do Hussein,etc.
A razão de NÃO SE DIVULGAR é que extrapola o nosso conhecimento.

http://www.nytimes.com/2009/08/31/world/middleeast/31iraq.html?_r=1

http://gsn.nti.org/gsn/nw_20110908_4632.php

fui....

Reply

Né por nada não viu, mas o colunista que escreveu essa pataguada está mal informadíssimo. Desde quando o Brasil é lider em diplomacia no continente??? Que eu saiba, os presidentes de Venezuela, Bolívia e Paraguai mandarão o Brasil às favas e nos roubaram na cara dura.

Em economia??? Huh? Até pode ser já que fomentamos a economia dos países citados acima.

1. carros roubados no Brasil movimentam a economia boliviano... e legalmente de acordo com o governo local.
2. A grana que o brasileiro paga pela 3x mais cara energia de Itaipu deve movimentar bem a economia paraguaia.
3. O Brasil novamente contribui para a economia Venezuela e Boliviano ao não fechar a nossa frotneira para a entrada de drogas e armas contrabandeadas. No máximo, vamos tratar involuntariamente os drogados.

Reply

Coronel,

Desculpe, mas não entendi.

O artigo é plantação vermelha na imprensa internacional, paga com grana de narcotráfico e máfias jurídicas e políticas.

Note o apelo à economia "emergente", quando sabemos que a economia brasileira é mediocre ou completamente ineficiente - um elefante vermelho.

Não entendi Abhu-Graib (?).

Renato

Reply