Para Serra, programa de Dilma é de Brasil menor.

Em aparição pública na manhã de hoje, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez duras críticas à condução da economia brasileira pelo governo da presidente Dilma Rousseff e de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT. Em palestra, durante o VII Congresso Paulista de Jovens Empreendedores, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o tucano minimizou o Programa Brasil Maior, uma das principais vitrines do primeiro ano de administração Dilma Rousseff, e avaliou como "o erro mais espetacular de política econômica da história brasileira", o fato do governo federal não ter reduzido a taxa básica de juros durante a última crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco Lehman Brothers.
 
"A crise econômica é muito feia, mas o Brasil, em crises passadas, soube aproveitar as oportunidades", avaliou. "Mas houve uma crise que foi desaproveitada, a de 2008 e 2009, porque o Brasil foi o único país do mundo que não baixou os juros", acrescentou. Na avaliação de Serra, que disputou as eleições presidenciais do ano passado com Dilma Rousseff, o governo federal lançou o Programa Brasil Maior com boa intenção, mas com "boa parte das coisas erradas, porque não conhece direito quais são as questões da indústria." O tucano ressaltou ainda, em um contraponto aos discursos do ex-presidente Lula, que o Brasil é ainda, no contexto da economia mundial, um país pequeno. "Nós não temos mais do que 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e temos uma participação no comércio mundial em torno de 2%", considerou. "Nós temos ainda, no que se refere às questões econômicas e sociais, muito o que avançar".

O ex-governador de São Paulo criticou ainda o atual patamar da taxa de juros e a alta carga tributária que, segundo ele, castigam os investimentos na economia nacional. "Isso só piorou nos últimos anos com o PIS/COFINS, que aumentou sobre a energia elétrica a partir de 2002 e 2003", afirmou, referindo-se ao início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A munição do ex-governador de São Paulo sobrou ainda para a Petrobrás. Segundo ele, a estatal não tem um plano correto de desenvolvimento da atividade privada para o fornecimento de equipamentos e insumos para a exploração de petróleo da camada do pré-sal. O ex-governador avaliou também que não há uma proposta séria para vincular os royalties aos investimentos. E fez um alerta. "Nós não podemos perder o bônus oriundo da exploração do petróleo", ressaltou. ( Do Estadão)

14 comentários

eis a diferença...

enquanto Serra baseia suas criticas em números e teorias econômicas, Traecius escreve texticulos sobre sonhos...

sem contar que ele pretende se eleger elogiando o governo petralha como poucos petralhas conseguiriam...

a búlgara já deve ter mandado imprimir aquele texto e emoldurado, para coloca-lo na parede do gabinete presidencial...

no programa de tv ela poderá dizer que ate "americano esta vindo fazer sua vida no Bananão"...

e quem falou foi o sujeito que quer tomar o lugar dela...

só rindo...

Reply

O Serra é outro nível...

Enquanto isso o Senador Aécio está nas noitadas de São Paulo, curtindo a mulherada.

Reply

Falou a voz da razão.
Muito bem José Serra.
Competencia e ficha limpa são outros departamentos.

Reply

O culpado é o Aécio Neves por não termos esse homem nas rédeas desse país.
Mas o Aécio não perde por esperar. Ele está pensando que o Brasil não viu.
Vai nesse, seu traidor!!!
Vai ver onde voce vai parar.

Reply

E tem outros no PSDB que estão se achando, para deixar José Serra "no escanteio"
Não sou Paulista, mas quero me deliciar com a derrota do PSDB em São Paulo no ano que vem. E se acharem outro nome para 2014 que não seja José Serra, voto em qualquer outro candidato. Só não no PT, né??? Aí também seria burrice demais.

Reply

Anônimo 20:11

Petralha sei que você não é, pois não votaria para o PT em 2014. Mas, aí a se deliciar com uma provável derrota do PSDB em São Paulo, só porque você não é da cidade, já é demais!

Pode deixar que nós paulistas saberemos defender a nossa cidade do PT, com ou sem PSDB!


Chris/SP

Reply

Serra é o melhor presidente que o Brasil não teve. Pior para nós, que além de convivermos com a safadeza petista, temos que suportar a incompetência dos próprios.

Reply

Acho que voces paulistanos poderão sim derrotar o PT. Isso para mim é também um ponto pelo qual estou na torcida. Mas eu falo que o PSDB tem tomar no "C...zão" para aprender a não ser arrogante.
Sabe por que me porto assim??
É por que não temos o PSDB no Governo hoje, por que existe arrogãncia e prepotência sobrando nesse grupo. Tem muita gente que se acha o tal nesse grupo. E é essa imagem que retrata ao eleitorado. ´
Daí a esperança de um Brasil melhor fica para um futuro mais longìnquo.

Reply

Lamentavel, caro anonimo das 28 de novembro de 2011 21:12.

Seu comentário não tem eira e nem beira. Aqui em S.Paulo o pmdb já foi escorraçado a muito tempo, o pt nunca chegou ao governo, as estradas são lindas, postos de saúde, escolas tecnicas, hospitais, etc.

A bandidagem petista não tem vez.

Reply

Sem previas democraticas como nos paises desenvolvidos, fica dificil pra oposicao se organizar.

Reply

Diminuir o outro nao nos faz maiores. Eh soh um jogo de palavras, mas me faz pensar que deve haver estrategias melhores para chegarmos ao poder. Confesso que nao estou vendo a luz no fim do tunel.

Reply

Tá acordando um pouco tarde, Serra. Um pouco tarde...

Reply

"o erro mais espetacular de política econômica da história brasileira" se soma à fraude eleitoral estrondosamente mais espetacular que a história brasileira já viu.

Só voto no Serra para presidente. Pode até se candidatar Deus, Jesus Cristo, só voto no Serra.

Reply

well, se o comentário a respeito de "diminuir o outro" se refere a comparação que fiz do texto de Serra as baboseiras escrita por Traecius, francamente, não tenho como rever meu comentário...

eh a pura realidade, não eh caso de depreciação de talento...

o talento de Traecius para a escrita simplesmente não existe...

ninguém que seja minimamente logico e racional pode levar a serio aquele amontoado de besteiras que ele juntou em um único texto...

agora nessepaiz parece que pra ser presidente da republica você tem que ser o mais medíocre dos políticos existentes...

já estamos na segunda leva dos medíocres, que começou com o velhaco e foi estendido com a búlgara...

mais um não da pra aturar...

sera que não da para colocar alguém no comando que tenha um nível intelectual um pouquinho mais elevado?

Reply