Parecia tão impossível criar um partido em seis meses que a imprensa deitou e rolou. Quando não assumiu o discurso ostensivo e ofensivo do DEM, internalizou o discurso silencioso dos tucanos, acostumados a municiar seus arautos com informações por debaixo do pano.
Assim foi lá em 2004, quando Serra queria um tal Alexandre para vice e Alckmin queria um tal Lars, fazendo com que ambos se filiassem ao então PFL, com quem o PSDB estava comprometido a entregar o lugar de vice na chapa à Prefeitura de São Paulo. Falou mais alto o bastão de Jorge Bornhausen, um dos maiores gênios da política brasileira, que cacifou o nome de Kassab. O mundo desabou sobre a cabeça do pefelê. Tucanos alimentaram a imprensa durante semanas e também a campanha de Marta com mentiras e difamações para que o nome de Kassab fosse queimado antes de ser oficializado. Discípulo de Bornhausen, Kassab não tem queixo de vidro como os tucanos. Venceu a parada e virou o maior e mais fiel aliado do PSDB em todos os tempos. De Serra teve reconhecimento futuro, apesar de uma relação inicial tumultuada. De Alckmin há um ressentimento pela derrota que a ele aplicou em 2008, mesmo que Kassab tenha sido decisivo para a eleição do chuchu de Pindamonhangaba em 2010, em primeiro turno.
Quem observar com isenção, vai ver que tudo de ruim que é dito sobre o PSD está posto, pelos jornalistas, para o tempo futuro. Nestes seis meses, nada do que a imprensa propalou aconteceu. Absolutamente nada. O novo partido nasceu independente, foi declarado de centro, não fechou questão a favor do governo em nenhuma votação, não está envolvido em nenhuma "boquinha", enfim, está fazendo o que os partidos políticos deixaram de fazer: política. E gostem ou não gostem, Kassab está dando um banho de competência, formando em seis meses o terceiro maior partido do país. A imprensa tucana diz que o PSD começa onde o PMDB acaba, sugerindo fisiologismo. A imprensa petista também alimenta um suposto governismo e adesismo, pois isto é útil para as suas teses. Ambos atacam a falta de ideologia e de programa, como se algum partido primasse por isso, especialmente o PT com as suas "trocentas" correntes e o PSDB em eterna luta fratricida. Se estes partidos tivessem alguma ideologia que não seja a luta pelo poder, por que tanta diferença interna?
A verdade é que o jornalismo político criou uma patrulha contra o PSD que chega a ser vergonhosa pela falta de isenção, de respeito à democracia, de profissionalismo: hoje, nenhum jornalista (exceção do Bosco do Estadão) pode falar bem do PSD e enxergar nele um papel relevante, se cumprir os 12 pontos do seu manifesto, no futuro do país. A imprensa brasileira está baseando tudo o que publica em cima de futurologia, pois sempre torceu o nariz contra Kassab. Este Blog cansou de dizer que a imprensa abraçou a tese errada. Vai morrer abraçada com ela.
Para ver como são as coisas: Henrique Meirelles, lá atrás, só não foi para o PFL por veto de Ronaldo Caiado (DEM-GO). Caiado continua mortinho no DEM, destilando o mesmo discursinho iracundo de sempre. Meirelles virou uma figura de projeção nacional, um nome e tanto para qualquer cargo, filiando-se ao PSD.
Este Blog não tem partido. Sempre apoiou o DEM do Bornhausen, do Colombo, do Kassab, da poderosa e competente Kátia Abreu. Sempre apoiou o PSDB do Serra. E, dentro desta coerência, apoiou veementemente o direito do PSD ser criado. O DEM acabou, já era, virou o nosso PSTU, apenas gritaria, histerismo politico, tempo de TV e fundo partidário loteado entre caciques. O PSDB caminha para ser um partido mais regional do que nunca. Acabou em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Ceará e nunca foi em meia dúzia de estados. Sobrevive apenas no eixo Rio-Minas, com alguma possibilidade de futuro no Paraná. O PSD é algo de novo no ar, mesmo que a imprensa tucana e petista tente vender algo velho. No fundo, é a imprensa brasileira que envelheceu.
25 comentários
Coronel, estou louco para me filiar ao PSD, de verdade, no Facebook eles anunciaram uma "surpresa" para os paulistas que querem se filiar para esta semana.
ReplyVamos ver, mas o que me deixa mais apreensivo com o PSD é que atualmente vem entrando muito cabra interessado apenas em espaço político.
Não é gente unida por um ideal, ainda que os líderes do partido tenham um (ou vários), sim.
O Partido ficou grande é verdade, mas ficou Grande antes de entregar a sua agenda e isso é perigoso!
Mas vamos esperar pelo melhor.
E o Serra? Quando vem? Ou vai comprar o horário do PPS?
ReplyAcho mais coerente o Serra se filiar ao PSD. Mas parece que o PSD ficou maior que ele.
O PPS vai se juntar com Aécio Never no projeto fusão pós eleições 2012 PSDB-DEM-PPS
Coronel, sou entusiasta do projeto PSD mas acho que escolheram um nominho muito ruim, os marketeiros sabem disso.
ReplyVamos aguardar para ver qual é a do PSD, se o que vc disse é ou não verdade, logo logo saberemos.
ReplyCoronel, sempre que abro o espaço de comentários meu micro é invadido pelo site de uma cartomante, isso é um c omercial?
ReplyNo Paraná o PSDB já era, o ano que vem tem eleições municipais, Gustavo Fruey vai levar de roldão, o Luciano Ducci é um prefeito serio, mas ficou com o caixa vazio e não consegue fazer obras nos bairros que estão uma lastima.
ReplyO prefeito tenta fazer uma média com o povão iniciando a obra do Metrô, só que a grana federal...o gato comeu.
Os bairros votarão em peso no Fruet.
Coronel, tenho seguido seus comentarios, nas diversas vezes que falou do PSD. Gostei muito desse, de agora, e vou torcer para que esse partido quebre a cara dos petralhas, e dessa imprensa, de calças arriadas para o PT.
ReplyPois é. Essa boataria de ministério para "o Kassab" (registre-se que a grife Kassab está tão forte - e falo de BSB, não de SP - que virou sinônimo do novo partido) desconfio, por ter ouvido do âmago do PR, que é pura queimação. Saber de que lado vem o fogo, aí é que é pode ser o diferencial. Mas isso, eu só desconfio. Pode até ser verdade, a intenção do desgoverno em oferecer ao PSD o tal ministério, na reforma de janeiro. De uma coisa, arrisco a certeza: tudo tem a ver com a eleição em SP. E com a habilidade que Kassab demonstrou, nesse processo todo.
ReplyTorço pela extinção do PSDB, creio que o jeito de ser do partido faz mal ao país. Gostaria imensamente que o PSD fosse de fato uma alternativa ao petismo. Contudo, o único lugar em que esta visão é apresentada, é aqui no blog. OK, sei que na imprensa não se acredita. Mas por que então os líderes PSDistas não vêm a público e se posicionam com firmeza. Se posicionar com firmeza não significa emitir notas que podem ser intepretadas mais para lá ou mais para cá, ao gosto do freguês. O próprio nome do partido não inspira confiança - nos anos 40, 50 e 60 o PSD sempre se aliou ao PTB (o PT da época) na hora em que a coisa apertava para o lado dos comunas...
ReplyAinda não estou bem certa dos p´ropósitos do psd, principalmentente quanto às eleições para prediente.
ReplyPor falar nisso, ontem vi um pedaço da entrevista do aécio para o kennedy... confesso q senti vergonha alheia, fiquei constrangida de ver o pomposo aécio ali meio que pedindo 'mostra eu na tv'. O cara tá correndo atrás de minutos de fama porque bem sabe que perdeu o bonde da história. Ele deveria hoje ser o vice-presidente do Serra, devia hoje estar fazendo alianças para ser o próximo presidente. Mas se deixou enganar por um sapo barbudo. Ou rato... Pelo jeito também se deixou levar no bico pelo Eduardo Campos... é um coitado mesmo. Fora aécio. Teu tempo passou na janela e só carolina não viu.
JOÃOZINHO ORANDO:
ReplySenhor, há dois anos o Senhor levou meu cantor favorito, Michael Jackson!
Meu locutor favorito, Lombardi!
Meu ator preferido, Patrick Swayze!
Minha dançarina preferida, Lacraia!
Esse ano levou minha cantora favorita, Amy Winehouse!
Quero lembrar ao senhor que meus políticos preferidos são: Lula, Dilma, José Dirceu, Sarney, Collor, Maluf, Ideli, Tarso, Olívio, Renan Calheiros, Romero Jucá, Cabral, Anthony, Garotinho, Rosinha Garotinho..........
CORONEL
ReplyQuerido amigo. Venho fazendo meu papel, comentando seu espaço e suas observações lá no Augusto Nunes. Acho mais contundente lá, o que não me impede de ler seu espaço todos os dias e me alinhar quase sempre com suas acertadas conclusões. Mas tenho que lhe dizer uma coisa. Somos combatentes do "bom combate" desde os tempos do "não vou nem gastar Coturno; Serra no segundo turno", he he he. Vinha eu de campanhas políticas e entendia uma coisa que parece faltar nessa sua corajosa análise; partidos por aqui são meras cuecas de grana. São montados de acordo com os interesses financeiros do grupo que os administra. A ideologia que se dane. Sendo assim consigo entender o murismo tático dos tucanos, a militância neo - islâmica dos petralhas e a necessidade de repartir o butim político entre novas correntes. Não se engane. Nada de novo no front. Apenas uma nova geografia para canalizar os recursos dos controlares da vida e outras vigarices com nosso dinheiro. Votei três vezes no mentor desse partido, porque sou um anti-petralha ferrenho. Fosse isto aqui uma democracia que prestasse, o cara jamais levaria meu voto. É um péssimo político. Não me alinho com essa maneira velha de fazer política. Se você soubesse a guerra de bastidores e os motivos pelo qual o cara resolveu fechar um dos maiores Shoppings de nosso bananão teria uma imagem diferente desta grande promessa. Onde está sua cidade limpa ? Discordamos desde o começo dessa maneira estúpida de se projetar com ideias polêmicas. O que me interessa é que eu levava quinze minutos para chegar ao meu trabalho e hoje, com todas as ideias mirabolantes deste nosso administrador, chego a levar 3 HORAS, para fazer o mesmo trajeto. O cara faliu a cidade, preocupado com suas tabuletas, enquanto o trânsito e o transporte público estão entregues às mafias dos controlares e afins. Menos Coronel. Sua ilha ainda está à salvo dessa vigarice. Espere pra ver o cara subir na vida. Vai implicar com tabuletas até na África. Quer apostar o vinho comigo ?
Coronel,
ReplyA analogia entre o DEM e o PSTU foi uma das coisa mais engraçada e pertinente que li em 2011. Muito bom!!!!rsrsrsrsrsrs
A insatisfação de 44 milhões no pós 2010 levou a criação do PSD que vai crescer mais ainda.
Espero que a estrela da Kátia Abreu cresça e um dia ela seja President(E) do Brasil. Até porque nenhum dos que estão ai levarão meu voto!!!!(nem Serra e muito menos Aécio)
JulioK
Também concordo que quem aparece no PSD é o Kassab, não sei se é estratégia interna ou os outros cabeças ainda estão receosos. Sendo assim quem leva porrada é Kassab porque parece "o partido do Kassab".
ReplyMeu palpite é Meireles para prefeito em 2012, Afif para senador, Serra para presidente e Kassab para governador em 2014. O PSDB não vai ter que compor.
Mago
Se o Alckmim contou com o apoio do kassab em 2010.o kassaab tambem contou com o apoio do Alckmim em 2008 no segundo turno o apoio do
ReplyAlckmim foi fundamemtal para o kassab ser prefeito.
outra coisa vc fala do DEM porque o DEM tem o apoio do PSDB e que semple um vice.horas o Kassab só é alguma coisa hoje graças a o DEM e a essa aliaça que o DEM tem com o PSDB.
é feio cuspi no prato que comeu
o kassab era o zero a esquerda só foi eleito prefeito por causa do DEM e do apoio do Serra e do Alckmim no segundo turno.
eu mesmo votei nele por cousa do apoio do Serra e do Alckmim.
mais não gosta de ver O PSD falar mal de que fez tudo para ele ser o que ele é hoje.prefeito
O PSD pode esta grande agora porque levou no tapetão os depultados e vereadores etc, eleitos.
Replyeu quero ver quando eles dispultarem as eleições na real
se vai continuá grande ou não.
A imprensa brasileira envelheceu e APODRECEU.
ReplyUsa seu poder de informação da mesma forma que o degenerado da Síria, usa a força policial contra a população.
Vida longa PSD, vida longa Kassab, uma esperança para a mudança deste pais para melhor.
ReplyO único partido que pode inverter a logica do PT, que já conta com a reeleição da Dilma em 2014 e com o retorno do Barbudo até 2025.
Deus abençoe o Brasil.
Coronel,
ReplySinceramente espero que os membros deste partido tenham vergonha na cara e se coloquem imediatamente contra a quadrilha de criminosos do PT.
Nascem as Brigadas Populares: um movimento nacional no rumo do socialismo
Replyhttp://correiodobrasil.com.br/nascem-as-brigadas-populares-um-movimento-nacional-no-rumo-do-socialismo/310492/ @fitzca
Ontem o calhorda do zdirceu, disse ser impossivel o Meirelles, ganhar para prefeito em S.P.
ReplyA petralhada, já está começando a se preocupar.
Izabel/SP
Não adianta os PuTistas ficarem com raivinha - as coisas mudam... Os 44% da eleição passada, tenho certeza, já são mais de 50...
ReplyLaudelino Marcos Silva disse...
ReplyCoronel, sempre que abro o espaço de comentários meu micro é invadido pelo site de uma cartomante, isso é um c omercial?
11 de outubro de 2011 08:51
Eu também estou com o vírus dessa chupisqueira grudado no meu PC - que saco! Não tem que fazer, não? Vai bater um bôlo, Dna Maria!!!
Corrige lá, Coronel: "eixo rio-minas" para "eixo são paulo-minas". O PSDB não é nada no Rio também.
Replyo PSD tem o direito de ser criado e de fazer tudo o que a lei lhe faculta, bem como o que seu programa passe a defender e seu decálogo de princípios deixe transparecer. Até de ser governista. A única coisa que como partido político não terá, é apoio e elogios unânimes e toda hora. Se é um parido indefinido, ou melhor, se prefere ser definido só onde lhe convém, não pode esperar que tal postura seja aceita sem questionamentos. Como qualquer outro partido. Ou seja, sendo mais do mesmo, o que poderia querer o PSD?
Reply