Para Dilma, "malfeitos". Para FHC, "malfeitorias". Por que o medo de chamar corrupção de crime?

Post do Blog do FHC, no Observador Político, intitulado " O país cansou da roubalheira":

"Vira e mexe a questão da corrupção volta à baila. Agora mesmo não se fala de outra coisa. Desde o “mensalão”, com a permissividade do próprio Presidente da época, a onda de desmandos e as teias de cumplicidade se avolumaram. Menos interessa, a esta altura dos acontecimentos, saber se houve corrupção em outros governos. Malfeitorias sempre houve. A diferença é que, de uns anos para cá, ela mudou de patamar com o sinal de perdão diante de cada caso denunciado.

“Não é tão grave assim” ou então, “foi coisa de aloprados” ou ainda de que se trataria “apenas” de dinheiro para pagar contas de campanha eleitoral. Com esta leniência compreende-se que pessoas ou setores dos partidos que apóiam o governo se sintam mais à vontade para entoar o cântico do dá-cá-toma-lá. Agora, quando a Presidente reagiu a alguns desses desmandos (e, de novo, importa pouco insistir em que a reação veio tarde, pois antes tarde do que nunca) as pessoas sérias, inclusive no Parlamento, procuram dissociar-se das teias de corrupção. O país cansou da roubalheira.

É preciso buscar os meios para corrigir os desmandos. Não basta a Polícia Federal investigar, se disso não derivarem ações nos Tribunais. Onde estão os procuradores –tão ativos no passado – para levar adiante as denúncias? Por que temer a coleta de assinaturas para uma CPI? Claro, se esta CPI for para valer não deverá nascer carimbada de anti-governo, mas de pró-Brasil, mesmo porque com maioria avassaladora o governo pode controlar as CPI’s, tornando-as carimbadoras de atestados de boa conduta dos acusados.

Mas não basta denunciar, demitir, prender. É preciso buscar convergências em favor da decência nas coisas públicas. Deve-se ir fechando os canais que facilitam a corrupção. Pode-se reduzir drasticamente, por exemplo, o número de pessoas nomeadas para o exercício de funções públicas sem pertencer ao quadro de funcionários da União, os famosos DAS. Por que não propor no Congresso algo nesta direção? Isso não acabaria com a corrupção, que pode ser feita por funcionários, empresários ou dirigentes desonestos. Mas, pelo menos, resguardaria os partidos e o Congresso do cheiro de podridão que a sociedade não agüenta mais e atribui só a eles e seus apadrinhados os malefícios do Executivo."

(os grifos são do blogueiro)

27 comentários

!!! ( ... )DEVE - SE IR FECHANDO CANAIS QUE FACILITAM A CORRUPÇÃO( ... )--- > ATRIBUIÇÃO DO PROMOTOR DA LEI --- > MINISTÉRIO PÚBLICO !!!

Reply

A MARCA DO ZORRO!


DEVERIAM CHAMAR-SE DE COLEGAS OU PARCEIROS, AFINAL SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO! ATÉ O DEFENSOR DA MACONHA NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE!(Z)

Reply

Melhorou um pouquinho, mas ainda sinto cheiro de um petista saudoso do PT "puro", "operário", que "provou", ao chegar ao poder, que a "democracia" se consolidou no Brasil.

Uma vez gramsciano, sempre gramsciano.

Reply

Os traidores verde e marelo, continuam em seu trabalho de desmonte da naçao.
Espero estar vivo para assistir general varrendo as ruas do país.


Dilma Rousseff, Michel Temer e Ideli Salvatti foram condecorados pelo Exército hoje com a Medalha do Pacificador, em razão das comemorações do Dia do Soldado.


você leu corretamente sim

MEDALHA DO PACIFICADOR

Reply

ele já está com o boi na sombra, o resto q se dane...

Reply

Então,instalado está nos estertores da res-pública não um governo,mas sim uma refém e ou,partícipe de uma QUADRILHA cujo único propósito é roubar,roubar,roubar,sem sequer um projeto de país onde todos os brasileiros trabalhalhariam para o benefício de todos e fortalecimento do Estado como um todo!.Assim,qq Paraguai da vida se sente tentado a tentar a sorte por aqui também.Afrontas internacionais já são corriqueiras como a da republiqueta do evo imorales da vida.Não é atôa que países sérios tem, de tempos em tempos,golpes ou levantes sociais(sic) !!!.fonseca.

Reply

É o FHCannabis aliviando a barra da Madame Satã, ai tem!

Reply

Quem comete crimes, são os "comuns".Por em falar em crimes-A corrupção está tendo uma frente de combate. até então inesperada - AS TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL!.Parabéns aos idealizadores e participantes.Inicialmente o protesto será feito contra o "cheffon" da CBF, Ricardo Teixeira.O Brasil precisa neste momento de muitas dessas iniciativas populares nos protesto de ruas , praças , estádios e escolas etc,.Pois, o mesmo não pode se esperar dos cooptados:UNE, CGT,CUT.

Reply

Muito antes desses tristes "malfeitos" frequentarem diariamente as páginas de nossos tablóides, a SOCIEDADE BRASILEIRA elaborou a LEI DA FICHA LIMPA, com o propósito de barrar a entrada de BANDIDOS na Política Nacional

O que aconteceu?

Foi retalhada e totalmente desconfigurada no Congresso Nacional pelos mesmos "BANDIDOS" que lá estão entrincheirados e, endoçadas pelo nosso não menos "aparelhado" STF (Supremo Tribunal de Falcatruas

O que nos resta fazer?

Ir às ruas, protestar, levar porrada se for preciso e acabar de vez com esse governo CORRUPTO e seus apoiadores em todas as esferas de poder dessa "República de Bananas".

De uma vez por todas!!!!

Reply

Querido Coronel e queridos Coturneiros amigos,

estive, durante os últimos meses, profundamente abalada por tudo isso: corrupção, mentiras, ladroagem, ironias destes políticos que governam o país e que nos tomam por perfeitos idiotas...

Tenho meditado muito a respeito de tudo isto.
Sofirdo muito.

Concluí, após muito sofrer, que meu sofrimento de nada adianta, pois nada muda... Só a ação promove mudanças...

Divido esses sentimentos com vocês pois sei da indignação de todos nós!

Retornarei aos poucos a escrever aqui, compartilhar com vocês meus pensamentos.

Sei que o mal é simplesmente a ausência do bem.

Precisamos prosseguir denunciando o mal, impedindo-o veementemente, mas, sobretudo e mais importante: AGINDO NO BEM.

Vamos ser corretos, apesar de tudo e de todos.

Geralmente quando se é muito "certinho" nos chamam de loucos ou de burros. Não. Não. Não é tolice ser correto!!

Deixo aqui registrado meu desejo de que todos consigamos prosseguir firmes,
fortalecidos no bem, cada um de nós no seu lar, no seu trabalho, APESAR de todas as barbaridades que estamos vendo ocorrer no nosso desgoverno, desde há 8 anos e meio.

PARA O ALTO E AVANTE!

HAVEMOS DE CONSEGUIR!

Abraço fraterno,

Flor Lilás/PR

Reply

E o prazo de prescrição do mensalão é amanhã mesmo? Vai ficar assim? Nem uma puniçãozinha pro Joaquim Barbosa?

Cadê o CNJ? O MPF?

Na minha opinião esse ministro devia ser declarado impedido para julgar o mensalão. Ele é da mesma quadrilha, até que ELE MESMO prove o contrário...

Ele está sendo pago com o nosso dinheiro para trabalhar pelos interesses da nação, e não da quadrilha do PT!

Reply
E AGORA, PAULO BERNARDO? mod

Por Vinicius Gomes, no Globo:
Vídeo disponível no YouTube mostra que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, utilizou um avião particular de pequeno porte para o deslocamento dele e de sua equipe, em 11 de dezembro de 2009, durante lançamento de programa do governo federal, em Guarapuava, no sudoeste do Paraná. Então ministro do Planejamento do governo Lula, Paulo Bernardo pousou no aeroporto a bordo de um avião Seneca prefixo PT-WTS, com capacidade para cinco lugares. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), disponível no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é particular e pertence a Roque Veviurka, dono da Bravex, empresa ligada ao agronegócio e à construção de imóveis de luxo, e responsável também pela obra do Shopping Guarapuava. Também figura como proprietário da aeronave o procurador-geral do município, Luciano Alves Batista.Em julho de 2009, mesmo ano em que Paulo Bernardo viajou a bordo do avião, a Bravex promoveu, em Guarapuava, o primeiro Campeonato Brasileiro de Rally Aéreo. No cartaz promocional, a aeronave com o prefixo PT-WTS aparece com destaque, como também a logomarca do Banco do Brasil, um dos patrocinadores do rally. Veviurka era o diretor de prova e utilizou o avião Seneca para acompanhar as etapas da competição.

No vídeo que registra a chegada de Paulo Bernardo a Guarapuava, a marca Rallyair, que identifica o site em que Veviurka promove a competição aérea, aparece impressa na fuselagem do avião.

Em entrevista por telefone, o empresário confirmou ser dono do avião, adquirido no final de 2008, mas negou ter conhecimento do uso da aeronave para levar o ministro:”Não sei de nada disso, vou me informar com o piloto, mas nós não fazemos fretamento de avião.”

Depois de tomar ciência do conteúdo da reportagem, no entanto, o empresário negou-se a informar o sobrenome do outro proprietário do Seneca e disse que só falaria sobre o assunto após consultar outros setores da empresa.

Reply

Agora que um dos crimes do Mensalão está quase prescrito, ele esquece a leniência, para não dizer a proteção mesmo que ofereceu a Lula, comandando a defesa do que se tornou para o apedeuta a garantia da impunidade hoje apenas oficializada e eternizada.
Senhorzinho anacrônico, apesar de muito simpático , educadíssimo e outrora líder. Seja competente e aja, chega de blablabla. Demonstre que ainda lidera os seus e incite-os a fazer oposição.
Mas oposição que se preze, não essa fantasia que com qualquer alimento à sua vaidade fenece.
FHC é o próprio corvo da fábula de La Fontaine. Que voz, FHC, e a Dilma já sacou isso, rápida no gatilho, elogiando-o ... foi o maior derretimento. Vocês viram.

Reply

A gente esquece rápido mas exceto por algumas desavenças na cafeteria e um ou outro tiro lá atrás, políticos se tratam bem. Isso por que todos sabem que em algum momento acabam aceitando uma carona aqui outra ali de construtoras e empresas. Eu sinceramente posso conviver com isso, o que não posso é pensar como petista e achar que isso é normal. Sistêmico para usar a palvra do momento, nem pensar.
De verdade mesmo, a única chance de melhoras é confiar que a imprensa continue na marcação cerrada e os blogs do bem proliferem e dêm amplitude às denúncias.

Mago

Reply

Cel, não é o medo mas o intento de manipular a mente do eleitor brasuca que inspira a escolha de palavras que desqualificam os crimes de corrupção. O eleitor brasuca, a quem o PT ensina como não saber ler e não saber somar, pensa assim: ora, o cara cometeu um erro e embolsou dez milhões em dinheiro público. Mas fazer o quê, errar não é humano? Esse eleitor é o mesmo que foi vaiar o Cacciola a quem chamava de ladrão na saída para a prisão domiciliar. Para a imprensa, que é cumplice dessa manipulação, Cacciola roubou e o Pagot errou.
Jayme Guedes

Reply

Prezado Coronel,

Acho que há um outro assunto necessário para ser recolocado em sua pauta!

Leia o Post de Reinaldo Azevedo, cujo título/link seguem:

O PT QUER AGORA ROUBAR TAMBÉM O SEU DIREITO AO VOTO. O RESTO, ELES JÁ LEVARAM! RELATOR DE REFORMA POLÍTICA QUER SER UM LADRÃO DA CIDADANIA! VOTO DISTRITAL NELES!!!

Eles roubam o nosso dinheiro.
Eles roubam as nossas crenças.
Eles roubam as nossas convicções.
Eles roubam a nossa paciência.
Eles roubam a nossa vontade.
Eles roubam a nossa disposição para a luta.
(...)
Essa proposta de Henrique Fontana é uma das coisas mais vergonhosas que já passaram pelo Congresso! Mobilize-se! Proteste! Acione as redes sociais! Informe-se mais sobre o voto distrital. Se, hoje, a política já se confunde com um lupanar, Fontana quer que ela se torne o bordel dos aproveitadores sem rosto.

Voto Distrital neles! Precisamos de políticos que tenham cara! E uma cara só!

---------------------------------
LEIAM O ARTIGO, COTURNEIROS!

SE AINDA NÃO VOTARAM, VOTEM NO "VOTO DISTRITAL" !!!


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-pt-quer-agora-roubar-tambem-o-seu-direito-ao-voto-o-resto-eles-ja-levaram-relator-de-reforma-politica-quer-ser-um-ladrao-da-cidadania-voto-distrital-neles/


Chris/SP

Reply

O post me faz pensar na Líbia e em Trípoli, onde petralhas & Al-qaeda do Magreb caçam o presidente Kadafi nas ruas de Trípoli e os aviões da OTAN, o grupo nazista europeu-americano que bombardeia ainda hoje Sirti e o bairro onde Kadafi nasceu, será que foi para matar o homem e colocar os bin-ladistas no poder, com marinistas no poder ( os ratos da revolução falam muito em energia renovável e biológica e estão sobre um mar de petróleo.
KADAFI E OS REBELDES NÃO SÃO BONS, AMBOS SÃO GRUPOS DE RATOS IMUNDOS E CORRUPTOS que infelicitam o mundo.

Reply

Alguns desses caroneiros de voos em aeronaves de empreiteiros ligados ao Governo se justificam dizendo que não há ilegalidade em aceitar tais caronas. É verdade. Não é ilegal, é 'somente' IMORAL.

Reply

Malfeitores da pátria.

O dicionário esclarece a diferença entre as duas palavras. Malfeitoria é crime praticado por um malfeitor. Malfeito é ato mal executado.
Ou seja, traduzindo o 'tatibitati' da Dilma e o sociologuês do FHC temos uma malfeitoria malfeita. Ou seja, na opinião de ambos, como não existe crime perfeito, o negócio é continuar roubando e só punir quem for pego com "boca na botija". Como dizia meu avô, joga-se uns bois para as piranhas, enquanto a boiada atravessa o rio.


malfeitor | adj. s. m.
malfeitor |ô|
(latim malefactor, -oris)
adj. s. m.
1. Que ou quem comete crimes. = CRIMINOSO, FACÍNORA
2. Que ou quem tem índole ou acções maldosas. = MALFAZEJO, MALVADO

malfeitoria
(malfeitor + -ia)
s. f.
1. Acto de malfeitor.
2. Crime.
3. Prejuízo, dano.
4. Dilapidação, estrago.´


malfeito | adj. | s. m.
masc. sing. part. pass. de malfazer
malfeito
adj.
1. Que tem defeito ou foi mal executado. = IMPERFEITO
2. Disforme.
3. [Figurado] Mau, maldoso, injusto, imerecido.
s. m.
4. Dano, prejuízo, estrago.

Reply

E agora Cel., como é que fica, O kassab e o Alkminn deu milhões de dinheiro publico para o estadio do Corinthians e a abertura e a final da copa será no Maracaná?
Uma esculhambação destes políticos!!!!

Reply

Minutos atrás a imprensa informa que Beto Richa também usou um helicóptero emprestado por um empresário no dia 4 de Maio. Isso prova o que escreví um pouco antes. TODOS tem seus pecados e portanto a única saída é apertar o cerco e denunciar sempre. Agora qualquer cidadão pode tirar uma foto com o celular e enviar para um blog. É muito difícil esconder.

Mago

Reply
Mensageiro do Apocalipse - SC mod

Prezadíssimo Coronel

Me vem a resposta de vossa indagação em um velho ditado popular:

- "Em casa de enforcado não se pode falar em corda".

Abs

Reply

É, a moda agora é usar eufemismos.

Como essa história de chamar favela de 'comunidadji'.

Façam o favor.

Lilyane

Reply

Eu já acho corrupo, leve demais.
A palavra correta é, LADRÃO!!!

Também não entendo, porque o fhc, faz tanta questão em agradar a dilma, qual seu interesse.

A dilma a gente sabe, tem todo interesse, de tirar o peso, do fato.Malfeito, soa melhor do que ladrão, corrupto, e outras cozitas MAIS.


Izabel/SP

Reply

Flor Lilás,que bom que a teremos de novo entre nós. SEJA BEM VINDA, de volta a BATALHA.

Abraços

Izabel/SP

Reply

Se a notícia do anônimo das 16h10 for verdadeira, bem feito para o Kassab e o Alckimin. Quem mandou confiar em CBF, Dilma e Cabral. O prefeito do Rio nos chamou de 'paulistada' diante dos membros do COI.

Essa gente odeia paulista. Será que não entendem?

Lilyane

Reply

E devolver a grana??? Ninguém fala? Tem que buscar ...

Reply