Um Procurador Geral da República que não incomoda.

De O Globo:

A pouco mais de um mês do fim de seu mandato, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tem boas chances de ser reconduzido ao cargo pela presidente Dilma Rousseff. Nos últimos dois anos, ele se destacou por incomodar menos que seu antecessor, Antonio Fernando de Souza: pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de 68 inquéritos contra autoridades e apresentou 28 denúncias. Em quatro anos, Antonio Fernando pediu a abertura de 141 inquéritos e apresentou 45 denúncias contra políticos. Na área criminal, Gurgel pediu o arquivamento de um inquérito contra o vice-presidente da República, Michel Temer, e ontem pediu o arquivamento das acusações contra Antonio Palocci.
Gurgel também questionou menos as leis baixadas pelos governos federal e estaduais. Em dois anos, enviou ao STF 20 ações diretas de inconstitucionalidade, das quais apenas uma foi julgada. Em quatro anos, Antonio Fernando entrou no STF com 130 ações desse tipo. Claudio Fonteles, que ocupou o cargo antes por dois anos, foi autor de 259 ações. Gurgel agrada à categoria: em consulta realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o atual procurador foi eleito o preferido. Ele e a mulher, a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio, têm bom trânsito em todos os segmentos do Ministério Público. 

Na área criminal, Gurgel se destacou ao pedir abertura de inquérito contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo dinheiro do esquema conhecido como mensalão do DEM de Brasília. Quando o escândalo veio à tona, ele pediu intervenção federal no Distrito Federal. O pedido não foi vitorioso no Supremo. Antonio Fernando ganhou por ter denunciado 40 suspeitos de integrar o mensalão - suposto esquema de pagamento de propina por parte do governo federal a parlamentares em troca de apoio político, no maior escândalo da gestão Lula. Ele também denunciou Palocci por participação na quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. A denúncia acabou rejeitada pelo STF, mas Palocci perdeu o Ministério da Fazenda. 

A indicação do procurador-geral da República cabe ao chefe do Executivo, que não tem obrigação de aceitar o nome proposto pela categoria. Nas indicações feitas por Lula, ele seguiu a recomendação dos membros do MP. Na era Fernando Henrique Cardoso, o MP era comandado por Geraldo Brindeiro, acusado por petistas de ser "engavetador-geral". Exerceu o cargo por oito anos. No período, apresentou dez denúncias contra autoridades ao STF.

8 comentários

Trocando em miúdos...

Um bunda-mole sem vergonha e preguiçoso que, como os "ADEVOGADOS" do STF (nem juizes precisam ser) foram nomeados por um "TRAIDOR DA PÁTRIA".

Reply

No Brasil de hoje, os defensores do brio nacional, perderam o brio. Se há uma coisa abundante hoje, É A FALTA DE VERGONHA NA CARA. É em cima dessa construção, que vislumbramos o futuro. Há futuro?

Reply

Gostaria de saber quais "argumentos" o PT usa com todas essas pessoas de diferentes esferas sociais para deixá-los todos REFÉNS, apesar de parecerem apenas cúmplices. Será que ameaçam matar a família? Será que usam a morte do Celso Daniel como exemplo? O Marcelo Madureira do Casseta e Planeta já disse que mandam até peixe...

Quero também entender porque que as pessoas de bem do país (inclusive nós) não conseguem se mobilizar para derrubar essa corja...

Reply

Uma barbaridade. Um servidor público, que deveria defender a população, acobertando uma QUADRILHA.

Tree

Reply

Os petistas falam muito, mas têm o maior Engavetador Geral da República.

Reply

A própria desmente o título do post, Gurgel incomodou sim, bem menos que seu antecessor, no entanto, bem MAS que o da época de FHC.

É muito mais republicano fazer como Lula, indicar o que os próprios do MP veem como mais capacitado para o cargo.

Reply

Mais um incompetente, colocado pelas mãos lenientes dos espertos petistas!!! Um perfeito bunda mole!!!
Deve ser vaiado em todo lugar em que aparecer em público!!!

Reply

Olha o naipe das figuras defendidas: Temeroso e Palloporquinho.

O que revolta é que enquanto um cara desse ganha 26-30 mil reais, os 400 bombeiros do RJ estão presos pra ter um aumentozinho.

Reply