Gurgel joga a imagem e a independência do Ministério Público na lama de Palocci.

Do Estadão:

A decisão do procurador-geral causou perplexidade e até indignação entre promotores de Justiça e procuradores da República. Eles avaliam que o chefe do Ministério Público Federal poderia, a par de seu argumento central - a lei penal não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada -, ter adotado medidas preliminares, sem que isso violasse o status dignitatis do indivíduo, no caso Antonio Palocci. Afinal, argumentam, não é assim que o Ministério Público age, rotineiramente? Um procurador, de Brasília, foi taxativo. "Qualquer João da Silva já teria seus registros devassados pela Receita, Banco Central e Polícia Federal, a requerimento do procurador." Ele observa que a simples abertura de investigação não significa denúncia criminal. 

Tecnicamente, os procuradores consideram que Roberto Gurgel deveria ter mandado verificar o rol de empresas às quais Palocci diz ter prestado consultorias e se tiveram ou têm algum tipo de relação com o governo. "Para abrir investigação, não precisa de provas, mas indícios", anota um promotor de São Paulo, que investiga corrupção. "Um indício é a multiplicação do patrimônio (do ministro). Ninguém está dizendo que é crime. O membro do Ministério Público não pode esperar que as representações já venham acompanhadas de documentos comprobatórios. Fosse assim, para que serve o Ministério Público?"

Um procurador invocou a Castelo de Areia, operação da PF que em 2009 apontou suposto esquema de evasão de divisas, mandou para a prisão executivos da Construtora Camargo Corrêa e pôs sob suspeita grande elenco de políticos de partidos diversos. A investigação teve início com base em denúncia anônima e delação premiada de um doleiro com alentada folha corrida. O Superior Tribunal de Justiça mandou trancar o caso. Um Roberto Gurgel diligente entrou em ação: imediatamente anunciou que iria recorrer e afirmou que as provas do esquema não são ilegais

15 comentários

O gorducho gostou do cargo, não quer mais largar o osso, igual aos petralhas, pobre Brasil todos que estão no poder esqueceram o que é uma democracia, adoraram as mordomias do poder e querem se perpetuar.

Reply

Sras e Srs leitores desse Blog e que igualzinho a mim, estão cheios de INDIGNAÇÃO!Santa indignação! Encontro-me com a sensação que em definitivo não temos em que e quem APONTAR, nesse desgoverno, como reserva moral! Assemelha-se à "operação dominó", um atrás do outro, "bichados pela corrupção", é o caos institucionalizado! Verdadeiros perniciosos alçados à condição de "otoridade", sem nenhuma responsabilidade, afundando o Pais!Um escândalo por dia, nas mais diversas áreas! Oh! Meu País! Minha Pátria Amada! ATÉ QUANDO?

QUE SAUDADES DOS MILITARES!

Reply

Ele tirou nota 10, já esta reconduzido ao cargo...

Reply

Esse procurador é candidatíssimo ao STF...

Reply

Cel

O que o senhor esperava depois da frase do Ministro da Justiça


"Volto a afirmar: nem o ministro Palocci nem a empresa Projeto estão sendo submetidos a nenhum inquérito da PF".
José Eduardo Cardozo (PT-SP), ministro da Justiça, Dilma
Fonte: Estado de São Paulo
23/05/2011

Átila

Reply

MAIS UM PORQUINHO NO CHIQUEIRO DO PLANALTO.

Que vergonha hein sr 'GUGU'???,
garantindo o cargo com 'fundamentações sem fundamento'.

PETRALHÃO, isso sim !!!

Reply

Que grande vergonha!
Que falta de moral, é o fim do mundo.
É revoltante.

Tree

Reply

Qualquer ação movida por interesse pessoal é imoral e ilegal.
Qualquer troca para benefício pessoal o é, igualmente~.
Temos à vista duas vagas , quais sejam a de Procurador-Geral da República e a decorrente da aposentadoria da ministra afilhada do Jobim.

Reply

Coronel,

Numa crise, qualquer crise, é responsabilidade do presidente em exercício agir. A presidente Dilma não age e fica à espera do procurador, do Lula, do que fala o Palocci, do Maia, etc. Ou seja, não atua como repsidente de um pais, mas como uma subordinada de alguém, esperando que lhe mostrem o caminho. Se não é presidente de fato, só me resta berrar aos quatro ventos: DILMA, PEDE PRA SAIR!!!!

Reply

Esse covardão só é valente contra os antipetistas. Quando pega um petista de alto calibre pela frente vira uma velhinha caquética e tímida. O MP já era!

Reply

E depois os petralhas ratos de esgoto enchem a boca pra falar que na época do FHC era tudo engavetado e que agora é tudo investigado!

Pura balela, nunca se roubou tanto nesse país como no governo petralha!

Reply

E a Lulita está provando a fama de poste...não fez p* nenhuma!

Reply

Montesquieu deve estar se revirando no caixão!!!

Reply

Para que serve o MP?

Ora,ora...tsctsc

Bota aqui quanto eles ganham por mês, corona, e tudo estará respondido. quem tem aqueles salários do MP, tanto federal como estadual, estão cantando e andando pra lei...

¬¬

Reply

Quando todos os entes da república jogam seus nomes na lama para defender um homem frequentemente suspeito de estar envolvido em crimes, dá pra tirar duas coisas.

Realmente onde há fumaça há fogo. E eu queria saber o que o porquinho não deve saber de muita gente grauda. No melhor estilo, se eu cair DE VERDADE levo alguém comigo.

Reply