Da Folha de São Paulo:
A bancada do PT no Senado decidiu ontem defender publicamente o projeto que acaba com o sigilo eterno de documentos oficiais, contrariando a presidente Dilma Rousseff e a orientação da nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ideli reafirmou ontem a disposição do governo de derrubar no Senado a mudança introduzida no projeto pela Câmara, que tira do governo o direito de manter eternamente em segredo documentos públicos classificados como ultrassecretos. O projeto original, enviado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso há dois anos, reduz de 30 para 25 anos o tempo que papéis ultrassecretos podem ser mantidos em sigilo, mas permite que esse prazo seja renovado indefinidamente.
No ano passado, a Câmara aprovou uma emenda ao projeto, estabelecendo que o sigilo só poderia ser renovado uma vez e limitando a 50 anos o prazo para liberação de documentos oficiais.O governo quer restaurar o projeto original, mas o PT discorda. "O PT é contra preservar o sigilo", disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). "Depois de 50 anos não tem mais documento problemático." A bancada do PT tem 14 senadores. A decisão dos petistas também contraria a posição dos senadores e ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL), que integram a base governista no Senado.
Ainda não se sabe a posição do PSDB.
6 comentários
impressionante como so o PT faz politica nessepaiz...
Replyeles concordam e discordam sobre vários assuntos tomando para si o papel que deveria ser das oposições...
agora ficamos assim, o PT eh a "nossa oposição" quando o governo pisa na bola...
e o governo passa a ser a "nossa oposição" quando eh o PT quem pisa na bola...
essa oposição eh um vergonha absoluta, colocou a politica no fundo do poço...
não temos nenhum representante, nenhum deles aparece na mídia fazendo politica...
estamos sós assistindo essa gente colocar o pais de cabeça para baixo...
É o desgoverno petralha da Idade das Trevas III, sem planejamento, organização, competência, eficiência, mas cheio de empáfia marqueteira...
ReplyEu acho que a Dilma achou alguma coisa de muito cabeluda nesse processo que acaba com a imagem dela. Por isso a mudança de postura!
ReplyE o PT, como está com raivinha da Dilma, quer cutucá-la!
Tem muito caroço nesse angú!
Eles sabem "bem direitinho" o que querem esconder.
ReplyDo que se conhece já se sabe que o que fizeram em nada edifica suas biografias, imaginem o resto ...
Isso é uma faca de dois gumes. Se guardarem o sigilo, o país deixa de conhecer a verdade. Se liberarem, corremos o risco de conhecer apenas parte da história, pois nas mãos do pt, é quase certo que escolham quais documentos serão tornados públicos.
ReplySe contrária Sarney, Collor e a Rainha de Copas... apoio a bancada do PT!
ReplyJamais imaginei que diria isso! Eheheheheheheeh