Por onde anda Aécio? O Serra está aqui.

Pois não é que José Serra saiu para a chuva? Perdeu tempo, perdeu prestígio, poderia estar fazendo isso há mais tempo (na campanha, por exemplo). O seu blog está ótimo (dez vezes melhor do que os textos do Gonzales). A produção começa a embalar. Toda a vez que a gente lê o Serra, vê quantas léguas à frente do Aécio ele está. Não tem comparação. Hoje ele produziu mais um artigo. Segue abaixo.  

Para o governo, o tempo foge 

Cada um governe como acha melhor, e uma gestão deve ser medida pelos resultados que oferece ao país, desde que atue de acordo com as leis e com os princípios da ética. Há sinais de que o governo Dilma vive uma disfunção prematura. A administração vai aos trancos e barrancos, as dificuldades no Congresso surpreendem quando se olha o tamanho da base, e a vocação gerencial parece limitada ao terreno mágico da propaganda. Oito anos e alguns meses depois de chegar ao poder e de lotear politicamente o setor, demonizando quem propunha atrair a iniciativa privada, o governo do PT decidiu promover a concessão de aeroportos – ainda que de forma confusa — a fim de tentar evitar o colapso do sistema. Haverá confissão maior de incompetência? E ainda devemos torcer para que as concessões, se um dia chegarem, não repitam as das estradas federais, que o governo do PT entregou de graça aos felizes concessionários. E nem mesmo exigiu um bom serviço em troca. O resultado está aos olhos de todos. As estradas continuam ruins, bem abaixo da qualidade prometida. O pedágio está sendo cobrado, mas não há obras.  É um exemplo de privatização malfeita. Falta de convicção, despreparo técnico e excesso de improvisação costumam dar nisso.

No começo do mandato da atual presidente, divulgou-se a chegada de uma novíssima política econômica, em que o crescimento não mais ficaria constrangido pela luta anti-inflacionária. O resultado foi a deterioração das expectativas, o pânico diante das ameaças de reindexação e um recuo desorganizado — uma rota de fuga para a ortodoxia de má qualidade. A consequência é terem contratado para este ano um PIB medíocre, acompanhado de inflação perigosamente alta. O governo promete fazê-la convergir para a meta no ano que vem, mas já sinalizou que vai fazer isso prolongando o aperto monetário, o pé no breque do crescimento. Em resumo, depois das indecisões e vacilações na largada, vão acabar comprometendo pelo menos dois anos — metade do mandato. E, como a âncora exclusiva do ajuste é a cambial, isso causará um estrago ainda maior na indústria brasileira.

O governo tampouco tem personalidade definida. Procura parecer ortodoxamente ambientalista no debate do Código Florestal e é ortodoxamente anti-ambientalista no atropelo para fazer andar a hidrelétrica de Belo Monte. Radicalizou desnecessariamente nos dois casos. Há terreno para entendimento no Congresso Nacional e na sociedade sobre o novo código, e há também como encaminhar a utilização do potencial hidrelétrico de uma maneira ambientalmente e socialmente responsável. Bastaria ter disposição para o diálogo, um mínimo de serenidade, menos afobação, achar e chamar gente preparada, e, acima de tudo, ter clareza do que fazer. Coisas que, definitivamente, não parecem fazer parte do atual cardápio, como se a troca de ideias e a busca da convergência fossem um jogo de soma negativa e se confundissem com fraqueza. Governos fracos é que precisam dar permanentemente demonstrações de força. Governos sólidos têm o braço firme para segurar o leme enquanto conduzem com cuidado o barco para o destino.

Vivemos a era das improvisações e das mudanças inexplicáveis de rota. Na última campanha eleitoral, defendi que os direitos humanos passassem a ter importância maior na política externa brasileira, sempre vinculados à defesa do direito dos países à autodeterminação. Era uma posição com amplo apoio na sociedade, tanto que, antes mesmo de assumir, o novo governo anunciou a centralidade da questão na maneira como o Brasil conduz o diálogo com os demais países. Agora, infelizmente, e sob pressão do Irã, o governo brasileiro reduziu a importância da visita da Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi, uma advogada que luta pelos direitos humanos naquele país. A presidente encontra espaço na agenda para receber artistas que lhe proporcionem mídia favorável, mas não achou importante receber também essa valorosa lutadora, que batalha para ampliar os direitos das mulheres iranianas e de todos os cidadãos daquele grande país.

É a verdade revelada na sua face mais cruel. O governo do PT é a favor de promover os direitos humanos em países governados por adversários do PT. Quando se trata de governos amigos do petismo, prefere-se o silêncio diante das violações, dos abusos, dos massacres. Para os amigos, as conquistas da civilização; para os nem tanto, a lei da selva. E, por falar em lei da selva, outro assunto enfatizado na campanha eleitoral foi a permeabilidade das nossas fronteiras ao tráfico de drogas e de armas. Minha então adversária negou que houvesse problemas. Depois de definido o resultado das urnas, viu-se com quem estava a razão. Agora, bastou o Jornal Nacional fazer uma série de reportagens sobre a vulnerabilidade de nossas fronteiras, e lá veio o anúncio de um mirabolante plano governamental de ação nessa área, só para faturar um dia de jornais de TV. A propósito: o tal avião de vigilância não-tripulado já começou a voar?

Há problemas sérios em áreas as mais variadas, mas todos têm a mesma natureza: o Brasil precisa urgentemente de um governo portador de convicções firmes, compromisso com a verdade, disposição para o diálogo com a sociedade e capacidade de buscar o bem do país. O relógio está correndo.

47 comentários

Coronel, fóra do assunto.

O Battisti escolheu morar em SP, em Higienópolis, a duas quadras do consulado italiano. Pode??? Pois é lá que ele está segundo o R.A, que agora passou a ser vizinho do terrorista.

Reply

Rindo, aqui. A produção do blog do Serra está muito melhor exatamente porque não é do Gonzales, rsrsrs.

Que nunca mais seja, nada, aliás, de Gonzales.

Reply

Que o Serra é melhor do que qualquer um que tenha por aí , nenhuma duvida . Mas só votarei nele outra vez quando o vir com um MEGAFONE NA AVENIDA PAULISTA E DEPOIS NA AVENIDA RIO BRANDO , NO RJ , CONTANDO , NUMA LINGUAGEM QUE O POVO ENTENDA , TODA A ROUBALHEIRA E PATIFARIA DOS PETRALHAS , SÓ DEPOIS DISTO VOLTAREI A VOTAR NELE.

Por falar em lingua do povo , vcs viram a propaganda do PPS ? Que primor , como economista entendo perfeitamente o que eles dizem , mas duvido que meu cunhado , um humilde pedreiro entenda uma palavra do que o roberto freire disse.

"tRIBUTOS ALTISSIMOS" , "tAXAS DE JUROS ESTRATOSFERICAS" ,'RETORNO DA INFLAÇÃO CORR0ENDO OPODER DE COMPRA DO SALARIO" . Meu cunhado deve pensar que tudo isto é comestivel....

Reply

Coronel, realmente não há termo de comparação entre Serra e Traécio.Esse blog do Serra anda ótimo.Ele tem falado, com a elegância de sempre, muitas verdades sobre esse governo.Seu artigo sobre o BNDES foi brilhante.Que continue.O Brasil civilizado agradece.

Reply

Nos dá um certo alento ver uma personalidade do porte de Jose Serra apontando as incoerências do atual governo. Quem tem uma mínima visão crítica já percebeu que as coisas não estão nada bem, seja na área fiscal, na infra-estrutura e também na questão política e ética, notadamente os fatos dos últimos dias. Se essas observações continuarem, tenhamos todos certeza de que para 2014 o PSDB não terá como não dar vaga para Serra. O questionamento da ausência daquele avião não-tripulado para controlar as fronteiras foi, como diríamos lá no Sul, bem na lata. Precisaria ainda Dilma nos dizer afinal aonde será contruido aquele terceiro aeroporto de São Paulo, que na época do anúncio a então ministra Dilma disse que manteria o local em segredo para evitar que o governo sofresse especulação (palavras dela, ainda usando aqueles óculos fundo de garrafa; tem vídeo no youtube). O governo não pagará mais caro pelo terreno porque isso ficou como sigilo, assim como os cartões de crédito da presidência.

Reply

Com Serra fica difícil saber se o ditado é "antes tarde do que nunca" ou "antes nunca do que tarde".

Reply

Torcendo para que a sorte dos Kennedy bata na porta do Battisti! Ele merece!

Reply

Coronel

Continuo sendo Serrista. Mesmo depois da derrota.

Chego a pensar que ela foi programada, em razão do tremendo abacaxi que estaria pegando com todas as "estrepulias econômicas" do EX.

Mesmo tarde, sempre é bom ter alguém lúcido pondo para fora os "fatos negativos" deste (des) governo.

Vamos colaborar repercutindo e reenviando aos amigos o link abaixo, que é deste post.

http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/06/por-onde-anda-aecio-o-serra-esta-aqui.html

Afinal somos 44 milhões de órfãos.

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

Bom texto. A solução mais simples para melhorar a economia é diminuir os impostos, principalmente dos cidadãos e das pequenas e médias empresas. Infelizmente o governo prefere explorar o povo cada vez mais, enquanto aproveita, junto com seus amigos, o produto de uma massa quase escrava.

Reply
barão de serra negra mod

coronel

senti firmeza neste escrito do Serra será que tá esquentando os motores?

esperemos.

Reply

Coronel

Embora off topic, este cara sabia das coisa faz muito tempo.

"Leis que proíbem o cidadão de ter armas são leis que desarmam apenas aqueles que, na sua ampla maioria, não estão inclinados a cometer crimes. Estas leis tornam as coisas piores para as vítimas e melhores para os marginais, elas mais encorajam que previnem os crimes, pois enchem de confiança os assaltantes. A mais forte razão, em última análise, para um cidadão ter direito às armas, é para se proteger contra a tirania de um governo."
Thomas Jefferson 1743-1826

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

Qual é o "medium" que está psicografando o Serra?
Pois a última manifestação sua, quando ainda encarnado, foi que "o Palocci não deveria ser cruxificado".
Estou enganado?

Reply

Cel comentei em outra materia que o melhor quadro das oposições para o Brasil era o Serra e tenho convição de estava certo, penso também que nós que queremos o melhor para o país deveríamos ajudar a que se realize a proposto da candidatura do mesmo as eleições de 2014, eu não tenho sabedoria, cultura e informação como você, mas amo o meu pais e desde primeiro de janeiro de 2011 comecei a trabalhar a campanha dele, porque colocar o aecio lá é o mesmo que deixar como está, o pt no poder.

Reply

Excelente o artigo de José Serra. Como você disse, Cel, ele começou tarde. Deveria ter feito antes, ou mesmo durante a campanha.

Que continue batendo firme.


Chris/SP

Reply

Pois é Serra,nunca te falaram que "boi lerdo só bebe água suja" agora é tarde.

Reply

Lamentavelmente, o Brasil perdeu a chance de ter um Estadista, como Serra, na presidência. Foi derrotado por uma avalanche de propaganda enganosa. Serra está a anos-luz da incompetência, da mediocridade, do cara-durismo e do bate-cabeça da marionete que faz constrangedora figuração e pantomima no planalto. Este país é pródigo em desperdiçar seus melhores talentos e seus mais capacitados administradores. Já aconteceu com Rui Barbosa. Como ele, Serra foi vítima do incorrigível pendor do maioria do eleitorado para o populismo irresponsável e inconsequente. Todos pagaremos caro pela má escolha. Com apenas seis meses de governo da Gerenta - que conseguiu falir com uma lojinha de R4 1,99 -já dá para antever o tamanho do estrago ao fim de quatro anos de mandato. Se chegar ao fim...

Reply

Conheço esse filme. Sai na frente para depois assumir a pacata e conformada retaguarda.

Reply

OFF . Na esteira do Battisti aí de cima, o cara não é fraco .... PUXA!
É muito peito afrontar a Itália morando na vizinhança do seu consulado. É incrível como tudo foi tão bem orquestrado. Por Grenhalg. É ...quem diria !!!
Tudo muito emblemático.
Vizinho como RA, mas não tão próximo de FHC, mas em se tratando de São Paulo, essa proximidade já pode se considerar contiguidade por poder ser rompida a pé, sem o sufoco do trânsito e a mínima exposição à bandid, digamos sem exposição a riscos, que vocês entendem.
Higienópolis jamais será o mesmo depois dessa vizinhança toda literária. Os três escrevem . Escrevem livros. Interessante.

Reply

Comportou-se didaticamente no texto. Muito bom, com o tom de seriedade merecido.
Bom começo...

Reply

Gonzales é petista. E Serra segue tendo a simpatia e o carisma de uma cabeça de repolho murcha.

Reply

Eis as palavras claras e sensatas de um ex-candidato que o Brasil merecia tê-lo como Presidente. Infelizmente o eleitor escolheu a outra, pensando apenas no agora. Consumismo e crédito fácil, um dia vão acabar, faltarão produtos e sobrarão muitas dívidas. E todos nós, infelizmente, iremos pagá-la. É preciso pensar no Brasil de amanhã, no Brasil de nossos filhos e de nossos netos. Ainda há tempo. Quatro anos se passam rapidamente, principalmente com crise se agravando...

Reply

Aécio gosta é de boa vida! Não quer ser oposição, PT enfia U$$ abaixo a guela, e o mineirinho fica quieto.Basta lembrar na campanha da Dilma, estava o Aécio na ZONA SUL e Dilma zona Norte pertinho da sua cidade administrativa, pertinho do POVÃO. Aécio é Miguel Côrrea PT, foram os maiores traíra da campanha Serra/2010.
Apenas ele sabe quanto essa cidade administrativa/Dilma2010 lhe dêu uns boms trocados$$$$.

Reply
Advogado Baiano mod

Que diabos Serra! Era isso que eu queria ouvir durante a campanha eleitoral, não elogios ao cachaceiro. Esse artigo, embora lúcido e verdadeiro soa como notícia de jornal de ontem:Importante mas fora do tempo de validade. Prescreveu. O PSDB e aliados esqueceram de ligar o despertador e perderam a hora. Quem sabe no próximo voo... se houver!

Reply

Não dá falsas esperanças pra ele coronel,ele é água passada que não moverá mais moinho nenhum. Essas críticas todas é só torcida que dê tudo errado pro governo. Mas,todo mundo sabe que é só a Dilma abrir o cofre,esparramar contrataçôes e essa base se reúne tudo de novo. A diferença é que ela é mais dura de negociação que o lula e a tal base faz jogo duro com ela também. Mas,uma hora chegam num acordo e termina as esperanças de pobre,ou do pobre do serra.

Reply

Pluralidade é massa haja visto comentá rios daki. Dos mais incendiários, panfle tários, inexequívei s , mirabolantes até os mais sensatos.É uma tribuna.Pela ap arente seriedade, cultura e pés no ch ão do titular d blog ,faço 1 proposição desafiadora a ele: MONTE UM SEMINÁRI O PELO PAÍS, de pre ferência em SP. O P T tá dando condiçõ es d perspectivas a classes que estão a scendendo. É uma realidade q o FHC d esdenhou.Faça o co ntrário,dê-lhes ca rinho EM FORMA DE EDUCAÇÃO POLÍTICA! O Brasil agradece!

Reply

PARTE II- Faça rápi do. Antes que outro s o façam. E farão! Ainda que tortuosa mente. Mas farão! T anto quanto estão fazendo o q os ant eriores não fizeram . Porque olhar o pa ís e não ver que há uma revolução sen do feita é não ser sério. Então, o q tá feito já é. Vai pro q não tá feito. Besun ta o POVÃO DE CULT URA POLÍTICA NA LI NGUA POPULAR! O p ovão tá sedento! V em pra SP, Coronel, divulgar suas idéias e visões. Estarei na primeira fila pra ap render. A hora é es sa. O cavalo tá arri ado. (CONTINUA)

Reply

PARTE III - Não per de o bonde da histó ria! VEM JÁ. Quem ch ega primeiro bebe agua limpa, lembra- se? Taí a dica, o co nvite! Depois d uma graninha o POVÃO quer EDUCAÇÃO! É u m erro que esse po vo BOLSA FAMÍLIA v ai recuar. Agora q t á bom. Agora q vai começar! Quando quem sabe se recu sa quem não sabe se abusa, tá?Então, Coronel, vem pra SP dar aula popular de POLÍTICA COM 'P' .Manda um Twiter @davidcostha valeu? Ou fica aí mesmo só atirando ! Mas depois não vá chorar! FUI!

Reply

Serra tem muito conteúdo e visão. Pena que sua campanha foi toda errática!

Reply

Esperei a campanha inteira para ver algo semelhante no horário eleitoral... Agora já era, vamos ter que aguentar o poste até o fim de 2014!

Reply

Cel,

Clareza e coerência no artigo do Serra. Um homem inteligente. Antes tarde do que nunca.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel, VIVA O JOSE QUE RESOLVEU ENFRENTAR AS RATAZANAS DO PT.
TÁ NA CHUVA É PRARA SE MOLHAR?

Reply

Muito bonitinho o artigo do jornalista Serra, aliás, quase perfeito.
Didático, ensinando os caminhos das pedras aos colegas. Não reli. Não sei se vi um “eu” ali. Decididamente, ainda não é o cara. Muito obrigado, professor, governo agradece.
Esse pessoal merece mão firme e braço forte (entenda-se: ações de alta tecnologia, firmeza, ações – não reações - ora claras, ora opacas).
Prá todos eles isso aqui é um país de idiotas viciados em qualquer coisa.
(publicar/recusar?)

Reply

Mera constatação de uma caótica realidade, que nesse linguajar culto irá impressionar alguns, causar admiração em outros. Porém oque se necessita são pessoas que traduzam isso para o linguajar apregoado na cartilha do MEC, e fique martelando na cabeça da verdadeira base eleitoral brasileira nos refeitórios, ponto de ônibus, fila do trem, fila do banco etc..,, e desde sempre para que possa ser traduzido em mudança futura!
De qualquer forma um belo texto.

Reply

Corrupção por todos os lados. Operação "abafa escandalos" implantada.
Povo sem reação.
Sarney, Color, Renan Calheiros, Paloci, Lobão, Ideli Tainha, Dirceus, Genuinos, Pimenteis,e outras peças, sem o menor pudor, reinando.
Não há esperança.
Deixaram de eleger o Jose Serra, competente e correto para eleger esta especie de despreparo e arrogancia.
A conta vai para o povo.

Reply

SERRA PRESIDENTE
KATIA ABREU VICE
BRASIL DECENTE!!!!

Reply

Políticos sempre dizem que não lutam pelo poder, mas que fazem política para benefício do povo. O desgoverno da presidenta desdiz o discurso de campanha e confessa que o Expirado não legou o paraíso na terra: lançamento, ontem, destepaiz sem miséria. Não há defeito pior no ser humano do que a incompetência realizadora.

Estepaiz sem miséria (1): desgoverno da Idade das Trevas deu nome novo (fome zero) aos programas sociais criados pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Por incompetência realizadora, mudou o nome para bolsa família.

Estepaiz sem miséria (2): e dá-lhe propaganda do nome novo (bolsa família), como nunca antes na história mentirosa destepaiz.

Estepaiz sem miséria (3): agora, o contínuo desgoverno da Idade das Trevas dá nome novo ao bolsa família: estepaiz sem miséria.

Estepaiz sem miséria (4): e dá-lhe propaganda, nos próximos quatro anos, da miséria destepaiz sem miséria, mas com votos, muitos votos.

Estepaiz sem miséria (5): enfim, o desgoverno da Idade das Trevas segue fazendo propaganda sobre suas não realizações, que garantem votos.

Estepaiz sem miséria é miserável!

Reply

é uma pena o Serra não ser o nosso presidente. O Brasil ficou mais pobre em todos os sentidos desde que a petralhada botou as patas no poder. FORA PT! CHEGA DE MEDIOCRIDADE!

Reply

Comparação sem propósito essa entre o Serra e Aécio!!!

Reply

O certo seria dizer que os dois estão distantes, porém na minha modesta opinião, ele podem se completar. Pois politicamente, Aécio tem mais jogo de cintura, já em política econômica o Serra leva a melhor. Mas acho que todos concordam, na campanha queriamos ver o serra com cara de serra.

Reply

Nunca duvidei da capacidade do Serra. É uma das poucas cabeças pensantes do país. MAS foi extremamente fraco, pusilânime, na campanha eleitoral passada. Tinha medo do Velhaco, tremia como uma franga. Mas que ele entende de governar e de economia, isso ele entende! As privatizações do Velhaco passarem em brancas núvens, as da Dilma também passarão. O PT pode privatizar... o PSDB não...

Reply

Coronel,

Vejo com muita desconfiança essa postura do Serra. Quando ele precisa bater com chance de ganho, se retrai e deixa a petezada deitar e rolar.

Tudo bem, que bata agora, mas não me venha como candidato na próxima eleição presidencial. Não é confiável. Aliás, esse é o PSDB como um todo.

Que não tire a chance de alguém que queira se opor de verdade.

Nele eu não voto nunca mais.

Reply

A cada texto que o Serra publica mais aumenta o desprezo que (agora) sinto por ele. Onde estava esse Serra durante a campanha??? Perdeu meu voto, perdeu minha confiança! reconheço a competência mas isso é muito pouco para quem governa um país. É preciso cárater e, sobretudo, coragem para combater o inimigo, coisa que ele demonstrou não ter. Perdeu o bonde que ceda a vez a outro.

Reply

O artigo está perfeito, perfeito para nós que entendemos, mas para o povão, nada disso que o Serra postou tem efeito.
Agora me pergunto, por que só agora o Serra está fazendo isso? por que não fez isto na Campanha ao invés de se mostrar junto com o velhaco e por que apoiou o Palocci?
Talvez tudo isso seja para manter vivo os 44 milhões de votos, mas quando ele chegar na campanha, se chegar, continuar bajulando o velhaco.
O Serra vai ter que se virar e se virar muito para me convencer a votar nele novamente, isto aí só não basta!!!!!!

Reply

Muito tarde e muito pouco.

By Evelin Harper.

Reply

1)os imbecis do povão não tem a menor idéia do que tá escrito ali.

2)se houver eleições em 2014 o PT não ganha.

fiquem tranquilos.

e rezem pra que o PMDB não assuma esse paiseco.

Reply

É o discurso que deveriater feito durante a campanha eleitoral. Ficou escondido repetindo que ia fazer "o bem para as pessoas".
Acho que finalmente achou o seu espaço: escrever, não ser candidato.

Reply

Vai ver depois da ameaça de dossiê do PT, ele decidiu se recolher a sua insignificância. Eheheheheheheeh....

Reply