Gurgel protege os vivos como Palocci. E quer quebrar o sigilo do Duque de Caxias e do Barão de Rio Branco. Fácil, não?

Lembram que o Procurador Geral da República não viu nada demais no enriquecimento súbito do Palocci, para agradar Dilma Rousseff e facilitar a sua recondução ao cargo? Pois agora vai até ao STF para contrariar Dilma Rousseff e o PMDB. Pode levar bomba de novo.

Da Folha de São Paulo:

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, indicou ontem que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso o Senado mantenha o sigilo eterno sobre documentos oficiais. Ele afirmou que qualquer barreira contra o direito à informação pública é inconstitucional e disse não ver motivo para que papéis históricos permaneçam em segredo. "O direito à verdade é um direito fundamental. Qualquer iniciativa que busque afastá-lo tem deficit de constitucionalidade", afirmou. "O Ministério Público vai fazer tudo para assegurar que o direito à verdade seja plenamente exercido. Tomaremos todas as providências para que isso seja efetivado."

Gurgel informou que vai esperar que o Senado vote o projeto sobre a reclassificação dos papéis oficiais para decidir se recorre ao STF. Ele ressaltou que o projeto aprovado na Câmara, que limita o sigilo sobre os documentos considerados ultrassecretos a 50 anos, não prejudica ações do governo ou da diplomacia brasileira. O ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) afirmou que o sigilo eterno é inconstitucional e que um eventual recuo na abertura dos papéis seria "uma vergonha para o Parlamento". "É inaceitável. Não tem o menor cabimento manter em sigilo documentos da Guerra do Paraguai ou do tempo do Barão do Rio Branco", disse. 

Ele criticou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que pressiona o Planalto contra a abertura indiscriminada dos arquivos. "É marca do passado ditatorial de pessoas que não conseguiram fazer a transição para a democracia." Ontem, o Ministério Público promoveu ato em São Paulo para comemorar a repatriação dos arquivos do projeto "Brasil Nunca Mais", que estavam nos EUA desde o fim da ditadura militar. O acervo reúne depoimentos de ex-presos políticos e identifica agentes que praticavam tortura. As informações serão digitalizadas e devem ser usadas pela futura Comissão da Verdade para investigar crimes cometidos durante o regime.

15 comentários

A Procuradoria Geral da República ultimamente está produzindo pérolas, há uma ação no Supremo, não o de frango, mas o T.F., onde a PGR pede a que a Marcha da Maconha não seja considerada apologia ao crime, e sim liberdade de expressão, ja que a Marcha foi proibida em alguns estados da federal.
Daqui a pouco a PGR vai propor a Marcha do Oxi.
Quem viver, verá.






Barao de Itauna

Reply

Esse sujeito é um PATETA! E o sigilo da FAMÍLIA SARNEY, ele vai quebrar? E o sigilo do MENSALÃO, vai quebrar? E as centenas de processos dos Tribunais espalhados pelo Brasil, ele vai quebrar?

Reply

Coronel

Esse é outro babaca que não tem vontade própria, está fazendo isso a pedido do outro imbecil, o Paulo Vannuchi.
Ficou em cima do muro no caso Paloffi e agora quer dar uma de PGR, era melhor ter ficado de bico calado.

Reply

Olha Coronel, tudo isso aí é história e deve, portanto, ser de domínio público.

50 anos de sigilo é tempo suficiente para, muitas vezes, o mandatário já ter até morrido.

E se quer saber, se de fato roubamos o Acre da Bolívia (como o índio cocaleiro diz), então que devolvamos!

Ironia à parte, podemos até fazer um plebiscito lá, rs, o povo do Acre gostaria de retornar para a Bolívia? Será?

O perigo é a dona Dilma querer doar mais alguma coisa para aquele safado.

Quanto a guerra do Paraguai, não acho que devamos temer liberar tais papéis, o risco, novamente, é inventarem mais desculpas para doarem dinheiro brasileiro para o padre fazedor de filhos.

Mas isso não justifica nos privarem de nossa história!

Quanto a comissão da verdade, eles podem fazer o que quiserem, Coronel, mas não vão rever a Lei da Anistia.

O perigo é conseguirem deturpar ainda mais a história, mudarem nomes de ruas e por aí vai.

Agora mudando de assunto, já pensou, e isso vai acontecer um dia, uma rua chamada Rua Presidente Lula hahah, se chamarem minha rua assim, eu me mudo!

Aqui em São Carlos, lamentavelmente, existe uma Avenida Presidente Getúlio Vargas.

Eu não sei a opinião do Coronel por você ser do Sul, mas pra mim deveria é se chamar Avenida Ditador Getúlio Vargas.

Graças à Deus que na minha querida cidade, SJ do Rio Preto, não existe uma avenida hipócrita dessas, ainda...

Reply

entao, li isso e fiquei impressionando...

mais impressionado fiquei foi com o empenho em fazer valer a vontade do procurador...

disseram que irão tomar todas as providencias cabíveis para abrirem os tais arquivos...

no caso do milionário socialista, o Paloffi, a Procuradoria nao tomou sequer a primeira providencia devida, a de investigar!!!

ja foi logo sepultando o assunto...

incrível como eles nao tem vergonha alguma de agir de maneira diferente sem ter a menor preocupação em ser ao menos coerente com seus atos...

e quando isso acontece, ha um nome para descrever tal situação: IDEOLOGIA!

parece ser um órgão muito importante da republica aparelhado por uma ideologia e não pelo seguimento das leis...

Reply

Já houve até ex- procurador-geral da república citado em livro como torturador nas dependências da policia federal em São Paulo, segundo publicado no licro Tortura Nunca Mais.
Hoje advoga em Brasilia
E há testemunha..., de que "assistia" as sessões efetivadas com auxilio de um abajur.
De capuz , um capuz imundo, segundo uma testemunha .

Reply

ESTE MINISTERIO PUBLICO E PURA PALHAÇADA...ATÉ EM CEMITERIO FRIO ELES ESTÃO SILENCIANDO.CEMITERIO NA RESERVA INDIGINA NO PARANA.

Reply

Este JÔ Sores II é patético, o cara é uma píada!!!!!!

Reply

Pelo menos nesse sentido eu concordo com ele e acho sim que o sigiilo eterno e uma bobagem. Certamente os documentos que tratam dos individuos que estao ora no poder certamente serao os ultimos a serem vistoriados e isso sera no fim do mandato do PT que terminara daqui uns 40 anos. Portanto se esses documentos forem liberados tudo o que vira sera apara conseguir mais pensoes para outros ditos "injusticados" e nao faltarao provas certamente. Ai o PT pagara certamente com tanto dinheiro que tem em caixa. Talvez seja por isso que ja estao passando a cobrar uma ajuda de custo para o partido por parte de todos os associados. E hora do PT ser responsavael e pagar por alguma coisa e nisso o Gurgel esta certo.

Reply

O anonimo das 8.44 fala num livro chamado Tortura nunca mais. Deve ser petralha claro.

Será que o anonimo já leu A VERDADE SUFOCADA???

A verdade contada pelas esquerdas é só balela e mentiras, assim como o nuncaantisnessipaiz.

E porisso eles tem tanto medo que os arquivos sejam abertos...

Cambada de terroristas, assassinos duma figa.

Reply
Aqui não, jacaré mod

Coronel, sugiro que sejam feitas cópias várias cópias ANTES dos ducumentos sairem dos EUA, porque depois... Falo sério.
Assim que chegarem aqui os documentos irão passar por um "crivo" para eliminar toda e qualquer prova que mostre que a esquerda brasileira já fazia terrorismo antes do Golpe de 64!!

Reply

Coronel, há cerca de dois meses atrás eu vi uma notícia na televisão sobre a existência de documentos que comprometiam a Igreja, que ela teria atraido nordestinos para treinamento contra a luta armada, num predio seu, em São Paulo. Sendo esse fato verdadeiro, ela teria credibilidade ou neutralidade para escrever o tal livro?

Se alguém tiver informação sobre essa notícia, ou sobre o link poderia colocar aqui?

Reply

Coronel, eu acho que esse sigilo é ridículo e próprio de uma ditadura. Tudo deve vir à tona. Isso parece coisa de gente do PT para impedir que as informações sobre o que alguns cumpanheiros fizeram fique escondidinhas, devem ter feito um conchavo com o Sarney para que ele aparecer como malvado e livrar a cara da Dilma. Só vão digitalizar e colocar na Internet o que elles acharem conveniente.

Reply

Não foi elle também que solicitou ao STF o julgamento da marcha da maconha???

Ah, deixa pra lá. A lei nesse país já virou conveniência. Cada magistrado, dependendo de como acorda, segue ou não segue a lei e a constituição.

Reply

"O direito à verdade é um direito fundamental. Qualquer iniciativa que busque afastá-lo tem deficit de constitucionalidade". Ele descobriu isso só depois do caso Palocci?

Francisco

Reply