Na festa de FHC, quem brilhou foi Dilma.

"Reconhecer o peso da biografia de FHC não é apenas uma demonstração de honestidade, mas um gesto de sapiência política" - Editorial de O Globo. 

A frase acima é apenas uma das tantas referências elogiosas feitas pela mídia e pelo mais alto tucanato à cartinha enviada por Dilma Rousseff para Fernando Henrique Cardoso, em homenagem aos seus 80 anos. Aliás, haveria unanimidade nos elogios para Dilma não fosse a crítica fora de tom e de hora de José Serra, defendendo FHC que, ao contrário, adorou o mimo, declarando-se "bastante sensibilizado" e "extremamente feliz".   O que deveria ter sido tomado pelo PSDB como um simples gesto de gentileza foi transformado em fato político, colocando Dilma Rousseff como a mais importante convidada de uma festa de aniversário onde estavam Tony Blair, Bill Clinton, Kofi Anan e outras personagens globais. Dilma entrou pelos fundos na festa de FHC e arrasou.

O conteúdo da carta de Dilma, tão valorizado, não tem a mínima importância, pois serve apenas para apagar um discurso antigo, que já ganhou as eleições que deveriam ser ganhas pelo PT. Aliás, a derrota na última não teve nada a ver com lembrar ou não o tal legado FHC, de quem a metade dos eleitores não lembra.  E da metade que lembra no mínimo a metade odeia. A última eleição foi vencida pela Bolsa Família, pela Minha Casa, Minha Vida, pelo PAC, pelo uso ostensivo e corrupto da máquina pública, pela presença criminosa de um presidente da República burlando todas as leis e pela falta de um projeto de país por parte da oposição, envolvida em traições e mediocridades.

A verdade é que lendo os jornais e ouvindo os políticos sobre o episódio, Dilma aparece pairando acima dos fatos, valseando nas nuvens com Fernando Henrique Cardoso, muito além das picuinhas e do diz-que-me-diz-que da turma do gargarejo, longe daquele pessoal arroz de festa tão comum nos grandes acontecimentos sociais. Era para ser um simples cartão de aniversário. O PSDB conseguiu transformar em peça de campanha eleitoral para uma Dilma terna, carinhosa, gentil e generosa. Os tucanos deram um valor exagerado para o gesto. E isso tem um peso político muito maior do que reconhecer méritos sobre um passado que o eleitor nem lembra mais. Dilma, ao elogiar FHC, elogiou a si mesma. Com isso, roubou a festa.
...............................................................................
Comentando os comentários...

Se alguém tivesse que achar falso ou oportunista o que Dilma disse, não deveria ser o próprio Fernando Henrique Cardoso? Achou? Pelo contrário. Ele, o maior prejudicado nestes anos todos, declarou-se "sensibilizado". Anda que é só elogios e só defesas para Dilma. Claro, está defendendo o seu "legado". O seu legado pessoal, resgatando a sua imagem, pedalando e andando para a reles política.

35 comentários

A cartinha dessa senhora serviu e serve para mostrar o quanto ella é falsa.
Eu acho bom que se publique essa já "tão famosa carta", pq de uma coisa pelo mesmo serve. Serve para encher o saco dos petralhas.
Nós os anti-petistas não inventamos
ella mesmo disse e ninguém pode negar.

Reply

Bom dia, Coronel. Dá nojo ler os comentários da imprensa chapa branca acerca da comemoração dos 80 anos de FHC, especialmente, no que tange à jumanta dilma. Todos sabemos que esta tartamuda é incapaz de concatenar qualquer raciocínio. Não foi ela, com absoluta certeza, que escreveu palavras elogiosas ao pavão FHC.

Reply

Embora afago oportunista da parte dela , é extremamente verdadeiro tudo o que ela manifestou como qualidades de FHC. Reconhecimento de que pavimentou o caminho para todos os descalabros posteriores, em sã consciência, por acreditar que sua visão de democracia não seria usurpada para dar no que está dando, até porque já conhecia, claro, tudo sobre o Foro de São Paulo.

Reply

O que ela falou na carta é verdadeiro, mas na campanha ela meteu o pau nas privatizações do FHC, qual das duas é a Dilma?
De qualquer forma, ela deu um tapa nas caras covardes do Alkminn do Serra e do PSDB!!!!!

Reply

Tucano fica todo orgulhoso quando é elogiado por petista. Pode reparar. Parece que recebe um atestado de "progressismo", já que os tucanos odeiam quando são tachados como "direita".

Reply

Leiam o Estadão de hoje. O jornal está babando ovo em cima da anta, reproduzindo frases afirmativas que seriam de autoria dela e afirmando sua "postura", realmente assumindo o país. Simplesmente ridículo. Quem fala muito faz pouco. A muda paralítica agora é uma faladora paralítica.

Reply

Brasileiro é muito provinciano mesmo. A manifestação da Presidente está dentro da NORMALIDADE do jogo político. Nós vivemos em 08 anos um pesadelo de transgressões, hipocrisias, cinismo, mentiras, equívocos e etc. etc...
Agora, quando voltamos à civilidade, a imprensa acha que isso é ANORMAL, fora dos padrões. Ora, ora, ora, bem vindos ao jogo político civilizado.
É como se aquela pessoa honesta que devolve a carteira perdida para o seu dono, fosse a exceção.
A honestidade, assim como a Elegância e Civilidade no jogo político são normais. E não devem ser encarados como se as pessoas honestas e de boa índole, ou seja, aquelas que devolvem as carteiras - graças ao Bom Deus, a maioria, fossem Extra Terrestres.
Mirian/Sp
ps.: já tenho idade suficiente para não me deixar envolver em jogadas de marketing. Olho com desconfiança para essa estratégia.

Reply

O amor é lindo

Renata Lo Prete, Folha de S. Paulo

FHC telefonou ontem para Dilma e agradeceu pela carta repleta de elogios com a qual ela o cumprimentou pelo aniversário de 80 anos. Ele disse ter ficado "extremamente feliz" com o gesto da presidente.

---

FHC esqueceu que foi Dilma quem fez o dossiê contra ele e dona Ruth, inclusive "achando" um grande e enorme pintão de borracha na conta da esposa.

Reply

PT e PSDB são farinha do mesmo saco, todo comunista é imbecil, quem duvida leia o estatuto destes dois partidos.

Quem ainda duvida estude mais sobre nazismo é o resultado dessas ideologias coletivistas assassinas.

Reply

Brasileiro é muito provinciano mesmo. A manifestação da Presidente está dentro da NORMALIDADE do jogo político. Nós vivemos em 08 anos um pesadelo de transgressões, hipocrisias, cinismo, mentiras, equívocos e etc. etc...

A manifestação da presidente estaria dentro da normalidade do jogo político. O problema é que você está se esquecendo de tudo o que foi feito na campanha da Dilma, e também nas campanhas do Lula. E está se esquecendo de tudo o que o PT já fez na oposição.

É como se aquela pessoa honesta que devolve a carteira perdida para o seu dono, fosse a exceção.

Não. É como um assaltante que já roubou muito dinheiro devolver a carteira de um cidadão e, logo depois, realizar novo assalto.

Reply

Coronel, depois de 8 anos de Lula, saber elogiar e saber ficar em 2o plano passaram a ser virtudes muito valorizadas. FHC também foi destaque na recepção a Obama sendo totalmente discreto. Afinal, Lula foi quem disse que tinha inveja de Dilma porque ela herdaria o governo dele. Foi quem correu a Brasília mostrar quem mandava e não poupou críticas a Dilma.
E se FHC estivesse morto, ninguém o estaria chutando.

Reply

Por que dillma não rebatiza o Brasil, meu Céu? O Grande Negócio?

Reply

E o FHC acreditou né? Bobalhão!

Reply

"O presente é uma distração, o futuro é um sonho; somente a memória pode abrir o significado da vida". Não são palavras bonitas, meu Céu?

Reply

Meus parabens a Nobilissima Presidente,pois ousou declarar o que todos sabiam e não queriam admitir por vaidade.Novamente digo,que não lhe dei o meu voto e por isso posso criticar com isenção.Que desde já acredito,que dará um tom pessoal ao seu Governo,se desvinculando daquele que não quer desencarnar.Digo e repito,que o seu nome já está inscrito nos anais da História deste País,pois então seja a Mulher que o BRASIL precisa,seja a sargentona e não compactue com os traidores deste imenso território.

Reply

Para anônimo das 11:59 hrs:
Leia o comentário com mais atenção, vc irá perceber que, na minha opinião, o que a Presidente fez não fede nem cheira.
Não estou criticando e tampouco elogiando. O que disse é que depois de 08 anos convivendo com atitudes rastaqueras, quando acontece um fato CIVILIZADO, a imprensa e a mídia em geral ficam babando ovos.
A propósito, na minha modesta opinião, essa atitude faz parte de uma estratégia de marketing destinada a abocanhar votos de parte do eleitorado que pensa.
Tenho memória muito boa, não esqueci das campanhas, das promessas, dos ataques. Não esqueci da oposição petista raivosa e inconsequente, que votou inclusive contra o Plano Real. Não esqueci do mensalão, de Celso Daniel, do Toninho do Pt de Campinas, e lembro-me até que roupa Roberto Jefferson usava quando depôs na CPI dos Correios. "Sai daí, Zé... sai daí"...
Tenho senso crítico e não me deixo seduzir por jogos de cena. Apenas reconheço uma mudança de comportamento, ou se vc preferir, mudança de estratégia. Só isso.
Fui.
Mirian/Sp

Reply

Não creio que o presidente Fernando Henrique tenha levado a sério as palavras melosas da terrorista. Ele não é bobo, nem nada. Sabe que a intenção é fazer uso disso, cedo ou tarde. Por sinal, uma presidente da República dar-se "ao carinho explícito" de chamar um ex-presidente de querido!! Francamente.

Reply

Vc queria que ele dissesse o que? "Obrigado aos meus amigo do PSDB por terem me negado durante todo esse tempo e por terem me escondido na campanha eleitoral" Tenha dó, vai!

Reply

não se enganem ,ele é a mesma fdp e terrorista que sempre foi ,e folgada tb ,eu sou psdb e não sou burra.

EU ODEIO O PT.


PRAÇA DO POVO DIA 18/6 ÀS 15 HS ,EM SAMPA,MOVIMENTO DE INDIGNAÇÃO PELA FALTA DE ÉTICA,E CORRUPÇÃO

Reply

Exesso de vaidade. Como é que pode um homem tão inteligente, pelo menos eu achava, fazer uma propaganda tão grande da adversaria? afinal qual é seu time?? de que lado ele joga???
será tão importante para ele aparecer na mídia, mesmo que o resultado seja tão negativo??

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS


Izabel/SP

Reply

Coronel e Amigos,
Pelo texto, pelo estilo e pela correta gramática da cartinha, é ponto pacífico e todos nós temos certeza que não foi a PresidAnta quem redigiu a mensagem.
Acredito que ela deva ter encomendado a mensagem para um(a) assessor(a), que, muito inteligente, culto(a), delicado(a) e educado(a), redigiu essa beleza de texto.
A minha dúvida é se a presidente assinou e liberou a remessa sem ler o texto, ou se leu e não entendeu o significado semântico e político das palavras nele escritas.
Mas tenho certeza que não foi nada adrede escrito para afrontar A,
B o L.

Reply

Sandra das 12.49

Eu entendo muito bem sua defesa em relação ao FHC.ele foi um dos melhores presidentes que o Brasil, ja teve.

Mais no momento, precisamos de oposição, e não de troca de cartinhas de aniversário, a dilma o está usando, de olho naqueles 44% de eleitores, no qual me incluo.

As oportunidades foram muitas para que FHC, desbatasse essa quadrilha, lembra do mensalão??
e o que ele fêz??? absolutamente nada!!! a dilma só não destruiu, a reputação, de dona RUTE, porque os brasileiros a conheciam muito BEM.

PORTANTO Sandra, aqui ninguém está chutando o FHC,só queremos reconduzi-lo ao seu lugar, de ex presidente do Brasil, que FAZ OPOSIÇÃO a esse governo.


Izabel/SP

Reply

Quando FHC era criticado e ofendido fortemente pelo PT e seus apoiadores, havia um séquito que aproveitava e também malhava FHC. Ele defendeu-se praticamente sozinho desde os seus dois governos, senão antes até. Não é o caso de ficar querendo que a presidente seja elogiada. Não foi nada fora do protocolo o que ela mandou na mensagem. Contudo, quem criticava FHC antes, continua criticando-o, por ele ter sido elogiado pela presidente. Faz mais de oito anos que FHC foi relegado, tudo motivado pelo PT. Agora, quando ele consegue abater seus detratores, continua tendo que combater o bom combate. Que continue assim.

Reply

Coronel e Amigos,
Tanto a mensagem da presidAnta quanto a resposta do FHC são meros salamaleques políticos, tão sinceros quanto a cantada elogiosa de guri que quer com*r a prima gostosinha.
Pois, depois daquela frase: "o sândalo perfuma o machado que o abate", o FHC gerou a frase: "a seringueira baba a faca que a fere".
Bleargh!!!

Reply

Sugestão:

Enquete

Sobre a mensagem da Dilma ao FHC, que o qualifica como "o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica".

* É a verdade.
* É mentira.
* Foi educada.
* Mais tarde ela nega, de novo.
* Aí tem...

Reply

Vamos deixar de frescura, porra!
É certo que a Dilma não leu e talvez nem tenha conhecimento do conteúdo da "cartinha" enviada a FHC.
Strix.

Reply

Quer saber um segredo?
A Dilma vai disputar a reeleição em 2014, mas não vai ser pelo PT.
Quer saber outro segredo?
O FH sabe disso e terá papel fundamental na reeleição.
Como eu sei disso?
Eu JURO que não sei de nada.

Reply

Política
A oposição oficial sabe perder como ninguém

Blog de Augusto Nunes

Na campanha de 2002, o candidato apoiado pelo governo, José Serra, avisou que não queria discutir o passado, garantiu que nada teve a ver com a privatização de empresas estatais e fez de conta que conhecia só de vista o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na campanha de 2006, o candidato da oposição, Geraldo Alckmin, avisou que queria discutir apenas o futuro, garantiu que passaria nas armas quem ousasse privatizar a Petrobras e, para mostrar que não estava brincando, apareceu no segundo turno exibindo no peito o logotipo da empresa.

Na campanha de 2010, o candidato da oposição, José Serra de novo, avisou que não queria discutir o passado, acusou a adversária de apreciar privatizações, manteve FHC fora do horário eleitoral e derramou-se em afagos ao presidente Lula.

Já em maio, por exemplo, numa entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco, replicou à pergunta do locutor Geraldo Freire com uma proposta: “Vamos fazer o seguinte? Lula está acima do bem e do mal, não comparo Lula com nada”. Jornalistas quiseram saber se fora irônico. De jeito nenhum, esclareceu o entrevistado: “É uma imagem. Hoje ele está acima do bem e do mal, exatamente”.

Nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou FHC pelo aniversário com a seguinte mensagem:

“Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato. Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias. Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”

Na mensagem de 150 palavras, as referências elogiosas a Fernando Henrique Cardoso superam amplamente a soma das feitas nos últimos oito anos por Serra e Alckmin.

Leia mais em A oposição oficial sabe perder como ninguém

Reply

Hummmmm...
Ministro-arquiteto????
Quem redigiu a mensagem crnhosa é maçon.

Reply

Será que foi o palhofi que escreveu? Ou foi o TEMMER?

A impressão que fica é que tem muita gente manipulando a Dilma. Boneca infl...

Gostei do que foi falado acima. Faz sentido. Dilma pode ser o plano B do lula, pelo psdb. Ele é o plano A, pelo pt. E o plano C ?

Reply

Coronel eu queria ver a cara do Apedeuta lendo a carta da Dilma ao FHC e sabendo que ela foi a festa de aniversario dele.

O maior complexo da vida do cachaceiro é o FHC. Ele nao se conforma que FHC colocou o pais nos trilhos tanto que o Mulla só fez copiar e continuar tudo de FHC .

É Mulla a sua discipula está com vontade propria e vc nao vai concorrer as eleiçoes de 2014 se depender dela. Azar seu e sorte nossa.

Reply

Quem escreveu a carta eu nao sei, mas mostra que a civilidade, a educação, os bons modos, podem voltar. Nos tempos do Cachaceiro ele só sabia falar mal e atacar FHC e outros que pudessem ofuscar o brilho que ele acha que tem.

Reply

Izabel, sugiro a FHC a seguinte pergunta aos que querem reconduzi-lo ao lugar onde só interessa a outros que ele esteja:
"Por favor o quê?"

Reply
Aqui não, jacaré... mod

É o "morde e assopra" do taliban brasileiro!!!

Reply

Hein...???? FHC agora tem biografia??

Achie que tudo era só "herança maldita". Essa petralhada é escrota mesmo.

Reply