Código Florestal: Dilma quer "decretar a extinção" dos pequenos agricultores.

Do G1

Um dia após anunciar que faria “ajustes” no texto do novo Código Florestal, o relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB) afirmou nesta quarta-feira (4) que não irá recuar na intenção de isentar propriedades de até quatro módulos fiscais da exigência de recompor a reserva legal – a área de mata nativa que deve ser protegida dentro da propriedade. O governo e entidades ambientalistas defendia a obrigatoriedade também para essa faixa, uma vez que o tamanho dos módulos pode variar de estado para estado. A votação do código está prevista para ocorrer na noite desta quarta, no plenário da Câmara.

Para Rebelo, recuar na isenção das propriedades de quatro módulos é “decretar a extinção” dos pequenos produtores, serviço que o relator diz que “não irá fazer”. O relator cita como exemplo o Nordeste onde, segundo ele, mais de 50% dos produtores rurais têm até cinco hectares de propriedade. Dentro dessas terras, ainda de acordo com Rebelo, a área de reserva legal e de Área de Preservação Permanente (APP) não somaria 1%.

“Isso significa que eles têm o uso intensivo da terra. Aí você vai empurrar em cima deles 20% de reserva legal e mais 30 metros de cada lado do rio? Então, é melhor decretar que ele está extinto e que a família dele vai ter que morar na periferia das cidades e que a terra dele ao invés de ser uma terra produtiva vai virar uma chácara de lazer de classe média de fim de semana. Se alguém acha que essa é uma solução ambientalmente razoável, ou se alguém acha que é possível, então que faça esse serviço. Esse serviço eu não vou fazer”, afirmou Rebelo, em entrevista no Salão Verde da Câmara.

Fazendo uma analogia ao Imposto de Renda, o relator do Código Florestal afirmou que não é possível que a alíquota de quem ganha um salário mínimo seja a mesma de quem ganha 50 salários: “Se você quiser tratar igualmente o grande e o pequeno produtor é como o imposto de renda, alíquota de quem ganha um salário mínimo deve ser a mesma de quem ganha 50 salários? É uma coisa absurda. Então, se a reserva legal de uma propriedade de 20 mil hectares tem de ser a mesma de uma reserva legal de quem tem cinco hectares, isso não existe equilíbrio e senso de justiça.”

9 comentários

Por mais burro e coió que o cara é, ele sabe que o Código Florestal não depende da Dilma, mas sim do Congresso. Eles que irão decidir

Reply

Sou forçada a admitir que a postura do deputado Aldo Rebelo está sendo exemplar nesse caso.

Se bem que agora entendo parte da defesa dele: proteger os produtores do Nordeste, onde 50% estão na faixa de 5 hectares. Se pegasse só os pequenos produtores do Sul e Sudeste ( que tb serão alcançados), não tenho certeza de que fincaria o pé na tese que defende...

Enfim, em nome da livrar a cara dos produtores nordestinos, pegamos carona do benefício. Menos mal...Mas e se não fosse assim? Lutaria por nós?

Nunca saberemos, né não?

¬¬

Reply

Aldo Rebelo está correto no seu posicionamento.

Independente de estar citando o Nordeste, todos serão beneficiados, e é isto que importa.


Chris/SP

Reply

Cel.

Estou acompanhando suas rápidas coturnadas pelo twitter, na coluna ao lado do blog, e estou vibrando com o seu posicionamento.

Manda brasa, mesmo!!! em cima da rainha das florestas.

Mas, cuidado ! Mantenha o "freio social", como pede a NG.

Um abraço e boa sorte!!! Estou torcendo pela aprovação do código.


Chris/SP

Reply

Engraçado!!! Acho que li em algum lugar que o Código Florestal (Velho)é defendido por fundamentalistas de esquerda.
Aldo seria um fundamentalista de esquerda bonzinho? Um comunista em transe? Um surto psicótico construtivo e politicamente correto?
Que lindo!!! Que meigo!!!

Reply

rapaz, esse Rebelo esta mais macho do que todos os cagoes da oposicao juntos...

o homem esta enfrentando o governo petralha de frente, sem medo...

ja os babacas da oposição propositiva nao passam eh de um belo bando de cagoes...

Reply
a mão que balança o berço mod

A governANTA não sabe fazer um misto quente, um omelete vai saber, o que uma área de preservação permanente, a única coisa que petralha sabe é de mamata.
Se mostrar para ella um lobo guará e um cachorro comum garanto que ella não saberá diferenciar, já os cachorros esse sim fugirão della.

Reply

Eu to achando que a Dilma e o PT querem terminar com os pequenos agricultores com esperança que eles engrossem a turma do MST;

Reply

Confesso que estou admirada da atitude do senhor Rebelo. Espero que ele defenda com unhas e dentes o pequeno produtor brasileiro.

Sou a favor de causas ambientais, mas tudo tem limite. Se a terra é produtiva, não há que se falar em reposição.

Reply