Que futuro pode ter o DEM?

Hoje tem convenção do DEM. O que dizem os jornais? O prefeito da maior cidade do país, São Paulo, Gilberto Kassab, não deve ir, porque teme ser hostilizado pela Juventude do DEM, segundo declarações do presidente do partido, Rodrigo Maia. O vice-governador do maior estado do país, Guilherme Afif  Domingues, não estará presente, pois não foi convidado. O ex-candidato à vice-presidência da República, Indio da Costa, está sendo francamente hostilizado pela atual direção do partido. Em jogo, hoje, o comando da legenda. Ao que tudo indica, mesmo que o senador José Agripino Maia signifique uma espécie de consenso, o DEM continuará nas mãos de gente que não tem voto, como, por exemplo, o candidato derrotado ao senado pelo Rio, César Maia. E o pior de tudo: em vez de assumir de vez a sua independência, já que as eleições de 2014 para presidência da República estão perdidas, só restando saber se para Dilma ou Lula, o DEM caminha para os braços de um traidor das oposições, chamado Aécio Neves, um político jovem por fora e velho e carcomido por dentro, que faz o pior tipo de política no Brasil.  E os alckimistas, com a sua genialidade, ajudam a empurrar Gilberto Kassab para o buraco, tratando-o como um "erro de Serra". Claro, o "erro de Serra" derrotou Alckmin na prefeitura paulista e, depois, no tempo certo, ajudou a eleger o nosso chuchu governador de São Paulo. Ou, com sinceridade: se Kassab trabalhasse contra Alckmin, ele teria sido eleito no primeiro turno por aquela baixíssima margem de votos?

Em todo o segundo mandato de Lula, a única vitória da oposição foi liderada pelo DEM: o fim da CPMF. Num país com uma carga tributária de quase 40%, o partido conseguiu mobilizar o eleitorado contra 0,38%, o que mostra que basta levantar a bandeira certa para ter sucesso. Outra bandeira está nas mãos do DEM, que pode unir o país em torno de um objetivo: a aprovação do Código Florestal, liderada pela senadora Kátia Abreu. O DEM, hoje, tendo em vista a derrota anunciada da oposição em 2014, deveria estar buscando um projeto próprio, lançando uma Kátia Abreu à presidência da República, para confrontar Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff(PT), desligando-se de uma vez por todas do tucanato e abrindo espaço para o surgimento de um partido efetivamente liberal no país. Se uma candidata que defende que o povo passe fome debaixo de uma árvore, sendo contra que o agricultor plante trigo, milho e alface faz 20 milhões de votos, quanto não faria uma candidata que bota comida na mesa dos brasileiros?  No entanto, que futuro pode ter o DEM se "extirpa" quem tem voto e popularidade? Virar um partido nanico, na mão de Aécio Neves? Não seria mais lógico que as idéias sobrepusessem os nomes e os projetos personalistas,  colocando o programa do partido acima de tudo, respeitando o eleitor antes das conveniências de meia dúzia?

20 comentários

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingues, deveria renunciar ao cargo. A kassabada que essa turma vai levar com esse novo partido vai ser monumental. Kassab se imagina um líder, mas não é, sua existência política se deve ao Serra. Ele parece não perceber que a política brasileira é uma política de bandidos. E ele está entrando no esquema! Critica-se Sérgio Guerra, Aécio, Tasso Jereissati, e demais, mas quem paira altaneiro nessa dança de canalhas é o nosso eterno Velhaco, o Ininputável! Ô Brasil de loucos.

Reply
Martim Berto Fuchs mod

Reforçam todos os dias o que venho afirmando há anos. Partidos Políticos não passam de organizações criminosas funcionando legalmente. Podem fazer um partido com ótimas intenções, estatutos e programa. Logo um espertalhão toma conta. Sempre foi assim. Os sem caráter e inescrupulosos dominam os partidos. Para eles é fácil, pois para alcançar seus fins, não lhe interessam os meios.
Quem , bem ou mal, manda no PMDB ? O Temer. Quem manda no PT. Luiz Inacio da Silva. Logo, os dois mais a caneta da Dilma mandam no Brasil. Só acontece o que esses 3 aceitarem. O resto é enrolação.

Reply

O problema é que o DEM já está totalmente mergulhado no clima de "o último que sair apague a luz" e não existe um mísero político para juntar os cacos e tomar as rédeas da legenda.

É o símbolo da oposição brasileira:

- fraca;

- desunida;

- sem discurso;

- contumaz concedente de seu ponto de vista para a esquerda.

A hora de uma liderança aparecer e botar ordem nessa zorra era agora. mas não existe essa liderança.

Kassab tenta ser essa liderança, mas vai fazer bobagem, misturando centro-direitistas com esquerdopatas. Vai ter que ceder. E um dos pontos negativos de nossas oposições, é que elas sempre cedem demais à esquerda...

Reply

Essa coisa toda pode acabar com um tiro no pé. Os espertos de Kassab querem fundar um partido para extingui-lo e unir-se ao PSB. O que pode acontecer, é que a grande maioria que for com ele, debande para outro partido, apoiada justamente na falha da lei que permite esta patacoada.

Reply

Cel

O DEM só tem um futuro: DESAPARECER!

Aguardemos!

Átila

Reply

SERÁ UMA LIMPEZA. Ou: JÁ VAI TARDE!

A saída de Kassab, ex-secretário de Pitta, não fará a menor diferença.

Sem luz própria, ele recebeu de presente a prefeitura de SP das mãos de Serra.

Em voo solo e sem popularidade, seus dias estão contados.

Está sendo usado pelos petistas. Depois, voltará a ser o que sempre foi, um mero deputado... E olhe lá!

A POLÍTICA AMA A TRAIÇÃO, MAS ABOMINA OS TRAIDORES!

PS: Vai Kassab, se juntar aos seus, inclusive à aquela outra lebre desvairada, o Chalita, que, como você, estava louca para fugir e se jogar nos braços de Lula.

(O Serra tem que escolher melhor suas companhias!)

Reply

Olá, Pela Pátria:


Veja o seu comentário. Você quer o Kassab longe do quê? Dos tucanos. No entanto, Kassab é do DEM. Não é o Serra quem deveria escolher melhor as suas companhias. É o DEM que deveria ter um projeto próprio para, depois, se derrotado, unir-se ao Serra, na oposição. O que vai ocorrer agora? O DEM vai trocar Serra por Aécio? Qual a vantagem para a oposição? Qual a vantagem para o eleitor? Isso fortalece a democracia e ajuda a derrotar o PT?

Coronel

Reply

juventude do DEM...

isso "ecsiste", Coronel?

Reply

o mais inacreditável eh ver um derrotado como esse Maia ficar mandando recadinhos para o Kassab...

esse sujeito, se tivesse o minimo de vergonha na cara, deveria sumir, desaparecer, pedir desculpas a todos e ir viver de pescar lambaris...

o cara fez uma presidência desastrosa, afundou o partido nas intrigas internas e e não conseguiu eleger nem o próprio "paipai"...

se tem alguém na oposicao que eu quero que nunca mais se eleja a qualquer cargo eh esse Rodrigo Maia..

ate o intragável do Lula toca um carrinho de pipoca melhor do que ele...

Reply

.15/03/2011 07h43 - Atualizado em 15/03/2011 08h57 Globo
Preparo e espírito de grupo explicam ausência de saques após terremoto,japoneses são educados para trabalhar em grupo,Depois, tem o fato de pensar na coletividade", "Há uma orientação a não se apropriar das coisas dos outros" Precisa falar mas educação para o povo.

Reply

O DEM nas mãos da família Maia não vale um centavo furado. O Kassab se dá muito mais importância do que de fato tem. O Aécio faz política como um verdadeiro Petralha. Só não vai para o PT porque vai ser fritado e seus sonhos a presidência irão para bueiro. Acaba como o melhor amigo do Ciro Viralata Gomes. E aasim caminha a porca e corrupta política brasileira.

Reply

A grande verdade é que o DEM ainda vai sobreviver, pois é vedado aos parlamentares mudarem de partido não fosse isso acabaria. Com o tempo o DEM vai ter apenas a tríade: pai, filho e o apoio do trairão.

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Pelo andar da carruagem, não haverá um político representando realmente a oposição ao atual esquema de poder nas próximas eleições de 2012 e 2014. Quem é liberal vai querer votar em quem está no PSB? Votar em Trairécio, nem pensar ! Talvez não haja outro recurso que não seja anular o voto. Seria muito triste !

Reply

A base nacional do DEM, ex-PFL, foi profundamente reduzida, esvaziada.

Creio – minha amostra é pequena, mas o desempenho geral é sintomático - que muitos diretórios municipais existem apenas cartorialmente, são renovados via caneta nacional.

Assim, a tendência (e fato) é que esse partido encolha e passe a ser legenda de 3ª. ou 4ª. categoria.

Reply
JOSÉ MARIA DE ABREU DE MATOS mod

Urge criar-se um partido político verdadeiramente de centro direita ao estilo do Partido Republicano Americano e ao estilo do Partido Conservador inglês; liderado por gente conhecida e sem telhado de vidro. Tem gente para isso em quase todos os partidos existentes. Alguém precisa liderar, mas não deve haver disputa de beleza. Tem no mínimo 44% esperando isso. Não se pode disputar correndo ou nadando na mesma raia.

Reply

"o eleitor antes das conveniências de meia dúzia?"

Tá com febre hoje, mizifio? Ou se mudou pra Suécia e não avisou nada pra gente?

Desde quando aqui se respeita e-lei-tor? Me diga um que não tenha dado uma banana pros eleitores ao menos uma vez depois de eleito!

tsctsc

¬¬

Reply

O DEM já perdeu o mínimo de liberal que tinha. Agora começa a falar em conceitos como educação, saúde etc. sem focar no liberalismo, Estado enxuto e forte, luta pela liberdade individual etc. Está tentando falar com o que chamam de "esquerda"? Não vai dar certo. Se com bandeiras estava difícil, sem bandeiras desaparecerá. Só falta trazer bandeiras do verde de Marina Silva. Quem quer pegar tudo não pega nada.

Reply

Uma coisa maluca, mas de repente surge alguém com uma chapa Kátia Abreu e Marina Silva. Se for para ver a coisa ferrar de vez, por que não uma asneira desse tipo? Se o senador mineiro quer juntar todo mundo num balaio só, em torno dele, por que não uma chapa dessas para deixá-lo nos braços do partido do governo federal?

Reply

Eu quero mais que o dem, se EXPLODA, mais antes gostaria que o Indio, saisse de lá.


Izabel/SP

Reply

O lema de JK em 65 seria: "5Anos de agricultura para 50 de fartura", e alguém duvida que ele ganharia? O Brasil é rural, quem não mora no campo, veio do campo e quer voltar pra lá. Com essa bandeira, vai!

Reply