Lula "grilou" números da reforma agrária.

Grilagem é a ocupação irregular de terras, a partir de fraude e falsificação de títulos de propriedade. O termo tem origem no antigo artifício de se colocar documentos novos em uma caixa com grilos, fazendo com que os papéis ficassem amarelados (em função dos dejetos dos insetos) e roídos, conferindo-lhes, assim, aspecto mais antigo, semelhante a um documento original. A grilagem é um dos mais poderosos instrumentos de domínio e concentração fundiária no meio rural brasileiro. Esta é a definição do INCRA. E se adapta como uma luva para o ex-presidente velhaco. Veja, abaixo, notícia do Estadão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez mais pela reforma agrária do que todos seus antecessores juntos. É o que assegura uma série de números divulgada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). São dados que impressionam à primeira vista, mas também causam polêmica: segundo especialistas, eles foram anabolizados.
Pelos números do Incra, 48,3 milhões de hectares de terras foram incorporados às áreas de assentamentos e 614 mil famílias ganharam lotes rurais no período de 2003 a 2010. Isso significa que Lula teria garantido 56% do total de 85,8 milhões de hectares incorporados à reforma agrária em toda a história. Mais do que isso: ele seria responsável, sozinho, por 66,4% do total de 924 mil famílias assentadas no País.
Na opinião do geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, pesquisador e professor de pós-graduação da USP, esses números não refletem a realidade da reforma de Lula. Para chegar a ela, é preciso desdobrar os números.
Ao fazer isso com os dados acumulados de 2003 a 2009, Oliveira verificou que quase um terço (26,6%) das famílias assentadas por Lula é, na verdade, constituído por famílias que já viviam e produziam na zona rural, mas sem título de propriedade. O trabalho do governo foi dar-lhes o título e incluí-las nos programas de apoio à agricultura familiar. "É acertado atender essas famílias", diz o professor. "Mas o governo deve esclarecer que não foram assentadas pela reforma."
Oliveira observou que também foram adicionados à coluna de novos assentamentos casos de famílias que ocuparam lotes abandonados em áreas de reformas já existentes. Pelas suas contas, eles representam 38,6% do total: "Isso é reordenação fundiária e não deveria aparecer na coluna de novos assentamentos".
Famílias que já tinham propriedade e tiveram que ser transferidas de um local para outro, em decorrência da formação de lagos para hidrelétricas, também foram usadas para engrossar a lista de novos assentados.
Após depurar os números do Incra, o professor concluiu que os novos assentamentos representam apenas 34,4% do total registrado de 2003 a 2009. Aplicando essa taxa ao número divulgado agora, pode-se concluir que foram assentadas 211 mil novas famílias - e não 614 mil.
A polêmica se estende ao volume de terras incorporadas. Quando se desdobra o total de 48,3 milhões de hectares destinados à reforma agrária no governo Lula, verifica-se que somente 4,5 milhões (9,3%) foram obtidos com desapropriações de áreas particulares. O grosso das terras - 43,3 milhões de hectares - eram terras públicas, da União ou dos Estados, localizadas sobretudo na Região Norte. "Isso é colonização e não reforma agrária, uma vez que não altera a estrutura fundiária", diz Oliveira.

11 comentários

Quais os dados do Desgoverno Lula NÃO SÃO ANABOLIZADOS ?

Lunarscape

Reply

Seria interessante buscar dados sobre a producao destas terras. O mais provavel e que estejam vivendo com cesta basica(produzida pelo agronegocio famigerado)...pois eles sozinhos nao sabem nem plantar milho, e o governo continua plantando a mandioca no povo brasileiro.

Reply

Aos poucos a mentirada começa a aparecer. É só buscar que acha! O Brasil maravilhoso, que só existe na imaginação dos manipuladores petralhas, nunca existiu. O Velhaco fez história Coronel, só que a pior possível. Mentiroso, venal, enrolador, o que mais?

Reply

Coronel, pela milésima vez eu repito: os nazipetistas são especialistas em estuprar números em benefício próprio. O mundo inteiro sabe disso! E se prepare para o índice de "aprovação" da "dama do Apagão", para o dia internacional da mulher, será uma falácia em torno dos 82%. Os ratos de esgotos mentem da maneira mais cínica, safada e debochada!

Reply

Tudo muito de acordo com as desonestidades do PT. Aliás, um velho esquema da esquerda. Marx CHUPOU frases inteiras de muitos dos chamados socialistas utópicos e até de líderes da Revolução Francesa, sem citar os nomes. Ou seja, essas frases, algumas famosíssimas, até hoje passam por serem da lavra do furuncoloso. Pior, falsificou dados estatísticos do governo britânico para justificar alguns de seus "achados". Usou informações sobre fábricas que tinham mais de 40 anos, já completamente defasadas, na sua grande obra O Capital, como se fossem fábricas modernas (à época).

Reply

O PT é especialista em mentir e o nosso povo é em acreditar. Fazer o quê, se não existe oposição neste país?

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

O difícil é encontrar políticos e "intelequituais" comuno-petistas ou nazi-petistas que não sejam mentirosos. A desonestidade está no DNA de todos, ou não seriam o que são. O velhaco é o modelo.
Preparemo-nos agora para as pesquisas de aprovação da Governanta. Provavelmente a aprovação ultrapassará os 99 % .

Reply

Isso é que era criatividade na falta de photoshpo, né? Rapazzzzz, grilos? Por que não traças ou baratas? Será que foram testando diferentes insetos pra ver qual seria mais útil?

caramba!

¬¬

Reply

Tudo que o velhaco pos a mão, TEM EMBROMAÇÃO.

Mais um dia ainda, todo mundo vai ficar sabendo, quem foi realmente essa doença.

E aí sua casa vai cair, TENHO CERTEZA.

DEUS É PAI!!!

Izabel

Reply

Coronel,

Em Março de 2006 através da Lei de Gestão de Florestas, Lula privatiza 47% (235 milhões de hectares) de toda terra da Amazônia para exploração por empresas estrangeiras por 40 anos, renovaveis por mais quarenta, totalizando 80 anos. O IBAMA não tem condições nenhuma de fiscalizar as atividades das madeireiras estrangeiras, vão fazer o que quiserem. Basta dizer que para fiscalizar pequenas regiões no norte de Mato Grosso,
precisa-se constituir um grupo tarefa, deslocando efetivos de outras regiões.

Nunca antes na história desse país... chamado Banânia.

Nivaldo

Reply

O que podemos esperar um cara que roubou o cristo, e de sua inútil esposa que roubou o espelho de cristal.

Precisamos escorraçar essa corja, sugiro manda-los para Cuba, pois lá eles são amigos do rei.

Reply