Recado dado.

O novo chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, general José Elito Siqueira, afirmou hoje, após tomar posse no Palácio do Planalto, que a existência de desaparecidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) não deve ser motivo de vergonha nem de vanglorização, mas tratado como "fato histórico". "Nós temos que ver o 31 de março de 1964 como dado histórico de nação, seja com prós e contras, mas como dado histórico de nação. Da mesma forma, os desaparecidos são história da nação, que nós não temos que nos envergonhar ou nos vangloriar. Nós temos que enfrentar, discutir, estudar como fato histórico", afirmou o general, em entrevista após receber os cumprimentos de cerca de 300 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Defendendo um "olhar para a frente", Elito Siqueira se mostrou contrário à criação de uma Comissão da Verdade, como defende a nova secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário. 

O general chamou de "situações isoladas do passado" os alvos de uma eventual Comissão da Verdade: o esclarecimento de episódios de torturas e desaparecimentos. "Temos é que pensar pra frente, na melhoria do nosso país para as nossas gerações, e podemos estar perdendo tempo, espaço, velocidade se ficarmos sendo pontuais em situações isoladas do passado", afirmou. O comandante do Exército, general Enzo Peri, presente à cerimônia de transmissão do cargo a Elito pelo general Jorge Armando Félix, também se mostrou contrário à criação da Comissão da Verdade, mas foi mais econômico nas palavras. "Temos que construir o futuro, o importante é isso, não é isso?" José Elito Siqueira negou que haja conflito entre os setores militar e de direitos humanos e, apesar de sua posição pessoal em relação a uma eventual investigação oficial sobre episódios do regime militar, afirmou que os militares são funcionários do Estado e que, portanto, as determinações do governo serão cumpridas. "Nós somos funcionários de Estado. O que o Estado determinar, cabe a nós, funcionários do Estado, cumprir. Vamos fazer com a maior das boas intenções, porque todos nós vamos agir em benefício da nação", afirmou.

 (Com informações da Folha Poder)

34 comentários

Coronel
Não sei se é jogo de cena. Mas a Ministra de Direitos Humanos, quer porque quer a Comissão da Verdade.
O tempo nos dirá.

Por falar em tempos da "ditadura" ou "regime de excessão" como quer a Ministra, como ficou o assunto da Bolsa Ditadura da Dilma?

Alguém sabe alguma notícia?

A última que temos é de que estava no Gabinete da Presidência para assinatura do Presidente. Será que ele assinou junto com a "palhaçada" do Caso Batistti?

Marcelo de Curitiba

Reply

e se essa Maria do Rosario resolver colocar as manguinhas de fora, chamamos o Bolsonaro...eheheh

olho nela, essa eh bem cascateira, como todo petralha...

Reply

O que se espera do General chefe da GSI é que ele cumpra o que o Estado determinar porém dentro das regras constitucionais e não como o seu antecessor fez.

Ordens ilegais não se cumprem.

Reply

Coronel.

A nova secretária de direitos humanos do governo federal, a gaúcha Maria do Rosário é uma piada de mau gosto. Para quem não é do Rio Grande e desconhece o currículo da moça...o histórico dela em defender bandidos é antigo. Ver assalto imobiliária certa, bairro bom fim, Porto Alegre, onde ela para garantir os direitos do vagabundo se abraçou ao criminoso e sequer olhou para a cara do refém. Outra situação inusitada na vida da defensora do DH, acompanhando uma ação da polícia, contra pedofilia (zona meretrício) ela deparou-se com a detenção de seu cunhado que estava acompanhado de menores, obviamente o jornal ZH publicou e depois caiu no esquecimento.
M. do Rosário é a típica petista...

Reply

Não creio em uma única palavra do que afirmam.

São covardes, pusilânimes e ávidos por medalhas, honrarias e missões internacionais

a tropa e o povão que se exploda


tomei nojo dessa gente


tem recado pra eles lá no mascate.blogspot

Reply

Cel,
Se tivesse que voltar aos idos de 60/70 faria tudo de novo, só que agora bem caprichado.

Vê se me entende?

Reply

Marechal

Me equivoquei

Ambos são excelentes

mas o recado para eles está no bootlead.blogspot.com e não no mascate

Reply

Coronel,
dentro das circunstâncias, está de bom tamanho.

Reply

Ué, eles são sim funcionários do ESTADO, mas a serviço da Nação, correto ?

Reply

Coronel,

aproveito este post sobre o exército para agradecer ao BPistelli o pedido que fez para o Sr me dar uma medalha.

Precisamos deixar claro, BPistelli, que dentro da hierarquia militar, só recebe medalhas quem faz algo EXTRAORDINÁRIO em defesa da Pátria.

Defender o blog do Coronel é apenas obrigação de todos os Coturneiros.

Por isso, agradeço a honra da indicação, mas reafirmo que não mereço medalha alguma...

Solicito no entanto, que todos nós, soldados rasos ou não sigamos firmes aqui no blog, inteirados das verdades com que o nosso Coronel nos presenteia, e que jamais desistamos de seguir em frente, fiéis ao CORRETO e ao BEM.

Para o ALTO e AVANTE!

Flor Lilás


QUEBRE o PT pelo BOLSO:
COMPRE APENAS O NECESSÁRIO
DIGA TCHAU para a OI - MIGRE
VIVA O BRASIL!

QUEBRE o PT pela MÍDIA
ESCREVA CONTRA OS ABUSOS DO PT
CANCELE JORNAIS/REVISTAS PETRALHAS
VIVA O BRASIL!

Reply

Caro Coronel,
tão oportuna quanto sua postagem outra tão relevante quanto encontra-se no blog da Lilicarabina

BOMBA A VERDADE SOBRE A GUERRILHA NO ARAGUAIA NO LIVRO BACABA !!
TENENTE JOSÉ VARGAS JIMÉNEZ

Militar do EB peita os Deputados no Congresso Nacional

ajude a divulgar, todos os brasileiros merecem saber quem foi Genoíno, as novas identidades etc...

Reply

Perfeito. Nesta nova arruaça como eles fizeram nos 60's, podemos contar, como já contamos, com eles, os homens de bem das FFAA. Militar pelego pode ter na Bolívia, Venezuela, Equador, Cuba, e "eteceteras", mas no Brasil e na honrosa República Hondurenha não tem. Ponto.

Reply

Quando nem as verdades e nem as mentiras são nobres.
.
O novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Siqueira, afirmou hoje ao tomar posse, que a existência de desaparecidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) não deve ser motivo de vergonha nem de vanglorização, mas tratado como fato histórico... Que fato histórico?...
.
Já a nova secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, defende a criação de uma Comissão da Verdade... ...Que verdade?...
.
Mas uma sociedade que escolheu “organizar-se” através de um Estado com regime democrático precisa aprender a conviver e respeitar os acordos que faz... ...o que se deveria trazer a discussão, como valor contributivo à história, não é a “Lei da Anistia”, que o Neolulopetismo, sub-repticiamente, tenta invalidar, mas os verdadeiros fatos e motivos e os “supostos erros e acertos” que “as partes” não tiveram...
.
Transcorrerão dezenas, talvez uma ou mais centena, de anos para que sejam entendidas as verdadeiras causas e consequências da "Ditadura Militar", mas mesmo assim se suas verdades e mentiras forem inseridas no real contexto em que ocorreram o que só acontecerá sem o lateralismo das paixões e quando amainarem os sentimentos revanchistas: de dor pela perda, do júbilo pela vitória ou “conquista”, que não houveram, pois só houve perdas...
.
Mas ainda com o passar desse inexorável tempo é possível que nunca venhamos saber o verdadeiro lado das verdades e das mentiras que hoje se confundem na covardia do anonimato, mas por quê? Porque, nesse caso, nem as supostas verdades e mentiras são nobres; ambas podem causar júbilo e dor, pois ainda é “rescaldo” de uma batalha entre irmãos, que sempre se soube não haveria vencedor...
..

Terça-feira, 3 de janeiro de 2011.

Reply

Daqui a 60 anos, quando serei pó, quero que meus descendentes sejam homens livres. Constitucionalmente o papel das FFAA é proteger a nação dos inimigos externos e internos, neste aspecto o papel exercido pelas três forças é historicamente exemplar: Guerra contra Solano Lopez, o ditador paraguayo, e o contragolpe de 64. Fiquei mais tranquilo, sei que o sentinela está vigiando.

Reply

é verdade que Dilma já começou o governo PRIVATIZANDO os terminais dos aeroportos?

Cadê os senadores, os deputados, os governadores, os criticos do governo e as privatarias do PSDB?

Reply

Então tá, Dona Maria do Rosário.
Vamos também estabelecer comissões da verdade para a guerra dos mascates, o quebra-quilos, Canudos, revolução Farroupilha e porque não, para os desmandos e crimes de Gengis Khan e Torquemada.
Passado é História e é em cima dela que devemos construir o futuro.
Pedir perdão pelos erros dos antepassados, hoje tão em moda, não vai resolver nada, a não ser para os chatos de plantão.

Reply

..

Essa Maria do Rosário é uma baita caloteira. Aqui no Rio Grande a Justiça Eleitoral chegou a indeferir sua candidatura a deputada federal porque a mulher simplesmente não paga o que deve desde que era candidata à prefeitura de Porto Alegre, em 2008. Mas como a mulher é do PT, ela conseguiu que o TSE liberasse sua candidatura, porque o partidão, o mais rico do Ocidente, assumiu seus débitos dizendo ao TSE que iria quitá-los.

Agora ela está em Brasilia, arrotando importância na tal secretaria de direitos humanos, cuja única utilidade é dar cargo de consolação para petralha derrotado em eleições. É uma piada...

..

Reply

Generais,

atentos,

mais uma querendo CAGAR em Voces,

Isso é falta do que fazer, dá pra arranjar algo útil p essa senhora fazer?

pode ser um balde dágua e um esfregão e multiuso pra limpar a Sujeira deixada pela turma que se foi

Generais,
Dá p explicar p essa senhora que a Anistia é o perdão dos dois lados ou terão que desenhar??

Reply

As Forças Armadas perderam o Bonde da História quando deixaram de esclarecer, a mesma nação que diz servir, quanto aos fatos vergonhosos cometidos por ladrões, assassinos e terroristas,seus comandantes e chefes na atualidade que hoje. Quando vangloriam-se de serem presos(fazem o fato ser uma coisa normal para a população jovem)usam como medalhas suas fichas sujas de sangue de inocentes brasileiros, mostram ao povo desinformado o que querem mostrar, tendo as divídas e as promissórias das grandes redes de comunicações nas mãos do BNDS. As Forças Armadas deixaram os seus ao DEUS DARÁ, salários ridículos frente aos seus deveres e obrigações, cadê a ISONOMIA? O morro do Alemão, no Rio de Janeiro, NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS foi tão segura, graças ao praça mal pago. A PM corrupta cadê?

Reply

eu acho que tb devia , ser resarcido todos os emigrantes europeus e seus filhos e netos ,pela destruição ,ou melhor pela devastação que este desgoverno fez e faz,na formação do carater brasileiro ,onde tudo vale a pena,vai passar gerações para que valores como :cultura ,sabedoria e conhecimento sejam primicias para a boa administração de um país.

Reply

Não podemos,Cel esquecer da tv record ,fogo nêles,cambada de ladrões,amigos do cão,fdp,esse canalha do edia maiscedo ,tem uma das propriedades num cond.de luxo em barueri,os empregados tem que falar dois idiomas,a casa em campos do jordão mostram-na em passeio turistico de tão nababesca,aquele sobrinho dele (sobrinho do cão)da nojo de ve-lo pessoalmente,tb tem casa no condominio em barueri,eu não sei pq o inferno não se abre ,ia cair tanta gente,eo imposto de renda não faz nada com eles.

Reply

Cel

O que o senhor queria depois do nosso turista espacial ter passado por nossa conta mais de 15 anos morando nos USA com diárias boas e sem IRPF.

Após o seu passeio espacial solicitou reforma e esta cuidando dos seus negócios e cobrando US$ 15.000,00 por palestra.

Este é nacionalismo e estado atual das AFAs "Só querem levar vantagem em tudo. Certo."

Átila

Reply

Vamos ver,né!!!
Maria do Rosário e um verdadeiro "cri cri",já assumiu dizendo querer aprovação rápida dessa tal "comissão da verdade".Quem viver,verá!

Reply

Muito conveniente, general, muito conveniente.

Reply

Aos 22 mil soldados, marinheiros e pilotos que cruzaram o Atlântico para combater na Itália junto as forças aliadas a besta do nazifascismo, rendo as minhas honras. Aos 400 e poucos guerilheiros e desaparecidos que tombaram querendo implantar o comunismo no Brasil, que a terra lhes seja pesada. Aos filhos do capitão Willian Chandler do glorioso exército do EEUU e adido militar da Embaixada Americana nos anos 60, metralhado pelo grupo terrorista da DiLLma na frente de sua esposa e filhos também rendo honras.

PS. Jamais vou concordar com tortura, a tortura é besta humana solta na terra. É certo que alguns militares passaram da conta com elles passaram, tem um monte de "bolsistas da ditadura" vivendo bem e trânquilo na beira da praia por dois tapinhas na cara. Tem o Jaguar e o Ziraldo que nem tapinha na cara levaram.

Reply

Mourão Filho se diria um defensor do Estado. Hoje, temos de nos contentar com quem se diz obediente e bem-comportado funcionário público.

A fala de lula, chefe do Estado, de fazer campanha eleitoral "fora de expediente" e a frase "pessoal" de dilma na nota sobre o falecimento do senador mostram que ambos assoviam e andam para o Estado. Agora será a vez do partido, como disse josé dirceu.

O recado, pra mim, é que não devemos esperar muito das Forças Armadas.

Que lástima.

Reply

Flor Lilás, eu dissera em comentário anterior que a medalha é VIRTUAL, um elogio do Corona e não uma medalha de mérito REAL, você faz sua obrigação e serve como exemplo para nós sempre fazermos caça a ratos e baratas e o blog agora parece o filme A Múmia, o Corona está lançando uma barata atrás da outra, fazendo um BBB-51 ( só fica seguindo os passos do pinguço, é melhor comentar ações da presidente e seus ministros, parece que o pessoal está com saudade do cheiro de cachaça dos telejornais ?
Eu não pedi para mim nenhum elogio, eu faço menos que a obrigação e se os ratos continuarem a pulular no blog, vamos gritar e fazer que o povo para de soltar baratas pelas ventas ( como no filme A Múmia ).
Socorro Flor, meu racumim acabou e meu frasco de rodox está a zero, eu estou matando barata a coturnadas.

TOME ATITUDES SÓLIDAS E PACÍFICAS

Reply

não esqueçam da bolsa ditadura do heitor cony

Reply

Que o que o general está dizendo realmente seja o mote da sua atuação no governo. Agora eu gostaria de saber se a tal comissão da verdade vai finalmente revelar ao Brasil o passado sujo da Rainha de Copas, revelar o nome do soldado morto pela gangue e tudo mais. Essa verdade ninugém quer divulgar???

Reply

É como o crustáceo falou ao Chaves, sobre os EE.UU:"Quien tiene cullo,tiene miedo".Ah,ah,ah,ah.Es fuego.

Reply

anonino das 3 de janeiro de 2011 19:18, te entendi, estou contigo no mesmo barco.

Reply

Claro que são, mas também o são, ministros, presidente de empresas públicas, presidente da república, entre outros, se vamos revolver o passado terá que ser em mão dupla, já que quando um não quer dois não brigam e a dilmentira será a primeira a ser prejudicada.
Já pensou o falecido encarar o menino do mepKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Reply

Tô vendo sinais de fumaça no ar; e eles dizem que o primeiro desse MINIstério a cair será o General Elito.
É impressão minha, ou o General realmente aparenta não ser muito afinado com a presidANTA?

Reply

Cel,

Permita-me mandar uma msg ao Pensador das 04:57,
Quando começamos,
a errar companheiro?

Reply