Militares escondem Dilma. Deve ser por conta da famosa "delação premiada".

Da Folha de São Paulo:

Está trancado desde março, num cofre da presidência do Superior Tribunal Militar, todo o processo que levou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à prisão durante a ditadura (1964-85). A papelada, retirada dos arquivos por ordem do próprio presidente do tribunal para prevenir um eventual uso político do material, revela em fichas, fotos, depoimentos e relatórios de inteligência a militância de Dilma à época. Até março, quando foram "escondidos", os documentos poderiam ser consultados pelo público, como advogados, jornalistas, pesquisadores e pelas partes do processo. A liberação, quase sempre, é feita pelo ministro-presidente do tribunal, Carlos Alberto Marques Soares.

Em entrevista à Folha, ele admitiu que o processo foi parar no cofre por causa das eleições. "Não quero uso político [do STM]", afirmou ele. "Não vou correr risco no período eleitoral." Estão nos arquivos do STM mais de 116 mil processos. Além do material sobre a ditadura, há documentos da Intentona Comunista, de 1935, e da chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930. Só o processo referente a Dilma e "mais uns outros 50", segundo Carlos Alberto Marques, estão no cofre. Mas o passado de Dilma em organizações da esquerda armada não é o único argumento para a retirada do material do arquivo. "Também vamos começar a restauração e a digitalização dos processos", disse.

A digitalização, por enquanto, só existe no discurso. Uma licitação para contratar um responsável para restaurar os arquivos ainda nem saiu do papel, como reconhece o ministro. Apenas depois de restaurados, os papéis serão digitalizados. E o processo só será disponibilizado ao público após a digitalização. A assessoria da candidata do PT diz que ela "desconhece" a guarda dos documentos em um cofre. "A mim ninguém pediu nada", afirmou Carlos Alberto ao ser questionado se recebeu alguma solicitação para levar o material aos cofres. O processo não traz informações somente do passado de Dilma. À época, em 1970, outras 67 pessoas tornaram-se rés no mesmo caso. Quase todos eram integrantes da VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária - Palmares), organização que Dilma integrava. Parte do material, mas não ele todo, está espalhada em arquivos públicos do país. O processo não está protegido por sigilo.
.................................................................................
A imprensa de coleira continua sem perguntar por que o processo de indenização da Dilma, com a bolsa guerrilha, está no Gabinete do Lula desde fevereiro. Quanto Dilma está pedindo? Um milhão? Dois milhões? Quanto ela quer ganhar por mês? Cinco mil? Oito mil?

29 comentários

Os grandes arrepios
Arnaldo Jabor
...

Tancredo entrou no hospital e arrepiou-me o sorriso deslumbrado dos médicos de Brasília no Fantástico, amparando o presidente como um boneco de ventríloquo; tremeu-me o corpo quando vi que nossa história fora mudada por um micróbio em seu intestino.

Arrepiou-me ver o Sarney, homem da ditadura, posando de "oligarca esclarecido" na transição democrática, com seu jaquetão de "teflon", até hoje intocado. Assustei-me com a moratória de 87, aterrorizou-me a inflação de 80% ao mês. E, depois, vejo a foto do Collor na capa da Veja - com todo mundo dizendo: "Ele é jovem, bonito, macho...", revirando os olhos numa veadagem ideológica. Foi um período tragicômico, com a nação olhando pela fechadura da "Casa da Dinda" para saber do seu destino. Depois o período do "impeachment", dos caras-pintadas, num breve refresco dos arrepios. Durante Itamar, a letargia jeca-tatu, só quebrada pela mudança na economia com o Plano Real que FHC fez (que depois foi roubado pelo Lula, claro...). Aí, 1994, o ano da esperança, Brasil tetra na Copa e um grande intelectual de esquerda subindo ao poder. Mas meu arrepio histórico logo voltou, quando vi que a Academia em peso odiava FHC por inveja e rancor, criando chavões como "neoliberalismo", "alianças espúrias" (infantis, comparadas com a era Lula). Os radicais de cervejaria ou de estrebaria não deram um escasso crédito de confiança a FHC que veio com uma nova agenda, para reformar o Estado patrimonialista.

Durante o mandato, o próprio governo FHC cometeu seu erro máximo que até hoje repercute - não explicou didaticamente para a população a revolução estrutural que realizava: estabilização da economia, lei de responsabilidade fiscal, privatizações essenciais, consolidação da dívida interna, saneamento bancário que nos salvou da crise de hoje, telefonia, tudo aquilo que, depois, Lula desapropriou como obra sua. É arrepiante ver a mentira com 80% de ibope.
...
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100817/not_imp596006,0.php

Reply

Deveriam mostrar, por que beneficiar essa senhora, até os milicos entraram nessa ?

Reply

Se esconderam para evitar uso eleitoral , claro que é por ser PREJUDICIAL a ela . Se prejudicial a ela , ...
Prejudicial é nós não sabermos porque uma instituição guarda a verdade no cofre, pois naquele tempo descobria-se a verdade , até porque os subversivos contavam tudo, além de cometerem as violências , alguns , à luz do dia e em locais públicos como demonstração de ousadia, força e desafio.

Reply

É Coronel veio mais uma pesquisa IBOPE e agora eles colocam a Dona Dilma em condições de liquidar no primeiro turno, coisa que nem o Lula conseguiu nas duas vezes que venceu. Se no levantamento passado eles brincaram com Sul, agora a brincadeira é no Sudeste.Dizem, que Dilma mantém uma pequena vantagem em Minas Gerais (acorda Aécio e povo mineiro), uma boa vantagem no Rio de Janeiro, o que é normal, pois ninguém, repito ninguém que tem o apio da familia maia pode ganhar. Mas a gozação da vez é em São Paulo, onde eles afirmam que a disputa está empatada. Pergunto, como pode um Estado em que nem o Lula conseguiu, não só se eleger governador (no passado), como perdeu para o Alckmin na eleição passada ver Dilma empatada com Serra. O Serra acabou de sair do governo com boa aceitação popular, o PT as vezes consegue fazer um prefeito na capital, no interior, como um todo, não tem vez e como pode um Estado onde um Alckmin que tem 56% de preferência sobre o petismo e malufismo, ver a Dilma empatar com o Serra? Conta outra seu IBOPE. É pela primeira vez após a redemocratização os institutos vão errar e o candidato que aparece na frente no início do horário eleitoral, para o bem do Brasil, vai perder.

Reply

O Brasil de hoje, é a Venezuela de amanhã,.... em continuanado assim, não ha como ver diferente,..Isso bate uma tristeza,...um desânimo,...e uma certeza, o mal está prevalascendo,....

Reply

É, como se vê, o PAC que já andava emperrado, não produziu votos, agora ficou órfão de vez e será enterrado para sempre se a anta for eleita. Vejam esta: Lula vai apresentar Dilma na TV como "mãe dos pobres". http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=25228560

Reply

Coronel.

Precisamos saber mais, sobre a laranja podre.

Quando, exatamente, saberemos mais detalhes, pelo que vimos no seu twitter ?

Reply

petistas nas estatais
sistema elétrico
sistema petrobrás e banco do brasil
mst
centrais sindicais
aborto
PNDH-3

está na hora do serra tocar nesses temas que apavoram pessoas sensatas.


aguia_dourada

Reply

Ando muito preocupado com o futuro do Brasil. Tenho 70 anos e já vi de tudo, mas o que se avizinha mete medo, não em mim, mas nos mais jovens. O Lula esperto tentando se perpetuar no poder não só seguiu o que o FHC deixou, mas vendo que tinha sorte fez coisas que nenhum governante racional faria. Dias atrás ouvindo uma lúcida entrevista de um dos mais consceituados especialistas em finanças públicas, tremi na base. Ele com sua autoridade afirmou, que diante das dificuladades mundiais, o Brasil em consequência das benesses do Lula é um barril de pólvora prestes a explodir e pior explodirá. As bolhas criadas pelo Lula (e são várias) não resistirão. Se o presidente for o Serra ele vai pagar o pato e pode abrir de novo as portas para um novo período do Lula em 2014. Se for a Dilma ela não conseguirá segurar o rojão e com toda a sua inabilidade e arrogância jogará o país num limbo jamais visto. É Coronel, temos que rezar muito.

Reply

Duas perguntas:

1) Antes de ser "escondido" no cofre, o processo foi copiado?

2) Há cópia do processo na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça? Se houver, o que é provável, a providência do presidente do STM é inócua.

Reply

1 - O Tribunal não pode esconder aquilo que é de direito público. Muito menos retroagir e estabelecer segredo no que foi publicizado por 40 anos e pretender afirmar não querer interferir nas eleições.

2 - Agindo assim é o que está fazendo: interferir nas eleições. E o que é pior, em favor de uma candidatura.

3 - Pretenderá, se eleita Dilma, o STM manter o segredo sob o manto da proteção a governabilidade?

Não é seu papel.

4 - O MP tem por dever atacar a decisão e tornar disponível ao público aquilo que é público.

Gostaria poder acreditar que o fará.

Dilma tem o dever de proteger seu passado e deve exigir que o processo seja aberto a consultas.

Reply

Essa é a questão. Se não for revelado ao eleitor o passado de delinqüência dessa comunista, ela vai continuar aí, vestidinha de heroína nacional, porque o PT sabe que esse povo, em sua esmagadora maioria, é completamente desinformado. Um dia desses mostrei a ‘bela biografia’ da capanguinha soviética a uma pessoa de, pasmem, 63 anos, que ficou gelado quando a leu, afirmando que nunca ouviu falar desse assunto. Ia votar nela, ia. Imaginem os mais jovens. Até certo ponto, entende-se a cautela do Serra, mas acho que ele está exagerando; é só mostrar o verdadeiro passado dela que estão tentando esconder, não precisa inventar nada. Só isso.

Reply

Sobre a bolsa-terrorismo poucos falam, mas o que aguarda na gaveta palaciana deve ser mais uma bomba contra o contribuinte brasileiro, o espoliado feliz, o imbecil pagante que, a despeito de tudo isso, ainda louva a candidata representante de todos os abusos contra os trabalhadores deste país.

Reply

Duas outra perguntas:

A que risco corre o general-presidente ao permitir a consulta de processo penal não protegido por cláusula de sigilo?

Quem ou qual instituição ingressará no STF com pedido para que, em nome do interesse público, se possa ter acesso ao processo?

Pergunta ao Coronel:

Por que não iniciar a campanha para que possamos ter acesso a essas informações?

Reply

O Ibope apontou empate entre Serra e Dilma na pesquisa de ontem. Sabe aonde? em São Paulo. O Ibope ficou doido de vez. Serra e Dilma empatados em SP? Então como se explica a pesquisa divulgada ontem por outro instituto que deu Serra 11% na frente em SP?

Reply

Enquanto isso Serra monta uma favela no estudio, joga pelada com jovens e chama pagodeiros para tocar o Jingle.

Tudo pela popularização da sua imagem!!!

Serra, se você renunciar ao confronto com o PT, omitindo do país a corrupção Petralhista, esconder o melhor presidente que já tivemos FHC, e todas suas conquistas, você não é digno de ser presidente. Não é digno da confiança dos brasileiros de bem.

Eu e minha família NÃO votaremos em você. E tenho certeza, irá cair pelas tabelas.

Covardia é tudo que um líder não pode ter...

Reply

O ministro não quer que alguém faça uso político das informações!? Pois é o que está sendo feito também escondendo a papelada. A meu ver, todos os eleitores tem o direito de conhecer a ficha corrida dos candidatos! Afinal, eles mesmos dizem que anistia é perdão mas não esquecimento!

Ficha limpa aqui também!

Reply

Esse texto trás a recordação do ministro do presidente color;Rubens Rícupero, dizendo;"O que é bom agente mostra, o que há de ruím , agente esconde"!.Lembram?.

Reply

Ora, interessante. Existe delação premiada? Então dona Dilma foi alcaguete, DEDO-DURO, DELATORA,traiu seus amigos de guerrilha? Alguém garante que ela não trairá aos brasileiros? Mas os petralhas não andavem dizendo que estes fatos eram inexistentes, que constituiam intrigas da oposição? Entao existem os fatos que podem ser encontrados nos arquivos do STM? E o STM esconde? Então meu direito fundamental de ser bem informado sobre meu candidato a Presidente da Republica é escondido pelo judiciário? Vamos desarquivar este processo?

Reply

Coincidência!

O processo com o pedido do Bolsa-Ditadura da Dilma - e provavelmente com cópia do processo da Justiça Militar - está guardado na Presidência da República, provavelmente na mesa do Vanuchi, desde fevereiro deste ano.
Em março, o STM trancou o acesso ao original.
Coincidência, claro.

Reply

Essa documentação tem que vir à tona e mostrada no período eleitoral, pois foi o próprio Governo que permitiu acesso. Então para a bichinha palanqueira não vale. Ela tem explicar o valor que está pleiteando.
Coronel, não podemos esquecer de fazer barulho apoiando o MP do TCU sobre a reavaliação dos absurdos que foram pagos a título de indenizações para os "perseguidos" da ditadura.

Reply

Coronel, a bem da verdade, o processo NÃO está no gabinete do Lula. Diz o texto: "Está trancado desde março, num cofre da presidência do Superior Tribunal Militar..."

Reply

Temos que começar a cutucar os militares mesmo. Pois foram eles que permitiram a volta desse funesto grupo de guerrilheiros ao Brasil. Os militares estão atentos e estão a par de tudo o que está acontecendo no Brasil, basta acessarem o TERNUMA(Terrorismo Nunca Mais), e vocês verão que não estou mentindo. FARC, MST, Olivério Medina, José Dirceu, José Genoíno e o PCC, o CV, tudo isso eles já sabem. Eles estão esperando que alguma celebridade(senador, deputado federal, ou alguém de algum tribunal superior) vá pedir ajuda. Mas enquanto isso não ocorre, vão levando a coisa como está.

Reply

O caminho do Brasil pode ser mudado, mas nã através do voto, infelizmente.

Infelizmente terão os brasileiros sérios de pedir ajuda à DIREITA DEMOCRÁTICA INTERNACIONAL, e derrubar no chão o governo Lula que já está no poder há 8 anos e poderá ficar ,doravante, se não for derrubado, perpétuo, indefinidamente, e pior, como ditador.

Reply

Como se o povo, que vai pagar o "preço" da eventual (toc,toc,toc) passagem desse estrupício no poder, não tivesse o direito de saber tintin pot tintin o que ela fez naqueles terríveis tempos.
Nos EUA, só para citar um exemplo, a vida dos candidatos, inclusive pessoal, é escarafunchada de cabo a rabo.
Quem ambiciona cargo público, portanto vai administrar o dinheiro de TODOS, tem o direito de saber exatamente na mão de quem está colocando a chave do cofre, simples assim.
Como diz um certo comentarista do nosso campo: o Brasil é um país ordinário.
Ptsauro

Reply

Acabei de enviar o e-mail abaixo ao Presidente do S.T. Militar em Brasília.
---------------------------------
Exmo, Senhor Presidente do Superior Tribunal Militar
Ministro Carlos Alberto Marques Soares.

Senhor.


É direito de todo cidadão saber tudo a respeito de uma(a) candidato(a) a qualquer cargo eletivo. Sabendo-se sobre a vida pregressa do postulante a um cargo público pode-se fazer juízo a respeito de sua pessoa e por conseguinte à sua atuação no cargo que ocupará quando eleito for.

Baseado nessa lógica pergunto ao Exmo. Ministro Presidente do S.T.Militar: O QUE LEVOU ESSE TRIBUNAL A MANTER OCULTO DO PÓVO BRASILEIRO TUDO O QUE CONSTA SOBRE A VIDA PREGRESSA DA SENHORA DILMA ROUSSEFF? POR QUÊ SE MANTÉM ESCONDIDO TUDO SOBRE SUA ATUAÇÃO COMO ATIVISTA COMUNISTA ARMADA E QUE TANTOS MALES CAUSOU À PAZ NO BRASIL EM TEMPOS DIFÍCEIS COMO FORAM OS DO REGIME MILITAR?
ACHA V. EXª JUSTO QUE A POPULAÇÃO SEJA ENGANADA SOBRE ESSA SENHORA QUE SE QUER PASSAR POR SANTA?
EXISTE ALGUMA DIGNIDADE EM SE MANTER OCULTO DO POVO BRASILEIRO OS CRIMES HEDIONDOS PRATICADOS POR DILMA VANA ROUSSEFF E SEUS BANDOS DE TERRORISTAS ( JÁ QUE ELA FEZ PARTE DE VÁRIAS QUADRILHAS DE TERRORISTAS ) EM NOME DE ENTÃO POTÊNCIA COMUNISTA URSS REPRESENTADA POR UMA DITADURA MISERÁVEL COMO O SANGUINÁRIAO REGIME CUBANO?
É DEVER DESSE TRIBUNAL CAMUFLAR CRIMES DE QUEM QUER QUE SEJA E MUITO MENOS DE UMA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?
MANTER OCULTA A FICHA CRIMINAL DE UMA POSSÍVEL FUTURA PRESIDENTA DA REPÚBLICA É LÍCITO?

Peço a V. Exª que me desculpe por minhas perguntas tão incisivas e duras. É que em 62 anos de vida nunca tomei conhecimento de tamanha falta de patriotismo e desrespeito pelo povo brasileiro como nesse específico caso.

Eu soube desse ato equivocado - para dizer o mínimo - praticado por esse Tribunal através dessa matéria abaixo. Se houver algum engano de minha parte, que eu seja esclarecido a respeito para que eu não cometa engano a respeito da verdade.

Respeitosamente


Lourinaldo Teles Bezerra

email: telles1000@msn.com

Reply

Que abuso !

É um absurdo o fato de serem os próprios militares a pretenderem esconder do povo o passado dessa guerrilheira.

Se estão escondendo, é porque a coisa é feia.

Agora, escondendo, optaram por um lado : DA GUERRILHEIRA E DOS PETRALHAS.

Como uma instituição que tem por DEVER DEFENDER A CONSTITUIÇÃO toma uma atitude arbitrária dessas ?

Se foi um ato isolado, que a CHEFIA toma medidas duras contra esse militar melancia.

E por fim....

PORQUE NÃO SE FAZ UMA PETITION EXIGINDO QUE O PROCESSO SEJA RETIRADO DAS MÃOS DESSE SENHOR, OU DO STM ?

Reply

Delação premiada na ditadura? Hum...Sei...por isso é que o "Boi" se dá tão bem com Dilma, a ponto de ter escanteado todos os demais "cumpanhêru". Delator com delator se entendem. Calam-se prá salvar a própria pele e um pouco da repugnante biografia.

Reply

Este senhor que está me privando do direito de saber qual o passado de uma pretensa candidata ao cargo máximo de um país é um civil ou um militar?
Se for civil, o que um civil estaria fazendo num tribunal militar?

Reply