Imprensa aliviada lança novo mantra: TV não muda eleição.

Um rápido passeio pelas manchetes mostra uma imprensa aliviada. Conseguiu o que Lula queria: colocar Dilma na frente nas pesquisas, antes da propaganda da TV. O que era para ter ocorrido em abril, segundo todos os planos anunciados, aconteceu em agosto, debaixo de sérias dúvidas, a partir de levantamentos nebulosos, com institutos ajustando os resultados entre si. Agora a imprensa lança o seu novo mantra. A propaganda eleitoral na TV não muda o resultado e quem está na frente sempre vence. É a decretação da vitória antecipada da candidata de Lula. O argumento, cientificamente, tem a profundidade de uma cuspida. Vejam o que diz a Folha de São Paulo:

A campanha na TV tem histórico de relevantes movimentações na intenção de voto dos candidatos à Presidência, mas até hoje não teve impacto suficiente para tirar a vitória daquele que iniciou o período na dianteira. Nas cinco eleições presidenciais após a redemocratização -de 1989 a 2006-, saiu vitorioso o candidato que liderava as pesquisas imediatamente antes da entrada da campanha na TV.

O horário eleitoral, que começa hoje, dá longos 7 minutos de oportunidade para mostrar a realidade. Do outro lado, o Brasil da fantasia. As pesquisas já não contam mais e a verdade somente será descoberta na boca de urna. Aí os institutos, para preservar a sua imagem, mostram o resultado correto. Hoje, a imprensa está abanando o rabinho, feliz com a sua coleira onde está escrito "Dilma". Em muitos países governados pelo PT, esta mesma coleira se tranformou em corda. A Venezuela é logo ali.

18 comentários

Conspiração escancarada. Impressionante. O governo nem precisa de horário gratuito.

Lilyane

Reply

Análises independentes acerca do modo como as pesquisas dos quatro institutos vêm sendo conduzidas, permitem supor que Serra deveria ficar tranquilo e caminhar com toda a segurança para as urnas. Afinal de contas, ele é um candidato infinitamente melhor, o povo não é tão burro assim, e já tivemos, recentemente, aqui mesmo na América Latina, um exemplo gritante de como as pesquisas podem estar “equivocadas”. Para isso, no entanto, seria necessário que a votação por urnas eletrônicas fosse inteiramente segura, o que não é o caso. Para mim, elss, sim, irão às urnas. O Serra que se cuide, então.

Reply

sou primo de um ex-senador, candidato novamente ao senado pelo PSDB. Conversei com ele, e as pesquisas internas do PSDB apontam um empate técnico, neste momento. Essa vantagem Ibope/Datafolha é para inglês ver. Abraços.

Reply

Eles manipulam as pesquisas, Lucio Neto comprova a manipulacao escancarada e ninguem ve?

Reply

Na semana passado quando estavam empatados, a imprensa dizia que os programas eleitorais da Dilma seriam fundamentais para decidir a eleição.

Agora vem com essa, eles pensam que somos palhaços.

Reply

Anônimo 8:04

E das urnas eletrônicas, não falam nada? Tenho um primo militar aposentado que conhece alguém que hoje presta serviços nos EU que diz que as urnas não foram implementadas por lá porque são facilmente violáveis.

Lilyane

Reply

CHEGOU A HORA DO BASTA!!! SERRA PODE MAIS; É SÓ MOSTRAR AAO POVO!

Tudo bem estou do lado do Serra como candidato; ele é a melhor opção. Só que o tucano tem que lutar firme contra opositores dentro de seu partido; veja o ex-governador de Minas Aécio Neves que continua imóvel em apoiar Serra diretamente em seu estado. E Serra deve também dar um basta nas falcatruas, principalmente os institutos vendidos. Denunciar a forma enganosa de escolher cidades onde o PT domina, ou com prefeito da legenda, ou com prefeito que faz parte da base governista.

Serra, na política, não pode existir honestidade nos atos (veja o governo Lula); eles mentem, eu minto, eles falam a verdade; eu também, eles denunciam, faço o mesmo. Ou seja, não se pode ser honesto com bandidos. ACORDA SERRA!!! Não vai adiantar reclamar depois, como na eleição de 2002. Aquela já era para ser sua, não fosse o descaso de FHC com sua candidatura que deixou Lula crescer e ganhar no segundo turno. Se fosse outra reeleição para FHC a situação política dele seria outra; ganharia certamente.

Reply

TV não muda eleição é? Collor prova o contrario, quando passou de ilustre desconhecido à Presidencia da Republica com o seu famoso trenzinho. Lula que o diga depois de levar duas sovas de FHC e uma de Collor.

Reply

Coronel,
Essa candidata, apesar de burra, despreparada, perigosa é terrorista e está amparada por criminosos radicais que não medem esforços,nem consequências das barbáries que cometem, sempre visando ganhar as eleições a qualquer custo, porque depois de chegarem até onde estão, não podem perder o embalo. Retroceder seria perder as tetas e as rédeas do esquema para implantar o comunismo no Brasil, que hoje já é quase como Cuba, onde Fidel é o ignorácio. Fizeram como formigas, foram construindo todo esse aparato de querrilha, migalha por migalha. Lula persistiu durante 5 eleições, até chegar no governo, daí aparelhar o Estado e as instituições tanto públicas quanto privadas, deixando muitos empresários de rabo preso, foi mamão com açucar. Para que não falhe no objetivo, isso tudo vai culminar com as fraudes nas urnas, o que para elles é bico, diante de tantos crimes que cometem. O importante é assegurar o poder que ocupam hoje e para manter isso não haverá nada nem ninguem que os impeça. A justiça, a quem nos caberia recorrer, está desacreditada, contaminada e corrompida, a serviço delles. As gangs que fizeram e fazem o serviço sujo para elles, já descrevem o esquema publicamente, como vimos na última veja. 'Alea jacta est', ... os dados estão lançados, o resultado virá em 3 de outubro, INFELISMENTE!

Reply

A propaganda eleitoral influencia sim o resultado eleitoral. Se não influenciasse não existiria, os partidos não se uniriam para ter mais segundos que os outros.

Reply

Vale a pena ler a coluna de Augusto Nunes, de 15/08. Transcrevo parte:
"Depois do debate na Band e da entrevista ao Jornal Nacional, o ex-governador José Serra afirmou que o tempo reservado às respostas dos candidatos é curto demais. Em dois minutos, é verdade, ninguém consegue resumir o que fará nas áreas da saúde, da educação ou da segurança pública. Mas é tempo de sobra para revelar o que pensa sobre questões ainda mais relevantes para milhões de eleitores.

Farage precisou de 2 minutos e 8 segundos para traçar o perfil de Van Rompuy. Serra não precisa de mais que isso para dizer aos espectadores, por exemplo, quem foi Dilma Rousseff. Ou como é Dilma Rousseff. Ou o que fará Dilma Rousseff. Se esse tempo basta, o espaço aberto pelo horário eleitoral gratuito é uma eternidade. Serra sabe ser objetivo. O que falta é esquecer palpite de marqueteiro, compreender que a democracia corre perigo e, para abrir os olhos dos brasileiros, mostrar as coisas como as coisas são."

Reply

Se TV não muda opinião publica porque o governo Lula despejou caminhões de dinheiro na midia através de anuncios da Petrobras, Caixa Economica Federal, Banco do Brasil,BNDS, e outros orgãos e ministerios do governo?

Reply

É ridículo dizer que a TV não altera o resultado da pesquisa, quando todo mundo sabe que os institutos de pesquisa existem por causa da audiência das redes de TV.
É estúpido.
Além de tudo, para se levar em conta a comparação de resultados de período de campanha na TV, deve se procurar observr antes a ultima eleição ocorrida, para prefeitos, para governadores, claro que mudou. A primeira vez mais notória foi quando Jânio derrubou FHC com calúnias na TV, a segunda foi quando nenhum dos dois candidatos "favoritos" das pesquisas se revelaram umas porcarias e a Erundina venceu.
Isso longe, de perto teve o Kassab que picou e jantou Marta com palitos.
E debates, estes também influenciam muito, nunca se sabe quando uma detadura vai travar, ou um ponto plástico vai romper numa fisgada.

Reply

Serra Presidente! Lula é culpado pela banalização da corrupção no Brasil, e a Imprensa, ao assumir este papel atual é cúmplice. Vamos desmontar a farsa votando em Serra.

Reply

Horário gratuito para quê? Hoje cheguei a me irritar ao conversar com um servente daqui da Universidade. Coitado! Ele acredita que a dívida externa do Brasil foi paga, que no governo Llulla nunca se descobriu tanto podre, que nossa economia está firme e forte por causa de Llulla, que os ladrões foram presos, e blá blá blá! Infelizmente, é esse tipo de gente desinformada que vai votar na Dill má com que andas e te dirés quem tu eres. Afffff!!!! Me sorrore! Cadê meus sais! KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

Reply

Quero o meu voto num papel. Urnas eletrônicas são facilmente violáveis.

Reply

Ouvi o MERVAL PEREIRA na CBN agora pouco dizendo que será MMMMMMUUUUUUIIIIITOOOO difícil para o SERRA REVERTER a tendência de VITÓRI de dilma.Ele diz exatamente o que o SR está afirmando.Dora

Reply

A Dilmentira está em campanha há pelo menos 2 anos. Para o Serra, a campanha oficial começou hoje.

Tomara que o povo acorde e levante do berço esplêndido e dê um basta nas mentiras. Estamos vivendo uma total mentira há 8 anos!

Reply