Ibope: da insatisfação à satisfação.

Fatos estranhos acontecem quando um mesmo instituto faz a mesma pesquisa, com uma semana de diferença. O Ibope fez isso. Duas pesquisas praticamente iguais(amostra, questionário, metodologia)com uma semana de intervalo. Vejam o que acontecem com o Ibope, quando ele perguntou:

Como o(a) sr(a) diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje? O(A) sr(a) está:

Em questão de uma semana, 30% das pessoas que estavam insatisfeitas e muito insatisfeitas no Brasil, passaram a estar satisfeitas e muito satisfeitas. O que pode ter acontecido no período de uma semana em nosso Brasil varonil? E o mais estranho de tudo é que os resultados da preferência eleitoral ficaram iguais, mesmo que 5% da população tenha saído da insatisfação para a satisfação. São as coisas estranhas que acontecem quando um mesmo instituto faz a mesma a pesquisa com uma semana de diferença. A diferença não deveria ser tanta, vocês não acham?

8 comentários

Acho que acompanhar resultado de pesquisa é pra maluco, nem os carinhas que fazem esse servicinho inútil sabem prá que serve, só a quem serve.
Dizem que é uma fotografia do momento. bem,
se é isso, prefiro a última foto, aquela de quem ri por último.

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A amostra é ridiculamente pequena e muda a cada pesquisa por isso o resultado varia tanto, ou seja, não é confiável.

Duas mil pessoas numa capital, vá lá, mas num país inteiro não dá para confiar. Qual é o intervalo de confiança dessas pesquisas? Se fosse bom seria publicado... Não é questão de duvidar da idoneidade da pesquisa, ou da qualidade dos pesquisadores. Não é isso.

O problema é que a quantidade de pessoas pesquisadas é muito pequena e dá essas variações grandes "sem explicação". Por mais que os institutos digam que 2000 pessoas bastam, está evidente que não é assim.

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Ibope na Bahia, Dilma 39% e Serra 34%, Marina 8%. 3% margem de erro.

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No "causo em questão" vai ver que a última pesquisa foi feita no dia de pagamento.

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Quanto mais se esmiuça uma pesquisa mais a gente vê que e;a é fajuta.

E o Historico das pesquisas é ruim. Erram muito e endireitam no final.

Pesquisa = propaganda política, marketing

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Esta segunda pesquisa foi para corrigir isso! Eh, eh, eh! Esse pessoal não é de brincadeira! Querem por que querem o resultado positivo para a Dilma!

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Como já foi comentado, foi muito estranho. Depois da manipulação escandalosa da pesquisa anterior saiu a campo para tentar limpar o nome. Agora devem ter feito o "trabalho" direitinho. Obviamente o resultado não podia ser muito diferente. Neste caso seria uma confissão de culpa.

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Olá Coronel,

Parabens pelo blog. Acompanho quase diariamente.

Para vc levar em consideração na sua analise.

Nao ha diferença estatisticamente significativa entre as 2 colunas.

Isso ocorre porque a margem de erro aumenta quando se faz as leituras em cada região.

Assim, no total Brasil a margem é de 2pp. Mas nas regiões (considerando que tenham feito umas 400 em cada região, a margem de erro sobe para 5pp. ok?

E que venha a onda azul!!!

Um abraço,
Leonardo
Rio de Janeiro

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