A grande curiosidade era verificar as diferenças entre duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto, com apenas 9 dias de intervalo entre elas, que mostrava José Serra(PSDB) subindo 11,4% no período. Onde estaria a reação? Onde estaria o crescimento? O Ibope x Ibope deu as respostas. Veja a tabela abaixo(clique para ampliar):
Serra dá uma virada na Região Norte e Centro-Oeste, amplia a vantagem no Sudeste, cresce a mesma coisa que Dilma no Sul e fica estacionado no mesmo patamar no Nordeste, onde a petista cresce. Esta é a fotografia do Ibope que, se confrontada com o Datafolha, o que faremos a seguir, continua a mostrar algumas distorções. A única conclusão é que Serra efetivamente cresceu e que a candidata petista caiu. O resto é o "ajeitômetro" para arrancar a campanha com empate técnico.
2 comentários
Coronel, não engulo Dilma na frente no sudeste. Ponto.
ReplySe existe uma razão para indicar as margens de erro estatísticas, Dilma no sudeste era sem dúvida a margem menos dois para Serra e mais dois para ela, e a diferença é simplesmente a correção da distorção nessa semana.
Nem que o Rio de Janeiro todo votasse Dilma ela estaria na frente, e sabemos que não é o caso.
Coronel, graças a você a grande fraude dos petralhas nas pesquisas estão sendo desmascarada. Os jornalistas vendidos devem estar de cabeça quente(SUAS CREDIDIBILIDADES vão a zero?).
Reply