Ibope comprova post da última quarta.

Não digam que este Blog não cantou a pedra. Cantou. Leiam abaixo. A pesquisa Ibope para a Rede Globo sobre as eleições presidenciais aponta uma diferença de 5 pontos para Dilma sobre Serra . A margem de erro é de 2%. Dilma 39% x 34% Serra. No segundo turno, Serra 40% x 46% Dilma. A pesquisa contraria os resultados regionais da segunda quinzena de julho. Esta pesquisa Ibope fecha o ciclo dos institutos e permite a seguinte conclusão: não dá para confiar em nenhum deles. Eles estão fazendo média. Entre eles. Quanto mais diferenças, mais pesquisas contratadas. Deixou de ser informação e virou business. A quem serve a briga entre institutos a não ser aos donos?

O Coturno Noturno publicou o post abaixo, na última quarta-feira:

Não foi o que aconteceu? Para Serra,o Ibope veio entre o 33% da Vox Populi e o 37% da Datafolha: 34%. Para Dilma, o Ibope veio entre o 41% do Vox Populi e o 36% da Datafolha: 39%. Resultado final? Todas as pesquisas estavam certas.Todo mundo sai com a cara limpa.

50 comentários

Continuo apostando naquilo que eh impossivel de perder: a estupidez e o mau carater do brasileiro em geral. Essa tropa de analfabetos e mal intencionados vai mesmo votar nesse lixo humano. Nassa vergonha bipede que eh dilma russef.
Um cara que nao eh meu ideal, mas q eh decente, o serra, fica pra escanteio.
O povo tem o que merece...a frase eh velha mas verdadeira.
Eu jah acho ha um ano q ela vence, mas a cada pesquisa eu nao consigo deixar de ficar mais puto!

Reply

Não posso acreditar que o povo brasileiro seja tão idiota a ponto de eleger essa "coisa" chamada Dilma. Prefiro acreditar que as pesquisas não conseguem prever o que vai acontecer.

Reply

se o ibope tá fazendo média, nem precisa sair a campo, basta somar o resultado dos outros institutos e dividir pelo numero deles (dos insitutos), numa equação simples e barata.

Penso que um resultado muito diferente do que o ibope divulga vai ser um espinho no coração da globo, pois se o ibope não consegue medir intenções de votos, como saberia medir a audiência da tv?

o tempo dirá.

Torço para que o efeito colômbia ocorra por aqui.
Aí o bicho vai pegar pro lado da globo.

Não é fácil ser rede globo. afffffffffffff

Reply

O Ibope realizou 2506 entrevistas. No Datafolha foram mais de 10 mil entrevistas.

Prefiro ficar com datafolha. Mas pesquisa é só um retrato do momento.

Quinta-feira tem debate na tv.

Reply

Ethan Edwards: pesquisas eleitorais podem muito, mas não podem tudo

Os institutos de pesquisa se tornaram parte da ação política deste ou daquele grupo/partido, foi direto ao ponto o comentário de Ethan Edwards, prontamente transferido para este espaço. Conciso, claro, elegante, o texto introduz exemplarmente o tema das pesquisas eleitorais, que será retomado no post de amanhã. Confira:

http://henriquelimaa.blogspot.com/2010/06/ethan-edwards-pesquisas-eleitorais.html

Reply

Nada de desânimo. Podemos mais, militância aguerrida. O mal não vencerá o bem.
Pesquisas são manipuladas, tem sondagens tendenciosas e já está mais do que provado.
Avante, Serra é o ideal para colocar esse país de novo no rumo certo.crisme

Reply

Os números da pesquisa que o Ibope divulgou hoje sobre a eleição presidencial são muito semelhantes àqueles apurados na pesquisa que levou a cabo há cerca de um mês. Naquela ocasião, as inserções de propaganda eleitoral a que o PSDB teve direito no mês de junho ainda estavam sendo veiculadas no rádio e na televisão. Acredito que a candidatura de José Serra poderá deslanchar a partir do início do horário eleitoral obrigatório.

Reply

É coronel, eles devem estar dando gargalhadas com mais esse crime de infornação, mas vamos em frente. Somos corajosos e temos o melhor candidato. Serra será o novo presidente deste pais, nem que para isso tenhamos que dar o sangue.

Reply

Meu Deus !!!!

Voces ainda acreditam nas pesquisas ???

Quanta ingenuidade !

Reply

Prezado Coronel,

Claro que gostaria que apenas o Datafolha estivesse certo, mas a lógica me faz colocar a paixão um pouco de lado e dizer:

Pela margem de erro do Data tínhamos então Dilma com 38 e Serra com 35... ou seja, muito próximo ao que Ibope divulgou. Diferença que pode ter sido tirada nos últimos dias sem problemas. Se colocarmos a margem do Ibope, poderíamos ter Dilma com 37 e Serra com 36. Portanto, dentro da margem do Datafolha.

Além disso é preciso dizer o que ninguém diz e que muitas vezes eu já repeti. Além da margem de erro dos números, existe a probabilidade da pesquisa. Todos os institutos do Brasil trabalham com uma porbabilidade de 95%. Lê-se assim: existe uma probabilidade de 95% de que o resultado esteja dentro da margem de erro que anunciamos. Assim, a pesquisa do Datafolha pode ter ficado nos 5% de erro e isto é normal, estatístico e ético.

O que quero dizer é que provavelmente a pesquisa do Ibope é a mais correta, pois ela cabe, com sua margem de erro, tanto dentro da pesquisa do Datafolha quanto da do Vox - como você havia cantado.

Mesmo assim, acho que a pesquisa do Datafolha foi mais precisa pela sua maior amostra e pelo seu detalhamento por estado. Como você mesmo publicou a maioria das pequisas do Datafolha mostrou um crescimento de Serra, em geral, nos estados onde ele já estava à frente. Mas faltaram os estados majoritariamente pró-Dilma. Creio que apenas houve um reforço das tendências, quem vota com Serra fechou mais com ele e quem vota com Dilma fechou mais com ela. Porém...

Porém Serra tem sofrido muito em dois estados que todo mundo diz que serão decisivos: Minas e Rio. Aqui está o calcanhar de Aquiles. Cadê o Aécio? Cadê a campanha do Gabeira? Cadê César Maia levando seus votos para o Serra?

Acho que Serra tem muitas chances mas vai ser preciso mais... ouso dizer: o Serra (seu partido, sua campanha, sua equipe de marketing, seus alidados...) podem mais!

Reply

COMPRARAM O RESULTADO.
DILMA ESTÁ CAINDO DE FATO MAS
AGORA CHEGA A DESCULPA TÃO ESPERADA
PARA NÃO IR AO
PRIMEIRO DEBATE DA BAND.
ASSIM EVITA A QUEDA LIVRE QUE
SE SEGUIRIA AO DEBATE.
ESSE ESTADO DE COISAS NÃO VAI DURAR MUITO. DATAFOLHA NELES.

Reply

Para nosso alívio, os petistas esperavam isso e muito mais em janeiro de 2010, estamos em Agosto.
A partir da semana só alegria para o Serra!!!

Reply

Coronel:
Gostaria que vc me orientasse numa coisa:

O IBOPE é do Governo?
Se não é, por que ele faz Concurso Público, como pode ser visto no Google?

Se é do Governo, por que a gente perde tempo com elle?

Reply

Coronel, com tranquilidade, está lá nos arquivos, nesse post a que você se refere, eu tinha dito (ANTES!) para não confiar no IBOPE, visto as últimas declarações ("com cheiro de enxofre") de Montenegro e M. Cavalari. Disse também que Lula usa um método universal para conquistar as conciências (dos Judas): os tais "30 dinheiros"!

PS: o tiro sairá pela culatra.
Quando começar o horário eleitoral, Serra terá mais espaço para crescer e Dilma já bateu no teto!

Reply

Quinta-feira, quando o poste abrir a boca, não vai ter pesquisa comprada que agüente o tranco...

Reply

Coronel, antes eu ficava p... da cara ao ver essas pesquisas tendenciosas.

Agora, não dou mais bola, pois já vi tanta pesquisa furada.........

Serra tem feito uma ótima campanha, excelentes entrevistas e encontros, o povo está recebendo bem, sua capacidade é incontestável.

Portanto, vamos lutar com mais confiança, que a anta não vai ganhar. As pesquisas fazem parte do embuste. Deveriam ser proibidas, mas estamos no Brasil, corrompido em todas as esferas.

O Brasil pode mais.

Reply

Muito cuidado com essa gente

São psicopatas

O psicopata raciocína diferente de nós, há total ausência de compaixão, nenhuma culpa pelo que fazem ou medo de serem pegos, além da habilidade para manipular pessoas. A gente costuma chamar pessoas assim de monstros, gênios malignos ou coisa que o valha. Mas para a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles têm uma doença, ou melhor, deficiência. O nome mais conhecido é psicopatia, mas também se usa, sociopatia.
Contam suas proezas criminosas cheios de orgulho.

Reply

Eu confio no "Datamalu" que sozinho já comutou e mudou 67 votos para o Serra só nessa semana, e olha que foi só mostrando a ficha e o passado político do meu candidato.
Não desanimo, esses números me dão animo para fazer mais camisetas e botons, imprimir mais curicullum do Serra, mastigar gengibre e sair pelas ruas, café, restaurantes, supermercados, shoppings...angriando votos
O Brasil pode mais!

Reply

Eu sempre me pergunto:

Qual o fato novo que faz a Dilma crescer?????

Ou outra:

Que gozado! Numa pesquisa o Serra sobe, na outra desce. Não tem tendência?

Esses Institutos pensam que o povo é bobo.

Reply

Se preparem, o comunismo vem aí. O importante é organizar uma grande oposição ao governo da guerrilheira, caso se concretizem as pesquisas de opiniões.

Reply
Too Loose Lautrec mod

Brigar com números é bobagem. Ainda mais quando ainda se desconhece a composição da amostragem do Ibope.
Primeira há de saber o detalhamento por região, idade etc e daí tentar entender sua lógica. Muito particularmente quanto ao que acontece nos grandes Estados.
Impossível deixar de comparar os dados com o último Datafolha, cuja amostra é mais abrangente tanto no número de entrevistas quanto no de localidades.
De resto, nada de novo, de real impacto político ocorreu nos últimos dias, ensejando mudanças no comportamento do eleitorado. Muito menos na última semana. Por quê haveriam grandes mudanças?
A menos que a postura do Serra - mais incisiva - tenha surtido efeito inverso. O que não creio razoável.

Reply

Coronel,

Veja o que o Blog do Cesar Maio escreveu hoje,....

1. "Há um erro gigantesco. Pode-se ler claramente que a pesquisa é feita de acordo com sorteios PPT. ATÉ O ÚLTIMO ESTÁGIO. O que isso significa? Que um setor censitário, ou cidade, ou qualquer região é selecionada de forma proporcional ao número de eleitores. O que é CORRETO. Porém, uma vez feita essa seleção, no último estágio a pesquisa NÃO PODE SER mais PPT (proporcional, como eles escrevem lá!), pois isso gera um erro incrível.

2. Veja um exemplo simples. Vamos supor uma localidade com apenas três setores. A=1000 eleitores \ B=2000 eleitores \ C=3000 eleitores. Vamos sortear um deles. A com probabilidade 1000/6000; B com probabilidade 2000/6000 e C com probabilidade 3000/6000. Perfeito.

3. Porém, se você faz a amostra agora, ainda PPT, vai cometer um erro incrível. Se fizer PPT numa amostra de tamanho 600, você deve ter 100 entrevistas em A; 200 em B e 300 em C, correto? Então qual a probabilidade REAL de uma pessoa em A ser selecionada? Simples: (amostra em A) x (Probab. de A) = 100/1000 X 1000/6000 = 100/6000. Correto? E qual seria a probabilidade de uma pessoa de B ser selecionada? Simples também: (amostra de B) X PPT de B = 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000. Ou seja, O DOBRO que para o indivíduo de A. Da mesma forma, para o setor C, a probabilidade de um indivíduo ser selecionado é o TRIPLO: 300/3000 X 3000/6000 = 300/6000.

4. A quem privilegia esse método? Aquele candidato que tiver maior apoio nos estratos de maior tamanho da sociedade, que é a classe mais pobre.

5. Esse é um erro comum, mas que pode ser corrigido quando se faz amostras IGUAIS no último estágio. Veja, se as amostras são, por exemplo, de tamanho 200 em cada setor (A, B ou C), as probabilidades não se alteram: em A: 200/1000 X 1000/6000 = 200/6000 \ em B: 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000 \ e em C: 200/3000 X 3000/6000 = 200/6000. Ou seja, a mesma probabilidade de seleção DE UM INDIVÍDUO, independente do setor a que pertença!"

Reply

No dia 26/7 recebi a seguinte noticia:
“TSE informa que 20 por cento dos eleitores brasileiros, 27 milhões de pessoas, nunca foram à escola ou são analfabetos.”
Entao escrevi:
Esses 20% são só os que nunca foram à escola ou são analfabetos. E os analfabetos funcionais? Mais de 40%, logo 60% dos eleitores não conseguem entender quase nada do que se discute aqui. Essa pessoas só entendem frases curtas (como os portadores de TDAH), palavras simples sem termos técnicos e principalmente só se interessam pelos problemas que vivenciam diariamente: saúde, moradia, saneamento, transporte, segurança e despesas.A campanha do Serra tem que se adaptar a esses eleitores que são os que vão decidir a eleição. Nós aqui gozamos o Lula, mas é esse sistema que ele usa para comunicar-se com essa parte da população, só que mente demais e isto teria que ser mostrado também. Por exemplo: ir nos lugares em que “inaugurou” um canteiro de obras e que logo em sua saída ficou inativo; “inaugurou” um hospital que ainda não funciona, idem com posto de saúde, construção naval, etc. Costumo conversar muito com porteiros, zeladores e caseiros que se encaixam nesta categoria e sempre constato o que vai citado acima. A primeira pergunta que faço é sobre o atendimento que ele e família recebem na saúde. Não tem um que diga que é um bom atendimento, todos têm casos para contar sobre o péssimo atendimento, demora de consultas e exames e marcação de cirurgias.
Já escrevi isto há uns dias atrás e ninguém deu atenção.
Se cada um fizesse o que faço, mostrando as verdades a essa pessoas, teríamos uma corrente de esclarecimentos. O PT sempre fez isso com seus engajados, só que ao contrário do que eu disse, e chegou à Presidencia.
morg

Reply

Não acredito em estatísticas, sobretudo quando conta com pressão de Presidente da República. Quinta feira tem debate, espero que a Dilma não fuga. Alem de ser desmascarada a face de Dilma, é bom que o Serra não a coloque na condiçao de coitadinha, de tão humilhada. Brasileiro vota nas lagrimas, povo sentimental. Não é por acaso que lula tem chorado...

Reply

Coronel concordo com você essas pesquisas estão todas a favor da Dilma para forçarem a barra. Querem ganhar no grito. Como o PT tem o nosso dinheiro para gastar a vontade, os Institutos fazem o jogo deles. Pelo que sinto na populaçãio até Marina está crescendo! Como Marina está com 7%? Pelos votos de Marina dá para ver o tamanho da vigarice. Eu continuo com Serra até dia 3 de outubro lá é o resultado definitivo. W Bonner estva todo feliz dando à notícia. Adivinha por quê?

Reply

Independentemente do que dizem os institutos e justificativas que apresentem, algumas coisas ferem o bom senso.Nos estados mais expressivos, à excessão do Rio de Janeiro, Serra lidera com margem razoável.Isto sem contar alguns estados menos expressivos, como Acre e Alagoas.Estão querendo provar que o menos pode mais?

Reply

Exato no momento em que os petistas estão tentando tirar dinheiro dos empresários. O mesmo aconteceu no mês em que estavam fechando alianças.

Reply

Outra disparidade ou disparate, verifica-se em SPaulo.O PSDB (Alckmin) pontua 50% contra 14% do PT, ou seja 36% de diferença.Pois bem, no plano federal a diferença cai a 1/3 disso, ou seja parcela expressiva do PSDB está com Dilma, a dobradinha GERADILMA OU DILMALCKMIN.Me engana que eu gostcho!!!

Reply

Coronel, não dá mais para esperar. Vou embora para...onde, meus Deus?

Reply

Tem razão coronel, os institutos fizeram uma pajelança para suavizar os "injageros" do Coimbra, que pegou muito mal.O In$$entivo deve ter sido forte.Assim depois de muita beberagem e fumarem no mesmo cachimbo, optaram por cortar ao meio a diferença.Assim a fujona pode entrar na campanha com equilíbrio psicológico.

Reply

Prezado Marechal,

É óbvio que este último resultado do Ibope não nos surpreende pelo seu descolamento do Datafolha, e além do mais não é minimamente visível que tenha ocorrido um fato extraordinário capaz de alavancar a campanha da “muié” do lulla. Pelo contrário, a percepção geral é de uma crescente conscientização dos setores mais esclarecidos da opinião pública quanto às insuperáveis limitações intelectuais e gerenciais da candidata governista, associada ao desnudamento das falácias e farsas da gestão petista. E, o mais importante, a ascendente conscientização da superioridade do Serra em relação a sua rival petista.
O outro lado desta pesquisa hoje divulgada pelo Ibope, é que não se deve ocultar os “gargalos” da campanha do Serra, que caso tenham continuidade apontam na direção de um quadro bastante sombrio para as pretensões de uma mudança radical do atual quadro político brasileiro.Vale dizer, fragilizam as atuais amplas perspectivas de vitória do Serra.
Dentre estes “gargalos” cumpre destacar:
1. O já visível e evidente “corpo mole” das lideranças tucanas em MG- Aécio, Itamar e Anastasia- descolando-se da campanha nacional, algo já devidamente ampliado pela cobertura da imprensa “isenta”, Folha em especial. Esta atitude provinciana baeia-se na crença de apostarem na derrota do Serra e assim poderem herdar a liderança da oposição. Quanta besteira e estultice desta turma!Espero que na reunião de hoje do Serra em MG com esta turma tenha servido para alterar este quadro. Além do mais, o candidato Anastasia está bem abaixo dos seus opositores ao governo de MG e do próprio Serra, o que evidencia que a vitória do tucano para presidente da república é a melhor catapulta para a própria estratégia do Aécio em MG.
2. Em estados estratégicos como o RJ, torna-se necessário incorporar lideranças locais até hoje não integradas à campanha, local e nacional, pois confiar na liderança dos Maia, pai e filho, é brincadeira e de péssimo gosto.
3. O mais importante creio que reside nas propostas do Serra, que até teve uma arrancada com as flechas do Indio na questão das Farc, mas que precisa ser mais radical em termos de se aproximar dos corações e mentes da imensa maioria da população brasileira. Ao invés de se declarar como político “ esquerda”, algo difuso e de pouca significado prático para a população, o Serra deveria avançar no lançamento de propostas objetivas que tenham significado visível, abrangendo áreas de políticas públicas que têm sido um fracasso retumbante do governo Lula: segurança pública, saúde, educação,transporte,dentre outros.
4. Para ilustrar este comentário, proponho que seja lançada uma proposta de extinção radical de todas as atenuantes hoje existentes para as condenações da Justiça para crimes de toda natureza, mormente aquelas contra a vida- casos de homicídios e de crimes hediondos. Tirar o Brasil do papel de paraíso dos criminosos.

É assunto “prá mais de metro” e estas são apenas observações iniciais, necessárias neste momento que deve estar alterando um pouco o ânimo de todos aqueles que anseiam por uma mudança efetiva e para melhor no atual cenário político nacional.

Senta a pua nelles Marechal!!!

Reply

Números da pesquisa:

NE 2000 eleitores
N 500 eleitores
S 1 eleitor
co 3 eleitores
SE 2 eleitores

Assim fica fácil a anta aparecer na frente.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Dentro da margem de erro, boa Coronel, daqui pra frente o Brasil pode mais.

Brasil acima de tudo.

Reply

O comentário de Cristaina Lôbo no Jornal da Dez foi o mais nojento que eu já ouvi, como se o resultado de hoje fosse inédito, esquecendo que é idêntico ao resultado do mesmo Instituto em pesquisa feita entre 18/06 e 21/06, quando também foi comentado que Dilma empatou com Serra no eleitorado feminino e etc. Não é de se estranhar este movimento cíclico dos resultados empate-desempate-empate-desempate? Como se explica? Não seria a hora destes "analistas" terem uma postura mais responsável e analisar ou pedir a quem entende de análise, a metodologia empregada pelos Institutos?

Tens toda razão, Coronel, se olharmos globalmente para as oscilações nos resultados de todos os Institutos, não seria inverossímel desconfiar de acordos entre eles.

Reply

OLha a pesquisa, olha a pesquisa, pesquisa de Piracicaba!

Tem pesquisa que dá Serra na frente, tem pesquisa que dá Dilma e tem até pesquisa que dá empate. Vamo lá, madama, pode escolher!

Reply

Dilma Roussef, a única candidata do mundo que cresce em pesquisas fugindo de debates, não se expondo, não se deixando conhecer...

Reply

O resultado em si mesmo não me preocupa nem um pouco, pois acredito que seja fraudulento. O que realmente me preocupa é a possibilidade de que tudo isso seja uma preparação para o bote final, que suponho que será dado nas urnas eletrônicas. O blog Alerta Total traz uma sugestão de como o TSE poderia, sem grande dificuldade, dar segurança à votação eletrônica. Sem uma providência equivalente, temo pela candidatura oposicionista. A razão de tanto temor? Ora, parece-me que nunca uma eleição no país foi tão fraudada quanto esta, pelo abuso do poder político e econômico, sem que se faça nada para impedi-lo.

Reply

Os jornais da televisão, principalmente o da Globo, estão colocando no ar as últimas do Lula. Ontem, falaram da farsa do Lula nos dizeres do Colombiano Uribe.

Reply

Putz, que esculhambação, uma semana atras o Datafolha dava empate, agora a Dilma tem 5 pontos na frente, quem está certo e quem está errado, é uma verdadeira bagunça.

Reply

Coronel,

Vi agora o Ex-Blog do Cesar Maia, remetido hoje pela amanhã ao seus leitores.

Portanto, ANTES da publicação do resultado do Ibope para a eleição nacional.

Reproduzo abaixo, na íntegra, o comentário do Ex-Blog (vi que um comentarista já tinha percebido isso e postado; no entanto, a postagem dele foi quase na íntegra):


CRÍTICAS DE DOUTOR EM ESTATÍSTICA AO MÉTODO DO IBOPE! (CONSULTOR DO EX-BLOG)!

Referência: Último Registro de Pesquisa do Ibope no Amapá. Veja.

1. "Há um erro gigantesco. Pode-se ler claramente que a pesquisa é feita de acordo com sorteios PPT. ATÉ O ÚLTIMO ESTÁGIO. O que isso significa? Que um setor censitário, ou cidade, ou qualquer região é selecionada de forma proporcional ao número de eleitores. O que é CORRETO. Porém, uma vez feita essa seleção, no último estágio a pesquisa NÃO PODE SER mais PPT (proporcional, como eles escrevem lá!), pois isso gera um erro incrível.

2. Veja um exemplo simples. Vamos supor uma localidade com apenas três setores. A=1000 eleitores \ B=2000 eleitores \ C=3000 eleitores. Vamos sortear um deles. A com probabilidade 1000/6000; B com probabilidade 2000/6000 e C com probabilidade 3000/6000. Perfeito.

3. Porém, se você faz a amostra agora, ainda PPT, vai cometer um erro incrível. Se fizer PPT numa amostra de tamanho 600, você deve ter 100 entrevistas em A; 200 em B e 300 em C, correto? Então qual a probabilidade REAL de uma pessoa em A ser selecionada? Simples: (amostra em A) x (Probab. de A) = 100/1000 X 1000/6000 = 100/6000. Correto? E qual seria a probabilidade de uma pessoa de B ser selecionada? Simples também: (amostra de B) X PPT de B = 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000. Ou seja, O DOBRO que para o indivíduo de A. Da mesma forma, para o setor C, a probabilidade de um indivíduo ser selecionado é o TRIPLO: 300/3000 X 3000/6000 = 300/6000.

4. A quem privilegia esse método? Aquele candidato que tiver maior apoio nos estratos de maior tamanho da sociedade, que é a classe mais pobre.

5. Esse é um erro comum, mas que pode ser corrigido quando se faz amostras IGUAIS no último estágio. Veja, se as amostras são, por exemplo, de tamanho 200 em cada setor (A, B ou C), as probabilidades não se alteram: em A: 200/1000 X 1000/6000 = 200/6000 \ em B: 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000 \ e em C: 200/3000 X 3000/6000 = 200/6000. Ou seja, a mesma probabilidade de seleção DE UM INDIVÍDUO, independente do setor a que pertença!"

* * *

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, de 30/07/2010, às 9:26 horas.

Reply

Coronel,

Vi agora o Ex-Blog do Cesar Maia, remetido hoje pela amanhã ao seus leitores.

Portanto, ANTES da publicação do resultado do Ibope para a eleição nacional.

Reproduzo abaixo, na íntegra, o comentário do Ex-Blog (vi que um comentarista já tinha percebido isso e postado; no entanto, a postagem dele foi quase na íntegra):


CRÍTICAS DE DOUTOR EM ESTATÍSTICA AO MÉTODO DO IBOPE! (CONSULTOR DO EX-BLOG)!

Referência: Último Registro de Pesquisa do Ibope no Amapá. Veja.

1. "Há um erro gigantesco. Pode-se ler claramente que a pesquisa é feita de acordo com sorteios PPT. ATÉ O ÚLTIMO ESTÁGIO. O que isso significa? Que um setor censitário, ou cidade, ou qualquer região é selecionada de forma proporcional ao número de eleitores. O que é CORRETO. Porém, uma vez feita essa seleção, no último estágio a pesquisa NÃO PODE SER mais PPT (proporcional, como eles escrevem lá!), pois isso gera um erro incrível.

2. Veja um exemplo simples. Vamos supor uma localidade com apenas três setores. A=1000 eleitores \ B=2000 eleitores \ C=3000 eleitores. Vamos sortear um deles. A com probabilidade 1000/6000; B com probabilidade 2000/6000 e C com probabilidade 3000/6000. Perfeito.

3. Porém, se você faz a amostra agora, ainda PPT, vai cometer um erro incrível. Se fizer PPT numa amostra de tamanho 600, você deve ter 100 entrevistas em A; 200 em B e 300 em C, correto? Então qual a probabilidade REAL de uma pessoa em A ser selecionada? Simples: (amostra em A) x (Probab. de A) = 100/1000 X 1000/6000 = 100/6000. Correto? E qual seria a probabilidade de uma pessoa de B ser selecionada? Simples também: (amostra de B) X PPT de B = 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000. Ou seja, O DOBRO que para o indivíduo de A. Da mesma forma, para o setor C, a probabilidade de um indivíduo ser selecionado é o TRIPLO: 300/3000 X 3000/6000 = 300/6000.

4. A quem privilegia esse método? Aquele candidato que tiver maior apoio nos estratos de maior tamanho da sociedade, que é a classe mais pobre.

5. Esse é um erro comum, mas que pode ser corrigido quando se faz amostras IGUAIS no último estágio. Veja, se as amostras são, por exemplo, de tamanho 200 em cada setor (A, B ou C), as probabilidades não se alteram: em A: 200/1000 X 1000/6000 = 200/6000 \ em B: 200/2000 X 2000/6000 = 200/6000 \ e em C: 200/3000 X 3000/6000 = 200/6000. Ou seja, a mesma probabilidade de seleção DE UM INDIVÍDUO, independente do setor a que pertença!"

* * *

Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia, de 30/07/2010, às 9:26 horas.

Reply

se o Collor, que detonou a poupança dos brasileiros e deixou muita gente em desespero absoluto esta na frente para governador de Alagoas, por que essa boneca medíocre apoiada pela maquina de cometer crimes eleitorais não estaria?

mas ainda acho muito estranho, não houve fato novo algum para ter esses tais 5% de vantagem...

calma, Serra tem candidatura muito solida...

basta ver a discrepância na diferença de forças entre os dois lados...

olhem o tamanho da maquina que esta por trás dessa boneca e tenta massacrar Serra todos os dias...

e mesmo assim ele esta la - empatado em uma pesquisa, atras em outra e na frente em outra ainda - firme com seu eleitorado fiel que quer mudanças no Brasil...

Reply

comeram ate 3% do eleitorado da Marina...

ah, deve ser margem de erro...

Reply

O que mudou em 10 dias de campanha foi a divulgaão da ligação do PT com as FARC. Só isso, e é desfavorável ao poste. Pesquisas de encomenda, como as do Chile (desmentidas), da Colômbia (desmentidas), afora aquelas que todos sabemos, como as que apontavam a vitória do sim no desarmamento, de lulla no 1º turno, de martaxa em sp... Conhecemos este filme, é a necessidade, via alteração da verdade, de tentar manter a candidata do Foro São Paulo no páreo. Resultado? Mais gente que estava indiferente, acaba por ficar preocupada, se mobiliza, e adere à oposição por um único motivo, salvaguarda da democracia. Por fim, dois pontos: mulher não vota na dillma e o Serra está na frente nas pesquisas regionais. Não se preocupem, é ONDA AZUL.

Reply

Já entendi porque não tinham 200 pessoas no ginásio de Porto Alegre, no comicinho da dilma/lulla nesta semana: estavam todos na rua, dando entrevistas para o IBOPE.

Reply

Não se estressam. O chefe da quadrilha do PT, no meio do dia de ontem (a pesquisa ainda estava sendo tabulada), já cantava essa "virada" da sua candidata. O gozado é que essa gente fica sabendo de tudo antes de todo. É por isso que os dossíês estão aí apesar de negar o tempo todo sua autoria. Com isso dá para entender que nenhum cidadão, excesso petista, está isento das investidas dessa gangue do erário e dos dados sigilosos da Receita Federal. Quanto ao números do Ibope não se esqueça que o Sr. Montenegro é um grande apreciador de uisque. Logo, nenhum fato novo apareceu para sustentar essa subida da Dilma. A menos que o encontro dela com o joão bobo e ex-cearense Ciro Gomes seja o motivo.

Reply

Receita para equilibrar os Institutos:
Pega o Datafolha, tira 3% do Serra e dá pra Dilma, o resultado dá Ibope.

Reply

Anônimo disse...
CORONEL.

São Paulo conhece o mercadante seus votos não passa de com 14% de preferência nesta eleição.
Gostaria que alguém explicasse esta diferença para aguerilheira.

Eu não embarco nesta canoa furada de pesquisas fajutas.
BACARIA

30 de julho de 2010 22:35

Reply

Não devemos crucificar o nosso povo confundindo-o com militantes políticos. Essa é a tática do PT, quando fala em "povo". Uma coisa é o militante, outra é o cidadão que comum. E o cidadão comum não é militante político. É o cidadão comum aquele a ser informado. Ele decidirá com as informações das quais dispuser até as eleições.

Reply

Anônimo Anônimo disse...

O resultado em si mesmo não me preocupa nem um pouco, pois acredito que seja fraudulento. O que realmente me preocupa é a possibilidade de que tudo isso seja uma preparação para o bote final, que suponho que será dado nas urnas eletrônicas. O blog Alerta Total traz uma sugestão de como o TSE poderia, sem grande dificuldade, dar segurança à votação eletrônica. Sem uma providência equivalente, temo pela candidatura oposicionista. A razão de tanto temor? Ora, parece-me que nunca uma eleição no país foi tão fraudada quanto esta, pelo abuso do poder político e econômico, sem que se faça nada para impedi-lo.

30 de julho de 2010 23:26



Concordo c/ o anônimo acima. Essas pesquisas fajutas são meios para legitimar as fraudes que ocorrerão às urnas eletronicas. Assim, ninguém se espantará com a vitória
do poste. Estamos ferrados!


Lou

Reply

Coronel, pode apagar este comentário se quiser, mas... esse povo tem merda na cabeça? O que espera ganhar votando nessa múmia?

É simplesmente revoltante...

Reply