FHC: eleição sem maquiagem.

Do artigo mensal de Fernando Henrique Cardoso, nos principais jornais brasileiros:

A encenação para a eleição de outubro já está pronta. Como numa fábula, a candidata do governo, bem penteada e rosada, quase uma princesinha nórdica, dirá tudo o que se espera que diga, especialmente o que o “mercado” e os parceiros internacionais querem ouvir. Mas a própria candidata já alertou: não é um poste. E não é mesmo, espero. Tem uma história, que não bate com o que se quer que ela diga. Cumprirá o que disse?

Leia a íntegra em Zero Hora.

13 comentários

Boa noite Coronel

Quanta diferença entre o atual e o ex presidente.
A capacidade intelectual, a educação, a retidão de caráter e a ética são fundamentais para qualquer governante. FHC tem de sobra e falta tudo no atual.
Lula rebaixou o nível do país para a mediocridade e o mais incrível são os "dito 95%" aplaudindo um idiota megalomaníaco.


Maria Cristina SP

Reply

Um sábio. E pensar q fui oposição à ele, um estadista. Que saudades da Era FHC.

Foi contra FHC quem, como eu, não tinha conhecimento do petralhismo, essa nuvem negra que estacionou sobre o país
....

Reply

É surpreendente o que andam escrevendo alguns jornalistas a respeito do vice de Serra. Entre outros defeitos dizem ser um ilustre desconhecido, envolvimento com uma suposta compra superfaturada de merenda escolar, parente de banqueiros, etc... Ninguém escreveu que Temer representa o que há de pior na política brasileira: o PMDB fisiológico que engoliu o PT. Sabe-se de suas ligações com o escândalo abafado da Camargo Correa e com o Arrudagate, quando ele e a cúpula do PMDB de Brasília, de acordo com o depoimento do delator do esquema, teriam recebido um milhão de reais para não dar espaço para Roriz disputar o governo pelo PMDB. Indio da Costa, proporcionalmente fez mais votos que Temer, teve papel fundamental na tramitação do processo “ficha-limpa”, o que já agrega 4 milhões de votos, e vai reduzir a desvantagem de Serra no Rio de Janeiro, alem do importante avanço sobre o voto feminino já amplamente favorável a Serra. Aliás o “fato” da semana ninguém viu: está acontecendo uma grande reviravolta no Rio, com a desistência de Garotinho e a entrada de Indio no cenário e o “dunguismo” de Lula, as candidaturas de Serra e Gabeira estão ganhando corpo. Vale lembrar a história da canoa furada: os índios nunca embarcavam em canoas furadas, eram eles que à noite furavam as canoas para os português afundarem no... rio!

Reply

Por que essa mulher nao diz o que é realmente: comunista,maoísta,,terrorista, amiga de Fidel,seguia a cartilha dos comunistas ,como o de Marighella o plano pra instalar a ditadura Cubana no Brasil.E pára de usar essa maquiagem que maquia a verdade.Seja transparente!Nao queremos vermelho nao. Queremos AZUL,claro transparente, e cor da paz.Chega de mentiras!Fora Dilma.Vá pra Cuba, Venezuela que é seu lugar.

Reply

a criatura imita o criador

Lula ja FUGIU pra Cabo Verde pra nao receber a selecao derrotda...

-FUGIU no acidente da GOL,

-FUGIU no acidente da TAM,

-FUGIU agora dos desabrigados do Nordeste

não eh a toa que a candidata dele eh conhecida como a FUJONA dos debates...

Reply

O keynesiano fhc menciona as seis multas de lullalau, escandalosas em qualquer país minimamente sério, como "pequenas infrações sistemáticas". Não deve ter superado a solidariedade esquerdista que o levou a defender a impunidade do apedeuta na época do mensalão. O Brasil pode mais.

Reply
Gil A. Tavares mod

Bom dia "Onda Azul",

O sociólogo FHC deveria participar mais da campanha do Serra porque não tem o que temer em relação ao seu passado político-administrativo como presidente da República. Gostaria de vê-lo mais atuante.

Gil

Reply

Quem sou eu para comentar sôbre Fernando Henrique Cardoso. Sou um simlples cidadão que sempre votou nele para todos os cargos em que ele se candidatou.

Alguns diriam que é por simpatia pessoal. Eu nunca estive próximo dele, moramos em bairros muito distantes aqui em SP.

Gostei dele por seu jeito de se expressar, seu jeito Brasileiro de ser. Ele é muito criticado pela petezada, mais no quadro da petezada não tem nenhum que chegue aos seus pés.

Quando ele entregou o cargo de Presidente da República, entregou também o País em Paz.

Reply

Um conhecido que trabalhou no Ministério de Minas e Energia, me falou que ela é de um autoritarismo ímpar, e que, se ela ganhar, vamos sentir saudade do molusco.
Um perigo para o Brasil !

Reply

Post genial do Augusto Nunes: entrevista do Ditador Hugo Chavez, em 1998, antes de ser eleito e tomar o Estado Venezuelano para si: promessas: liberdade de imprensa, não nacionalizar empresas estrangeiras, não estatizar empresas privadas, não interferir em assuntos de outros países... Chavez prometeu as mesmas coisas que a candidata do Foro São Paulo promete em entrevistas, mas fez as mesmas coisas que constam de diretrizes e de planos do partido da candidata do Foro São Paulo. Dá para acreditar em Dilma? Afinal, ela já disse que tinha doutorado, se mostrou como Norma Benghel, veste a carapuça do MST para, depois, ir de echarpe em chá com socialites... Acorda, Brasil. Vai o nick da entrevista do Chavez: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/secao/historia-em-imagens/

Cuidado, eleitoreis do meu Brasil, o Hugo Chaves tambem prometeu e deu no que deu.
A oposição tem que fazer um filminho colocando ás promessas de hugo chaves x as promessas da Dilma.

Reply

Para o Anônimo de 4 de julho de 2010 05:32: Eu não espero que a Dilma diga tudo o que realmente foi e é, o que me surpreende é que a oposição não diga. O que a coordenação da campanha do Serra e Índio deve fazer é espalhar outdoors pelo interior do país com imagens da Dilma com Hugo Chaves, Fidel Castro,Ahmadinejad, etc. Bem como fotos dos atos terroristas como a morte do soldado Mário Kosel. É isso que tem de ser feito. O povo brasileiro precisa saber que uma terrorista "maquiada" de Barbie pode presidir nosso país e torná-lo uma Cuba ou Venezuela. Esse goveno fez pacto com o que há de mais danoso para o Brasil, os grandes empresários que sugam a alma da nação, recebendo incentivo do BNDES e sonegam impostos, Central de Trabalhadores como CUT e CGT, movimentos anárquicos como MST que usam o dinheiro de nossos impostos para destruir o patrimônio particular e público. No meio, ficamos nós,da classe média, trabalhadores honestos, pagadores de impostos que,apesar disso, temos que pagar plano de saúde, escola para nossos filhos,além de termos de andar por péssimas estradas, enquanto os "bacanas" só andam de jatinho e helicópteros. É isso que a oposição deve fazer, comparações e não promessas.

Reply

A facilidade com que FHC aponta para os fatos atuais, nos demonstra apenas que, se fossem verdadeiras as propagandas do governo, seja pelos "avanços" alardeados pelas estatais e empresas de economia mistas, seja pelo PAC de ilusão, hoje, estamos vivendo no melhor dos mundos.
Porém, os fatos não batem com a ilha da fantasia alardeada, pois a inflação está voltando a todo vapor (em que pese não estar oficializado), as tragédias mostram o quanto a infraestrutura está uma calamidade, as estradas federais são uma tragédia (a Régis Bitencourt foi privatizada, mas se mantém com o nome de rodovia da morte, pois não foram feitas as obras necessárias), os aeroportos não sofreram melhorias em suas infraestruturas, apesar do colapso em suas capacidades e, o que é pior, COMO SERÃO PAGOS AS EXTRATOSFÉRICAS PROMESSAS DE LULA: OS CONSTANTES PERDÕES DE DÍVIDAS DE PAÍSES POBRES, COMO SE O BRASIL NÃO FOSSE UM PAÍS POBRE E COMO SE A SUA POPULAÇÃO NÃO ESTIVESSE SENDO SAQUEADA PELOS IMPOSTOS MAIS ALTOS DO MUNDO.
Sim, poderíamos daqui a alguns estarmos navegando em mares calmos se, ao invés de fazer caridade com dinheiro que não é delle (pertencem ao povo brasileiro) aplicasse aqui, melhorando as infraestruturas portuárias, as estradas, os aeroportos, em obras para, se não evitar, ao menos tornar o menos gravosas quanto às enchentes.
Não é ser pessimista, mas, no Mundo Globalizado e sem fazer o dever de casa, o Brasil voltará com Dilma à época da inflação sem controle, antes do Plano Real.
ctl

Reply

É imprecionante como a gente se sente ao ler um artigo escrito por uma pessoa culta. Nossa...passar 8 anos escutando uma gralha rouca, com toda sua revoada, grasnando asneiras como se fosse lição de vida e cultura, tem sido insuportável. Parabéns sr. Fernando Henrique. O sr. nos dá a esperança de que esse país pode mais.

Reply