Até mesmo a prestigiadíssima Deutsche Welle publicou um artigo sobre Antanas Mockus, o candidato verde derrotado fragrosamente na Colômbia, onde afirmava que, pela primeira vez na América Latina, "as redes sociais poderiam definir uma eleição". Mockus era o rei do Twitter e o cara do Facebook. Segundo o portal Facebakers.com, Mockus era o sétimo personagem mundial no Facebook, com 684.341 seguidores. Como fez 3,1 milhões de votos, não dá para negar que as "redes sociais" têm força, pois 20% dos eleitores, ao que parece, seguiam o candidato. No entanto, em países pobres, nos quais estão incluídos o Brasil, é preciso dimensionar muito bem o papel da internet. Informam, na Colômbia, que foi a rede quem tirou Mockus dos 3% para 21%. É mais do que suficiente para ser um fenômeno, mas insuficiente para ganhar a eleição. Conforme a Nariz Gelado, blogueira há sete anos, que entende de "redes sociais" e campanha política muito mais do que eu, eleição depende de bom candidato, internet bem feita, televisão de primeira, mas o que enche urna e faz diferença é o corpo a corpo na rua. É o facebook no boteco e o twitter olho no olho.
13 comentários
SEÇÃO » Sanatório Geral do Blog do Augusto Nunes
ReplyNeurônio piradão
“Eu tenho certeza que nós juntos vamos desafiar os desafios e levá o Brasil pra frente”.
Dilma Rousseff, capturada por Celso Arnaldo e remetida ao Sanatório com a seguinte observação: Dilma é um permanente desafio que desafia nossa perplexidade.
COI DE LOUCO !!!!!.
IMPORTANTÍSSIMO... é discutir e adotar o remédio utilizado nos eleitores colombianos como antídoto à PROPAGANDA DAS PESQUISAS e dos QGs montados pelos esquerdistas na internet.
ReplyIsso levou Obama ao Poder, mas não funcionou na Colômbia, por que?
No Brasil a campanha petralhista já montou seu QGs para inundar a internet com falsas opinões favoráveis a Dilmentira...
Vamos seriamente debater POR QUE ESSA MISTIFICAÇÃO PERPETRADA POR PESQUISAS E INTERNET NÃO FUNCIONOU NA COLÔMBIA... é caso sério e precisamos propiciar o mesmo aqui.. não só para essa eleição mas principalmente para as proximas.
Alguns meses atrás eu e outro frequentador do blog estavamos conversando sobre isso no chat. Em um país como o Brasil, onde apenas uma parcela da população tem acesso à rede, na maioria das vezes para MSN, Orkut e sites pornôs, a campanha na Internet pode ser bem menos eficaz do que imaginam os marqueteiros.
ReplyÉ necessário sair para a rua e conversar com quem ainda está indeciso.
Coronel, acho que as redes sociais tem influência muito pequena. Creio que a blogosfera tem influência muito maior pois os blogs políticos são acessados por pessoas interessadas em política. Seria interessante um levantamento da soma da frequência dos nossos e dos deles. Nossos: Coturno, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Adriana Vandoni, etc. Deles: botinha cor-de-rosa, Nassif, etc...
ReplyLider de redes sociais mostrando os apetrechos para uma "ação"
Replyhttp://4.bp.blogspot.com/_kPDFnZEAHUc/TANjjyhjS-I/AAAAAAAAF9s/ciCCYVNyRck/s400/adriano-empunhando-arma.jpg
anônimo da silva,eheheheh
O Mockus fez agua no debate. Foi isso que derrubou o distinto .Já viram como é a Dilma falando de improviso, ou mesmo lendo. Na hora dos debates, ela vai se atrapalhar, e aí eu quero ver. Nessa hora, o Lula não vai poder aparecer e ajuda-la com os já tradicionais discursos de churrascaria, que ele faz tão bem.
ReplyDepois de oito anos de (des)governo petista no Brasil, passei a detestar movimentos sociais.
ReplyCoronel, nada a ver esse argumento de que rede social pode definir uma eleição aqui na América Latina. Nem uma campanha propositiva, como a que o Serra estava iniciando, trouxe resultado.
ReplyO povão nem sabe direito se vai ter ou não eleição nesse ano. Esse negócio de Internet o cara acha que é alguma coisa de comer ou de passar no cabelo...
Pro povão, existem 3 coisas: novela, futebol e saber quando sai o Bolsa Família.
formar "guerrilheiros"
Replyna blogosfera
O PT quer um exército de 200 mil filiados atuando na internet. O cálculo tem como referência os cadastrados na rede de e-mails do partido, que devem atuar como "guerrilheiros da blogosfera".
De olho nas novas mídias, o PT reforçou a equipe com profissionais especializados em transformar o militante em “eleitor multimídia”, ou num guerrilheiro como gostam. Comandada por Marcelo Branco, o guru da Dilma, esse aí na foto, ex-diretor da tal Campus Party, o partido programou palestras e workshops em todas as regiões do País até o final de junho para mobilizar os apoiadores de Dilma Rousseff nas redes sociais.
Batizada de caravana digital, as aulas começaram há cerca de um mês e já reuniram cerca de mil pessoas. Durante uma hora, Branco apresenta as ferramentas que servirão de apoio para a campanha digital, como o Twitter e os blogs. A escolha do termo "guerrilheiros" mosta o apreço do lulopetismo pela "categoria". Investem na formação dos chamados cachorros-loucos da internet, que infestam e não raro inviabilizam as caixas de comentários de leitores dos grandes blogs e sites políticos.
Não tem “rede social” neste mundo capaz de falsificar a realidade dos fatos eternamente. Ao fim e ao cabo, a verdade se impõe, porque a verdade é mesmo libertadora. E nunca antes nestepaiz as falcatruas petralhas e de seus cúmplices a soldo foram desmascaradas tão aberta e rapidamente. Acabam de montar equipe de dossiês falsos contra os adversários e a trama desmorona. Saem em defesa da Bolívia e no mesmo dia toneladas de cacoína são apreendidas, ao tempo em que se conclui que é o BNDES que na prática financia a rota da droga bolivariana para nosso País. Lula vai ao Irã em defesa do tirano delinqüente e é desmoralizado ao vivo e em cores. Dizem-se mandatados por Obama e o governo americano põe a nu a farsa diplomática do Itamaraty. Compram pesquisas num dia e no outro vem tudo abaixo, como agora na Colômbia. Mil colunistas financiados pelo leite de pata das estatais repetem a cantilena ditada por franklin martins e logo são encontrados na sarjeta. E tem as besteiras antAlógicas e diárias da candidata, uma vez entregue a si própria. Estreita-se como nunca o caminho entre a dilmentira e a realidade gritante dos fatos. Isto, sim, é uma autêntica rede social, em defesa da sociedade brasileira livre e democrática. Coturno neles e bola pra frente.
ReplyÉ inegável que o Twitter, Facebook, Orkut e num grau maior, a Blogsfera influenciam os eleitor. Lê-se muito nos meses antes das eleições, mas acredito, de forma convicta, que a Televisão é decisiva. O Debate é o que vai demostrar "Nervos de Aço" dos candidatos e a TV Não perdoa.
ReplyNo periodo pré-tv a falação nas redes sociais alimenta apenas jornalistas e pseudo-pensadores.
Todos com os bolsos recheados de dinheiro do governo, especialmente jornalistas que se vendem.
A maquina Goebbeliana dos Porões do Palacio andou fazendo compras pesadas.
Lunarscape.
A PETRALHADA PODE COMEÇAR A SE COÇAR, POIS SERÁ DESINFECTADA DO PODER MUITO EM BREVE POR UM EXCELENTE PRESIDENTE QUE SERÁ SERRA, ALTAMENTE CAPACITADO COM COMPROVADA EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA E DE GOVERNO. O RESTO É CHORO DE LADRÃO QUE VAI PERDER A BOQUINHA.
ReplyCoronel: por quê a imprensa brasileira está quase ignorando ou escondendo essa grande vitória contra as FARC que foi o primeiro turno na Colômbia? Será que foi pelos palpites furados dos analistas e pelas pesquisas fajutas?.... Ou é o medo de que algo muito semelhante vai acontecer por aqui???
ReplyKKKKKKKK
Anonymus