Universidade companheira.

Em 10 de março último, o blog publicava um post intitulado "Lula, doutor em maquetes", sobre a UFABC, a Universidade Federal do ABC e a sua falência antes mesmo de estar funcionando. Ontem Lula voltou a uma das suas mentiras preferidas, a do presidente sem diploma superior que inaugurou o maior número de universidades. Típica afirmação de quem não tem diploma. De quem acha que uma universidade é um prédio e cursinhos de pedagogia e ciências sociais. A Veja desta semana mostra a verdadeira UFABC:

Tome-se o exemplo da Universidade Federal do ABC, na cidade de Santo André, em São Paulo. Ali se está diante de um caso de inoperância difícil de ser superado. Desde que ela abriu as portas, em 2006, nenhum reitor ficou no cargo mais de um ano. A evasão escolar chegou a 46%. Esse desastre ocorre em uma instituição onde cada grupo de seis alunos conta com um professor – um luxo que não se pode achar nem nas mais caras escolas superiores privadas dos países mais ricos do mundo. Quem paga o descalabro? Você, leitor, com os impostos que lhe consomem o suor do rosto durante cinco dos doze meses do ano. Confrontado com o cenário absurdo, Júlio Facó, assessor da reitoria, minimiza o problema: "O que falta à universidade é consolidar o nome, e só". A Federal do ABC é uma das treze universidades cuja faixa inaugural foi cortada pelo presidente Lula – quatro delas criadas do zero e as outras nove, que já funcionavam como faculdades, alçadas à condição de universidade ao cabo de processos de expansão. A imponência dos prédios contrasta com a alta ociosidade nas salas de aula. Isso se deve ao fato de que muitas das escolas foram erguidas em regiões de demografia rarefeita ou distantes de sua clientela potencial.

A revista também cita outras instituições criadas por Lula a toque de caixa para empregar a companheirada e entregar a sua gestão a sindicatos e movimentos sociais.

No município de Laranjeiras do Sul, no interior do Paraná, a Universidade Federal da Fronteira Sul, que funciona em outros quatro endereços, fincou um câmpus próximo a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na semana passada, durante a aula inaugural dos cursos de educação do campo e de desenvolvimento rural, ambos de nível superior, agitavam-se bandeiras do movimento aos gritos de "Viva o MST". Será preciso aferir com frequência a qualidade do ensino oferecido por essas instituições sob pena de que elas sirvam apenas de foco de apoio logístico a invasores de terras.

Lula torrou R$ 1,6 bilhão na expansão das universidades federais. Se tivesse comprado vagas ociosas nas universidades privadas(são 1,3 milhão de vagas em primeira fase!), a R$ 2,5 mil por ano, colocaria 650 mil alunos usando a ociosidade existente. Para Lula, o sem diploma mais esperto da história deste país, não é um bom negócio. Não gera cargo e poder para os sindicalistas e outros companheiros fazerem politicagem com dinheiro público.

13 comentários

Coronel,é certo que universidades não são os edifícios onde as aulas são ministradas, experimentos laboratoriais são conduzidos. Universidade é espaço (até virtual) para a produção de conhecimento, o que, nestepaiz tem valor negativo. Afinal saber implica pensar e pensar dói. Quem quer sofrer dores?
Propaganda tipo Goebbels é o que ele, noçço guia faz.

Reply

Justiça Eleitoral proíbe programa do PSOL

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro proibiu a exibição de programa partidário do PSOL local que exigia investigações do Ministério Público sobre o fato do escritório de advocacia da primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral, ser contratado pela empresa concessionária do Metrô fluminense. Em decisão monocrática de quatro páginas, o juiz-corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz de Mello Serra, concedeu parcialmente a liminar pedida pelo PMDB, partido do governador Sérgio Cabral, e determinou a suspensão das inserções. É a primeira vez este ano que a Justiça Eleitoral impede a veiculação de programa partidário.

As vinhetas estavam previstas para serem reexibidas na segunda e na quarta-feira da semana que vem. O PSOL já havia levado o programa ao ar no dia 19. O filme era apresentado pelo deputado estadual Marcelo Freixo e mostrava cenas dos vários problemas apresentados nos últimos anos no sistema de transporte público do Estado. No fim do ano passado, quando inaugurou nova linha e estação, o sistema metroviário do Rio entrou em colapso.

"Não há acusação. A gente narra um fato e pede uma investigação. Agora, isso incomoda muito o governador. Ele defende a censura, perde as estribeiras, xinga em eventos públicos. O governador parece ter nesse assunto o seu calcanhar de Aquiles. Não aceita fazer o debate. Por que isso o incomoda tanto?", questionou o deputado, que pretende apresentar recurso à decisão do juiz e solicitará que o programa seja reexibido no horário reservado ao PMDB. (Alfredo Junqueira, da Agência Estado) Leia mais na Gazeta do Povo.
Copiado do Blog. do Chico Bruno
Coronel, quem bem informado neste país não sabe que o PMDB é o partido dos Tentáculos sisiológicos e patrimonalista.
E como os iguais se atraem
PT E PMDB tudo haver, né?

Reply

Corona

Aguinaldo Silva tuitou:
Amigo meu que trabalha num instituto de pesquisa acaba de me ligar pra dar a notícia em primeria mão: Dilma tornou a cair!

Aleluia!

Reply

Lamento informá-lo, Coronel. Mas o Lula é formado, sim! Ele é graduado em mentirologia, com especialização em cinismo avançado. Fez também estágio em maquiavelismo e desfaçatez.

Reply

Coronel - divulgue este filme.

http://www.youtube.com/watch?v=ms3oSnT-jcY&feature=player_embedded#

Reply

Elle diz que, nos últimos 7 anos, foi o governo que mais investiu em educação.
Mas e qual é a explicação para a educação no paizzz estar tão mal ? Vide o resultado obtido nas avaliações de estudantes.

HOH-POA

Reply

A reportagem esqueceu de citar a UNILA, criada para oferecer cursos de cultura bolivariana a alunos dos paises bolivarianos...funciona dentro de Itaipu e terá uma sede suntuosa, com projeto do Niemayer (óbvio). As aulas serão dadas em 2 línguas!? Cursos: cultura bolivariana, movimentos sociais(estou cansado disso), por ai...tudo pago com nossos impostos. E o brasileiro, de tão cordeirinho, acha engraçado acertar as contas com o leão.

Reply
Homem Americano mod

Por favor, não esqueça de acrescentar a este universo (não é ironia nem trocadilho, tá?) a "Escola Nacional Florestan Fernandes", a universidade do MST que está pedindo ajuda aos brasileiros para promover a destruição da nossa nacionalidade. Vide:

http://www.socialismo.org.br/portal/educacao/65-artigo/1402-escola-florestan-fernandes

Reply

Lí no Estadão de ontem

Ainda faltam nove meses para o término do governo Lula, mas elee já procura gente para ajudá-lo a criar o instituto Lula, e, ao que tudo indica, será muito parecido com o instituto FHC.

Coronel, sugiro que abra um tópico para que seus leitores opinem sobre o que poderá ser encontrado neste tal instituto e, se houver livros, quais seriam os títulos.

Reply

Como fazer uma lista de livros? O apedeuta não lê. Pelo contrário: elogia e estimula os "professores" de SP que queimam livros. Uma curiosidade; será que sabe ligar um computador?
O tal instituto terá sim uma coleção de bebidas finas, todas superfaturadas e compradas com verbas das ONG'S e dos movimentos sociais! No máximo: coleção da Playboy.

Reply

É a Velha Máxima: "Quanto Pior Melhor" lembrando, ninguém poderá ser mais culto que ele, devemos ser Imbecís...

Reply

Pode parecer fora do contexto,mas é necessário ter em mente que essa esculhambação toda tem suas raízes fincadas na reeleição.

Maldito o presidente que a incentivou e a instituiu.

Reply

Uma pérola que pode ser colocada no instituto Lula como "curiosidades das viagens do presidente":

Num jantar da ONU, em Nova York, dois americanos estavam conversando sobre
a violência no mundo atual, ao lado do nosso presidente LULA.

Um deles mostra uma cicatriz no queixo e fala:
- New York City!


O outro mostra uma cicatriz na perna:
- Atlantic City!


LULA que observava o papo sem entender porra nenhuma, levanta a camisa,
mostra uma cicatriz na barriga e diz:
- Apêndi City!

Reply