"Bolsa-esmola", uma criação de Lula e da esquerda para atacar o "Bolsa-Escola".

O termo "esmola" foi utilizado por Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, então em campanha presidencial (antecipada, como sempre), referindo-se ao Programa Bolsa-Escola.
Juntar "bolsa" com "esmola" coube a um leitor, em carta à Folha de São Paulo. Não era um leitor comum e sim um professor-doutor em Geografia de uma universidade paranaense, envolvido com estudos sobre o MST, entre outros.
O termo caiu nas graças de Marilene Felinto, então do corpo de colunistas da Folha. Conhecidíssima pelo seu ativismo de esquerda, hoje ela escreve artigos como este, em que defende a eleição de Dilma Rousseff(PT), na revista Caros Amigos.
Já em outubro de 2002, Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa, usava o termo "Bolsa Esmola" formalmente para criticar o programa. Era transição de governo e Lula já estava eleito presidente.
Em 19 de janeiro de 2003, um artigo de Gilberto Dimenstein, na Folha, dava os créditos e a paternidade do termo "Bolsa-Esmola" a quem de direito: ao PT e, lá no início, a Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste final de semana, a candidata Dilma Rousseff(PT) declarou que a oposição chamada a Bolsa Família de "Bolsa-Esmola". E que agora, como o programa deu certo, querem mudar de idéia. Fica aqui o registro de quem cunhou o tema e de quem utilizou o mesmo, de forma oportunista e eleitoreira, pela primeira vez. A pesquisa foi feita apenas na Folha de São Paulo. A mentira, como sempre, continua grudada na Dilma.

Este post complementa outro publicado por Eduardo Graeff, no Blog eagora.

14 comentários

Mundinho pequeno.

Sharp Random conhece Felinto dos tempos da Fiação...

Essa mensagem se autodeletará em pouco tempo.

Reply

Coronel, o trabalho de pesquisa foi primoroso e resgatou a verdade. Provou que a mulher é uma mentirosa compulsiva.

Reply

Esse valor dado a Irmãos do Norte e Nordeste para alimentar a família é uma pornografia,

enquanto familias de presos que prticam crimes, dão prejuizo as Famílias e a Sociedade recebem mais de R$ 700,00

Reply

Coronel, por uma obra do destino a TV Globo está fazendo 45 anos e iniciou uma campanha Globo 45. A petezada vai a loucura, rssss.

Reply

;))) Corona, postei como anônis.
Essas 2 mess ficam prá posteridade?

Reply

O Stalinacio em um de seus desvairos falou, ops digo esbravejou: "como pode alguém ser tão imbecil e tão ignorante que chama o Bolsa-familia de assistencialista".

Fico feliz em saber que o bravateiro também é um imbecil e ignorante, ainda bem que ele reconhece.

Reply

Gostaria de fazer um registro.

Muita gente boa comentando no Coturno.

A trincheira da Democracia é AQUI, MEEESMO!

Muito bom. Abraço.

Reply

Não adianta ser razoável com petralhas. Eles não perdoam uma. Mesmo o que não precisa ser perdoado. Um petralha tem uma mentalidade de terrorista que acha que pode tudo.

Reply

FHC no Canal Livre !!!
Arrasou!!!

Reply

O PT que diz NÃO

Reportagem sobre o programa "Bolsa-Escola", em 2001, quando Lula e os petistas o chamavam de "bolsa-esmola".
Fizeram rima e votaram contra, confiram:

Prefeituras do partido boicotam programa
federal que destina dinheiro aos pobres

Caio Guateli/Folha Imagem

Marta Suplicy: ataques ao projeto social

O governo federal adotou um programa social chamado Bolsa-Escola, tocado pelo Ministério da Educação.
Ele destina uma ajuda em dinheiro a famílias pobres com filhos matriculados na escola.
Há cinco meses, o programa passou a ter abrangência nacional.
Todas as famílias pobres com filhos na escola ganharam o direito de requerer o benefício.
Para receber, elas precisam ser cadastradas pelas prefeituras.
As que atendem aos requisitos ganham um cartão magnético para sacar o dinheiro diretamente no banco.
Infelizmente, o Bolsa-Escola empacou nos municípios administrados pelo PT.
Os petistas decidiram boicotar o projeto federal, impedindo o cadastramento das famílias.
Em vez de facilitar a vida dos pobres, abriram fogo contra o governo e armaram uma confusão patética tentando encontrar argumentos para desmerecer a idéia de um projeto que sempre defenderam.
O principal foco de resistência é a prefeita Marta Suplicy, de São Paulo.
Primeiro ela implicou com os cartões magnéticos de saque bancário, argumentando que Brasília deveria incluir o logotipo da prefeitura ao lado do logotipo do governo federal.
Foi informada de que isso não seria possível, uma vez que não há como fazer um cartão diferente para cada prefeitura do país.
Então ela passou a acusar o programa de ser “eleitoreiro” e de ter sido feito sob encomenda para beneficiar o candidato do governo federal nas próximas eleições.
Os petistas ainda conseguiram encontrar um terceiro argumento contra o programa federal.
O presidente em exercício do PT, deputado federal José Genoíno, justificou a resistência de seu partido alegando que o benefício é uma “ESMOLA”.
Na semana passada, debaixo de críticas pesadas, Marta e os outros prefeitos petistas desistiram da briga e prometeram cadastrar os pobres.
Durante o período em que se discutiu inutilmente o assunto, estima-se que 250.000 crianças que vivem em cidades governadas pelo PT deixaram de ser atendidas.
Algumas provavelmente estavam complementando a renda com esmolas, estas conseguidas nos cruzamentos.

Fonte: http://veja.abril.com.br/220801/p_047.html

Reply

SENSACIONAL, CORONEL.

Mago

Reply
frederico menezes- PE mod

Valeu, coronel, seu trabalho de pesquisa. Precisamos repercutir.Mudando o assunto, assisti FHC no canal livre, ontem. Em alguns instantes ele esteve primoroso e contundente. Foi muito boa a participação dele, no entanto, achei que houve momentos em que ele aliviou bastante a situação. Deveria ter sido mais incisivo, principalmente, quanto ao caso de Cuba e do Irã. Sobre o Irã ele foi excessivamente diplomático. Mas, valeu!

Reply

Os petistas ainda acham que é terrorismo chamar a boneca de ventríloquo do lula de dilmentira. Pode?

Esse marqueteiro deles deve ser da equipe dusamericanus. Não sabe nada da "vida pregressa" do pt. É bom alguém da equipe petista colocá-lo a par de todas as bobagens que o Lula e quadrilha vomitaram aos quatro cantos do país, enquanto oposição. E Também avisá-lo de que temos o Coronel, sempre alerta, para fazer uma pesquisa pelos jornais, e derrubar a máscara dessa raça de potoqueiros!

Reply

Basta observar a rima. Escola rima com esmola, o que na época fazia sentido pela rima. Hoje inverteram a situação, mas, como toda idéia psicopata, fica sempre uma pista da inverdade. Pegaram o apelido que eles próprios fizeram e se esqueceram que é uma rima bastante antiga, feita pra servir a uma outra crítica. Aliás. Não entendo como este governo consegue inverter valores na sociedade. A mentira é tão descarada que, nós que temos consciência dela ficamos estarrecidos e aqueles que não sabem da missa a metade ficam anestesiados.

Reply