TCU sai na frente e avisa: trem-bala está atrasado.

Calejado de levar pancada do Lula e da Dilma, o TCU publica nota em que informa que o trem-bala é mais um obra do PAC que está atrasada:

"em 2007, o TCU havia aprovado, com ressalvas, o primeiro estágio do acompanhamento para concessão do TAV (Acórdão nº 693/2007 – TCU – Plenário). Decorridos mais de dezoito meses sem que fosse dada continuidade ao procedimento licitatório e verificada uma substancial modificação no primeiro projeto, o Plenário do Tribunal manifestou-se, por meio do Acórdão nº 241/2009, pelo reinício do acompanhamento, cujos prazos passariam a contar a partir da apresentação dos novos estudos de viabilidade econômico-financeira...Muito embora uma versão preliminar dos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE) tenha sido encaminhada ao TCU em dezembro de 2009, as audiências públicas para discussão do projeto, exigidas pelo art. 32 do Decreto nº 4.130/2009, que podem vir a alterá-lo, somente foram finalizadas em 29 de janeiro de 2010. O TCU somente poderá manifestar-se conclusivamente após o encaminhamento de todas as informações e dados finais do projeto, ou seja, de posse do EVTE definitivo, consolidado com o resultado das audiências públicas. Cientes dessa questão e considerando a relevância, complexidade e a magnitude deste empreendimento, os auditores do Tribunal já vêm analisando a documentação recebida, fazendo diligências e realizando diversas reuniões técnicas com ANTT, BNDES e consultores contratados, a fim de dar celeridade ao processo."

Leia aqui.

9 comentários

O Barão de Munchausen é fichinha perto do Lula da Silva. Pelo menos na imaginação e no discurso o Lula já construiu refinarias de petróleo, trem bala, usinas nucleares, transposição do São Francisco, penitenciárias federais, superprodução petrolífera e assim por diante.

Reply

Coronel

Volto a repetir e com algumas alterações, sobre esse assunto.

Bala no trem seria muito mais rapido e sem custos praticamente nenhuns. Mas, teria de ser assim: um trem saía de São Paulo para o Rio de Janeiro, super-lotado com todos congressistas, senadores, governo, e essa merda toda. No caminho os brasileiros fariam bala no trem. Quem chegasse vivo, era presidente de republica!

Reply

Cel.

O TAV é mais uma enganação desse governo safado e mentiroso, é só papo, só blá, blá, blá. Aqui no Paraná não conheço obra nenhuma do cachaceiro, a ampliação da Refinaria fazia parte do programa de ampliação da PeTrobrás à muito tempo, o apedeuta confiscou a obra para o emPACado.

Reply

Alguém acredita que esse trem bala vai ser construído?

Reply

Graças a DEus esse projeto faraônico de trem bala está atrasado. Espero que caduque e que só o próximo governo decida isso. Torrar 30 bilhões de reais para fazer um trem que SO TRANSPORTA PASSAGEIROS, a 200 reais por cabeça, sendo que o governo vai FUNDAR UMA ESTATAL para "aprender tecnologia" com o concessionário, e será o governo SÓCIO do empreendimento qeu segundo analistas, demoraria mais de 80 anos para se pagar... Temos muito mais PRIORIDADES para usar esses recursos, como estradas falidas Brasil afora, trilhos já prontos que estão subutilizados PARA CARGA, PORTOS que são uma piada, AEROPORTOS que são u m pesadelo. ACORDA BRASIL! DETONEM COM ESSE PROJETO BILHARDÀRIO de roubalheira e sem UTILIDADE para um país com nossas deficiências... Trem bala é pra país que já tem tudo resolvido ou pra pseudo potências emergentes mostrar pros outros como um brinquedinho tecnológico. Quero hospital, escola decente, estradas que não matem e segurança pública de VERDADE!

Reply

Aqui vai ser trem-fuzil.

Reply

Os bandidos do Rio já estão mais desenvolvidos. Eles estão inaugurando o trem-bala com mira a lazer. O TCU já está atrasado, também, depois de tanto tampo.

Reply

Meu finado pai dizia, quem abraça o mundo com as pernas, cai de bunda, agora eu entendo...

Reply

Como diria meu pai, "não me diga-me!"...

Falando sério, quem precisa de trem bala?? Um trem normal, porém moderno, como todos na Europa, com trilhos em bom estado, atinge tranquilamente 200km/h. Seria SP/RJ em 2h30m. Por uma fração do custo.

Mas gastar pouco não é a idéia, claro. Fica mais difícil super faturar...

Reply