É impressionante a pressão que está sendo feita sobre José Serra(PSDB-SP) para que ele lance a sua candidatura à presidência. A semana encerrou-se com Aécio Neves(PSDB-MG), que já havia desistido em prol do paulista, voltar e engrossar o coro. Ciro Gomes (PSB-SP) lançou-se à luta. Pesquisas fajutas e flagrantemente manipuladas tanto nas amostras quanto nos cartões com o nome do paulista escrito ao contrário "atestaram" a sua queda nas preferências. A própria revista The Economist faz uma reportagem ameaçadora, afirmando que Serra deveria sair logo em campanha, se não quiser ser o melhor presidente que o Brasil nunca teve. Pode-se afirmar que o mundo inteiro quer que Serra lance a sua candidatura, por um simples motivo: para que haja uma antecipação da campanha eleitoral e para que Lula, nestes últimos dias até abril, quando ainda pode carregar o seu cone de trânsito debaixo do braço, possa partir para o confronto direto. Para que Lula possa acampar em São Paulo e atacar frontalmente Serra. E para que, com uma definição clara do adversário, o presidente possa cometer os seus crimes eleitorais com um pouco mais de eficácia, já que o povão não entendeu que a bichinha está palanqueira, pois mesmo as pesquisas chapa-branca mostram que ela pode perder no primeiro turno para o tucano paulista. A última onda lançada contra José Serra é que ele estaria desistindo da candidatura, com medo de ficar sem mandato. O passado do governador não dá margem a esta especulação. Derrotado por Lula em 2002, teve que esperar até 2004 para voltar, como prefeito de São Paulo. Não se tem notícia de nenhum sacrifício desta ordem, feito por Aécio Neves. Ou por Tasso Jereissatti. Ou por Sérgio Guerra. Só mesmo na cabeça da imprensa vendida, dos políticos corruptos que querem fazer escolhas sem riscos, dos tucanos cagões e das ratazanas petistas um político que está em primeiro lugar nas pesquisas poderia desistir de uma eleição que pode ser a mais fácil de todos os tempos, dada a imbecilidade e a falta de preparo da candidatura oponente. José Serra está cumprindo magistralmente o seu próprio cronograma, apesar das chuvas e trovoadas. Se resistir, terá tudo para ser um grande presidente.
36 comentários
Jose Serra,coloca a Katia Abreu pra Vice, voce vai longe!
ReplyBem Coronel, eu já comentei com alguém lá no chat que essa estória de arreS ésoJ desistir da candidatura é conversa fiada. O objetivo dele é – e sempre foi – a presidência da república.
ReplyQuanto ao lançamento imediato da candidatura, eu também seria a favor, se soubesse que a justiça eleitoral fizesse uso de apenas um peso e uma medida. O senhor mesmo constatou que não é o caso. E tem razão também quanto aos possíveis ataques a que arreS ficaria exposto.
Penso que por enquanto seria melhor começar a comprar as próprias pesquisas, ficar em evidência na mídia (como no encontro com os juízes), e trabalhar discretamente para resolver essa questão do vice.
Brilhante análise, Coronel. Eu também achava que o Serra tinha de sair a campo logo, distribuindo bordoada. Reconheço, estava errado.
ReplyTudo tem sua hora e lugar...
Tudo bem, mas vamos nos lembrar que não existe apenas José Serra. Existe Álvaro Dias também.
ReplyZé Bigorna
Tomara que resista mesmo e não se intimide com as provocações dos petralhas, já que se se lançar agora, será indubitavelmente punido pelo TSE, pois a faca de lá só tem um gume, ou seja, só corta para um lado.
ReplySeu comentário me fez lembrar que José Serra tem caído numa série de armadilhas, nem sempre preparadas apenas pelos adversários.
ReplyEm 2002 tinha tudo para vencer de goleada, mas não utilizou nenhum programa social, como Bolsa-Escola e Bolsa-Alimentação, de sua pasta da saúde, para comprar votos, como faz o lula. Assim como, praticamente não teve apoio algum de seu partido.
Estranhamente, perdeu, como sempre acontece com os candidatos do PSDB, nos estados comandados pelos tucanos, com exceção de São Paulo. No nordeste, lideranças importantes de seu próprio partido carimbaram em José Serra a marca de antinordestino.
Com tantas traições, nem precisa da truculência dos adversários.
Convenceram-no de que, para se manter em evidência, deveria disputar a prefeitura da capital paulista.
De repente, surge a boataria de que usaria a prefeitura para ser novamente candidato à presidência. E isso não partiu somente dos outros partidos.
Forçado a prometer que cumpriria sua gestão na prefeitura até o fim, fez malabarismos para garantir que seu vice continuaria seu trabalho, sem modificar projetos e equipes. Demonstrando lealdade e correção, Gilberto Kassab atendeu sua solicitação.
Mesmo assim, o golpe surtiu efeito e Serra foi obrigado a desistir da candidatura presidencial.
Agora, esses mesmos que sempre puxaram seu tapete, estão entre os que querem colocá-lo na fogueira para se queimar.
Ninguém quer por as luvinhas de seda, como o senhor diz, na sujeira. Querem, novamente, que o provável candidato faça tudo sozinho. Oras, maldade tem limites.
Pernambucano com vergonha diz:
ReplySerra faz sua parte, mas o partido não faz nada
Parte 1
Gostaria de comentar o fato em três sequências, e que assim fosse postado, para não rasgar o raciocínio.
Jamais Serra poderia se lançar na disputa antecipadamente, estando em primeiro lugar e sendo de oposição, com um governo Lula ruim sendo bem avaliado pelo povo (pior ainda).
Sua postura é correta, com raríssimas ressalvas.
Ele peca por não montar um núcleo duro que dialogue com os aliados no País, para montar sua estrutura de inteligência Brasil à fora; para testar táticas de "guerrilha" antes de a guerra começar; para criar ramificações que farão sua propaganda fluir; que farão sua anti-propaganda funcionar, etc...
Pernambucano com vergonha diz
ReplySERRA
Segunda Parte (2)
Serra tem que recrutar pessoas em todas as regiões de todos os Estados para fazer sua comunicação paralela ao Guia Eleitoral (já), usando para tanto seus aliados de primeira grandeza nas unidades federativas.
Exemplo: Em Pernambuco, escolhe interlecutores de Araripina, Ouricuri, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada, Cabrobó, Floresta, Arcoverde, Sertânia, Afogados, Garanhuns, Pesqueira, Belo Jardim, Bezerros, Toritama, Caruaru, (Ipojuca (Porto de Ganilhas), Itamaracá, Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Olinda – locais turísticos), Recife.
Em cada município cria-se um núcleo de irradiação de informações e de planejamento estratégico voltado para os interesses locais, associando a campanha ao futuro com Serra no poder.
Se possível, com um blog local, veiculando temas da terra e outros preparados por uma equipe SUPERIOR HIERARQUICAMENTE, de modo que as emissoras de Rádio sejam pautadas por este blog, e os debates nos bares e mesas de qualquer natureza girem em torno dele.
Ótima análise.
ReplyQue Deus ilumine o Serra e na hora certa ele diga que é candidato.
Pernambucano com vergonha diz:
ReplySERRA
Terceira Parte (3)
Depois de criada essa estrutura, inicialmente a mínima necessária para a fase de testes, adaptações e aperfeiçoamentos, REALIZA-SE URGENTEMENTE uma reunião em São Paulo, ou em qualquer outra parte (é importante que seja em um só lugar com gente de todo Brasil, para passar a idéia de grupo), para que as ATIVIDADES DE CAMPO iniciais sejam definidas, os grupos sejam respaldados, a hierarquia seja definida e anunciada aos interessados, e AS AÇÕES SEJAM DESENCADEADAS, para que os resultados sejam medidos e pesados, evidentemente que através de pesquisas qualitativas e quantitativas, comparando o antes e o depois de cada AÇÃO DESENCADEADA.
Isto, porque não podemos entrar na campanha levando a sério tudo o que dizem os marqueteiros e estrategistas de São Paulo, que nada entendem do interior do país, muito menos das diferenças de língua e de pensamento de cada povo.
A CAMPANHA TEM QUE TER UMA MENSAGEM GERAL E MUITAS ESPECÍFICAS, todas com respaldo da cúpula.
Jose Serra não tem medo de eleição não: Partiu pra duas tentativas para rpefeito em São Paulo em péssimas condições nas pesquisas e com o partido ainda sem estrutura, sem medo de ser feliz. Perdeu as duas e muita gente na época dizia que ele estava condenado a ser só parlamentar, que sua carreira em qualquer executivo estava terminada. O cara foi pro ministério da Saúde, fez um trabalho de titã e se elegeu prefeito e governador da principal capital e do maior estado respectivamente. O currículo do Serra mostra bem sua formação intelectual e ele é inteligente para saber que quem faz a hora dele é ele mesmo. Deixem as hienas gritar a vontade. Ele está correto. Quem precisa tomar um choque de CORAGEM e EVERGADURA MORAL é Aécio Neves.
ReplySERRA
ReplyParte 4 (extra)
Não sei quem pensa e decide sobre a pré-campanha, enquanto Serra governa SP. Sei apenas que em Pernambuco seu representante, Sérgio Guerra, não consegue, ou mão quer, ou amarra a seu interesse pela reeleição as coisas da campanha presidencial, de modo que não se vale das foças e cabeças que poderia dispor. Isto deve ocorrer apenas com um intuito: o de privilegiar um ínfimo grupinho a ele ligado, de triste memória, num eventual futuro governo Serra. Guerra é conhecido, para o bem ou para o mal, mas a campanha de Serra precisa dar um vôo panorâmico, desatrelando Serra de certas fábricas de nós.
O fato é: outros atores precisam ser chamados em todos os estados, suprapartidariamente, porque nos interiores a pulverização partidária existe como forma de salvação individual e grupal, e poucos são aqueles que aceitam integrar a “panela” dos caciques tucanos que dialogam com Serra aí em São Paulo.
Portanto, que se faça urgentemente uma abertura (perestroica) aí no comando para a inserção de novas forças.
Que chamem, por exemplo, pessoas como Raul Henry, deputado federal; Guilherme Coelho, ex-prefeito de Petrolina; André de Paula, deputado federal macielista; Mendonça Filho, ex-governador de PE; Terezinha Nunes e Augusto Coutinho, deputados estaduais de PE; sem contar com a imprescindível chancela de Jarbas Vasconcelos, o “dono” dos votos e da ética.
Estes, por sua vez, terão discernimento necessário para recrutar as peças adequadas e eficientes com vistas ao perfeito funcionamento da máquina prévia. É o que penso. É o que ouço nas “cavernas”.
Essa hipótese que o Serra pode desistir, têm tanta credibilidade qto aquela, que ele já havia escolhido o Arruda para vice.
ReplyPERNAMBUCANO COM VERGONHA DIZ:
ReplyPARTE 5 (EXTRA)
Enfim, que se monte blogs afinados e tocando com regfente; que se crie grupos de trabalho pelos interiores; que se aprove urgentemente algumas táticas e se teste em campo, aferindo o antes oi o depois, com pesquisas, para posterior uso em larga escala; que se descubra o discurso nacional e local; que se faça nascer a capilaridade (estrutura com cabeça e dedo mínimo), etc, etc, etc.
Que se chame as pessoas certas urgentemente para um diálogo, visando quebrar a hegemonia de um provável grupinho que se vale de um nome sedimentado há anos para apresentar como resultado de um trabalho (equivocado), Serra precisa arejar as mentes dos que o assessoram, pára que entendam e aceitem em quanto é tempo as particularidades de cada localidade.
Abraço do Sertão, melado de queijo fresco e mel saído do engenho.
Com gosto bem diferente dessa briga de alguns “palmeirenses” que chegam com faca enferrujada cuspindo e chutando um “corinthiano” que se passa por coitadinho. Talvez querendo colocar tudo a perder.
Cornel
ReplyTem razão. Ele deve fechar a boca até maio.
Depois ainda tem muito tempo para fazer campanha e ganhar.
Quanto aos ingleses, são tão porcos como os franceses.
PERNAMBUCANO COM VERGONHA DIZ:
ReplyPARTE 5 (EXTRA)
Enfim, que se monte blogs afinados e tocando com regfente; que se crie grupos de trabalho pelos interiores; que se aprove urgentemente algumas táticas e se teste em campo, aferindo o antes oi o depois, com pesquisas, para posterior uso em larga escala; que se descubra o discurso nacional e local; que se faça nascer a capilaridade (estrutura com cabeça e dedo mínimo), etc, etc, etc.
Que se chame as pessoas certas urgentemente para um diálogo, visando quebrar a hegemonia de um provável grupinho que se vale de um nome sedimentado há anos para apresentar como resultado de um trabalho (equivocado), Serra precisa arejar as mentes dos que o assessoram, pára que entendam e aceitem em quanto é tempo as particularidades de cada localidade.
Abraço do Sertão, melado de queijo fresco e mel saído do engenho.
Com gosto bem diferente dessa briga de alguns “palmeirenses” que chegam com faca enferrujada cuspindo e chutando um “corinthiano” que se passa por coitadinho.
O povo está vendo que o Serra está tendo um comportamento virtuoso, agindo dentro da lei e aguentando uma pressão terrível.
ReplyA meu ver, o vice ideal para o Serra seria o Jarbas Vasconcellos, que, sabe-se lá por quê, teima em continuar no PMDB. Mas a Kátia Abreu é uma ótima e viabilíssima segunda opção.
Pernambucano com vergonha diz
ReplyPARA QUE REFLITAM, E REFLITAM, E REFLITAM....
Numa Campanha, não pode haver pelotão intermediário pegando idéias não conclusas para “vender” ao escalão superior. Se for por aí, Serra vai mal, obrigado. Se é para ajudar, que se faça a corrente, com o povo fazendo a campanha em todos os rincões, pois campanha que é campanha (vitoriosa) é aquela feita pelo povo. Campanha vitoriosa não tem chefe, é anárquica quando chega às ruas.
Do contrário, é só mais uma campanha infeliz do começo ao fim.
Abraços do interior pernambucano, melado de carne de bode assada com tapioca e café da hora.
Não há necessidade, por enquanto, de Serra entrar numa briga para discutir com lula. Isto porque, as candidaturas não foram oficializadas.Um embate agora entre Serra e Lula; a quem interessaria? Claro que aos petralhas.Por lei, ninguém pode expressar-se como em campanha, como faz lula e sua cupincha. Mas êles são blindados pela cumplicidade do tre. Por isso, acho certo a negativa do Serra em se expor no momento. Acho porém, que êle deveria escalar alguns parlamentares amigos para fazer o papel de defensores, contra-atacando vigorosamente as futricas vomitadas pelos petralhas.
ReplyQuerem um boneco pra malhar. Felizmente, Serra não caiu na armadilha. E isso está deixando a seita petista e o Stalinácio em cólicas. Vê-los assim, recebendo uma má notícia por dia, do Ciro e do PSDB na imprensa desmetindo a sinistra, não tem preço.
ReplySERRA2010!!
Mas como fala essa pernambucano e como mal heim. Será que é de Garanhuns?
ReplyResista, Serra!!!! Recomendo um curso de flauta para, tal qual o Flautista de Hamelin no conto folclórico dos Irmãos Grimm, levar na flauta as “gordas ratazanas vermelhas que tomam conta do Brasil” ao extermínio.
ReplyCalma, tem pressa não. Não tem necessidade de virar vidraça tão cedo.
ReplyMarisa Serrano acho que daria uma boa vice. Mulher de verdade.
Pernambucano com vergonha diz:
ReplyGaranhuns fede, palmeirense?
Lula é de Caetés...
Cuidado para não misturar essas coisas em suas pregações pelo Braz ou por onde quer que ande.
Disputa presidencial não é briga de palmerense contra corinthiano. É disputa entre todas as torcidas e todas as tendências com um único objetivo: o Palácio do Planalto.
Cuiodado para não contribuir com o discurso do "sapo barbudo', que tenta colar em Serra a pecha de "anti-nordestino".
Ademais, vê bem com teu psiquiatra se não "estás a usar o cérebro da Dilma", como bem suspeitaria o português da padaria.
OBS: Militante é uma ferramenta utilizada para construir pontes e ampliar horizontes. Vê se tu tá se prestando a isso.
Serra e Aecio estão deixando a petralhada maluca.Deixem a Dilma sózinha em campanha que ela mesmo se destrói.A mulher é horrorosa em todos os sentidos.Vade retro Dilma
ReplyCoronel
ReplySei que o post deve ser seu, pois o Blog também è seu!
Mas, e se esse cabra "escorpião", fizer a vontade ao lulla, ou seja, avança antes de maio, para se queimar, porque realmente o que ele quer mesmo, è continuar sendo governador?
Escorpião è sempre escorpião, não è, Coronel? Pela minha parte, desconfio desse cabra que continua não gostando de policiais nem de militares, tanto tempo depois de ter fugido para o exilio dourado no Chile.
Sei que me vai dizer que esse è o melhor que se tem na politica para fazer freente ao lulla e dilma. Será? E o Geraldo?
Quando se especula das possibilidades políticas para Serra compor sua chapa, fica mais claro a difícil mas criativa estratégia de postergar a oficialização dos Tucanos.
ReplyA definição antecipada, a campanha antecipada, as provocações antecipadas denotam algo que Lulla não quer admitir; Dillma é Ruimself pacas!
O blá blá blá de eleição plebiscitária e nhém nhém nhém etcétera e tal prá mim nada mais é do que o resultado da prepotência do apedeuta que se acha indispensável ao mundo e pretendia fazer o 3° mandato de uma forma ou de outra.
É compreensível para quem conhece a trajetória desse ótimo pelego.
O Brasil precisa retornar à Lei e à Ordem: nada melhor do que o "mandato" do futuro presidente José Serra ter início dentro dos princípios básicos que regem os mandatos dos estadistas, cumprindo prazos, superando as etapas gradualmente, dando exemplo ao povo para que este povo reaprenda e reconstrua o Brasil. Chega de Estipaiz!
ReplyCoronel
ReplyFiloxera:
Plenamente de acordo com o seu comentário de
17h39min.
Perito
Só espero que Serra tenha um mínimo de caixa pra fazer frente a "campanha mais bilionária que nunca antes neste país se viu" e que vai ser colocada na rua pelo PT...
ReplyFiloxera
ReplyGeraldo só reaparece como alternativa viável à Presidência da República se voltar a governar SP.
Serra tem a preferência nacional e Alckmin tem a estadual.
Cá com minhas dúvidas também, penso que a única saída que tenha chances de acontecer é tentar eleger Serra para trazer de volta os interlocutores que nos permitam influenciar os rumos da nação.
No momento, como oposição, já notamos ter influência próxima de ZERO. Ou a recrudescimento da corrupção e da forçada de barra contra o estado de direito, o regime democrático e da impunidade não são suficientes para realizarmos nosso peso?
O jogo a ser jogado está posto.
Penso que indo além da especulação sobre o vice estaremos contribuindo para a dispersão que abre flancos ao PT e sua máquina de sofismar e plantar inverdades.
A tabulação das pesquisas marcadas uma após a outra engendrada com muita antecedência alavancando fraudulentamente o nome da ex-terrorista dando nexo a sua aparição mais acintosa na mídia não é pouca coisa a ser combatida.
Dillma é Foro de São Paulo, avalizada por Chávez (em que pese sua derrocada) e se crescer contará com o braço armado de todo o espectro do terror.
Eu acredito que Serra também avalie se vale a pena expor o Brasil a um novo patamar de atividades terroristas. Preocupação legítima.
É o tempo mal empregado pela oposição que vai definir se teremos que ser patriotas por um lado ou pelo outro, pois sempre o seremos, há brios em todos nós prá dar em vender!
Um abraço, caro Filoxera.
Ele está certo e vai conseguir suportar a pressão.Dora
ReplyPorém, para desassossego do eleitor oposicionista, há a hipótese mais horizontal, que menos tem a ver com patriotismo nos moldes que a maioria de nós entende, dado o teor dos comentários durante esses mais de 2.000.000 de visitas, que é um desejo bem humano de se conservar no poder para ser cogitado na "repescagem" de 2014.
ReplyCruel esse mundo da política do ponto de vista do eleitor militante, não ?! Ah ! Eu acho. Cruel.
;)))
Alckmin perdeu a eleição, perambulou, Serra lhe deu emprego.
ReplyDá prá imaginar uma inversão ?
Político é "serumano" gente.
Prefiguração do estágio atual de desenvolvimento da raça... por mais que tenhamos convicção que "POLÍTICO NÃO É PROFISSÃO", inoculado o veneno da profissionalização, às favas todo e qualquer escrúpulo.
Por essas e por outras que vejo muita crueldade dos políticos emitindo sinais dúbios e contraditórios o tempo todo para a sociedade desencantando os jovens e reforçando tendências suicidas diretas e indiretas em larga medida.
Os gringos têm um termo, "be cool". Algo como "fique frio", aqui para nós. Ou "segure as pontas", "sossega", "suave", "deixarolar". "Na manha do gato", deu para entender?
ReplyTomara que seja isso mesmo, Coronel, tomara! E tomara também que o mineirim Aecim tome jeito e leve Minas para a chapa de Serra!
Reply