Que falta faz o TCU, o STF, o Senado...

A Veja antecipa o que todos já sabiam. Lula vai comprar, por bilhões e bilhões a mais, os caças Rafale do "meu amigo Sarkozy". Desde quando uma compra neste valor, feita através de licitação, vai gerar apenas uma análise técnica, sem um posicionamento da Aeronáutica? Isto é lesivo aos cofres públicos. Isto é possibilidade de maracutaia. Isto é indício de corrupção. Uma concorrência deve declarar um vencedor, claramente, seja por técnica ou por preço. Não está na hora da oposição exigir que a aquisição dos caças passe pelo Senado? Não existe uma Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional? Não existe mais TCU, Senado, STF? Desde quando Lula pode abrir o cofre sozinho e decidir que vai gastar bilhões a mais numa concorrência que pode, notem bem, pode estar sendo fraudulenta?
....................................................................
As notas do Radar da Veja:

Vai dar França 1 - Até o fim do mês, Lula recebe o relatório da FAB sobre a bilionária compra dos 36 caças. Mas, e se o relatório apontar os aviões americanos ou os suecos como melhores que os dos franceses, com quem o Brasil já se acertou? Não há essa chance. Precavido, Nelson Jobim já costurou com a Aeronáutica um relatório que analisará tecnicamente cada equipamento, mas sem caráter conclusivo. Ou seja, não dirá que uma proposta é superior às outras. A compra dos caças será o último ato do "Ano da França no Brasil".

Vai dar França 2 - No encontro privado que teve na semana passada com Nicolas Sarkozy, Lula pediu-lhe que apertasse a Dassault, fabricante dos Rafale. Nas negociações finais com os brasileiros, a Dassault quis rever algumas condições de pagamento. Lula reclamou. Sarkozy prometeu enquadrar a empresa.

12 comentários

Que falta fazem as FFAA!!

Que historia é esta de costura??

Reply

Veja deveria informar de quanto será a comissão -por fora e depositada em bancos abroad - que depois chegará aqui na forma de sacolas que a PF do Tarso,preocupada em assombrar Yeda, nunca descobrirá a origem.E comissão deve gordinha pois deve cobtemplar o colega francês.

Reply

Olá Coronel,
Desculpe-me por postar nos comentários deste artigo um assunto que não tem nada a ver com o cerne da discussão proposta, mas não achei um link do tipo "mande matéria ara o Coronel.."

Quero te enviar dois links sobre a MENTIRA DO TSE A RESPEITO DA ANUNCIADA INVIOLABILIDADE DAS URNAS ELETRÔNICAS. eles mentiram... Veja abaixo (trat-se de links que recebi ontem no meu leitor de feeds)

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/11/20/perito-quebra-sigilo-eleitoral-e-descobre-voto-de-eleitores-na-urna-eletronica/

http://vimeo.com/2007855

Um grande abraço, parabéns! Continue por favor. Nós, seus leitores, somos gratos e acreditamos em você

Reply

Há muito que venho dizendo, em toda a parte, que estamos sob uma protoditadura comunofascista tutelada pelo Foro de São Paulo. Parecia algo exagerado, mas vejo agora, com um certo alívio, que muitos outros, bem mais abalizados do que eu, vêm identificando, cada vez mais, o desgoverno lullopetista com ditadura, populismo de esquerda, comunismo e fascismo.

Na verdade, nós vivemos num simulacro de democracia, e tenho ousado até afirmar que, Cubs à parte, o Brasil é o país latino-americano onde o processo de comunização vem se desenrolando com mais eficiência e segurança, passo a passo, tal como foi preconizado pelo corcundinha psicopata (todos eles são!) Gramsci.

A esperança que ainda nos resta é derrotar a candidata-botox do desgoverno comunofascista do Foro de São Paulo em 2010 e, a partir daí, iniciar o longo processo de "desratização" do país. Com uma condição sine qua non: a de que o folclórico, mas perigosíssimo protagonista dessa palhaçada político-institucional em que se transformou o país não volte mais ao centro do picadeiro!

Reply

Você está ficando um ironista, Coronel. Nelson Jobim é precavido.

E esta história de a Aeronáutica fazer um relatório técnico que nada conclui? Que espécie de Técnica é esta, Coronel?

Você está ficando excessivamente irônico, Coronel. Aqui no Ceará a gente qualifica tal precaução e tal técnica por outro nome.

Reply

Coronel,
Certíssima a sua nota. Mas não vai ser tão simples assim para o governo declarar que o avião francês é o vencedor. A legislação comtempla basicamente dois tipos de licitação pública, para fins de declarar como vencedora uma determinada proposta: menor preço ou melhor técnica. Prevê ainda um terceiro tipo, que é uma combinação de preço e técnica, determinando uma ponderação para cada um desses fatores.
Logo, não há como fugir do que determina a lei. O governo será obrigado a dizer se a opção é pelo menor preço ou a melhor qualidade e justificar plenamente. Caso contrário, não só os demais concorrentes, com qualquer instituição ou cidadão, poderão recorrer e levar a decisão final aos tribunais. Se o governo Lula está mesmo decidido pelo Raffale, terá de fazer uma mágica muito bem feita para justificar esse resultado. Não vai ser fácil.

Reply

Caro MCLXX;
Seu arrazoado está perfeito; pelos trâmites legais, essa canalhice não sairá nunca!
Ocorre que, vc mesmo deixou a dica pro Lulla e camarilha: Só fazendo mágica!
E mágica, que os verdadeiros mágicos me perdoem pelo uso da palavra, é o que mais faz esse governo safado!
Fazem mágica em todas as ações onde entra o dedo petista!
Depois de tantos escândalos e crimes cometidos pelo bando, todos devidamente encobertos, arquivados e/ou "legalizados", fica mole futurar!
E agora com a maioria também no STF, as apresentações do espetáculo é ao vivo e a cores, diretamente da nossa mais alta corte de justiça (tudo minúsculo), para que o Brasil inteiro saiba quem é que manda no pedaço!
Todos os poderes da República estão contaminados; embora ainda dê tempo de extirparmos esse câncer das nossas vidas!

Reply

O Cumpanhêru tem que ficar esperto na hora do rachachá porque a parte do amigo Sarkozy é em Euros. Se ele bobear pode ficar com menos. Ainda ontem no canal Discovery Turbo estava assistindo um documentário sobre aeronaves em desenvolvimento e se fez uma comparação leve entre os caças F22, Suhkoi, Rafale, Eurofighter, JSF e o sueco. A superioridade do F22 é enorme. Claro que o F18 proposto pela Boeing é um pouco menos moderno, mas, na minha opinião, assegurados os critérios de fornecimento de tecnologia, é a melhor opção.

Reply

EU SOU VC. AMANHÃ, PRESIMENTE.

http://noticias.uol.com.br/politica/2009/11/21/ult5773u3023.jhtm

Reply

Caro Pedro Rocha,
A pergunta que não quer calar é a seguinte: será que a Aeronáutica vai se prestar realmente a esse ridículo papelão? Os seus oficiais que integram a comissão de licitação vão deixar de dizer claramente qual é para eles o melhor avião? Perderam totalmente a vergonha e os escrúpulos? Não quero acreditar!

Reply

Vai se que nem o caso STF x Battisti, a Aeronáutica vai dar seu parecer, porém a palavra final (que pode ser contrária ao dito parecer) será do Supremo Analfa.

Reply

Concordo com o Fred;
Depois da refugada do pangaré STF, derrubando todas as apostas, ficou tudo liberado! Quem manda nessa josta é o homi, e pronto!
Jobim, que mais parece o bobo da corte com aquele uniforme de campanha, não passa de pau mandado!
Faz lá seu teatrinho, mas até pra isso o cara é incompetente!
A caterva, tá dando gargalhadas às nossas custas! Infelizmente!

Reply