O simbolismo de Honduras.

O que está ocorrendo na Nicarágua, que já ocorreu na Venezuela, Bolívia e Equador, reforça o simbolismo de Honduras. Trecho de reportagem da Veja, desta semana:

A diferença agora é que os caudilhos se dizem de esquerda e "bolivarianos", tendo como traços comuns a impossibilidade de convivência com a imprensa livre, o desrespeito à Constituição e a formação de esquadras de bate-paus para intimidar fisicamente os adversários. O patrono da turma é o venezuelano Hugo Chávez, secundado por figuras menores como o equatoriano Rafael Correa e o boliviano Evo Morales. Em Honduras, Manuel Zelaya tentou o golpe bolivariano, mas seu voo de galinha foi interrompido em pleno ar pela Corte Suprema e pelos militares. O mais novo aderente ao caudilhismo de esquerda é o nicaraguense Daniel Ortega. A única surpresa é ele não ter sido o primeiro a aderir. Ortega está cumprindo à risca o manual de instalação de ditaduras de esquerda em países de instituições fracas. Na segunda-feira passada, um grupo de seis juízes da Corte Suprema acatou um recurso, apresentado pelo próprio presidente, exigindo a anulação do artigo 147 da Constituição, que proíbe a reeleição. Caso a decisão seja ratificada por nove dos dezesseis magistrados do tribunal, Ortega poderá concorrer nas eleições de 2011. Como ele nomeou oito desses juízes e ainda tem direito a indicar mais um, o golpe constitucional está praticamente pronto. Quando for consumado, o presidente da Nicarágua engrossará o time dessa nova modalidade de ditadura.

5 comentários

Coronel, niguém destes que você cita... "O mais novo aderente ao caudilhismo de esquerda é o nicaraguense Daniel Ortega", é novo em nada. A bem da verdade, eles sempre foram. Apenas que eles devem ter achado que o mundo já havia se esquecido do terrorismo impetrado por eles no passado. Só que agora se apresentam com uma fachada de "progressistas" pra ver "se cola"...

Reply

Faltou ao Cumpanhêru dois dedinhos de coragem e chance para dar o mesmo golpe aqui. Com 80% de popularidade e bastante grana ele teria boas possibilidades de fazer passar aquela emendinha boba de perenizar a reeleição, mesmo com o forte alarido da voz rouca das ruas. Foi por muito pouco mesmo que escapamos dessa ditadura calçada numa reforma comprada da constituição. Devemos sempre agradecer a DEUS por isso.

Reply

Ortega indicou oito juízes da Corte Suprema? E aqui? Não foram oito também os nomeados pelo cana-braba? Presidentes nomeando juízes pode ser constitucional mas é uma afronta à Democracia. onde está a isenção dos magistrados? A revolução do proletariado se dá agora pelo voto de cabresto dos miseráveis e ignorantes. Basta
Artur VHH

Reply

E o "Duas Caras"? Quando é que a nossa honorabilíssima "mídia" vai admitir que ele também joga no time dos bolivarianos? Quantas Honduras serão ainda necessárias, para não falar do que está acontecendo aqui mesmo, no país dos tolos?

Reply

OFF TOPIC

A esta altura dos acontecimentos, as circunstâncias em Honduras são muito interessantes para o Governo Constitucional conduzido pelo Sr Michetetti.

Formalmente o golpista Zelaya “está solto”, porém na prática está preso!

E legalmente está “fora de Honduras” na embaixada brasileira, porém está sob controle e isolado dentro de Honduras.

*** CHEQUE MATE, ZELAYA !! ***

E Micheletti não é responsabilizável por nada disso.

O próprio Micheletti não seria capaz de construir uma circunstância tão CONVENIENTE como esta em que o próprio golpista Zelaya se meteu !!

Reply