Lula não elege Dilma, afirma o IBOPE.

A Veja publica entrevista onde o "homem do Ibope", Carlos Alberto Montenegro, que é categórico: "Lula não fará o seu sucessor."

Ao contrário do que muita gente acredita, o senhor aposta que Lula, mesmo com toda a popularidade, não conseguirá eleger o sucessor.
Uma coisa é ele participar diretamente de uma eleição. Outra, bem diferente, é tentar transferir popularidade a alguém. Sem o surgimento de novas lideranças no PT e com a derrocada de seus principais quadros, o presidente se empenhou em criar um candidato, que é a Dilma Rousseff. Mas isso ocorreu de maneira muito artificial. Ela nunca disputou uma eleição, não tem carisma, jogo de cintura nem simpatia. Aliás, carisma não se ensina. É intransferível. "Mãe do PAC", convenhamos, não é sequer uma boa sacada. As pessoas não entendem o que isso significa. Era melhor ter chamado a Dilma de "filha do Lula".

Porém já existem pesquisas que colocam Dilma Rousseff na casa dos 20% das intenções de voto.
A Dilma, em qualquer situação, teria 1% dos votos. Com o apoio de Lula, seu índice sobe para esse patamar já demonstrado pelas pesquisas, entre 15% e 20%. Esse talvez seja o teto dela. A transferência de votos ocorre apenas no eleitorado mais humilde. Mas isso não vai decidir a eleição. Foi-se o tempo em que um líder muito popular elegia um poste. Isso acontecia quando não havia reeleição. Os eleitores achavam que quatro anos era pouco e queriam mais. Aí votavam em quem o governante bem avaliado indicava, esperando mais quatro anos de sucesso.

Diante do quadro político que se desenha, quais são então as possibilidades dos candidatos anunciados até o momento? Faltando um ano para as eleições, o governador de São Paulo, José Serra, lidera as pesquisas. Ele tem cerca de 40% das intenções de voto. Em 1998, também faltando um ano para a eleição, o líder de então, Fernando Henrique Cardoso, ganhou. Em 2002, também um ano antes, Lula liderava – e venceu. O mesmo aconteceu em 2006. Isso, claro, não é uma regra, mas certamente uma tendência. Um candidato que foi deputado constituinte, senador, ministro duas vezes, prefeito da maior cidade do país e governador do maior colégio eleitoral é naturalmente favorito. Ele pode cair? Pode. Mas pode subir também.

(No último domingo, o Coturno Noturno publicou este post. Confere?)

A entrada em cena de Marina Silva, que deixou o PT para disputar a eleição presidencial pelo PV, altera o quadro sucessório?
A Marina é a pessoa cuja história pessoal mais se assemelha à do Lula. É humilde, foi agricultora, trabalhou como empregada doméstica, tem carisma, história política e já enfrentou as urnas. Além disso, já estava preocupada com o meio ambiente muito antes de o tema entrar na agenda política. Ela dificilmente ganha a eleição, mas tem força para mudar o cenário político. Ser mulher, carismática e petista histórica é sem dúvida mais um golpe na candidatura de Dilma.

12 comentários

Acho que a quadrilha dançou.

Se o Montenegro que sempre bajulou o cachaceiro está falando isto é porque a coisa ficou feia mesmo.

Reply

Coronel, no Anotícia de hoje, na coluna do Prisco, ele relata o quase linxamento da Ideli em um evento público em Itajaí/SC. Bom sinal.Tomara que o povo acorde. Sem violência é claro.

Reply

SERÁ QUE A OPERAÇÃO RATOS AO MAR JÁ COMEÇOU? O TERMÔMETRO SERÁ A VENUS PLATINADA. A COMEÇAR PUXAR O SACO DE SERRA, ELE SERÁ O CARA.

Reply

Marechal,

Estão em transe catatônico.
Vão partir pro jogo pesado.
O que vai surgir de dossiê, banco de dado, e etc. não será pouca coisa.

A oposição precisa se municiar das mesmas armas.

Essa nota do Montenegro, deflagra
a declaração de guerra.

Reply

Pelo amor de Deus, chega de petistas, ex petistas.

Reply

Coronel,

Agora Lula, dona Dilma e seus aloprados vão aparecer com um novo dossiê, desculpe banco de dados.

Quem viver será!

MERDALHA

Átila

Reply

CORONEL, "filha do Lulla" é eufemismo.
Vamos deixaar de lado o politicamente correto e partir prá linguagem coloquial do povão. É FILHA DA PUTA, mesmo.

Reply

Cel.

E se ano q vem comecar a campanha....e o petezao comecar a espalhar como fogo em lenha seca que o Serra vai acabar com o bolsa familia, privatizar a petrobras...etc, aquele filme q jah vimos...?
Como jah sabemos da reacao ridicula do psdbosta e como o pt tera muito tempo de tv com o pmdb mordendo a nuca...

nso ficaria tao confiante nao.

Reply

Pois é, Coronel, ele não transfere votos para poste nenhum.

Também está aí afirmando que a Marina "não dividirá o eleitorado do PT", o que é outro ledo engano dele.

Basta a Marina aparecer dizendo que vai dar terra para todo mundo e pimba...

Já pensou, Coronel, quando cair a ficha da canalha, ou seja, se já temos bolsa-miséria, agora com a Marina nós teremos também bolsa-terra.

Reply

Montenegro foi meu amigo na adolescência,era vermelho como um tomate,para uma pálida idéia:tinha uma banda(naquela época era conjunto)e ele fazia uma figuração de ficar defronte a um teclado desligado fazendo caras e bocas.Fora essas bobagens,era a nossa entrada para jogar pelada no campo do Botafogo e amigo dos amigos.

Reply

Alô Amigos
quem nasceu para MONTE NEGRO,nunca chegará MONT BLANC..
kkk
ai meus chistes
abraços

Reply

Bom dia a todos.Marina nao ganha nada.Esta sendo mais esperta e teve visao do futuro caindo fora la atraz(merito dela)quando viu que o noço guia queria colocar mais lenha nas caldeiras como seu antecessor,aquele que comandava o Titanic.O PT ja bateu no Iceberg de nome Sarney,vai afundar e os ratos mais espertos(Arns e outros) ja subiram nas balsas ou estao tentando agarrar uma boia segura.O mar é friu e a terra esta longe,poucos sobreviverao.

Reply