Só falta combinar com o povo.

Assim como Clóvis Rossi, Eliana Catanhêde, da mesma Folha, freguezinha que é das mordomias do Ministério das Relações Exteriores, de quem publica press releases inteiros como se fossem textos seus, faz a dança da garrafa tentando unir os pontos para interpretar o novo momento da crise hondurenha. Rebola, rebola, vai lá embaixo, mas não encaixa. A pobre colunista, tão comprometida com setores da nossa diplomacia, parte da única premissa falsa: a de que Zelaya vai ser reconduzido ao poder. A colunista contorcionista sabe que se abrir mão desta premissa, vai ter que reconhecer o óbvio: não houve golpe militar, houve uma intervenção totalmente democrática dos demais poderes constituídos e a Constituição do país foi seguida à risca. O mais interessante é o conceito de democracia da colunista: em nenhum momento passa pela vontade do povo de Honduras. Leiam e comentem com liberdade.

O golpe militar em Honduras mobilizou a comunidade internacional de "a" a "z" no apoio ao presidente eleito Manuel Zelaya e na condenação ao regime golpista de Roberto Michelletti. A volta de Zelaya ao país e mesmo ao poder, porém, não resolve a crise interna. Muito pelo contrário. Dos EUA à Venezuela, passando pelo Brasil, os países integrantes da OEA (Organização dos Estados Americanos) se bateram firmemente por um princípio: o do respeito às normas democráticas e aos presidentes constitucionalmente eleitos. O apoio, porém, para aí. Apoiar um princípio não é apoiar uma pessoa, nem um governo. Por isso, toda a convergência que Zelaya conseguiu com o golpe tende a virar divergência no pós-golpe, mesmo com a volta dele ao poder. Por quê? Porque o impulso de Zelaya será pela radicalização e pelo aprofundamento do "bolivarianismo" em Honduras, com revisão constitucional, plebiscito para se eternizar no poder, nacionalização de setores da pobre economia. Assim, tenderá a ir mais e mais na direção de Venezuela, Cuba, Bolívia e Nicarágua, sob a órbita da Alba (a alternativa chavista à natimorta Alca). E menos e menos na do velho parceiro e até tutor, os EUA. Além disso, o olhar que hoje é exclusivamente externo, contra um golpe estapafúrdio, irá se voltar para a situação interna, para a acomodação de forças e de interesses no país. Creia você: a comunidade internacional toda apoiou Zelaya, mas ele sofre enormes resistências de setores hondurenhos que têm força política, como a Suprema Corte, a Igreja Católica, a mídia e a parte mais pesada do empresariado. Convenhamos, não é pouco. O primeiro passo da crise é recompor o poder constituído, com a volta de Zelaya ao poder. O segundo é recompor os financiamentos e parcerias internacionais que hoje boicotam o país dos golpistas. Mas isso não resolve a crise. Os opositores internos não vão morrer. E os externos vão ressuscitar.

25 comentários

E depois reclamam pelo lixo enviado pelo ingleses ao Brasil.


Nada mais natural do que amontoar lixo em atêrro sanitário

Isso aqui é um LIXO !!!

LIXO JORNALÍSTICO
LIXO MORAL
LIXO INSTITUCIONAL
LIXO POLÍTICO

Reply

Verdadeiro "jogo de cintura" de Can-
tanhêde para não reconhecer o óbvio
que antes condenava.
É o que no jargão popular se díz:
"Papo de cerca Lourenço."

Reply

Alô amigos
Passou meio que despercebida a DERROTA de Chavez em casa,com sua lei que chamavam lá de "Leye del Sapo",algo como uma lei que OBRIGAVA E INCENTIVAVA a DENUNCIA ENTRE A POPULAÇÃO e punia quem supostamente não colaborava com o REGIME.
Seria a lei mais próxima do NAZISMO e Stalinismo que teríamos pela américa latrina.
Bateu com a cara no muro e PERDEU!.
aqui:
http://www.talcualdigital.com/Blogs/Viewer.aspx?id=21636
ai meus X9
abraços

Reply

Alô Amigos
O Zé do Bigode,Zé Laya,está lá para ser MORTO pois é a única forma dele servir agora ao projeto bolivariano.
Morto será por algum"anti-zelaya governista" ou o próprio representante da Venezuela que está ao seu lado se encarregará disto.
ai meu presunto
abraços

Reply

Aqui tem um link do Globonews de um professor tentando " explicar " e avalizar o retorno de Zelaya.
Esses caras não veem o quão ridiculos são os seus argumentos e suas tentativas de mudar a força das imagens

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1088620-7823-ESPECIALISTA+COMENTA+VOLTA+DE+ZELAYA+A+HONDURAS,00.html

Reply

Mais um amontoado de argumentos falaciosos da Sra. Catanhêde:
O voto popular não é uma procuração em branco. As instituições democráticas existem justamente para evitar os abusos do poder executivo.

Reply

Que ridículo atroz! Qual o feminino de pau mandado? Pá mandada? Façamos uma vaquinha para permitir a essa mulinha viajar sem ser a convite do Itamarati e vejamos se assim ella consegue exprimir uma opinião independente da do amoralim.

Reply

O que está acontecendo de grave mesmo é que encontraram uma maneira rápida de eficaz de defenestrar esses bolivarianos do poder eterno que almejam.

Deveríamos copiar essa moda e propor uma PEC nesse sentido, ou seja, qualquer um dos integrantes dos três poderes que ao menos tentar se eternizar no poder pode ser deposto e mandado para o exílio sumariamente, já que atenta contra o Estado, muito além do pacto constitucional, é claro.

Reply

Que estória é essa de comunidade internacional como árbitro supremo e inconteste dos povos?

Quer dizer então que a laia bolivariana e seus reféns obamináveis encarnam agora o monarca constitucional hegeliano da história?

Quem sabe o que é melhor para Honduras é o povo hondurenho. É simples assim.

E as cantanhedes da vida que vão catar coquinhos.

Reply

A volta do Zé e sua laya ao poder é inviável. pois apesar de contar com o apoio da comunidade internacional de "a" a "z" (minúsculas mesmo), ele sofre de uma rejeição praticamente unânime em seu país. O povo em nome de quem a comunhalha diz falar, simplesmente não aceitaria, ele seria linchado pela população.

Reply

OS MORTOS

A jornalista gostaria, se pudesse, de ordenar a morte dos opositores a Zelaya.
Quer dizer que o Governo de Micheletti é golpista. Ela se pergunta por que motivo Micheletti está no Poder? Ela questionou que Zelaya havia traído a Constituição e desrespeitado decisões do Legislativo e do Judiciário ultrapassando o que é esperado de um presidente consitucionalmente eleito, como ela mesmo afirma?
Não passa de uma bolivivariana.
O povo que apóia Micheletti não existepara ela. Povo para ela tem que estar sempre com os demagogos.
Senão não é povo, ou ela quer matar.

Reply

Essa é uma cretina mamadora das benesses do poder que quando estiver no inferno farei questão de beber uma garrafa da "boa" acompanhada "daquela" costela em solidariedade ao capêta.E que não demore muito.

Reply

Feminino de pau mandado?
Vejamos as possibilidades...
1- madeira mandada
2- lenha mandada
3- acha mandada
4- ripa mandada
5- viga mandada
6- vara mandada

No sentido equivalente:cobra mandada/criada.

O grande erro em Honduras foi deixar o Zelacraia sair, com ou sem pijamas.Esta segunda condição o colocou numa posição de coitadinho humilhado com direito reparação pela humilhação.

Em vez de fechar acordo que inclua a volta do MZ,o que pode até ser visto como derrota do Chavismo,mas dicordo,pois na prática é vitória SIM,o governo hondurenho deveria 'facilitar' a entrada dele,assim com quem não está vendo,baixou a guarda...Uma vez em território hondurenho,sob as leis de Honduras.E a lei diz que deve ser preso. Enjaulado e vigiado por poucos e bons agentes da lei,nada de contatos não permitidos,reuniões,conchavos.

Deixar o MZ livre,leve e solto para ficar viajando,dando entrevistas,reunindo
e organizando operações foi o que favoreceu o oba-oba todo.Os custos financeiros e político pra manter forças na fronteira são grandes pra um país tão pobre e com tantas coisas mais necessárias.Sairia mais em conta o cara preso com duas babás modelo robocop básico, ao custo de umas quentinhas por dia.

Vai por mim,contra Napoleão de hospício,ações antinapoleônicas,como fizeram os russos do czar,antes da doença comunista...Deixar entrar,sem água,comida e uma vez cercados,fechando a porteira tão logo o "emorme exército de BrancaChapelone" esteja dentro,nas devidas baias,os soldadinhos de chumbo formariam a cerca viva,bem armada,no centro da roda o MZ.Dois sons somente serão ouvidos:o do clique das algemas no cowboy chavista e, no caso de reação dos aderentes,o do engatilhar das armas em volta,em uníssono.
Pode apostar:não haveria um tiro por parte das forças policiais ou militares hondurenhas porque se tem uma coisa que bolivariano tem em quantidade é medo de morrer.Haja vista o que fez Chê quando pego.Mortes?Só dos outros.
Não se descarta que até matem unzinho do bando pra jogar culpa nos outros,mas aí não se perde grande coisa.Quem mandou seguir narcopresidente?

Também poderiam enganar o Zemala com um lero macio:deixar entrar um grupo com ele,deixando as armas do lado de lá, a título de uma conversa rápida com o tal coronel,modelito paz e amor,vamos trocar umas condições...Uma vez dentro,fecha-se a porteira com uma carrada de soldadinhos lego,vestidos de mulambentos,pra não chamarem muito a atenção antes.
Não é possível que ali por perto não tenha uma fazenda,com bom pasto fechado...

Diplomacia o escambau!Se Honduras aceitar o Zemala de volta, vai admitir o golpe.Podem negociar tudo,menos a volta a não ser pra ser preso e julgado por traição.
O tal Arias tá fazendo o jogo do Chavez,pressionado por OEA,UE e até Obaobama.
O nhenhenhém do que é Prêmio Nobel da PAZ é só pra enganar manés.Até Kadafi ganhou um.
Arias não é melhor não;só é menos competente pra ser um Kadafi...Tá fazendo onda pra ficar famoso,já que com prêmio ou sem prêmio é um zero à esquerda,um ilustre desconhecido,mero menino de recados.

¬¬

Reply

É a colunista-bambolê. Não demora é demitida também, assim como outros colegas seus foram, pelas mesmas razões.

Reply

Elane, Rossi, Gaspari, Kennedynho, Dimenstein...a Folha é PURO LIXO. Não sevre nem prá forrar a caixinha de cocô do gato, Coronel.

Pena. Um dia, aqulo FOI um jornal. Hoje é só o Granma banânico.

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Eu só faria uma perguntinha besta para a imbecil:

Desde quando a Suprema Corte, ou mesmo qualquer juizinho de província, é, ou pode ser, uma "força política"???

Reply

Amigo,
Vc disse exatamente antes o que é a Folha...
É a transcrição das idéias do Celso Amorim, e seus garotos de recados(K. Alencar).
A E. Castanhêde é a histerização do anti-jornalismo. Ela só transcreve "politicamente corretos".
O que esperar então.
Por isso vc disse: Porta-voz do Min Das Rel. Exteriores.

Reply

Coronel,
A folha de São Paulo, sem que eu tenha feito qualquer pedido, entrega todos os dias o jornal em minha casa.
Isto já acontece a semanas. O primeiro veio com um boleto que foi rasgado no ato.
Já mandei um email para lá e não quiseram publicar nem responderam.
O problema é o seguinte. Eu tenho 3 cachorros e acordo muito cedo e se o entregador fizesse a entrega uma hora mais cedo do que o habitual, eu poderia limpar a merda que os cachorros fazem com o exemplar do dia. Do jeito que está, não está servindo nem para isso.

Reply

Feminino de pau mandado? Perereca mandada.Xiii ! Falei!

Reply

É, Coronel, mas pelo que li no jornal, a Casa Branca está começando a se irritar com o farsante,travestido de vítima e candidato a heroi...
Tomara que deem logo um "chega prá lá" nessse imbecil,pretendente a ditador!

Reply

A Dona Eliane, providencialmente, não mencionou a maior força política que rechaça el bigodon: o bravo povo hondurenho, este povo que está dando uma lição ao mundo!
Prova inequívoca que só um diploma de jornalista...

Reply

Agradeço aos anônimos das 12:29 e 17:02 (serão a mesma pessoa?) que responderam a questão que formulei, mas o primeiro comete um erro: o prêmio Nobel da paz já foi e continua muito desmoralizado, mas khadafi, o irmão de lullalau, nunca o ganhou. Foi para outro grande benfeitor da humanidade (ao despachar logo tanta gente desta para melhor), arafat, de quem se diz que morreu de aids.

Reply

Coronel:

os comentaristas anteriores já classificaram muito bem essa "jornalista" bocó. Vou só fazer uma pergunta: desde quando cumprir a Constituição é golpe espatafúrdio ?

O slogan dessa macaca de saia é:

Make war, not love.

Hereticus

Reply

o nome do homem não poderia ser outro...
ZÉ LAIA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Reply

Tem muito tempo que eu não leio mais o que essa senhora escreve, acho que desde que Lula virou presidente da república. Aliás, tá difícil ler a Folha de São Paulo, né? Puro Lixo!

Reply