Oposição em recesso(há quase 8 anos).

Da coluna de Jânio de Freitas, na Folha:

O sistema institucional brasileiro está dissolvido. O governo se impõe pelas ditatorialescas medidas provisórias. O Congresso não tem mais função legislativa e política, sobra-lhe a produção de mensalões, severinos, nepotismo, agacieis, turismo internacional, comércio de cargos com a Presidência da República e, sempre, escândalos. Lula faz e diz absolutamente o que quiser, sem restrição legal, de compostura, de palavra, de poder. Os instrumentos de governo são utilizados às claras, e sem suscitar reação alguma, para criar uma candidatura à Presidência, para submeter partidos, para gastos bilionários, para privilégios amazônicos, para qualquer coisa.
.....................................................................................................
O blog pega o gancho...A oposição está em férias. Entrou em recesso. Voltou para as suas fazendas e casas de praia, para os seus apartamentos à beira-mar ou para as suas residências de inverno no topo da serra. Foi trabalhar nas bases, como se os eleitores quisessem olhar na cara de um político de oposição que um dia mereceu o seu voto. É só desculpa. O recesso é a época em que a oposição vai a campo fazer a velha política junto aos correligionários. Vai reacender o clientelismo, o compadrismo, o toma-lá-dá-cá. Em agosto, voltam para Brasília borrados de medo da popularidade do Lula, contra quem são incapazes de qualquer reação. Depois de quase oito anos na presidência, Lula ainda consegue parecer mais oposição do que a própria, para termos uma medida do tamanho da incompetência dos nossos deputados, senadores e governadores. Lula tem um discurso de oposição e a oposição continua apanhando sem reagir pelo que fez e pelo que não fez há 10 anos atrás. Se tivesse um pingo de articulação, para não dizer vergonha na cara, a oposição teria ficado em Brasília, neste inverno de 2009. Marcando posição de oposição. Mantendo as investigações. Gerando fatos. Trazendo soluções. Que nada. A oposição foi a primeira a botar o pé na estrada. José Sarney encerrou o primeiro semestre acusado dos piores crimes que um senador da república já cometeu, mas discursando e citando Sêneca. Discursou na última sessão para um plenário vazio. A oposição já tinha ido embora. Havia por lá um vazio de oposição. Aliás, há.

15 comentários

Trecho de um artigo que considero básico.

No início de 2006, quando o escândalo do mensalão ainda repercutia e ameaçava o próprio mandato do presidente da República, Lula mandou um recado ao então presidente da OAB, Roberto Busato: se a OAB aprovasse a iniciativa, que então seria encaminhada à Câmara dos Deputados, ele, Lula, poria o seu “bloco na rua”. E deixou claro qual era o bloco: UNE, MST, MLST etc.

A OAB havia acolhido dias antes proposta de uma conselheira sua, de examinar pedido de impeachment ao presidente da República, para posterior encaminhamento à Câmara dos Deputados, que, se o aprovasse, o encaminharia ao Senado, para o devido julgamento. Exatamente como ocorrera com Collor 14 anos antes.

Dias depois desse recado, o MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), uma facção radical do MST, invadiu as dependências da Câmara dos Deputados, destruiu móveis e equipamentos, enfrentou seguranças, agrediu funcionários e promoveu uma baderna sem precedentes na casa. O seu líder, Bruno Maranhão, amigo e hóspede de Lula na Granja do Torto e integrante da Executiva Nacional do PT, foi preso e solto no dia seguinte.

O recado estava dado. O impeachment acarretaria conflitos com os movimentos sociais – o tal bloco na rua -, pondo em risco a ordem pública. O acontecimento influiu na decisão da OAB de arquivar o pedido de impeachment, transformado, ao final, em mera notícia-crime ao Ministério Público, sem qualquer conseqüência prática. (...)

Ruy Fabiano é jornalista

PS. O que difere Lulla de Chávez é a oportunidade, só isso.

Reply

Não há oposição no Brasil! Este é o fato.

Olhe-se o blog da CPI da Petrobras. A última notícia de ontem foi uma que circula há uns 3 ou 4 dias - do Prof. Ildo Sauer. Hoje, colocaram a coluna do Diego Mainardi, que está disponível desde ontem. O blog não tem espaço para comentários - pode?

Reply

Coronel,

Estou navegando no site da Veja e vejo um link patrocinado do blog da Petrobrás. Veja este link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/presidente-nega-relacao-farc-485296.shtml

Reply

A oposição optou por " deixar sangrar até a morte ",esquecendo que o Lulla conseguiria estancar o sangue,como foi dito no comentário,deveria tê-lo no episódio do mensalão, não quis e está de quatro até hoje.

Reply

Coronel, me parece que a nossa "oposição" está de férias desde 2002.

Reply

A propósito do NARCOSOCIALISMO, temos uma ferramenta também básica da VEJA que pode ser melhor explorada.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Busca Avançada
Com a expressão exata
Foro de São Paulo
Nos resultados - próxima
Edição 2051
Especial - Por que Chávez quer a Guerra

Parece que a matéria congelou o tempo.

Reply

A oposição não se manifesta apenas formalmente nas casas do legislativo!!

Hoje, eu considero que a maior "trincheira" de oposição é a imprensa livre, esta contudo dominável e manipulável pelos eventuais governantes não democráticos de plantão (caso da Venezuela e etc...). MAS a "nova trincheira", esta no rumo do predomínio total, é a indomável INTERNET - nela a oposição somos nós !!!

Reply

Coronel,

Pra distrair!

Piada contada na Praça João Lisboa em São Luís (MA), pelos freqüentadores do Largo fronteiro aos Correios:
Em uma de suas viagens, no jatinho do laranja dono de uma faculdade maranhense, Sarney, com o seu pijama de seda, fazia a leitura diária de seu Maquiavel em um aposento privativo do avião. No mesmo vôo, vinha sua assessoria e os puxa. Em dado momento eis quem aparece o diabo. Nesse instante, para não perder a viagem, o coisa ruim disse que o jato iria cair e todos morreriam e começou a fazer o avião balançar muito. Apavorados, os assessores foram até a cabine onde se encontrava o tranqüilo chefe e contaram o que estava acontecendo. Zangado, o Senador saiu do cômodo e foi ter com o diabo e perguntou:
- Você sabe quem sou eu?
O Diabo: - Sim, o Sarney!
Sarney: - Você sabe quem mandou prender o Zé Reinaldo usando seu prestigio junto à Justiça e à PF para satisfazer os caprichos de uma filha mimada?
O Diabo: - Com certeza foi Vossa Excelência.
Sarney: - Você sabe quem manda no Amapá e até no desafeto Capiberibe?
O Diabo: - É o senhor.
Sarney: - Você sabe quem não deixou o atual Governador do Estado do Maranhão trabalhar e irá tirá-lo do cargo no tapetão?
O Diabo: - O senhor é fogo..., não há dúvida que é o senhor!
Sarney: - Você sabe quem manda no Lula e em centena de petistas?
O Diabo: - O senhor, é claro!
Sarney: - Você sabe quem mandou durante quarenta anos no Maranhão, transformando-o no Estado mais pobre e que tem o menor IDH do país, construiu também um mausoléu num lugar que era do Estado só pra satisfazer seu ego?
O Diabo: - É demais! Foi Vossa Excelência!
Sarney: - Sabe quem dá as cartas na Eletronorte, BNDES, Ministério das Comunicações, Correios, Petrobrás e tem grandes influências em quase todos os Ministérios e na Câmara dos Deputados.?
O Diabo: - Não tenho dúvidas que é Vossa Excelência.
Sarney: - Você sabe quem é sócio de um Banco em Miami, foi sócio do ex Banco Santos, é sócio de uma indústria de automóveis na Índia, sócio de um grande hospital, de um shopping e de dois prédios na avenida mais movimentada de São Luís, além de possuir vários quadros famosos e livros raros em uma ilha?
O Diabo: - Isso nem eu sei dizer de quem é, mas na dúvida..., acho que é do Senador.
Sarney: - Sabe quem Ricardo Murad chama de painho e toma a benção todo dia por telefone antes de sair de casa?
O Diabo: - Francamente..., é o senhor!
Sarney: - Você sabia que agora sou Presidente do Senado só para abafar uma investigação da PF e tirar o Tarso Genro, tudo para mostrar ao Lula quem manda?
O Diabo: - És pior que eu!
Sarney: - Sabe quem possui o maior império de comunicação do Brasil para manipular pessoas em um Estado que tem um dos maiores índices de analfabetismo do país?
O Diabo: - Cruz credo! És tu.
Sarney: - Sabes quem é meu genro?
O Diabo: - Vou enfartar...
Sarney: - Se liga! Se eu morrer, com certeza, vou para o inferno.
O Diabo: - Sai pra lá, coisa ruim!
Neste exato instante o diabo sumiu e o avião parou de balançar e tudo ficou como antes.

Átila

Reply

Coronel
Comentário do Bolg Léo Mota Neto

Ao se DECIDIR proteger o senador José Sarney, o presidente Lula adotou o PIOR caminho para realizar seus planos de continuidade no poder após 2010.
Lula começa a ser atingido em sua aprovação pela repulsa da sociedade aos desmandos no Senado.
...................................

Desdenha-se importância da opinião pública como se fôsse um fenômeno produzido pela imprensa. Tais foram os conceitos emitidos por essa clarividência chamada senador Paulo Duque, uma MISTURA PIORADA de Renan Calheiros com Welington Salgado, seus colegas de infortúnio.

Ao acreditar nos contemporâneos dogmas da fé pronunciados pelo ex-relator na Assembléia Legislativa do Rio do Caso Guandu, ainda no Governo Carlos Lacerda, nada vale a pressão da sociedade por ÉTICA e MORALIDADE no trato do patrimônio púlbico. Pois segundo ele, a OPINIÃO PÚBLICA É VOLÚVEL: uma hora quer e em outra não quer. Portanto, não é CONFIÁVEL.

Como quem açula a opinião do público é a imprensa que enche o Maracanã para ver Madona e Roberto Carlos(são conceitos dele) a atual cruzada contra as imoralidades praticadas no Senado resume-se a uma campanha golpista dos jornais, telejornais, revistas e blogs para conspurcar a biografia de senadores patriotas que trabalham de sol a sol para engrandecer a nação.

Sim, porque tudo que fazem de errado é PERDOADO, desde que Pero Vaz de Caminha pôs aqui os pés, quando em sua carta a Dom Manuel de Portugal pediu emprego para seu sobrinho. Perante as leis de Caminha, segundo seu APÓSTULO PAULO DUQUE, o senador José Sarney é o mais luzídio dos inocentes, que reprete a História do Brasil em sua mais pura autenticidade.

Sarney, portanto, está perdoado, a imprensa condenada por denunciar malevolamene um inocente, e a opinião pública, declarada inexistente. Este é o ideal do quarteto de filósofos da nova ordem do PMDB, formado por Renan, Duque, Salgado e Almeida Lima.

PS. Ou a oposição tem um ANTÍDOTO, contra estas cobras, ou MORREMOS todos envenados.

Coronel, tudo que o Sr. fala de duro para o oposição, eu faço um resumo para o governador José Serra, na esperança, que algo seja feito.

Reply
Johnnie Walker mod

A oposição não tem moral para desempenhar o papel que a sociedade espera.

Reply

Coronel

Os paulistas querem Serra no Planalto ( De: Felipe Patury-Veja)

O presidente Lula divulga que o governador paulista José Serra prefere concorrer á reeleição certa a disputar o Palácio do Planalto, em 2010. Há quinze dias, disse isso ao governador do Paraná, Roberto Requião, para evitar que ele passasse a apoiar Serra.
Trata-se apenas de uma estratégia de Lula para esvaziar o palanque do tucano e forçá-lo a antecipar o lançamento de sua candidatura. A seus ministros, o presidente conta outra história.
Como Lula e o PT, são TERRORISTAS, sabendo que TSE nada faz com eles, era só o Serra anunciar a sua candidatura antecipada para os bajuladores do TSE, começar a aplicar a Lei no governador José Serra, ainda mais agora que estes lôbos estão famintos em caçar a oposição custe o que custar. Poque atualmente a LEI eleitoral e outros SÓ ESTA FUNCIONANDO PARA A OPOSIÇÃO E OS DESAFETOS, o resto SÃO PERDOADOS.

Coronel, temos que fazer uma CAMPANHA NO TWITTER, pois agosto SERÁ A ABSOLVIÇÃO DE PALOCCI. Quer dizer que É PERMITIDO BISBILIOTAR NA CONTA DOS CONTRIBUINTES E AINDA SERÁ ABSOLVIDO, como já foi divulgado em vários blogs.

Reply

Cororel
Na coluna de Cláudio Humberto
CONTRATO FECHADO
A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO, QUE TOMA CONTA DA TV DO LULA, FECHOU CONTRATO COM A CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA) DE R$ 3,22 MILHÕES PARA GRAVAR UMA SÉRIE DE 40 PROGRAMAS, DE DUAS HORAS CADA, PARA TELEVISÃO.

DEPOIS DESTAS E OUTRAS, QUAIS AS NOSSAS REAIS CHANCES??????

Reply

Computei 30 anos de recesso, 30 anos de pijamas e pantufas, infringindo o Regulamento de Uniformes ao Pessoal do Exército (RUPE).

Ainda teve um general reformado com um texto irônico pedindo desculpas "esfarrapadas" aos ex-subordinados. E agradecendo aos professores dos Colégios Militares(CM) por não contaminarem seus alunos com o marxismo. Só os CMs, já outros foi a gosto.

Pu...!

Reply

Corona

Neste governo o buraco é sempre mais embaixo!

No site Ponte Aérea do Xico Vargas
Só mágica de Dilma e Lobão segura combustíveis
19-07-2009

Por duas vezes este ano os escassos, porém bravos, leitores deste Ponte Aérea encontraram aqui observações sobre os motivos por que, ao contrário do que afirmavam os ministros Dilma Rousseff e Edison Lobão, os preços dos combustíveis não baixariam para o consumidor. Não só não baixaram como agora deverão subir, a menos que o governo, mais uma vez, resolva fazer graça com o caixa da Petrobras.

Funciona assim: os usineiros brasileiros tiram da cana o álcool e o açúcar que nos vendem. De acordo com os ventos do mercado, o que lhes der mais dinheiro será produzido em maior volume. Vai daí, até o final do ano passado era melhor inundar o mercado com álcool. Quando houve risco de afogamento, no meio de 2008, foi só pressionar o governo e a Petrobras aumentou o percentual de álcool na gasolina. Equilibradas produção e demanda o governo deu aos usineiros o melhor dos mundos.

Como independe da mutretagem brasileira o consumo de açúcar tem aumentado. “O mundo está demandando mais açúcar”,
...
Se quiser continue a ler no
http://xicovargas.uol.com.br/index.php/1155

Depois volte pra comentar por aqui.

Reply

A esquerda é esperta e sabe jogar muito bem. É preciso fazermos um trabalho sério de desmascaração desses corruptos. Aproveitem enquanto a internet ainda é livre, pois logo logo tentarão dar um jeito de nos censurar por aqui também, podem ter certeza disso. É preciso enviar e-mails p/amigos, parentes, e ajudar a desmascarar este país, que nem fez o grande jornalista Luiz Carlos Alborghetti.

Reply