Petrobras bolivariana.

Ao lançar um blog anônimo, onde confronta abertamente a liberdade de imprensa, a maior empresa do Brasil, a Petrobras, alia-se a um ideário que vem tomando força na América Latina. O ideário do socialismo bolivariano, onde a imprensa é tida como um inimigo a ser garroteado e eliminado. Este ideário é defendido por Hugo Chávez, Rafael Correa e Evo Morales, de forma aberta. Já Lula e Cristina Kirchner, por exemplo, o fazem de forma velada. Nenhum governante latino-americano se manifestou até hoje contra as arbitrariedades de Chávez, que invade, fecha, ataca, multa e pressiona todos os veículos de informação que não se curvam à sua ditadura bolivariana. Aqui, a Petrobras, uma empresa pública privatizada pelo PT, mantém mais de 1.000 jornalistas em seus quadros. Entre as atribuições destes profissionais está atender a imprensa livre com atenção e seguindo o código de ética profissional. O artigo 6 do Código de Ética do Jornalista é categórico, citando como um dever do profissional " combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação". O blog anônimo da Petrobras nada mais é do que controle da informação. O petismo instalado na empresa está transformando em press-releases as informações solicitadas de forma individualizada pelos mais diversos veículos de comunicação, criando versões oficiais e uma lei da mordaça para os próprios profissionais que exercem suas atividades dentro da empresa. Na verdade, são eles, os mais de 1.000 jornalistas que exercem as suas profissões dentro da Petrobras, que estão censurados. Uns devem gostar, outros poderiam prestar um grande serviço ao país e furarem este bloqueio bolivariano à liberdade de imprensa. Em nome das boas práticas e da ética no jornalismo.
......................................................................................................
Tenho por hábito fazer o Coturno Noturno antes de ler os outros blogs. É uma espécie de desafio pessoal, pois não sendo jornalista(apesar de ter um diploma guardado desde 1977) gosto de ver como está a minha percepção em relação aos fatos que não estão nas manchetes. Acabei o post acima e fui ler o primeiro blog da lista, o Reinaldo Azevedo. E lá estava este primor de análise sobre o mesmo tema deste post: o blog anônimo da Petrobras. Não deixem de ler.

9 comentários

Alô amigos
Seria bommmmm lembrar aos "profissionais"da Petrobrás que está em votação a EXIGÊNCIA OU NÃO DE DIPLOMA PROFISSIONAL para registro e consequente "contribuição sindical",porque ninguém é de ferro nos sindicatos e órgãos da crassi.
a votação deveria sair esta semana finda,mas foi postergada.

ai meus anéis
abraços

Reply

Coronel, entrei no blog e é um absurdo mesmo, mais de mil funcionários só na área de comunicação, numa empresa que é monopólio? E quantos desses serão concursados e quantos são apadrinhados e aparelhados ?
Eu sugiro difundir, via e-mail, como eles mesmo dizem no blog que é para ler, comentar e divulgar, os dados das festas juninas,por exemplo. Bem que eu gostaria de ser fotógrafo de festas juninas patrocinadas pela PTbrás, mais de 1 milhão de reais por uma filmagem e eles acham super-normal!
PETRALHAS!!!!!!!

Reply

Coronel,

Bom dia,

A propria imprensa se garroteia, ao aceitar a CHANTAGEM dos dinheiros de publicidades, publicaçoes de balancos, propaganda e informes governamentais e de estatais.
A agencia governamental do bandido/terrorista Franklin Martins deve fazer esta chantagem com maestria, este cara deveria ter sido justiçado...
O que nos resta sao os blogs, onde sao ditos os atos, fatos e comentarios da forma mais verdadeita e reais possiveis.

.50

Reply

Quer ver como é fácil desmascarar aquela porcaria? Use a arma deles: mande as perguntas que você quer respondidas e ao mesmo tempo publique aqui. Eu quero que respondam essas:

- Qual é o risco estratégico de exportar 10% da produção nacional se essa nem cobre o consumo nacional?

- Se exportam para a China mais barato do que importam para cobrir os mesmos 10% quem paga a diferença?

Eu quero a resposta em números, sem muita conversa.

Reply

Caro Coronel, meu hábito é exatamente o contrário, até porque não tenho a competência de ser um escritor minimamente razoável. Leio meus blogs preferidos, juntamente com alguns jornais eletrônicos e de papel. E depois faço alguns comentários para os meus parcos leitores. Na verdade, comento para mim mesmo, para não esquecer o que é importante!

Neste assunto da BR, a resposta veio e foi ainda pior que a notícia: os tais 1150 jornalistas não seriam todos jornalistas, mas todos estão na área de comunicação da empresa. Mais de mil funcionários em uma área meio, não final. Em uma empresa que não precisa tanta publicidade, pois é praticamente monopolista. E, segundo Reinaldo, contratou três empresas para cuidar desta comunicação, agregando-se a outras que já devem estar por lá. E para que servem estes mais de mil funcionários, afinal?

Reply

Coronel, sabedora do teu caráter,fico feliz ao ver que tens a capacidade de elogiar outro jornalista, coisa tão rara hoje em dia. È muito confortador ver que ainda temos homens dignos como tu.Obrigada, Cristina

Reply

Nós aqui também temos esse hábito de emitir opinião e depois sair esbarrando nas confirmações uma vez que o Coturno é o Top of Mind de nossos bookmarks.

Certamente, caso lê-se o livro de Pietro Ubaldi - As Noúres - sentiria estar identificado.

Essa captação, canalização ou mediunidade lato sensu como preferirem denota uma psicosfera de total compromisso com o que faz.

São esses pequenos detalhes que oferecem os mais confiáveis indícios da personalidade do cidadão.

O Brasil já teve esse perfil em abundância transitando no parlamento, hoje, coisa de extrema raridade, espécie em extinção que precisamos renovar.

Oxalá a maturidade dos anônimos comentaristas ditos de "extrema direita" simplesmente por não terem se mantido calados diante do descalabro ético conflua para a mesma noúre fundando nessas correntes de pensamento análogas um novo partido político e então ao se pressentir que é chegada a hora surpreendamos com um movimento de adesão jamais visto.

Vibração, sintonia e felicidades.

Abraço.

Reply

Coronel, Você não acha que os 1150 jornalistas da Petrobrs precisam mostrar algum serviço pra merecer o contra-cheque a a participação nos lucros da empresa? E lembre, ler comentários cansa, fica mais fácil passar adiante. E se der processo, não tem problema, a Petrobras deve ter 1150 advogados também.

Reply

Que horror.

Certamente, caso xlê-sex lesse o livro de Pietro Ubaldi - As Noúres - sentiria estar identificado.

;)

Reply