Ditadura da minoria.

Há um dado interessante no podre Senado da República e não vai aqui nenhum rasgo de xenofobia. Vejam que são os pequenos estados, via de regra do Norte ou Nordeste, onde viceja o coronelismo mais arcaico, que elegem o Presidente da casa. O fato é fruto da representatividade falsa do Senado, onde cada estado tem o mesmo número de eleitos, independente do número de eleitores, permitindo os piores conchavos. José Sarney, o pivô de toda a crise, não saiu do Maranhão para comprar barato uma cadeira do Senado pelo Amapá? O dalit carioca Wellington Salgado, suplente processado por sonegar impostos, não pagou a campanha do brâmane Hélio Costa, um mineiro, assumindo o seu lugar? No fim, quem paga a conta é a maioria, submetida a uma ditadura da minoria que nos faz assistir, pasmos, o Democratas protegendo o PMDB, rasgando o seu programa para não perder as boquinhas.
......................................................................................................
Atualizando, às 18:20. Alguns comentaristas estão fazendo ressalvas ao post, afirmando que o Senado deve mesmo representar os estados. Não estou discutindo a forma ou a organização. Estou discutindo o resultado desta excrescência, que está bem explicitado no que foi escrito. Afinal de contas, não está expresso no quadro de presidentes que esta organização permite que corruptos se unam para dominar um órgão que deveria ser o máximo da independência, acima, inclusive, dos próprios partidos, como fiador maior da democracia?

22 comentários

Sobre isso eu já havia teorizado há alguns anos, quando o Aldo rebelo presidia a Câmara e o Calheiros, o Senado. imagino que seja uma maneira dos tubarões, centrados, principalmente no Sudeste e no Sul, de massagearem o ego reluzente do pequeno clero, dando-lhes a ilusão de que comandam alguma coisa quando, na verdade, são os tubarões que manipulam a política nos bastidores. Os caciques ficam como boi de piranha para a imprensa, assim como Greenhalgh, Dirceu, Unger e outros espertalhões fazem com o beócio-mor. Deixam Lula se exibindo para os holofotes enquanto comandam o país e a corrupção por trás das cortinas.

Reply

Ali as coisas se mostram como são na realidade, uma verdadeira cizânia, e uma verdadeira vergonha nacional. Povo, é o congresso nacional, seus representantes, e os funcionários que eles colocaram lá, que estão roubando, literalmente, o caixa da republica. Se fosse você já estaria preso. Eles? Estão acima da lei, são a lei.

Essa roda gira e toda a mídia está otimista. Quisera ver o povo brasileiro ser tão bravo, e corajoso, como o povo iraniano. Esta joça já estaria abaixo. (Nathal)

Reply

ESE viene de Espana ... asi q alla como aca !!


hehehehehehe !!!!!!!!!!




Un hombre después de estacionar su coche frente al congreso de los diputados, escucha un tremendo griterío que salía del hemiciclo:

'Hijo de puta, ladrón, mentiroso, sinvergüenza, comisionista, cabrón, corrupto, vendido, vago de mierda...
El hombre asustado le pregunta al policía de la entrada:

Señor, ¿qué pasa dentro?, ¿se están peleando…?

No, responde el policía, ¡¡¡yo creo que están pasando lista…!!!

Reply

É complicado isso... Faltam bons articuladores nas bancadas do Sul e Sudeste: as do RGS e de SC são sofríveis... A de SP..., ave, Maria! A do Rio!...

O Nordeste tinha os mesmos 9 Estados antes de 64, mas um Moura Andrade (SP) foi presidente (vice-presidente com funções de Presidente, já que na época o presidente formal era o VP da República) por 10 anos SEGUIDOS. E grande foi a presença e influência de um Nereu Ramos (SC).

Digamos que os eleitores do Sul e Sudeste sejam qualitativamente melhores (só por hipótese): eles têm de escolher senadores melhores, então...

Reply

Não há nada de errado na representatividade do Senado Federal. Como casa revisora deve realmente haver nela uma representação euqânime dos estados da federação. Assim, no caso brasileiro temos dois. A excrescência é a figura do suplente a qual deve ser imediatamente banida da vida pública. Bom o exemplo citado do homem com muitos cabelos e poucas idéias na cabeça, o grande sócio da Universo. Já na Câmara dos Deputados é que deve haver uma representatividade pelos estados da federação proporcional ou ao número de habitantes ou ao de eleitores. Assim funciona o sistema bi-cameral. Infelizmente o jogo do toma lá da cá ou o é dando que se recebe causa esta distorção no que diz respeito ao presidenete da Casa, algumas vezes com forte interferência do poder executivo.

Reply

Alô amigos
após a "revolução"para angariarem votos foram criados:amapá,rondônia,tocantins.mato grosso,acre,Fernando de Noronha(sic)como ESTADOS e assim "direitos" á votos,deputados,senadores,governadores,etc..
é a MESMA POLÍTICA de se criarem estas m...de municípios que não servem para nada que não seja cargos políticos e verbas para sustentá-los,algo como 2500 á 3000 nos últimos anos.
Fernando de Noronha foi abduzido após..
ai meus puns
abraços

Reply

Coronel

O executivo, o legislativo e o judiciário são os três poderes brasileiros, as três vergonhas brasileiras, as três ineficiências, os três poderes de maioridade corrupta, os três grandes exemplos de desorganização.


"Uma crítica ácida que se adequa ao Brasil contemporâneo.

(...)

"Aproxima-te um pouco de nós, e vê. O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caráteres corrompidos. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas idéias em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima abaixo! O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretárias para as mesas dos cafés. A ruína econômica cresce, cresce, cresce. As quebras sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. A renda também diminui. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. Neste salve-se quem puder a burguesia proprietária de casas explora o aluguel. A agiotagem explora o lucro. A ignorância pesa sobre o povo como uma fatalidade. O número das escolas só por si é dramático. O professor é um empregado de eleições. A população ignorante, entorpecida, de toda a vitalidade humana conserva unicamente um egoísmo feroz e uma devoção automática. No entanto a intriga política alastra-se. O país vive numa sonolência enfastiada. Apenas a devoção insciente perturba o silêncio da opinião com padre-nossos maquinais. Não é uma existência, é uma expiação. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido! Ninguém se ilude. Diz-se nos conselhos de ministros e nas estalagens. E que se faz? Atesta-se, conversando e jogando o voltarete que de norte a sul, no Estado, na economia, no moral, o país está desorganizado - e pede-se conhaque! Assim todas as consciências certificam a podridão; mas todos os temperamentos se dão bem na podridão!"

Livro Farpas 1871 - Eça de Queiroz

Reply

É,Coronel!Você já viu que eu quase sumí do blog.Eu não acredito mais na força das palavras.Essas,se perderam nesse país de merda.A nossa,a nova democracia aqui,só se conseguirá pelas armas.A revolução da direita.É no que eu acredito.Continuar no hémhémhém para que?Aqueles que poderiam fazê-la estão acabando.E os que aínda estão por aí,terão a dignidade e o patriotismo de fazè-la?Louvo a sua abnegação,o seu "acreditar" nas palavras para esse traste de povo que aí está,para uma mudança.A desgraça a cada dia aumenta a sua força.Sómente os Curiós poderão acabar com esse traste de governo corrupto-comunistóide que aí está´.Nessa fileira eu cerro.Portanto,esporàdicamente eu apareço por aqui esperando como sempre que algo aconteça de útil.Que esse "algo" conte comigo.Chega de vergonha, chega de nhémnhémnhém.

Reply

Alô Amigos
alô Joyce..
tá falando coisa sem sentido.
Esta "burguesia que explora aluguel" incluiu uma senhora e seu marido que durante a vida toda passando roupa,depenou frangos para os "burgueses",varou madrugadas consertando motores e aparelhos eletrodomésticos para burgueses ou não e aplicaram esta "fortuna"arrecadada em outro imóvel que lhe propiciaram uma melhor aposentadoria que aquela que o governo prometia e nunca veio.Jogar na mesma lata inversionistas de imóveis(0,4-0,6%) e"agiotas" que cobram 2% ao mes enquanto bancos cobram 10% é no mínimo uma desfaçatez.
Caso não tivéssemos estes aplicadores em imóveis hoje o déficit habitacional seria no mínimo três a quatro vêzes maior que o atual que fica dependendo das promessas eleitoreiras do novededos.A exploração,ou melhor aplicação, em aluguel(hoje menor que 0,4% do valôr do imóvel)me diz que o EXPLORADO É O PROPRIETÁRIO,requer que cobre mais ação dos governos e das pessoas em elegerem suas prioridades para o futuro.
em tempo:a dupla mencionada não auferia um salário de metalúrgico atual ou de um escolado de segundo grau,pois não possuiam sequer esta formação assim como milhares neste país que fizeram a melhor história do mesmo quando se podia fazer,se tinha disposição e caráter para tal e não se olhava o desempenho de outro e sim o próprio.
ai meus ídolos
abraços

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Perdão Coronel.

Esta sua crítica não procede. A função constitucional do senador é representar o estado e, não, os eleitores.

Os eleitores são representados pelos deputados, na câmara. E é aqui que existe uma distorsão absurda, já que cada deputado do Acre representa 10 vezes mais eleitores do que um deputado de SP.

Mais algumas distorsões absurdas:

1. A meu ver, como o senador representa o estado, deveria ser do mesmo partido (ou coligação) do governador.

2. Não há necessidade de 3 senadores por estado; apenas 2 são mais do que suficientes.

3. O suplente é, simplesmente, indicado pelo titular. Isto é, está lá sem nunca ter recebido voto algum.

Reply

B R A S I L

Um país de TOLOS!!!

ACORDA!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=uX2wP8WHpQU

Reply

Coronel,boa tarde. Creio que o problema de corrupção independe de estado ou região,mas de oportunismo gerado pela liberalidade de nossas leis.È muito fácil cometer crimes de qualquer tipo,porque as pessoas de um modo geral não estão acostumadas com punições.Independente de ser gaúcho ou baiano ou acreano ,o corrupto vê a chance e não a desperdiça .Havia a muitos anos atrás um programa humorístico ,em que uma mulher americana falava como refrão :brrasileirro é taum bonsinho.È isto mesmo ,brasileiro além de bonzinho é bobinho. Herdamos uma cultura católica portuguesa carregada de corrupção e de imposições religiosas para submeter o povo às autoridades ,e deu no que estamos vendo agora,corrupção desenfreada de norte a sul.Talvez no nordeste existam mais problemas exatamente porque o coronelismo conseguiu manter a população na ignorância como fez Salazar em Portugal durante décadas.Abraços

Reply

A luta não é para os fracos, quem acha que está tudo acabado e joga a toalha... está dando munição para os verdadeiros inimigos do Brasil.

Reply

CLEPTOSSAUROS

FORA SARNEYFROMHELL! (PMDB-AP) conta com o apoio de quase metade (43%) dos colegas para permanecer no cargo, segundo enquete realizada pela Folha de S.Paulo, realizada com 68 dos 80 parlamentares da Casa. A enquete faz parte de reportagem publicada na edição da Folha deste domingo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u587398.shtml

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Coronel,

Respondendo ao seu complemento das 18:20:

De fato, sua crítica procede quanto ao domínio dos coronéis, donos de currais eleitorais. Lamentavelmente, isso é histórico e a razão dos 3 senadores por estado.

Nos tempos do governo militar a ARENA estava perdendo força no congresso. Assim, criaram a figura escrota do senador biônico, escolhido pelo Planalto, obviamente, da quase todos da ARENA. O quase fica por conta do RJ, onde não havia ninguém era forçoso que nomeassem alguém do MDB.

O efeito é o mesmo de hoje: manda quem tem a bancada do norte/nordeste no Congresso. E isso não é só no Senado; vale, também, para a Câmara. No comentário anterior falei que um eleitor de SP vale apenas 10% de um eleitor do AC, porém, a desproporção, embora menor, ocorre em TODOS os estados e é maior no norte/nordeste.

E é bom lembrar: Zé do Sir Ney era da ARENA governista e sempre teve muita força no Congresso por ser dono do Maranhão e dominar aquelas 2 regiões. Só não consegue mandar na Bahia do ACM, também ex-ARENA.

Reply

"No comentário anterior falei que um eleitor de SP vale apenas 10% de um eleitor do AC, porém, a desproporção, embora menor, ocorre em TODOS os estados e é maior no norte/nordeste."

Não necessariamente; a maior desproporção na Câmara é com São Paulo, mas a segunda e a terceira maiores desproporções atingem, quase certamente, Amazonas e Rio Grande do Norte, respectivamente (é fácil fazer a conta: habitantes pelo número de deputado; quanto maior o resultado da fração, maior a desproporção). Talvez o fato de que alguns Estados dessas regiões sejam também atingidos pela desproporção devesse ser aproveitado pelos partidários de uma reforma nesse ponto, já que a desproporção é desconhecida por muitos.

Reply

Desculpem, mas eu não acredito que os políticos do sul -RS principalmente- sejam fundamentalmente melhores do que os nordestinos. Isso é uma lenda criada por aqui mesmo durante o governo do borges de medeiros, muito, muito tempo atrás. Acho que todos são de baixa qualidade e altamente tendentes à corrupção, fruto da mentalidade caciquista que o português deixou. Mesmo assim eu às vezes tenho saudade de don joão iv.

Luiz Riogrande

Reply

Corrijo: don joão vi, não joão iv como digitei.
Obs.: Os eleitores do sul podem ser até um pouco melhores do que eleitores do nordeste, supomos que sejam. Mas os políticos são iguais de modo que nada muda. Falta uma coisa neles: amor à terra,patriotismo! É isso, é simples. Essa gente está aí pra se dar bem, e MUITO BEM. Vai se criando um caldo de cultura onde o povo passa a imitar os de cima. Eu mesmo já não acredito na honestidade de quem quer que seja.

Luiz Riogrande

Reply

Alô cachorro louco.
mulher francesinha?
abraços

Reply

Coronel, se informe antes de escrever esta barbaridade. A Câmara é a casa representante do povo, lá sim a proporcionalidade deveria ser do tipo uma cabeça, um voto (e não é, o nordeste prepondera). MAS O SENADO É A CADA REPRESENTANTE DOS ESTADOS!!!!!!!! Como é que poderia ter representação variada????? Tanto faz se são 1, 2 ou 3 senadores por estados, o correto é ter o mesmo número, PORQUE ESTA É A FUNÇÃO DO SENADO. Sorry, mas estou só tentando ajudar...

Reply

eu não sou contra o senado, muito pelo contrário. mas é inegável que o norte e nordeste mandam na Casa. São 27 senadores apenas pelos 9 estados do Nordeste. Mais do que Sul e Sudeste juntos. É uma desprorção acintosa. Até o Centro-Oeste, região com menor população do país tem 3 senadores a mais que o Sul.
Outro dia vi como se compõe o Senado da Alemanha e achei ótima a ideia. Dependendo do tamanho populacional de cada estado, elegem-se de 3 a 6 senadores, e como eles representam seus estados e não a população, eles são eleitos a reboque do governador. Ou seja, os senadores de um Estado são de um mesmo partido e eleitos pela lista do governador, e a ele devem prestar contas. Com isso, estados pequenos como Hamburgo e enormes como Baviera têm uma ligeira diferença de peso, mas não muito grande. Creio que o Brasil poderia ter adotado tal procedimento: cada estado teria direito de 2 a 4 senadores, dependendo de seu número populacional, seguindo o partido e a orientação do partido e do governador do estado que representam.

Reply

Olha, não é excrescência, mas necessidade da estrutura federativa. O problema está é no fato da Câmara ter representação mínima/máxima por estado, que isso sim quebra o sistema e o desarticula.

Reply