O Joaquinzão do Lula.

De Élio Gaspari, em artigo para O Globo, em maio de 2008:

Era uma vez um pelegaço chamado Joaquinzão (Joaquim dos Santos Andrade, 1926-1997). Ele presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo durante 22 anos, até 1987. Comprava e vendia greves, mas em janeiro de 1976 foi o único presidente de sindicato de metalúrgicos a protestar pela morte do operário Manuel Fiel Filho, assassinado no DOI-Codi do então 2º Exército. O sindicalismo do ABC, surgido nos anos 70, considerava-o ícone da corrupção sindical do entardecer da ditadura.Joaquinzão morreu pobre, numa modesta casa de repouso. Todos os seus sucessores, bem como os seus principais adversários, tornaram-se pessoas patrimonialmente prósperas e politicamente poderosas. (Quem quiser pode conferir: ele deixou um carro, uma pequena casa num bairro popular e um sítio.) Lula, seu jovem rival no século passado, preside hoje um contubérnio de sindicalistas com fundos estatais, corredores do Planalto e saletas do Ministério do Trabalho.
......................................................................................................
Lula ficou tão poderoso que agora tem o seu próprio Joaquinzão. Ele foi acomodado no Supremo Tribunal Federal. Tem o mesmo nome e serve ao patrão da mesma maneira que o original, mas sem o charme de boêmio, mulherengo e cachaceiro inveterado. A semelhança está apenas no nome e no papel exercido. Com certeza, o Joaquinzão do Lula não vai morrer na miséria e tem uma carreira brilhante pela frente. Ontem, quando estava sendo decidido o fim da Lei de Imprensa, o Joaquinzão do Lula encontrou tempo para agradar o patrão e criticar a atuação de grupos hegemônicos de comunicação que, em alguns estados, dominam quase inteiramente a paisagem áudio-visual e o mercado público de idéias e informações, com fins políticos, segundo o site do STF. De acordo com o Joaquinzão do Lula, a diversidade da imprensa deve ser plena a ponto de impedir a concentração de mídia que, em seu entender, é algo extremamente nocivo para a democracia. É a tese defendida pelo PT e pelas esquerdas, na sua ânsia de botar a imprensa na coleira, como o camarada Chávez está fazendo na Venezuela. Mera casualidade. Na última semana, o Joaquinzão do Lula já havia afrontado de forma virulenta o próprio STF. Sem imprensa livre e sem justiça soberana, as coisas ficam mais fáceis. Que o diga o Joaquinzão do Lula.

16 comentários

Coronel

Sobre o triste fim da "reserva" Raposa Serra do Sol, que hoje deixou de ser território do Brazil. A nossa soberania foi vilipendiada por lula e sua gangue bem instalada em lugares-chave desta Republica, das e dos bananas.

Quanta propina rolou por fora?

O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior [foto], acaba de afirmar:

A Raposa/Serra do Sol [agora grafada em vermelho] vai se transformar em um "zoológico humano".

Para ele, os índios não terão a menor condição de sobrevivência sem contato com o branco. Eles passarão a ser tratados não como homens, mas como animais.

Anchieta Júnior afirma não haver resistência por parte das pessoas que deverão deixar o local - o prazo se esgota hoje - e sim falta de condições logísticas para isso:

"São pessoas que estão lá há quatro gerações e não têm para onde ir, nem como se locomover", argumentou o governador.

Segundo Anchieta Jr., "cerca de 1 milhão de sacas de arroz vão se perder sem ser colhidas em função da retirada dos arrozeiros da área".

O que ocorrer de agora em diante dentro da reserva, como disputas entre índios de diferentes etnias, inclusive pelo Lago Caracaranã, o governador lembrou que a responsabilidade será do governo federal.

Pobres índios! Pobre Brasil!

http://gpsdoagronegocio.blogspot.com/2009/04/raposaserra-do-sol-epilogo-ou-epitafio.html

Reply

Coronel, eu me lembro desse Joaquinzão e acho que o Sr foi muito feliz ao fazer a analogia com o outro.Está claro a que veio este juiz e o que pretendem .Olho vivo pois como dizia o Ibrain, cavalo não desce escada.Dora

Reply

Um prazer vê-lo armado e fazendo resenhas ímpares.
Eu quase não comento, mas distribuo seus artigos no meu blog e em minhas comunidades do orkut.
Bem vindo de volta à trincheira!
Já vou roubar esse post aqui para o meu blog!
BRASIL ACIMA DE TUDO!
SELVA!
Adelinha - UNEMFA - Rio

Reply

Coronel:
Joaquinzinho para vice-presidente.
Otimo funcionario público sempre de licença.

Reply

Imprensa forte e boa deve ser o Granma, segundo os valentes...

Reply

Coronel!!!

Você arrebentou como sempre.

No dia do desrespeito ao Supremo que esse indivíduo protagonizou minha mãe(80 anos)disse: "esse é pau mandado de Lulla, pode escrever aí e depois conferir nos blog's sérios".

Um abraço e mais uma vez obrigada pela sua volta.

Reply

O comentário abaixo(mamãe de 80 anos) é meu esqueci de colocar o nome.

Reply

É um absurdo o Presidente da República indicar os desembargadores que julgarão os seusatos e mais temerário ainda, quando o dito cujo nomeia 7 dos 11 ministros.

Nomeados por Luiz Inácio Lula da Silva para o STF

Antônio Cezar Pelluso - nomeado em 2003 (nascido em 1942, pode ficar até 2012)

Carlos Ayres Britto - nomeado em 2003 (nascido em 1942, pode ficar até 2012)

Joaquim Barbosa - nomeado em 2004 (nascido em 1954, pode ficar até 2024)

Eros Grau - nomeado em 2004 (nascido em 1940, pode ficar até 2010)

Enrique Ricardo Lewandowski - nomeado em 2006 (nascido em 1948, pode ficar até 2018)

Cármen Lúcia Antunes Rocha - nomeada em 2006 (nascida em 1954, pode ficar até 2024)

Carlos Alberto Menezes Direito - nomeado em 2007 (nascido em 1942, pode ficar até 2012)

Reply

Um dos indicados por LULA:


Contrariando uma norma do STJ, o ministro Carlos Alberto Direito, do STF, fazia uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Longa reportagem:

O esquema VIP no Judiciário
.
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2060/artigo132858-1.htm

Reply

Os Ministros são postos em seus cargos. Por mériot e notório conhecimento?

O que fazer quando um imbecil vai a público ( Rio de Janeiro ) esperienciar o amargor do fel destilado contra a suprema casa de leis.

Joaquinzão do Lula, regorgite-se.

Reply
Paulo Borchio mod

Tenho comigo que o problema nas costas do joaquim deve-se ao peso do lula.Ou ele salta e joga o cavaleiro(?) ao chão ou pula com ele em um precipício.Todos estamos torcendo para que a segunda opção prevaleça.Assim se resolve um duplo problema de uma tacada só.

Reply

Esse joaquinzão, quando chegou a ministro(apesar de QI alto...Quem Indicou), me deu orgulho vê-lo lá. Mas hoje, que decepção. Como diz o ditado, assim são os petistas: "quando não faz na entrada, faz na saída....ou no caso deles fazem a toda hora"!

Reply

Parabéns Coronel... Depois da "quase deserção" esse Blog ficou muito melhor.

Reply

Mas diversidade de imprensa é o que mais tem. Veja a internet.
Azar o deles se a esquerda festiva e populista não sabe escrever, não sabe fazer filmes etc.
Ao que eu saiba a imprensa puxa saquismo não funciona em nenhum lugar.
Nem puxando o saco do Obama.
Ele que funde uma revista.

Reply

O patrimônio de um juiz não me espanta.
Estranho é que um sindicalista, antes de ser presidente, há décadas sem trabalhar, conseguiu aduirir uma quantidade de bens incompatível com sua renda de aposentado: cobertura em São Bernardo, mansão e apartamento no Guarujá, uma fortuna em investimentos, de acordo com sua declaração de IR durante a campanha, e talvez algumas coisitas mais.

Reply

Viajei e vejo que o blog voltou com a corda toda. Então, em primeiro lugar, parabéns. A luta continua. E acho que aqui é o lugar certo para a dúvida que me assalta com relação ao senhor em pauta. Volta e meia se ouve falar que, como estudante de Direito, pobrinho e tal, o Joaquim do Lula trabalhou na Gráfica do Senado, virando noite (coitadinho, né?) para conseguir estudar etc. Pois bem, vendo agora, mais uma vez, escândalos que só confirmam a grande zona que é o Congresso e, particularmente, a Gráfica do Senado, com cerca de 3 mil contratados daquele jeito que se sabe e o diabo gosta, não era o caso de saber ao certo da passagem do Joaquim do Lula por lá? Alguém deve deter a memória do fato. Como foi contratado? Era concursado? Foi apadrinhado por algum político, quiçá petralha? Quanto tempo ficou lá? Gozado, é só uma intuição, mas tenho a impressão de que uma pesquisa acurada revelaria coisas muito interessantes sobre a biografia do cotista do Supremo.

Reply