Uma voz na escuridão.

Entrevista de Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, ao jornalista blogueiro Reinaldo Azevedo:

Blog - Ministro, quando o senhor censurou o financiamento oficial a entidades que promovem atos ilegais, estava falando apenas como um cidadão, como disse o presidente da República, ou “fora dos autos”, como afirmam alguns?

Gilmar Mendes - Falo fora dos autos, e o faço de propósito. E não falo apenas como um cidadão, não. Falo é como chefe de um dos Poderes da República mesmo.

Blog - Como responde à crítica de que o senhor deveria esperar o caso chegar ao Supremo?

Gilmar Mendes – Que caso? Questões dessa natureza já chegaram ao Supremo. Falo com a responsabilidade de quem é chefe de um Poder. Não vou pedir licença para falar! É uma questão de responsabilidade. Sou presidente do Conselho Nacional de Justiça e posso dar diretrizes aos juízes e falar com os brasileiros. Aliás, não estou dizendo nada de diferente do que afirmei em meu discurso de posse, na presença do presidente da República.

Blog - Há quem diga que o senhor está organizado o discurso da oposição.

Gilmar Mendes – Isso é uma bobagem. Trata-se de uma tentativa de certos setores, notórios, de silenciar e desqualificar o chefe de um dos três Poderes da República. O que foi que eu disse de tão espetacular? Que o país dispõe de uma Constituição e de um arcabouço legal que devem ser respeitados? Até onde sei, trata-se de uma obviedade que vale tanto para o governo como para as oposições.
.................................................................................
Ontem pela manhã, no post "Acima de tudo a lei", o Coturno Noturno afirmava: "Gilmar Mendes não deve, jamais, ser considerado um juiz, mas sim o presidente de um dos Três Poderes da República, cuja maior função é guardar a Constituição e a Democracia. Como juiz, sua opinião pouco vale. Como autoridade máxima do Judiciário é uma garantia de que os demais poderes agirão sob o estrito respeito às leis."

19 comentários

DO UCHO

Camisa de força
Ainda sonhando com a presidência da República, e por conta disso adulando a ala mais radical do Partido dos Trabalhadores, o ministro da Justiça, Tarso Genro, já estaria demitido se o Brasil fosse um país minimamente sério. Genro, que em entrevistas disse que não vê radicalização nas ações do MST, entende que alguns movimentos sociais optam por uma mobilização “mais arrojada”. Horas antes, em São Paulo, o presidente Lula da Silva, ao comentar os assassinatos cometidos por integrantes do PST pernambucano, disse que “é inaceitável a desculpa de legítima defesa para matar quatro pessoas”. Em outras palavras, arrojo está faltando ao presidente-metalúrgico para mandar o irresponsável Tarso Genro de volta para casa.

Reply

Bravo, Ministro Gilmar!
Coloque a coisas no devido lugar. O Sr. tem sim autoridade para dar uns "porque no te callas" nessa corja toda. Abaixe o topete delles!

Reply

... "Como autoridade máxima do Judiciário é uma garantia de que os demais poderes agirão sob o estrito respeito às leis."

É, mas, ... a realidade é que os demais poderes não obedecem essa máxima!
Como sempre a realidade longe da teoria. Na atual avacalhação pelo governo, sei que está difícil, mas e a meu ver falta pulso do responsável por fazer valer a lei.
Acho que tem que fazer como Lula, agir sem nenhuma elegância, e aplicar o rigor da lei sem dó nem piedade. Só assim para dar cabo desses escândalos e crimes.
Boa sorte Sr. Ministro, esperamos sua vitória sobre os delinqunetes.

Reply

Lula já está a tempo demais no poder para suportar a democracia como ela é.
O mensalão é a prova cabal de que esse estelionatário, oriundo daquilo que se dizia o partido da ética, não desistirá de fazer implodir a confiança do povo no regime democrático.
Lula é o grande corruptor do Brasil.
O adiamento das demandas reais do povo, como o SUS, dando preferência às ações de governo que facilitem a locupletação de quem se alia a elle demonstram claramente a que veio.

Reply

O RA sabe como escrever como poucos e tem uma capacidade impressionante de colocar as coisas de maneira correta, clara, sem precisar desenhar, como ele costuma brincar. Mas a centelha, o princípio das denúncias há algum tempo tem aparecido é aqui mesmo, no Coturno.
Parabéns Coronel pelo excelente trabalho e pela esperança que temos em ver um Brasil melhor.

Mago

Reply

Apenas um comentário sobre o que Tarso Genro falou: Eu não acho que a violencia do MST aumentou, ou algo do genero.
Bem, este senhor, suposto Ministro, esta dizendo que o MST é violento, apenas não ficou mais, e não toma nenhuma medida?
Foi isso que entendi?

Reply

Ministro Gilmar Mendes, Sen.Jarbas Vasconcellos, "Coronel" do Coturno Noturno, Reinaldo Azevedo...E nós! O Povo de bem começa a aparecer.
YES, WE CAN!

Reply

Coronel, as palavras do Min. e Chefe do Judiciário nos animam a ter esperanca de que as coisas váo mudar.Obrigada Excelência.Dora

Reply

Viva o Gilmar!
Pena que no Legislativo nenhuma outra figura se alevante para bradar, nem que fosse às poltronas vazias, contra os abusos do Executivo e suas fartas distribuições de benesses aos cupanhêros de ontem e hoje.
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Dá-lhe, ministro Gilmar!

Reply

-Pessoal do Blog
-Tem pelego acompanhando este blog e fazendo ameaças, intitulam-se camisas pretas??????????????

Reply

Esperamos que o Ministro Gilmar Mendes, que começou a mostrar (infelismente só agora) que os limites já foram extrapolados pelos petralhas, use sua competencia e poder para dar fim a esses arrogantes, incompetentes, corruptos e "pretensos" ministros do governo, Presidente da República, Senadores, Deputados, etc... que só fazem negociatas, desvios de verba e desrespeitar a lei.
O povo se agarra à esses relâmpagos de esperança (Jarbas Vasconcellos, Gilmar Mendes...) que aparecem entre as autoridades desse País, que na sua maioria só tem nos decepcionado.

Reply

Dêem uma olhada nisso:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/kennedyalencar/ult511u510792.shtml

Era a isso que o Reinaldo se referia em "jornalistas baratinhos que acreditam nos poderes redentores do PT".

Lixo!

Reply

De nada adianta o presidente do STF agir como deveria, por dever constitucional, se o ministério público nada faz.

Reply

Corona
Estou começando a ficar muito preocupado com 2010/2011 caso essa gentalha seja derrotada nas urnas...vão parar o Brasil pra voltar ao poder.
Temos que tirá-los do poder pelas urnas e apoiar o próximo Presidente na hora da desinfecção total do ambiente.
Vai ser barra pesada.
Não podemos nos dividir nessas horas.

Reply

No G1:

"Lula também disse não acreditar na possibilidade de uma crise institucional entre o Judiciário e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) devido às recentes declarações do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e de ações do movimento."

Perguntas de todos nós:

1) E desde quando o MST é uma instituição?

2) E desde quando o Presidente do STF tem de pedir licença pra não melindrar bandido?

3) E desde quando o teatro de Lula pra disfarçar a opinião pública afeta os mais esclarecidos?

Perguntas, como se vê. Estamos aguardando as respostas...

11:01 PM


Anônimo disse...
Taí ! Bem feito para o Lula. Será que agora ele aprende ? Esse cara tem oitenta e quatro por cento de aprovação do povo. Foi reeleito com mais de sessenta milhões de votos. Contra tudo e contra todos. E fica com essa palhaçada de querer botar panos quentes em tudo. Vamos ver se agora o Lula volta a falar a agir um pouquinho como aquele Lula dos anos oitenta e começa a dar uns chutes nas bolas desse baixinho sem pescoço.

Reply

Coronel, o maluco do megafone confirmou uma manifestação no sábado, em frente à sede da Folha. A nata da blogosfera esquerdista estará lá. Bem como áulicos do PT na (sub)imprensa.

Reply

Coronel

Complementando o que disse acima sobre estar muito preocupado com 2010/2011 caso essa gentalha seja derrotada nas urnas...vão parar o Brasil pra voltar ao poder.

A respeito sugiro uma lida no post:
A REAL GRANDEZA DO REAL GRANDEZA
do Reinaldo Azevedo em http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2009/03/real-grandeza-do-real-grandeza.html

Do qual retiro um trecho:

O PT TEM DOIS PODERES: O TEMPORÁRIO E O PERMANENTE. O PRIMEIRO DEPENDE DAS URNAS; O SEGUNDO É GARANTIDO PELO CIPOAL LEGAL QUE REGULA OS FUNDOS DE PENSÃO, QUE CONFERE AOS SINDICATOS O CONTROLE DE UM PATRIMÔNIO DE QUASE R$ 300 BILHÕES. E O PT COMANDA BOA PARTE DOS SINDICATOS, ESPECIALMENTE OS DE EMPRESAS ESTATAIS, O QUE LHE FACULTA O COMANDO DOS FUNDOS DE PENSÃO INDEPENDENTEMENTE DO QUE DIGAM AS URNAS.
POUCO IMPORTA QUEM SEJA O PRÓXIMO PRESIDENTE, JOSÉ SERRA OU DILMA ROUSSEFF, A, SEM TROCADILHO, REAL GRANDEZA DO PT SE MANTÉM PRATICAMENTE INALTERADA.

Preocupante né?

Reply

Esse presidente, sim, está dando gosto de ver!

Reply